Tempo de leitura: 2 minutos

Raimundo Santana

.

Os munícipes Itabunenses e a população regional torciam pelo êxito da atual gestão da saúde de Itabuna. Esperançosos, ansiavam pelo breve retorno da gestão plena da saúde municipal, já que quando a gestão é plena torna-se mais fácil atender as necessidades locais, tanto na assistência aos usuários, quanto na contratação e pagamento dos prestadores de serviços.

Contudo, o que assistimos atônitos é uma piora significativa na condução da atenção básica do município. Apesar de reconhecer a dívida de R$ 9 milhões com os prestadores de serviços de saúde de Itabuna, o poder público municipal trata o tema com descaso e irresponsabilidade, eximindo-se de apresentar uma proposta de quitação das pendências, aprofundando uma importante crise administrativa nos hospitais, clínicas e laboratórios da cidade.

Na condução da atenção básica, a secretaria de saúde não apresentou o Plano Anual de Gestão da Saúde (que deveria ser encaminhado ao conselho no início do ano) nem a prestação de contas de nenhum trimestre do ano em curso – e já estamos no último trimestre do ano. Se não foi apresentado plano de gestão, obviamente não haverá como ser apresentado o relatório anual de gestão no fim do ano.

O município, mês a mês, perde significativos recursos do PSF (Programa de Saúde da Família) do governo federal, por falta de profissionais nas equipes. Continuam faltando medicamentos, insumos e médicos nas unidades. Também, pudera. Itabuna paga os piores salários do estado aos médicos, sem falar no achatamento salarial sofrido pelos servidores.

O que vemos é o descaso total com a saúde pública, e constatamos que, a cada dia, Itabuna se distancia da recuperação da gestão plena da saúde.

Que Deus nos proteja!

Raimundo Santana é coordenador do Sintesi

0 resposta

  1. Concordo com o Raimundo que a atenção básica se encontra plenamente desestruturada e o atendimento completamente deficitário. É uma realidade incontestável. No entanto, é bom que o Raimundo não se esqueça que se a Itabuna cabe proporcionar melhorias no atendimento básico, ao Estado cabe a média e alta complexidade. A população queixa-se da precariedade do atendimento nos Postos de Saúde, mas, também, não tem elogios para a atuação do Estado, deficitária também.
    Não adianta restringir a discussão do problema, que é sério e grave, a resmungos de quem não foi bem sucedido nas eleições municipais. A Atenção Básica já não andava bem desde o tempo de Geraldo e só fez deteriorar nos últimos anos. É uma realidade, também.
    O que é preciso é que a sociedade civil organizada, incluindo aí o Sintesi, deixando de lado o belicismo politiqueiro, rediscuta a atual situação, apresente propostas que sejam viáveis, mobilize a comunidade e pressione, em todas instâncias possíveis, pela melhoria da qualidade da saúde.
    No mais, é discurso de algum impacto e pouca resolução.

  2. ENGRAÇADO E O CONSELHO DE SAÚDE O QUE ESTAR FAZENDO ?…….A PRESIDENTE É DA CUT.QUE FOI COLOCADA POR RAIMUNDO.A CUT NEM EXISTE EM ITABUNA,A PREFEITURA FAZ O QUE QUER,E A COISA NÃO TÁ MAIS FEIA POR QUE BOTARÃO O DOIDO DO JURANDIR PRA FORA.O CONSELHO NÃO É MAIS O MESMO.ENTÃO SEU RAIMUNDO NÃO VENHA COM BLÁ-BLÁ-BA.ITABUNA SE PREPARE QUE VEM COISA MUITO RUÍM AÍ.

  3. A gestão plena em Itabuna se´ra uma grande piada!!!!!e o Capitão Azevedo…sabe o que é isso ou…esqueci!!!è temos Secretário de Saúde???burro que dá até dó……FORRA VIEIRA!!!!!!!!!!CHEGA!!!!!!!!!!o que temos mesmo…saõ os Militares!!!Capitão -Tenentes…tentando, zombar de cuidar dos negócios público…..

  4. PARABENS RAIMUNDO.
    POREM EU NAO ENTENDO DE POLITICA
    EU PERGUNDO O QUE O GOVERNADOR DA BAHIA PODERA FAZER
    DEIXAR ESTE TITANIK , MAIS POIS OS 52 MIL ELEITORES APROVARAO O DESGOVERNO AZEVEDO E FERNANDO.
    SERÁ QUE ESTOU CERTO QUANDO DIGO QUE ITABUNAN ESTA ORFÃ DE POLITICOS.
    JUSTIÇA, PARTIDOS OPOSITORES, MINISTERIO PUBLICO.
    ITABUNA E UMA MONARQUIA ONDE O PREFEITO E O REI COM SEU PARTIDO DEMO.
    QUE DEUS NOS SOCORRA.
    LEMBRO-ME QUE NO CAIR DE CORTINA DO DESGOVERNO DE AZEVEDO E FERNANDO, ESTIVERAO AQUI EM ITABUNA , A POLICIA COM MANDATO DE PRISAO PARA 9 PREFEITOS UMA JUIZA DA BAHIA ALEGOU FALTA DE APURAÇAO, LEVARAO UMA QUANTIDADE DE DOCUMENTOS E … PARA FAZEREM A TAL APURAÇAO. ESTES E OUTROS PREFEITOS JA ESTAO FORA DO () DO MANDATO ELEITORAL PARA QUANDO VIER A TAL APURAÇAO ( NAO ACREDITO QUE APUREM). ELES ALEGARAO -“NAO SAMOS MAIS PREFEITOS”, INFELIZMENTE É A LEI DO BRASIL. NÓS ELEITORES SO TEMOS QUE VOTAR POIS SAMOS OBRIGADOS POR LEI INCRIVEL SE NAO VOTAMOS SAMOS PUNIDOS , ENQUANTO OS POLITICOS QUE SAO ELEITOS POR NÓS PARA DEFENDERMOS ROUBAO MESMO COLOCANDO VIDAS EM RISCO NAO SAO PUNIDOS. QUE O PROXIMO PRESIDENTE DIGO PRESIDENTA FORMENTE A REFORMA DA CONTITUIÇAO , DO JUDICIARIO, MUITOS JUIZES TEM CARGOS VITALICIOS DESTE O TEMPO DA DITADURA, DA ANTIGA ARENA, NA BAHIA SE COLOCAR PENEIRA SO DA JUIZES CARLISTAS . ESTA É A OPINIAO DE HERALDO ALMEIDA,
    A JUSTIÇA DOS JUIZES DA TERRA É FALIA
    POREM A DE DEUS
    É INPLACAVEL

  5. É… meu caro Raimundo, se você esperava seriedade, respeito, honestidade e competência no governo azevedista; Amarrou o jegue no tôco errado.

  6. Raimundo, os funcionários do hospital Pisiquiátrico São Judas Tadeu, estão com os salários do mês de setembro e outubro em atraso por falta de repasse do governo estadual e você nada faz. Fica calado! É por que o governador é do seu Partido, o PT.

  7. Eleitor apimentado, ve-se que voce não conhece a situação dos trabalhadores do Hospital São Judas, pois por conta da atuação do Sintesi e do empenho particular de Raimundo a direção foi obrigada a cumprir integralmente a Convenção ndo sindicato, melhorando e muito os salarios dos trabalhadores.

    Quanto ao atraso, a partir de uma proposição do sindicato foi apreciado e aprovado no Conselho municipal de saúde o envio de uma comissão para reunir-se com a SESAB, no sentido regularizar o fluxo de repasses, foi realizada ainda na utima quinta feira uma assembleia com os trabalhadores para deliberar providencias a respeito dos atrasos salariais, e temos outra assembleia marcada com o Sintesi para quinta-feira com indicativo de greve. como pode-se ver isso não é nada. Não queira justificar os desmandos do desgoverno de Azevedo!

  8. Vamos Raimundo logo aderir essa greve ao Hospital São Judas, isso é inadimessivél 2 salarios e 2 décimos terceiros atrazado será que vc vai ficar com os braços cruzados. Toma uma atitude….

  9. Se os funcionarios da CLIPI junto com o sindicato nao endurecer, nao havera greve,tem que radicalizar,jogar pesado.Trabalhar em um local onde o mês tem 60 dias, nao tras satisfaçao para ninguem,so tristeza.
    Funcionarios com 3 decimos atrasados, FECHA LOGO ESSA ESPELUNCA E AGUARDAMOS A NOSSA VITÓRIA NA JUSTIÇA.

  10. Esse atual governo, foi a maior ilusão que já se viu por aqui. Vai tudo mal; Azevedo, toma vergonha na cara, vira homem e cumpre suas palavras, vê como é que tá a saúde, saúde é primordial meu filho… acho até que esse secretário de saúde seja atuante, mas o governo, lá na torre não deixa proceder… é f*d*!!

  11. ninguem nunca vai conseguir tirar a honestidade e respeito que Azevedo tem pois é de berço, ele e homem sincero, sera o primeiro administrador que não ira colocar a mao no alheio. O que ele puder fazer ele vai fazer, no mais quem foi ate hoje quem conseguiu resolver tudo em 04 anos de governo ou até mais. O ser humano e ridiculo e insatisfeito, mal resolvido em sua propria vida, voces preferem ladroes e corruptos. Vao para o lugar de Azevedo seus incopetentes……..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *