Tempo de leitura: 2 minutos
Bassuma: permanência ficou impossível
Bassuma: permanência ficou impossível

Está marcada para hoje a assinatura do pedido de desfiliação do deputado federal Luiz Bassuma do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar baiano, que é espírita, considera que sua permanência no partido ficou insustentável, já que as divergências entre suas convicções religiosas e o programa do PT são irreconciliáveis, especificamente na questão do aborto.

Bassuma já havia sido punido pelo partido por ter mantido posição contrária ao entendimento do partido em relação à descriminalização do aborto. O PT é a favor de descriminalizar; Bassuma, fundador da Rede Pró-Vida, é contra. Por esse posicionamento reiterado, teve seus direitos partidários suspensos por um ano, em decisão do Conselho de Ética do Diretório Nacional, no dia 17 de setembro.

Há quem veja no comportamento de Luiz Bassuma o típico caso do estelionato eleitoral. “Por que, quando era conveniente, durante a campanha para sua eleição, ele não falou que era contra a descriminalização do aborto? No PT, todos sabem da posição do partido. Será que os milhares de petistas votaram nele por saberem que ele tinha esse posicionamento?”, questiona um candidato a herdeiro dos votos do parlamentar.

O destino político do deputado ainda não foi anunciado, nem se o PT vai requerer seu restinho de mandato, baseado no entendimento da fidelidade partidária. Bassuma já não iria disputar a reeleição. Desistiu em favor de sua esposa, Rose Bassuma, que era do PT e foi para o PV, após a punição ao marido.

0 resposta

  1. Srº Pimenta, faz uma matéria com esse tútilo: Câmara aprova antecipação de feriados para as segundas-feiras; Natal e Ano Novo não mudam..
    Pois passou ontem na tv e muito rápido.. blz… abraços

  2. Bassunga é um dos poucos políticos do PT que ainda têm caráter e moral…Infelizmente este partido que eu sempre admirei está se desmoronando por causa dos interesses individuais.
    Com certeza esta posição de Bassunga, diante da sua convicção religiosa, diante de um crime tão cruel quanto é o aborto, demonstra que ele é digno da religião que professa.

  3. Parece que os maiorais do PT estão de volta ao passado:
    estão com mania de punição. Engraçado… Não puniram Delubio e outros mais… Isso é que é moral!!!

  4. Era o mínimo que ele deveria fazer, afinal de contas as suas convicções estão acima da ditadura petista.
    Parabéns Deputado pela sua atitude firme e corajosa em defesa das suas ideias.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *