Tempo de leitura: < 1 minuto
O Pimenta publicará, a partir desta semana, um diagnóstico do sistema de saúde de Itabuna. A realidade é dura. Relatos, números revelam que o setor regrediu nos últimos nove meses. Os dirigentes municipais se perdem em brigas internas (e públicas!).

A rede é afetada por uma total falta de controle que atinge a ponta, quem mais precisa: o cidadão dependente do atendimento oferecido pelo SUS. O retrato obtido a partir de levantamentos em unidades básicas de saúde e do relato sofrido de pacientes-vítimas comprovam que o município conseguiu piorar o que já era ruim.

O quase-fim das filas nas unidades de saúde revelou-se uma quase-farsa. Se não isso, sobraram intenções, faltaram ações. As pessoas saíram das filas visíveis nas unidades de saúde para aguardar o atendimento determinado pela central de regulação. A espera agora é em casa. Espera-se por uma ligação que nunca acontece. A ida ao posto de saúde é seguida de frustração.

Pacientes com suspeitas de câncer esperam até mais de três meses para fazer uma biópsia. O drama é seguido de um calote milionário que atinge a rede de serviço, desemprega pessoas e deixa a cidade (ainda) mais doente.

Os problemas são muitos e impedem o município de retornar, à gestão plena da saúde, perdida em setembro do ano passado. Mais do que apontar problemas, a intenção é apresentar caminhos para uma melhora do sistema.

0 resposta

  1. Atrelado à falta de capacidade para gerir tais problemas, acrescento uma boa dose de malandragem dos democratas, que além de não conseguir manter a plena ainda a deseja ardentimente. São os prenuncios de campanhas para o legislativo que por sua vez abocanharia uma fatia destes recursos, é que a saúde por ser entrada dos recursos provindos da união se torna a grande joia da vez. o municipio não consegue manter os postos de saúde abertos com remédios e médicos, paga uma miséria aos seus funcionários, e a cada dia piora a cituação. O que não pode acontecer é pessoas que passaram a vida a trabalhar e claro, contribuindo com seus deveres tributários, passem por essas humilhações, não posso imaginar que pessoas com cancer fiquem na fila para exames, cirurgias e tratamentos. O carinho hora prometido não passou de um grande engoldo politico.

  2. Na verdade, após tanta politicagem durante as eleições municipais, o pessoal do estado está doido para devolver a “batata quente” ao município, mas é bem feito que o município não queira de volta, …!!!

    Quem comprou carvão molhado que abane, …!!!

    A propósito, por falar em saude, ou falta dela, a quantas anda o DPT (que é do estado), …?!?!?!

    O que há muito por aí é blá, blá, blá, …!!!

  3. Se continuar puxando o fio vai explodir e os pacientes juntamente com o mais necessitados vão virar zumbis. é preciso acordar para realidade e o governo federal intervir. Chega de morrer gente por negligências do setor e indiferença com o semelhante. Afinal de contas, se não consegue, joga a toalha e entrega o comando a pessoas mais competentes. Dinheiro não é tudo. No final todos vamos prestar contas, não do que temos, mas do que fizemos. Se o pimenta resolver realmente publicar os problemas, garanto que a população irá municia-lo de denuncias sem fim.

  4. No momento o secretário vai a TV e diz, não é necessário ir para a fila de madrugada.
    O fato é o seguinte:
    1º O porque das Pessoas Irem para os postos pela madrugada…?
    2º Se é desnecessário porque as pessoas vão pela madrugada aos postos?
    3º Se A população é mal instruída, por que ao logo do tempo não se faz um serviço educativo.

    Senhor Secretário de Saúde e o Senhor Prefeito, é muito fácil com suas falácias ir a tv e dizer com “tom de voz ” de quem deve satisfação porém inibe até mesmo o apresentador.
    Faz o Seguinte Srº Secretário de Saúde, Trocas seu Plano de Saúde Pelo SUS, e peregrine, dos postos a Central de Regulação e faça esse caminho por várias vezes, e os exames já feitos com muito sacrifício já estão com o prazo de validade vencida.

    Senhores Homens que detém o ” poder ” de Administrar o Dinheiro do POVO SOFRIDO, façam alguma coisa digna, Pois vocês responderam se não a Justiça dos Homens mais a De Deus.

  5. Sr. Blogueiro,
    Será que alguem pode nos informar sobre o “ATACADÂO”, que foi anunciado, que no prazo de 18 meses seria inaugurado, e até agora ninguem sabe onde esta construido esta empresa.

  6. Falta seriedade e respeito na administração publica, temos desde servidores relapsos até chefes omissos. Aliás, tais servidores só existem, porque existem os tais chefes (secretário diretores coordenadores…) omissos

  7. Eu tenho plano de saúde. Fico com pena de quem não tem outra opção como eu tenho.

    O mais incrível e duro é ler comentário que se mistura com politicagem, enquanto a vida de pessoas está em jogo.

  8. Sr Sérgio Oliveira, se o município perdeu a gestão plena ñ foi o estado que causo e sim a falta de honestidade da gestão passada que o atual prefeito era Vice, ele assumiu ele tem que agüentar afinal é falta de ética fala dos próprios colegas partidários e ele como vice- prefeito era conivente com a situação, se ele assumiu a prefeitura ele assumiu tudo afinal só se trocou de administrado o partido e o mesmo, portanto os princípios também,
    Esta no estatuto que todo cidadão brasileiro tem direito a saúde e educação,
    Que saúde Itabuna ta tendo?
    Os maus tratos com o cidadão e absurdo e inaceitável,
    Por que você invés de ficar criticando o governo do estado a todo tempo ñ vai ajuda Azevedo a fazer uma boa administração? É muito mais coerente da sua parte do que você ficar ai defende o errado.
    Ah! é quanto ao DPT as irregularidades tem que realmente se corrigido, mais lembrando a você que lá ninguém mata ninguém ñ, tratam os cadáver. Já a secretaria de Saúde, ela sim realmente mata o cidadão que fica na fila de espera mendigando de um atendimento médico do quais vocês sempre tem uma desculpa, mais a doença ñ espera ñ, e o que a central de regulação faz e desumano, autorizando Exames pra determinado lugar e quando o doente Chega lá esta suspensa por falta de pagamento dês de maio, ou seja, agem de má fè mesmo já que o visto só vali 30 dias e se ñ estão pagando ao prestador por que autoriza?
    E olhe que o que escrevi eu tenho como provar!!!!
    Acorda povo o ministério publica to ai, ñ se pode se calar ñ por que isso acontece todos os dias e já que a admistração ñ sabe lidar com a situação pede pra sair seria muito mais coerente!

  9. O que falta uma gestão profissional na saúde pública e que para atrair médicos para o interior é necessário oferecer infra-estrutura e melhor remuneração. Se exitem melhores é por que existem hospitais piores quando todos deveriam ser iguais como a constituiçao estabelece que saude é direito de todos e dever do estado.
    O que parece é que os que ficam atraz de suas mesas burocraticas estao distantes demais dos jalecos brancos manchado de suor e sangue dos que sofrem nos onibus e deposi nas filas, por que os direitos contitucionais dos pacientes não estao aonde deveriao estar.

  10. Enquanto isso, o meus aliados do PFL/DEM (ACM, PAULO SOUTO E CESAR BORGES), deixaram uma batata quente na saúde da Bahia, mas esse galego é bom mesmo. Vai entregar o Hospital de Santo Antonio de Jesus que meus amigos deixaram no esqueleto por 18 anos.
    Estou impressionado com Wagner, veja o porquê:

    * Reabriu o hospital da Policia Militar que Paulo Souto fechou, pois não gosta de policia;

    * Já reformou 27 hospitais;

    * Está construindo 5 hospitais (HOSPITAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS, HOSPITAL DE IRECÊ, HOSPITAL DE JUAZEIRO, HOSPITAL DO SUBURBIO COM HELIPORTO, HOSPITAL DA CRIANÇA EM FEIRA DE SANTANA;

    * A BAHIA É PIONEIRA NO PROGRAMA ATENDIMENTO DOMICILIAR QUE JÁ TEM EM SALVADOR, ILHÉUS, CONQUISTA, JUAZEIRO, FEIRA DE SANTANA;

    * A BAHIA É O PRIMEIRO ESTADO DO BRASIL A FORNECER MEDICAÇÃO GRATUITA PARA PACINETS COM OSTEOPOROSE;

    * A CIDADE DE IRECÊ NUNCA TEVE UTI, SÓ AGORA COM WAGNER;

    * A BAHIA TERÁ 45 UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO), ITABUNA VAI GANHAR UMA NO JAÇANA – ESSA UNIDADE TERÁ CAPACIDADE ME ATENDER 450 PACIENTES/DIA E CONTARÁ COM 22 LEITOS.

    * ATÉ 2010 SERÃO 400 PSF INAUGURADOS;

    AGORA O MAIS IMPORTANTE É O SANEAMENTO BASICO E O AUMENTO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA, POIS QUANDO VOC~E TEM SANEAMENTO E ESGOTO TRATADO VOCÊ DIMINUI AS DOENÇAS, POIS QUEM ESTIVER PRESSÃO ALTA E BEBER A ÁGUA DA ESTAÇÃO DE FERRADAS NUNCA VAI MELHORAR.

    ISSO É COMPETENCIA ATRIBUIÇÃO QUE O GESTOR DEVE TER
    WAGNER REELEIÇÃO 2010.

    AZEVEDO PROCURE TARCISIO PIMENTA EM FEIRA DE SANTANA

  11. Vejo nos comentários, somente assuntos políticos, propaganda politicos de prefeitos e governadores, nao vejo quem apresenta uma solução, quando o governo do estado tirou, roubou, saqueou a gestão plena de itabuna, só o fez por questões políticas para beneficiar a candidata do PT Jussara Feitosa e fritar o governo do DEM, só que nao deu certo pra eles e o resultado o povo sofrendo, o ex-secretario se esforçou ao máximo, porem, sem ajuda até de pessoas de dentro do governo municipal passado, isso todo mundo sabe, e os problemas que eram menores, depois de 9 meses pioraram de uma forma insustentável, talvez, o retorno da gestão ainda nao resolva o problema, porque, os recursos não serão sufificientes, porque a pactuação ainda é de 2003, sem nenhuma alteração ate 2009, sei que o primeiro governo da gestão plena encabeçada pelo Dr,Edson Dantas, vendeu o que nao tinha para oferecer, e a batata vai crescendo ao ponto de estagnar. Esse problema realmente precisa ser resolvido, porque as soluções apresentadas pelo Secretário Antonio Vieira nenhuma deram resultados e pior, eu vejo uma verdadeira enganação com o povo, principalmente quando ele fala no radio ou na tv, no governo de fernando nao estava essa maravilha toda, mas funcionava, as pessoas eram atendidas na regulação, nos postos e hospitais, tinham passagens para viajar, tinha transporte para atender, tinhas profissionais qualificados, agora nada disso tem, só piorou e isso é gravíssimo e olhe que a dengue nao melhorou e pode mater muito mais gente em 2010 do que em 2009, em 2008 a dengue estava com números altos, porem com baixa incidencia de morte, o que falo eu entendo, é minha opiniao.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *