Tempo de leitura: 2 minutos
gustavoa1

Gustavo Atallah Haun | g_a_haun@hotmail.com

Está em moda de uns anos para cá se formar grupelhos civis para debater assuntos que dizem “pertinentes” à sociedade. Isso é uma coisa nova, que nos leva a algumas elucubrações, tais como: é interessante a formação disso para que mesmo?

Assistindo ao fantástico filme Batismo de Sangue (2008), pode-se perceber como a sociedade foi conivente com o absurdo da ditadura militar. Assistiam jogos da seleção tricampeã, esperavam ansiosos o milésimo gol de Pelé, alienavam-se em novelas sob as barbas dos carrascos déspotas Médici, Fleury, Dops, Doi – Codi, etc.

A população em geral nada sabia ou fingia nada saber do que acontecia nos porões do golpe de 69 até 85. Tudo isso com a conivência da Rede Globo, dos grupos Folha e Estadão. Ninguém se rebelou, ninguém quis mudar nada, ninguém pegou em armas para combater o atraso, a tortura, enfim, por liberdade! Poucos alunos secundaristas e universitários, meros amadores, juntos com “terroristas” como Lamarca, Mariguela ou alguns ex-militares, fizeram algo digno de nota.

E, no entanto, vemos o quanto a hipocrisia está no auge nos dias atuais… Algumas cabeças vazias, pequeno-burguesas, chateados – tadinhos! – com um ex-sindicalista, nordestino, de partido historicamente de esquerda, vêm à lume debater, discutir, opinar sobre políticas públicas, sobre política partidária, sobre governabilidade, sobre assuntos que tratam como ridícula quimera partidarista!

Não olham para o próprio umbigo, não vêem – já que a maioria desses grupinhos bobos são coligados à eterna direita, olhem as biografias deles – o que já fizeram no Brasil, os absurdos que já cometeram, as oligarquias formadas que até hoje emperram uma revolução cultural em nosso povo. No fundo, o que querem são cargos de confiança, dinheiro do erário, lapidação pública, porque política para esses senhores são apenas conivências socais empregatícias.

Para que tais pentelhudos elitistas tenham alguma legitimidade frente ao que propõem, cadê os representantes do povo? Cadê os representantes dos bairros, das comunidades, dos movimentos sociais, dos sindicatos? Esses encontrinhos em churrascarias, bares e restaurantes são nada mais que uma garçoniere mental! Fraquíssima masturbação intelecto-conservadora de prosopopéias para acalentar bovinos!

Deveriam, isso sim, visitar favelas, subir morros, ver a quantas anda a política municipal, que nada faz pelos muitos bairros pobres que pululam em nossas cidades. Deveriam prestar serviço social de graça, ralar com a base da pirâmide societária, que é a mais carente e necessitada. Deveriam ir dar aula nas escolas públicas desse chão. Deveriam fazer o que fez o “imprestável” Lula, que elevou 20 milhões de pessoas de classe social no Brasil.

Queridos, vocês estão na contramão da história! É só olhar ao redor e ver o que faz Evo, Chávez, Corrêa. Mas sei o que vocês pensam e desejam: festinhas regadas a uísque, cocaína e putas, à la Berlusconi.

Gustavo Atallah Haun é professor

0 resposta

  1. Apoio total, caro Gustavo, parabéns pelo texto!

    Seria muito bom se a política entrasse na moda e tivéssemos todos realmente interessados. Mas o interesse em política tem que ser, no mínimo sério e consistente, e, de preferência, vivido na prática e na realidade concreta.

    Isso vale não só para os grupos de churrascaria, mas para todo mundo.

    Aquilino

  2. o que falta a mim? vergonha na cara ou um pouco mais de diversão(engano político)?…deixo de ser cidadão ao votar, voto esse que nos faz sofrer e ver que a vida é bela…falta-me vergonha na cara,pois acreditei e ainda espero por “dias melhores”.Sei que terei uma bela vida pela frente…..falta-me vergonha na cara

  3. “No fundo, o que querem são cargos de confiança, dinheiro do erário, lapidação pública, porque política para esses senhores são apenas conivências socais empregatícias.”

    Este parágrafo acima é tal e qual o PT.

    Assim disse o saudoso Prof. Florestan Fernandes (Ex-deputado pelo PT):

    “Não se iluda, eles (petistas) não são de esquerda; são sindicalistas querendo melhorar de vida”.

  4. Esse “professor” deveria tomar aula de cidadania, pois condena qulquer movimento do qual não concorde, esquecendo – ou desconhecendo – o que é a democracia. Não respeita o contrário, o oposto, aliás já demonstra seu pobre preconceito nesse infeliz texto.
    Será que é ilegal, pessoas que têm uma vida privilegiada, se juntarem para tentarem fazer sua parte por um mundo ou pelo menos por uma Itabuna melhor? Será que é imoral discutir alternativas. Se os encontros forem em bares e restaurantes, que tal, ao invés de discutir bobagens e amenidades, discutir projetos pelo bem comum?
    Só a sua posição de exaltar o ex-sindicalista, já mostra que o que for acontrário a este deve estar errado. Deve ignorar o mensalão, as mordomias pagas com o cartão corporativo do Planalto, deve ignorar a fortuna rapidamente acumulada do primeiro filho, enfim, essas bobagens que seu simpático predidente faz ou deixa fazer…
    Pobre professor, refém de seus ideais carcomidos e de sua cega e imbecil filosofia barata. Deve encantar um ou dois alunos verdes que não leram nada além de revistas de fofoca e colunas sociais. Ou que leu um livro “da moda” como o “Caçador de Pipas” e se acha intelectual, por isso. Pobre professor. Deve ser assíduo dos textos aguados e piegas de Carlos Heitor Cony em Ana Maria Braga, ou do estilo blasé, para não dizer, imbecil, de Pedro Bial e outros “gurus” dessa juventude vazia. Pobre professor…váler alguma coisa pra ver se aprende.

  5. Esse professor tá doido? Tá dizendo que chavez, Morales e outros estão certos? Ele já viveu em algum lugar onde ele não poderia escrever? O que sabe ele da vida? Nada! E quer ensinar…pobres alunos…

  6. Ei, antonio rodrigues você esqueceu de comentar a parte da farra regada a whiskey… …

    Nas farras de esquerda (daqui, claro) são regadas à cerveja (pois ainda são todos uns quebrados), maconha (tão ilícita quanto e comprada do mesmo traficante até) e as putas… bom, aí eles se “aliviam” entre eles mesmos… todos comem uns aos outros… É a tal da rede s(exual)ocial…

  7. Mas o que eu não entendo é o ataque, antes mesmo de saber o que se fará, caríssimo professor. Tenha mais fé nas pessoas, em nome de Jesus.
    Freitas

  8. The Punisher – Ou justiceiro – logo percebe-se que você é um aficcionado nas aventuras de Frank Castle, mas deve esquecer, da sua (dele) curta visão do mundo, acreditando em uma dictomia.
    Os que você chama de esquerda, nunca foram de fato, apenas tinham idéias de “virar o jogo” e eles começarem a comandar o tabuleiro. Isso é visão de quem viveu com o PT e os vê bebendo whiskys e fumando charutos caríssimos. O problema de Lula perder o poder é ter que pagar por tudo isso, sem direito a cartão corporativo…
    Pare de ler quadrinhos e comece a ler livros de verdade. Minha sugestão é a Revolução dos Bichos, de George Orwell. quem, sabe com esse, você comece a perceber, justiceiro, como as coisas e certos partidos estrelados, funcionam.

  9. professor,o seu texto é uma verdadeira prosopopeia flacida para acalentar bovinos!!!se toca,num debate as opiniões devem ser respeitadas.Não existe mais lugar para o radicalismo.Só que seu texto me deixou confuso,você falou de ditadura e sobre o coronelismo regional e o que me deixou confuso foi justamente isso!como pode um sindicalista nordestino etc… contestar tanto essas patologias sociais e ao assumir o poder se mostrar conivente com hugo chaves,rafael correa e mais esses coroneis regionais renan calheiros,jose sarnei,FERNANDO COLLOR.Outro detalhe perigoso que observo é a proximidade com lideres anti-semitas.sinceramente professor,respeito sua posição ate porque votei 2 vezes em lula e votei em wagner,mais não tenho uma mente congelada e percebo hoje que o partido dos trabalhadores é uma farça e sua politica se resume ao seguinte jargão ANTES:ninguem presta só eu. HOJE:ninguem presta nem eu.Mais sinceramente entendo suas posições da pra notar que o sr tem um perfil de ditador,foi logo generalizando,pois eu te digo com todas as letras:SOU TRABALHADOR,AO CONTRARIO DO MINISTRO MINC,NÃO DEFENDO A DESCRIMINAÇÃO DAS DROGAS , NÃO FAÇO SURUBAS E SOU CONTRA A POLITIA EXTERNA DE LULA E SOU CONTRA O APARELHAMNTO DO ESTADO E SOU CONTRA O NEPOTIMO E SOU CONTRA A DEFESA DE CORRUPTOS,MAIS SOU A FAVOR DESTA “MODA” DE DEBATER POLITICA(DEMOCRATICAMENTE).

  10. Percebe-se neste artigo um vies esquerdista anacronico e fragil de argumentacao, atira-se em tudo para atingir a sociedade como se ela fosse a unica culpada pelas mazelas dos dias atuais. Voce deveria estudar mais para entender o motivo da sociedade apoiar a ditadura militar. O motivo era que a sociedade nao tinha muito que desejar uma ditadura do proletariado a moda cubana. Se tivesse vencido estariamos sob um regime ditatorial muito pior. Depois voce defender facinoras como Lamarca, estes senhores arrebanharam uma mocidade cheia de ideiasi para lutar na guerilha do Araguaia e la foram mortos como baratas.
    Leia A Lanterna na Popa de Roberto Campos, se quiser entender melhor o este periodo.
    Mas se voce pretende entender este mundo que vivemos leia O Caminho da Servidao de Frederic Hayek
    Depois dsito duvido que voce saia atirando a esmo com se tivesse respostas para tudo.

  11. Ei, antonio rodrigues.
    Não entendeu minha intenção com o meu comentário. O seu texto é o meu texto. Quis “brincar” com aquela parte que o “professor” fala das farras no texto dele, percebe?

    Ah, valeu a dica sobre o livro do Eric Arthur Blair ou George Orwell como é conhecido, mas já li a obra do cara e esse nem é o que mais gosto. Prefiro nineteen eighty-four.

    Lê de novo meu post e podemos fazer as pazes… rs rs rs
    Abraço.

  12. Acredito que o texto foi um tanto quanto radical, pois não podemos deixar de acreditar no ser humano. É certo que alguns. seja lá de que partido ou liderança for, se enquadra exatamente ao que foi dito,portanto aclama-se aqueles que ralmente estão bem intencionados.Gente bem infomada(leitores) ou não, evolvidas com as comunidades e com questões políticas tem bastante, pena que nem todas tem o caráter bem FORMADO, por isso utilizam-se destes cargos de liderança, e da intelectualidade, em benéfício próprio. Quanto a democracia citada por alguns; que o diga as havaianas, que fez um absurdo de propaganda e depois quer justificar o erro gravíssimo em nome da democracia, dizendo que alguns gostaram, a questão não é gostar, mas as consequências que deteminadas informações podem trazer pra nossas pobres crinças e adolescentes que não terão nem a oportunidade de discutir e apreender se está certo ou errado, por conta, exatamente, de alguns lideres que estão pouco preocupados com a FORMAÇÃO dos nossos jovéns.

  13. Lamentável a opinião do professor. seu ponto de vista e as relações que ele faz a facão são sofríveis. tenho pena dos alunos dele…
    o brasil está cheio de doutrinadores baratos.

    ps: berlusconi e a turma de chavez? um pelo outor não quero volta.

  14. Caro Gustavo,

    A propósito, lembra de Marcelo Cordeiro??? Líder estudantil, na época da Ditadura Militar, fez nome às custas da classe estudantil, ganhando mandatos de Vereador com votação recorde, Deputado Federal, Deputado Estadual e por aí vai. Hoje deu essa guinada à direita mais radical, aliando-se a Bornhausen, Bolsonaro, Roberto Freire, etc. Como vc disse, hoje só querem é cargos políticos. Os antigos resistentes à ditadura militar vigente.

  15. acho que todos´nós temos como ser alguma coisa basta querer sabias palavras ditas esperoq ue um dia possa ser como vc saboi e de bem com o povo se um dia possa ser como vc vou agradecer muito e pretendo me formar em uma profição que ñ ós ajude na súde como ser medica mas uma profição que tambem ajude o povo com necessidade na aconomia.bjjjjj

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *