Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Política Etc

É notório que os municípios são o “patinho feio” da federação. Eles têm as maiores responsabilidades, estão mais perto dos problemas, mas ficam com a menor fatia das receitas tributárias. A concentração pela União é forte e o aperto financeiro se agravou este ano, com a crise internacional, que acabou detonando justamente nas costas das prefeituras, obrigadas a suportar a queda do FPM resultante do “IPI zero”.

Essa situação, que em alguns casos leva os municípios à penúria, será alardeada amanhã em todo o Brasil, pois a Confederação Nacional dos Municípios escolheu esta sexta-feira, 23 de outubro, como Dia Nacional de Defesa dos Municípios.

Na Bahia, os protestos vão acontecer em Salvador, na sede da UPB, e a recomendação é para que as prefeituras fechem as portas amanhã. Nem todos vão interromper o expediente (em Itabuna, por exemplo, o funcionamento do Centro Administrativo e demais órgãos municipais será mantido), mas a mobilização de prefeitos na UPB vai ser grande.

Quem está convocando os prefeitos no sul da Bahia é a Amurc e o presidente Moacyr Leite, prefeito de Uruçuca, acredita em participação maciça nas manifestações.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *