A pesquisa que o Ministério do Turismo encomendou ao Vox Populi (“Hábitos de consumo do turismo brasileiro”) quis saber onde o potencial turista busca informações para preparar a viagem.
Exatamente 47,7% dos consultados pelo instituto de pesquisa responderam que a busca ocorre na família ou entre amigos (“parentes e amigos”). Outros 30,9% citaram que utilizam as informações da internet.
E, veja só, a televisão aparece apenas em terceiro, com distantes 7%. Bem próximo, os artigos publicados em jornais influenciam a escolha de 5,1% dos entrevistados.
Entre os turistas habituais, o papo entre amigos e familiares é decisivo para a viagem para 41,5% dos entrevistados. Neste grupo, a internet é o meio que ajuda na definição para 39,1%.
Aqui, as agências de viagem e as revistas especializadas são importantes para 5,6% e 5,8%, respectivamente. A televisão é decisiva para apenas 3,3%, superada pelos artigos em jornais (3,7%).
Confira a pesquisa completa clicando aqui.