Tempo de leitura: 2 minutos
Moema atira nos sanguessugas do PP e diz que Wagner é "ingênuo".
Moema atira nos sanguessugas do PP e diz que Wagner é "ingênuo".

A petista e prefeita reeleita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, não gostou nadinha do espaço conquistado pelo PP no governo do também petista Jaques Wagner.

E usou todo o seu arsenal de adjetivos para, no seu entendimento, afirmar que Wagner está sendo ingênuo ao colocar no seu governo “sanguessugas profissionais da política, ávidos pelos espaços de poder, que saltitam de partido em partido (basta ver por quantos cada um deles já passou), para seguir “mamando” nas tetas do poder (pratica usual já demonstrada por eles”.

O tiro é no PP, de forma genérica. Mas o alvo é o escolhido como novo secretário de Infraestrutura, o deputado federal João Leão. Ele “saltitou” por diversos partidos até chegar ao atual. João iniciou a carreira política em 1988, quando disputou e venceu a eleição a prefeito de Lauro de Freitas. Estava no PMDB.

Bom, vamos lá. Você pode precisar de um pouco de fôlego. Quatro anos depois, João Leão arrumou as malas para o desembarque no PSDB. Era 1993. Participou da leva que resultou na criação do partido dos tucanos. Em 2001, “saltitou” para o PPB. Não satisfeito – e dois anos depois, migrou para o PL (hoje PR). Como não gosta de ficar parado, retornou ao PP (o antigo PPB) em 2005.

O outro “saltitante” é o deputado estadual Roberto Muniz, também ex-prefeito de Lauro de Freitas. Este, atirava com gosto no PT, mas converteu-se e vem desempenhando bom trabalho como secretário estadual de Agricultura, desde novembro último. Mas a lista não termina aí. O PP indicará mais gente para empresas estatais baianas.

Para fechar a carta, Moema fala de sonhos, de razão e emoção, chama os dirigentes do PP de caras de pau e lembra que os secretários de hoje (o escolhido e o nomeado) são os derrotados de ontem (2008) em Lauro de Freitas. E que ambos estavam juntinhos com Geddel Vieira Lima (PMDB).

É nitroglicerina pura.

Leia a íntegra da carta.

Resposta de 0

  1. Esse governo está com cara de “fim de festa”, de “xepa ou final de feira”, …!!!

    Está se esfacelando a cada dia que passa, …!!!

    Os mais tradicionalistas reclamam das “alianças malucas” e isto poderá afastar os mais sérios, já que o pessoal que está chegando é digno de sábado de aleluia (gosta das 30 moedas), …!!!

    Há um cheiro de desespero no ar, …!!!

  2. É, o governador JW está fazendo besteiras o tempo inteiro, não ouve e nem respeita os companheiros de partido, as pessoas se opõem uma vida inteira contra uma politicagem defasada da direita, e um belo dia quando a luta se concretiza em vitória o governador não leva em consideração a disputa q seus companheiros realizaram em suas regiões e cidades para q ele estivesse no poder, esquece de quem contribuiu e dá cargos aos seus adversários, deixando assim os militantes humilhados. Principalmente os que comeram poeira e sol, né governador?
    Que decepção!!!!

  3. Parabéms Moema!
    A lucidez dessa nota mostra o quão distante caminha “nosso” governador do caminho proposto por aqueles que sonharam uma Bahia diferente. É por causa dessa “prostituição” imposta pela tal governabilidade que as ações de governo não andam.
    É inadmissível ver Roberto Muniz e João Leão no primeiro escalão do governo que ajudamos a eleger. Quem sabe, quando re-eleito Wagner não convide também César Borges e Paulo Souto para ajudá-lo a governar a Bahia, pois como “democrata irredutível”, ele tem se esquecido daqueles que o ajudaram a construir a verdadeira democracia no nosso Estado, prestigiando Carlistas, Gedelistas e demais parasitas e gigolôs do erário.
    Atribui-se a Rui(m) Costa as negociatas do governo, contudo, “nosso” Galego tem permitido que, sem nehuma coerência histórica, moral e política, a máquina seja fatiada descaradamente por causa da eleição do próximo ano.
    Somos militantes e não cobraremos essa conta. Contudo, esperamos que a história e a consciência desses “senhores” os façam refletir sobre o mal e a afronta que estão causando à história dos verdadeiros “democratas irredutíveis” da Bahia, aqueles que já se foram e aqueles que, mesmo desmoralizados, continuam acreditando que no fundo de tudo haja algum sentido para essas escolhas.
    Finalmente, acredito que tanto Lauro de Freitas quanto as demais prefeituras petistas serão sim retaliadas pelo GOVERNO PEPISTA que acaba de tomar posse.
    Quanto a Wagner e Rui(m) Costa:
    Espeeerem!

  4. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, companheira de tantas lutas, foi figura fundamental na construção do Partido dos Trabalhadores na Bahia, contudo sua forma de fazer política pode não ser a mais adequada para o momento que vive nosso Governador. Ao contrário da sua afirmativa Jaques não é ingênuo. Longe disso, é um homem que não goza da miopia política comum a tantos que lhe rodeia. Estrategista de primeira linha, sabe como poucos que a hegemonia partidária não existe e quem tenta imprimi-la certamente vai de encontro aos preceitos democráticos.

    Se a postura da determinação de contribuir com o País na construção de uma sociedade livre, democrática, justa, pluralista, solidária e participativa, em que ressalte o absoluto respeito à dignidade da pessoa humana adotada pelo Partido Progressista é interpretada como “profissionais da política”, só temos a agradecer pelo reconhecimento e, mais ainda, por ter partido de uma militante tão expressiva.

    Os Progressistas são pragmáticos e na sua já longa história partidária se mantêm permanentemente empenhados na implementação de políticas públicas no segmento institucional público, no campo econômico, da cultura, educação, ciência e tecnologia e, principalmente, no segmento social. O PP só apóia um grupo político quando identifica com clareza a viabilidade do projeto de governabilidade, tanto que abraçou a causa Wagner em 2006 e para 2010 é aliado de primeira hora. E se o exímio administrador que o é nosso Governador descobriu nos quadros progressistas gestores públicos capazes de dar cabo de árduas tarefas resultando no bom desempenho da sua administração, o fez por livre e espontânea vontade, a qual, diga-se de passagem, o partido é eternamente grato.

    O PP não é afeito à política do quanto pior melhor. Não pratica a política rasteira usando o fígado como órgão tomador de decisões. No jogo político há ganhadores e perdedores. A democracia é assim. Cabe aos vencedores desprender sua energia no sentido de realizar uma ótima administração porquê a fila anda.Esse é o lema dos progressistas: o cidadão em primeiro lugar.

    A democracia é a pluralidade, é a convivência com os diferentes, é proteger os direitos de minorias contra a “tirania da maioria” e, para tanto, nada mais justo que se desfiliar de agremiações que tenha perdido esse foco.

    Existindo algum grupo político, como o capitaneado por Jaques Wagner, que atue voltado para esses “princípios” sempre terá o apoio do PP, todavia se na defesa desses ideais algum agente político haja de forma sectária pregando o fisiologismo, jogando às feras seus fieis e legítimos companheiros, alguma coisa esta fora da ordem e já passou da hora de ser chamado às falas.
    Antonel Oliveira

  5. SOU MORADOR DE LAURO DE FREITAS, MAS NÃO POSSO CONCORDAR COM A PREFEITA , ELA ESTA COM DOR DE COTOVELO LEÃO EO DEPUTADO BAIANO QUE MAIS AJUDOU O PRESIDENTE LULA , ROBERTO MUNIZ ESTA FAZENDO UM EXELENTE TRABALHO NA AGRICULTURA E TODOS PODEM OBSERVAR ISSO
    E ELA SABE QUE POLITICA E ASSIM MESMO.
    LEÃO SENADOR 2010!

  6. Neste caso não posso deixar de concordar com Sério, já estou pensando melhor em quem vou votar nas proximas eleições, não posso concordar com a atitude deste Governador, que só pensa em si mesmo, e não têm respeito, pelos seus companheiros.

    Te cuida Wagner…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *