Tempo de leitura: < 1 minuto
Os umbus do ambulante foram espalhados pela rua, causando revolta de populares
Os umbus do ambulante foram espalhados pela rua, causando revolta de populares

Cidadão vendia seu umbu tranquilamente na avenida do Cinquentenário, próximo ao HSBC, quando recebeu a visita de um fiscal da prefeitura.Todo mundo sabe que essas abordagens da fiscalização não são nada agradáveis – dizem que até fiscal armado de revólver existe. Mas a intervenção de hoje extrapolou os limites.

O homem do ‘rapa’ nem quis saber se seu chefe, o secretário da Indústria e Comércio, Carlos Leahy, prometeu levar todos os ambulantes para o centro comercial e já foi derrubando o tabuleiro do rapaz.

Isso mesmo, leitor. Derrubou toda a mercadoria, mas algo inusitado aconteceu. Encorajados por um cidadão que resolveu tomar as dores do ambulante, populares que presenciaram a cena iniciaram um ‘linchamento a umbus’ contra o fiscal, atirando-lhe as frutas que ele mesmo havia jogado na rua.

Foi uma verdadeira umbuzada pra cima do barnabé. O vendedor perdeu tudo, mas o fiscal deve estar, nesse momento, cheio de galos na cabeça.

25 respostas

  1. Bem feito, apesar do vendedor estar em local proibido, merece RESPEITO. adorei, se estivesse lá jogaria umbu nele também,só assim ele vai aprender a respeitar um cidadão que paga imposto e assim o salario dele.

  2. Acho que deve haver fiscalização, mas no sentido de orientar, não de tomar e/ou derrubar as coisas dos outros, …, melhor seria que o povo linchasse esse marginal, quebrasse ele todinho no pau, …, para que ele ficasse, no mínimo, um ano colocando os dentes postiços no lugar, para nunca mais exacerbar das suas funções, …!!!

    Se eu estivesse por lá na hora seria o primeiro a enfiar a mão nesse otário, .., babaca, …, covarde, …!!!

    Melhor as pessoas ficarem tentando vender alguma coisa que roubando, matando, dando vez à violência, …!!!

    Se eu fosse Secretário da Prefeitura esse cabra teria que pagar o prejuízo que causou com o próprio salário, para sentir na própria pele, e deixar de ser besta, …!!!

    Palhaço, …!!!

  3. Acho q azevedo devia ensinar aos seus subordinados, como tratar as pessoas que votaram nele, mesmo estando errado. O ser humano merece respeito. Pena que esse cidadão que foi agredido por preposto da prefetura deve ter votado no “ôme”! É uma pena, mas as pessoas não aprendem as lições da história; aliás, esquecem fácil.

  4. Na verdade os fiscais estão apenas cumprindo determinações do Secretário Carlos Lhay, que todos sabemos, sempre quis perseguir os vendedores ambulantes e agora no comando da Secretaria de Indústria e Comércio, pode realizar seus desejos. É bom que ele fique atento, pois, quanto maiaor o tamanho, maior a queda!

  5. Tenho visitado alguns blogs e me sentido um pouco desconfortável quando vejo pessoas se arvorando em mestres da Língua Lusitana.

    O caso do “ronaldo” e do “Raí” acima é um bom exemplo.

    Sabem de quem é a “culpa”? Do Presidente Lula.

    É, do Presidente Lula!

    Não fosse por ele, muita gente que não possui um nível de instrução “elevado” não estaria postando na Internet; e aqueles que primam pela correta ortografia, semântica, concordância, regência e outros balangandãs e pinduricalhos da língua não ficariam incomodados.

    PORTANTO, VIVA O LULA…!!!

    …E SAUDAÇÕES DE BOAS VINDAS AOS RONALDOS, MARIAS, JOSÉS, SINFRÔNIOS, MARGARIDAS… E TODOS OS DEMAIS BRASILEIROS QUE HOJE SENTEM-SE ORGULHOSOS DE TEREM NASCIDO NESTE PAÍS CONTINENTE CHAMADO BRASIL!!!

    OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS SÃO PATRIMÔNIOS DE TODOS!!!

  6. esse eo gonerno de azevedo,o gonerno que o povo pediu,o povo só depois que sofre aprende, os deputados vao vim ai,almentaro o salarios deles,um abirsurdo enquanto o pobre coitado,na verdade ainda somos verdadeiros escravos trabalhamos pra dar boa vida a essa coja de politicos.

  7. Eu rechaço totalmente a atitude arbitrária do fiscal, que merece ser punido, até mesmo posto para fora do serviço público, para que sirva de exemplo, mas daí culpar o Prefeito por isso tem uma distância nuito grande, …!!!

    Será que poderíamos culpar, por exemplo, o Governador do Estado por causa de alguns marginais que se travestem de policiais e também cometem arbitrariedades, …?!?!?!

    Creio que não, …, também, …!!!

    Mas tem gente que é assim mesmo, só olha para onde o nariz aponta, …!!!

    A mediocridade está em alta, …!!!

  8. neto vc é um babaca!!!!!!!!!
    escrever errado é um absurdo mesmo, e não um milagre da tecnologia!!!
    vai comentar uma besteira dessas na sua intimidade nos poupando dessa discussão que não acrescenta em nada o “post” colocado aqui.
    e por sinal, umbuzada foi pouco pra esse fiscal…
    uma surra seria o bastante…
    imagine se alguém chegasse no gabinete do prefeito chutando sua tão nobre mesa???
    acordem itabunenses!!!!!!!!!!!!!

  9. NETO seu comentário é ridículo assim como vc deve ser também!
    O q estamos falando aqui é das atrocidades que este fiscal da prefeitura fez com este pobre vendedos de umbus, que queria levar o dinheirinho pra casa e comprar pão e leite para seus filhos. Portanto Neto, para com isso!
    Ah, e se eu estivesse passando por lá na hora seria o 1º a umbuzar aquele cidadão covarde que acabou com o trabalho de um cidaddão de bem!!

  10. Quanta falta de inteligência, amigos!

    Em nenhum momento entrei no mérito da contenda entre o fiscal e o ambulante…

    Preferi direcionar minhas críticas aos “bons falantes” que se arvoram em tentar consertar os textos cujas ortografias não seguem o padrão da Língua.

    Certamente, alguns desses críticos assistem aos seus próprios filhos grafando “casa” e “aqui” com “k” nos bate-papos da Internet e nada fazem para corrigir.

    Quanto ao “babaca” e o “ridículo”, atribuídos a mim e ao meu comentário anterior, me parecem rótulos normais em se tratando de uma região que parou no tempo e cujos moradores ainda carregam o ranço dos tempos dos “coronéis”, protagonizando “senhores”, “peões” ou “pistoleiros”, dos atavismos distantes no tempo e tão presentes nos comportamentos.

    Nascido na roça de cacau, bisneto de “coroné”, hoje considero-me cidadão do mundo. Com dois cursos superiores e um elevado posto na hierarquia militar, mantenho a minha humildade e nada me surpreende nestas terras do atraso. Até mesmo a ausência de capacidade de interpretação de determinadas pessoas, ainda que consigam expressar-se com uso dos códigos alfabéticos.

    Ah! Ia esquecendo, para não ser indelicado declinando um convite, um dia aceitei fazer parte da Academia de Letras de uma cidade da região.

    Saudações amigos! Recomendo-lhes muita leitura!

    Feliz ano de 2010!

  11. A propósito…

    Assim eu me senti que retornei à região após 32 anos de ausência:

    RAZÃO E MARTÍRIO

    Há dias em que amaldiçôo e desprezo minh’alma pela instrução recebida.
    Pelo conhecimento sorvido nas leituras que varavam noites.
    Pela visão concreta de lugares tão diferentes e tão iguais.
    Pela visão dilatada da íris do meu olho que vê, além dos horizontes…
    Não se sofre pelo que não se vê; pelo que não se é capaz de emitir juízo.
    Ainda hoje, vejo meu povo adormecido; anestesiado pelo rufar dos atabaques e por odes cujas letras nada exprimem.
    Musicalidade alienante, fomentada, engendrada pela mídia insidiosa das hordas opressoras de outrora (e de hoje).
    O que, em mim, parece lamentos deveria ser louvores, pelas mudanças e libertação do meu eterno espírito através dos tempos; pela excreção dos atavismos, dando morada à razão.
    Mas, essa mesma razão, martiriza, fere, flagela…

    Neto (2001)

    A VISÃO DESSA REALIDADE NÃO MUDOU (AINDA)…

    Ontem (e hoje), observo casas e prédios “pintados” com o limo da falta de manutenção, prova inequívoca da decadência econômica, social e política da região.

    Construções em ruínas, cidades carentes de infra-estrutura, resistência ao novo, constituem a realidade e o pensamento predominante.

    Mendicância, desonestidade e corrupção, são faces de uma mesma moeda.

    Será que a citação do nome do Lula, no meu primeiro post, foi a motivação para os meus desafetos chamaram-me “babaca” e “ridículo”?

    Para mim, ele (Lula) continua sendo o único “culpado”… Sim, “culpado” por tudo de bom que acontece no Gigante Verde chamado Brasil!

    Apesar disso, as coisas boas destinadas para estas bandas ainda não conseguiram “apear” da nave governamental: Gasene, Ferrovia Oeste-Leste, Complexo Porto Sul (Aeroporto, Porto Off-Shore, Centro Administrativo/Operacional), são projetos que continuam a encontrar resistências locais.

    JOSÉ ANTONIO DE SOUZA NETO
    Capitão-de-Corveta (RM-1) e Professor Regente do Magistério da Bahia.

    (Nascido no município de Canavieiras, numa roça de cacau que costumo chamar de “jeb-jeb”).

    Feliz 2010, em especial aos meus desafetos neste sítio virtual.

  12. neto,
    responderei mais tarde ao comentário por estar no trabalho no presente momento…
    mas não se preocupe que terei a delicadeza tão solicitada por você em responder ao tão ilustre colecionador de cursos superiores…
    rs

  13. Neto, acho que se você é uma pessoa tão esclarecida, dominador de um português escorreico, culto, bem nascido, bem criado(embaixo da sombra de um pé de cacau), bem sucedido acredito profissionalmente e consequentemente em outras áreas da sua vida, você já deve ter ouvido falar que: uma mensagem está correta, seja ela escrita ou falada, a partir do momento que se faz entender. Não estou dizendo que concordo com a banalidade que se tornou da língua portuguesa, principalmente na internet, mas daí a criticar pessoas que se fazem entender dentro de sua realidade passa a ser falta de respeito ao direito de expressão. Entende-se você é militar….

  14. Viram como também cometo erros ao digitar!? Para isso, basta não revisar o escrito!

    No ano de 2003, indignado com o desenrolar da vida sob meu olhar espantado e com um enorme sentimento de impotência, encontrei na tela da máquina uma espécie de fuga ao retratar em prosa a realidade.

    Essa é a mulher que vive em nossas cidades “cacaueiras”. Geralmente, com muitos filhos, abandonadas pelos pais irresponsáveis que os geraram. Em certos casos, podem ser muitos os pais de vários irmãos.

    MARIA

    Maria vai à feira, pra comprar o quê!?
    Maria vai com as outras, Maria sem vontade.
    Maria não acredita, já não há verdade!
    Maria ainda vive, mas viver pra quê!?

    Maria vitimada pela falta de Deus no homem.
    Maria carpideira, chora, teu filho tem fome.
    Maria vai à rua, perambula, olha a vitrine.
    Maria desvalida, excluída, aura sublime.

    Maria sofrida, Maria aflita, Maria de dores,
    Maria sem socorro, sem ajuda, sem flores.
    Maria que chora, inconsolada carpideira,
    Maria sem eira, Maria de Canavieiras.

    Ilumina, ó Aparecida, Santa Maria!
    Olhai a sofrida, desvalida, excluída Maria!
    Ó Esplendorosa Virgem Mãe, Ave Maria!
    Tem dó dos rebentos da pobre terrena Maria!

    Maria madrugada, nas primeiras horas de pé;
    Maria indaga, desolada: “…e agora, que será o café?”
    Maria sem despensa, sem crença, nada no bolso;
    Maria de novo pensa: “…Deus, que será o almoço?”

    Andrajosa vestida, raia o dia, rota Maria;
    Vielas e guetos, vagueia, anda, roda Maria.
    Angelical e pura, desventurada, bendita Maria.
    Bondosa ternura, no coração, palpita Maria.

    Vítima da indecência da “elite”, que insiste,
    Na ganância impensada, persiste e seduz;
    Valorosa Maria, morre mas não desiste…!
    No coração do Pai, é eterna Divina Luz!

    Neto (novembro de 2003) – o Babaca!

  15. Ô Neto, quanta humildade essa sua! Dois cursos superiores e um elevado posto na hierarquia militar. Ah, sem contar que faz parte da academia de Letras de uma cidade da região.
    Acho que agora sei para que você veio aqui no Pimenta… Você estava preocupado em mostrar que fez um ou dois cursos superiores…kkk. Olha, os mesmo Deus que lhe deu este dons pode ficar triste com a sua “humildade” e levá-los de volta. Será que você vai levar tudo isso dentro de seu caixão coberto de diamantes e revestido em ouro? Ah, e a sua roupa fúnebre que irá usar, já escolheu?

  16. A REDAÇÃO DO PIMENTA NA MUQUECA
    SENHORES EDITORES ,VENHO POR MEIO DESTA ,NÃO PARA EXPOR MEU PONTO DE VISTA INDIVIDUAL ,OU QUEM SABE EM TOTAL DIS SINTONIA COM ESSE BLOG.
    NÓS SABEMOS QUE O SEU MEIO DE COMUNICAÇÃO ESTÁ RECEBENDO VISUALIZAÇÕES E POPULARIDADE ,NOTÓRIA ,POR QUE HÁ RAPIDEZ NA DIVULGAÇÃO DE FATOS E ACONTECIMENTOS ,SERÁ QUE EM NOME DA BOA E IMPARCIAL IMPRENSA ,VCS NÃO JÁ DEVERIAM OUVIR O OUTRO LADO DA NOTICIA ,COMO FAZ OS VERDADEIROS E SÉRIOS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO?…
    ORA É ´NOTÓRIA A PARCIALIDADE DESSE BLOG NO QUISITO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO,MAIS DAÍ ACEITAR UMA PINCHAÇÃO A UM PAI DE FAMILIA SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL EM SEU TRABALHO,CHEGAMOS A PERGUNTAR QUAL O CAMELÓ QUE GOSTA OU FALA BEM DE UM FISCAL,POIS SÃO ELES QUE DESEMPREGAM ELES CUMPRINDO O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DO CODIGO DE POSTURAS DO MUNICIPIO.SRS EDITORES COMO O CASO EM TELA POR SER ASSIDUO OBSERVADOR DESSE BLOG .PEÇAM AO DIVULGAREM MATERIAS QUE INCRIMINAM IFENDAM PONHAM EM CHEQUE A INTEGRIDADE DE UM SER HUMANO TENHAM RESPONSABILIDADE.POIS VCS VIRAM O COMPORTAMENTO DE VCS NA CAMPANHA PARA PREFEITO REFLITAM OBSERVEM AS NOTICIAS E DEPOIS VERIFIQUEM O RESULTADO DA PARCIALIDADE DE VCS, VAMOS CONSTGRUIR UMA IMPRENSA SERIA A COMEÇAR PELOS COMENTÁRIOS CHINGANDO O PAI DE FAMILIA E SERVIDOR, SERÁ QUE VCS DIVULGAM E TORNAM PÚBLICO OS COMENTÁRIOS CONTRA SEU PROTEGIDOS POLITICOS E PARTIDOS LIGADOS A VCS???, CUIDADO COM A FALTA DE CREDIBILIDADE E SOCIA DE FALTA DE CARATER SE DIVULGAREM EU VOU SABER QUE AINDA TEM JEITO PARA VCS CASO CONTRÁRIO VOU PAGAR UMA MATERIA EM ALGUM JORNAL DIARIO E VCS SABERÃO QUE NÃO SE PODE CALAR A VERDADE MESMO NO SEU BLOG.

    Da Redação
    Não precisa gastar seu dinheiro pagando matéria em jornal ou onde quer que seja. Basta contar sua versão dos fatos. A publicação é garantida. Quanto a “ouvir o outro lado”, não esqueça que aqui se trata de um blog, com comentários abertos (embora moderados) e esse direito também está sendo garantido, inclusive, com a publicação deste comentário (supondo que seja você, que se identifica como “população séria de Itabuna”, o fiscal envolvido no problema).
    De mais a mais, o tal “outro lado” foi publicado, sim, com o secretário Carlos Leahy contando o que teria acontecido, segundo a versão que lhe foi contada na prefeitura.
    Mas, para finalizar, basta dizer que várias testemunhas presenciaram a ação truculenta do fiscal (teria sido você?). Sem falar nas denúncias de que alguns de seus (supostos) colegas andam, mesmo, extrapolando na “fiscalização”. Educação e bons modos, mesmo na execução de uma tarefa ingrata como impedir um outro pai de família de ganhar seu pão, não fazem mal a ninguém.

  17. QUE MODERADOR É ESSE QUE INDUZ A POPULAÇÃO CONTRA UM SERVIDOR COMO SE FOSSE UM CARRASCO UM CRIMINOSO ? ESSE BOLG VERDADEIRMENTE NÃO TEM MODERADOR E SIM AGITADOR DA POPULAÇÃO CONTRA OS FISCAIS .PORQUE?

  18. O único fato que ainda me traz alguma satisfação aqui, é ter nascido na roça e, pelo meu esforço pessoal, me tornado cidadão universal.

    Quanto ao lugar, o modo de vida, o pensamento predominante, o atraso, só me trazem tristeza.

    E olhem que o potencial do lugar é extraordinário, contudo tem o mesmo significado de um violão com cordas de ouro numa casa onde os moradores têm os dedos cortados e são surdos.

    Não é só atavismo o que predomina… é o machismo, a prepotência, a arrogância, o egoísmo, dentre outros “predicados”.

    Em resumo, a região é habitada por uma grande parcela de “pitecos”. O fato de já serem capazes de se expressar utilizando os códigos e de utilizarem ferramentas como a Internet, não os isenta do comportamento similar aos pitecantropos erectus.

    Não há potencialidade e recursos naturais que consigam superar esse estágio evolutivo e transformar a vida das pessoas para melhor.

    JOSÉ ANTONIO DE SOUZA NETO
    Roceiro, ridículo, babaca… mas, suficientemente capaz de enxergar as mazelas que afligem a região do cacau.

  19. NA MINHA PRIMEIRA MENSAGEM, EU DISSE:

    “Tenho visitado alguns blogs e me sentido um pouco desconfortável quando vejo pessoas se arvorando em mestres da Língua Lusitana.

    O caso do “ronaldo” e do “Raí” acima é um bom exemplo.

    Sabem de quem é a “culpa”? Do Presidente Lula.

    É, do Presidente Lula!

    Não fosse por ele, muita gente que não possui um nível de instrução “elevado” não estaria postando na Internet; e aqueles que primam pela correta ortografia, semântica, concordância, regência e outros balangandãs e pinduricalhos da língua não ficariam incomodados.

    PORTANTO, VIVA O LULA…!!!

    …E SAUDAÇÕES DE BOAS VINDAS AOS RONALDOS, MARIAS, JOSÉS, SINFRÔNIOS, MARGARIDAS… E TODOS OS DEMAIS BRASILEIROS QUE HOJE SENTEM-SE ORGULHOSOS DE TEREM NASCIDO NESTE PAÍS CONTINENTE CHAMADO BRASIL!!!

    OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS SÃO PATRIMÔNIOS DE TODOS!!!”

    ***************
    MAS,vipaldo DISSE:

    “Neto, acho que se você é uma pessoa tão esclarecida, dominador de um português escorreico, culto, bem nascido, bem criado(embaixo da sombra de um pé de cacau), bem sucedido acredito profissionalmente e consequentemente em outras áreas da sua vida, você já deve ter ouvido falar que: uma mensagem está correta, seja ela escrita ou falada, a partir do momento que se faz entender. Não estou dizendo que concordo com a banalidade que se tornou da língua portuguesa, principalmente na internet, mas daí a criticar pessoas que se fazem entender dentro de sua realidade passa a ser falta de respeito ao direito de expressão. Entende-se você é militar….

    ********
    Vipaldo me faz uma crítica tendo concordado comigo quando diz:

    “uma mensagem está correta, seja ela escrita ou falada, a partir do momento que se faz entender.”

    Ô vipaldo…! Foi exatamente isso que eu disse acima. Critiquei o “Raí” por estar criticando o “ronaldo” por ter escrito:

    “esse anbulantes de itabuna tem que se educa para uma cidade mais limpa a prefeitura estar serta mais tem que da suporte para as pessoas poque eles precisa de emprego.”

    *********

    Será que você entendeu agora!?

    Acho que você pegou o “bonde andando”!

  20. Ao nosso amigo que se intitula “POPULAÇÃO SÉRIA DE ITABUNA”!
    Esse blog é o único da região que tem o respeito e a admiração da sociedade. Foram sim ouvidas todas as partes, mas infelizmente vc pegou o “bonde andando” ou simplismente fez vistas grossas para o acontecimento que é fato, pois esses fiscais que trabalham na prefeitura são sim truculentos e muito mal treinados para trabalhar num caso tão delicado como esse. Ah! Esse blog é tão respeitado que foi quem nos mostrou a revolta e indignação da população quanto ao assassinato do amigo que trabalhava na prefeitura dentro de sua residência, fato este que nem um canal de televisão respeitado aqui na região mostrou, com certeza devera ter recebido dinheiro da prefeitura que dizem, tinha gente de lá envolvida nesse caso tão triste para Histáoria de Itabuna.
    Um abraço à todos e ótimo domingo!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *