Tempo de leitura: < 1 minuto
Gusmão, o anjo negro da Bahia, formou uma geração de atores em Itabuna
Gusmão, o "anjo negro da Bahia", formou uma geração de atores em Itabuna

Dois ilustríssimos personagens que deixaram marcas importantes ao passar por Itabuna deverão ser homenageados, transformando-se em nome de avenidas da cidade.

Um deles é o ator Mário Gusmão, que atuou na área cultural no período em que o município foi governado por Ubaldo Dantas (1983-1988). Falecido há 13 anos, Gusmão promoveu uma revolução na cidade, revelando uma geração de atores formada por gente como Oswaldinho Mil, Jackson Costa, Eva Lima, entre outros.

O outro é o arcebispo emérito de Diamantina, Dom Paulo Lopes de Farias, que morreu este mês. Entre os anos de 1983 e 1997, Dom Paulo foi bispo diocesano de Itabuna, com uma atuação marcante, sobretudo pela postura incisiva no combate à desigualdade e à violência.

A proposta do vereador Wenceslau Júnior (PCdoB) é de que o bispo passe a dar nome à atual Avenida Nações Unidas. E o ator, ao prolongamento da Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, local onde funcionou a fábrica da Kildare e hoje experimenta um boom imobiliário.

Resposta de 0

  1. PARABENS PELA INICIATIVA MAIS QUE JUSTA – Seria importante também valer a lei existente, excluir os nomes de pessoas vivas por pessoas que prestaram bons serviços a Itabuna nos logradouros publicos(FERNANDO GOMES, UBALDO DANTAS, FELIX MENDONÇA E OUTROS MAIS).

  2. Excelente idéia! Que comecem a trocar,desde logo, os nomes de logradouros de pessoas vivas, por pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade enquantos vivas. Cito como exemplo, OLGA ALVES DO COUTO, cohecida como MAMÃE OLGA. Essa senhora, foi uma parteira, que em muitas e muitas noites saia a pé para aliviar a dor das mães.
    Foi por por suas mãos que vieram ao mundo: PAULO NUNES (Polenga), RUI NUNES, JOÃO ANTONIO, MARCELO FRANCO, CAPITÃO FÁBIO, DUDU PAIXÃO, etc…
    Pensem nisso. MAMAE OLGA, viveu toda sua vida na Rua Miguel Calmon, Centro de Itabuna.

  3. Eu só um privilegiado de ter Mário Gusmão como meu grande mestre de teatro, o mestre Mário que também foi junto com Gilberto Gil fundador do movimento negro na Bahia e durante muitos anos atuou como consultor para assuntos africanos da Rede Globo foi uma estrela de grande conhecimento que habitou essa terra do sem fim.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *