Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Primavera, Fábio Bulhões, reclama que as autoridades estão acabando com os módulos da polícia comunitária nos bairros. Em sua comunidade, lembra, a situação é piorada porque há uma ilusão de que, pelo fato de estar localizado tão próximo ao 15º Batalhão da Polícia Militar – assim como do Complexo Policial –, o Jardim Primavera seja uma ilha de segurança.

“Há um pensamento na PM de que esse modelo de policiamento comunitário não é eficaz. Por isso o comando desativou um módulo que nos dava uma certa tranqüilidade. Estamos próximos a essas duas áreas de segurança, mas o bairro é tão inseguro quanto qualquer outro. Assaltos  a moradores acontecem com frequência bem próximo ao  muro do 15º Batalhão”.

Bulhões aproveita para também reclamar da prefeitura uma maior atenção para problemas como falta de espaços para lazer, iluminação pública e urbanização. “Isso também facilita a vida dos bandidos. Outro problema é que o bairro tem 17 áreas verdes, que deveriam ser limpas pelo menos a cada dois meses. Como isso não acontece, esses locais que deveriam ser agradáveis, acabam por afugentar as pessoas”.

0 resposta

  1. Não há unidade na Polícia Militar na Bahia quanto à utilidade de Módulos Policiais Comunitários. Há um zig-zag entre o oficialato e não há determinação do Governo do Estado quanto à questão essencial para a segurança pública.

    Veja-se o caso do Módulo da PM no bairro São Judas Tadeu, em Itabuna. Apesar de situado numa área de muitos assaltos continua fechado desde a mudança de comando no 15º BPM e mesmo antes para ser honesto.

    Nas suas proximidades estão o Centro de Desenvolvimento e Habilitação do município (Creadh) e o Instituto de Medicina Nuclear (Imen), único no estado com aparelhos para exames radiológicos de ponta. Clientes e usuários dos dois núcleos de saúde ficam à mercê da bandidagem, o mesmo ocorrendo com moradores do bairro de classe média e do São Pedro, cuja realidade é de conflagração.

    O Governo da Bahia precisa se posicionar sobre a oportunidade dos Módulos Policiais ou não. A questão da segurança é essencial e deve pautar os embates entre o atraso e o atual governo no próximo ano de 2010.

  2. Na realidade, nenhum governador gosta de investir em segurança pública. Segundo “eles” (governadores), a segurança pública dá muita despesa. Ou seja, o cara é eleito, e depois acha que o dinheiro do Estado tem que sobrar para a corrupção. Isso é Brasil!!

  3. O PAI DE FÁBIO BULHÕES ,É O TEN.CEL DA PM E CMT DA CAERC E SEU IRMÃO FOI MORTO POR UM MENOR…É COISA DA VIDA ,RESTA AGORA LAMENTAÇÕES…

  4. Não sou morador do Jardim Primavera, mais no meu deslocamento, de casa para o trabalho passo diariamente por esse Bairro. E sou de acordo com o Comandante do 15º Batalhão Coronel Ubirajara Pedreira
    o referido Bairro fica entre duas Policias, a Militar e a Civil, que
    tem o previlegio das viaturas, passando a todo instante pelas ruas.
    Acredito que não existe naquele Quartel, efetivo suficiente para ter Policiais aquartelado em um cubiculo só para dormir, e as vezes para
    encontros amorosos. Itabuna se eu não me engano, deve ter uns 70 ou mais bairros, que precisa muito mais de Policiamento do que os moradores do Jardim Primavera. As pessoas que residem ali podem muito
    bem se reunirem e pagar a uma guarda particular os famosos (Guarda Noturno )com o controle e fiscalização do 15º Batalhão. Pior é o Bairro onde eu moro esse sim precisa de um policiamento efetivo, e não tem carro da Policia passando toda hora. Vamos analisar direitinho os casarões do citado Bairro tem grades ate nas nuvens,
    e os moradores do Sta. Inez, California, Mutuns, São Pedro,Fonseca,
    Pedro Jorge, Pedro Jeronimo, Zizo, São Roque, Mangabinha, Bananeira,
    São Lourenço, Lomanto , Nova Itabuna, Odilon, Santa Clara,Sarinha,
    Vila Analia, Novo Horizonte,Favela do Bode,Rua de Palha, Jaçanã, Novo São Caetano, Nova California, Carlos Silva, A invasão da Br. 101
    Esses Bairros sim e que precisam de Viaturas da Policia, Investigadores de Menores , Carros de Bombeiros,e tambem a Defesa Civil constantimente e não voces moradores do LIXÂO PRIMAVERA
    quando eu passo ai tem lixo entulhos nas praças, jogado pelos proprios moradores.Voces ai da Associação podem muito bem realizar,Mutirão da Dengue , da Limpeza, e das suas propria Segurança.

  5. O marcos foi muito ingenuo na sua fala.e não conhece a realidade do jp.em abril desse ano. teve mutirão da dengue inclusive participei mesmo sem morar no bairro.esse marcos deveria ter vergonha na cara e ajudar sua comunidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *