Tempo de leitura: 2 minutos

Que o projeto do Complexo Intermodal Porto Sul é polêmico, todos concordam. Mas há um fato gritante que mostra muitos mais daquilo que somos enquanto região, desarticulados, desinteressados. Apenas 16 dos 36 órgãos e entidades nos níveis federais, estaduais e municipais estão presentes na terceira reunião da comissão de avaliação ambiental do projeto de R$ 4,5 bilhões.

O complexo intermodal implicará na construção de porto, aeroporto, rodovia e área para armazenagem de minério. A reunião começou logo cedo e haverá um intervalo ao meio-dia, recomeçando às 14h.

Por enquanto, as ausências mais importantes notadas na reunião de hoje são as dos representantes do Ibama, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual,  Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Uesc, CDL e prefeituras de Itabuna, Itacaré e Itajuípe.

O Ministério Público Federal faltou a todas as três reuniões realizadas até aqui. A Atil é aquela entidade que tem como presidente um dos mais combativos opositores ao Complexo Porto Sul, o hoteleiro Luigi Massa.

Dos 16 que hoje participam da reunião, encontram-se no auditório da Associação Comercial de Ilhéus, quase a metade veio de Brasília, como João Urbano (Secretaria Especial de Portos), e de Salvador – Beth Wagner (IMA), Ana Cordeiro (IMA), Álvaro Britto (Casa Civil), Eduardo Mattedi (Sema), Antonio Lacerda (Seinp), Denisson Oliveira (Seinfra).
.
O Porto Sul tem importância estratégica para o desenvolvimento sócio-econômico da região. Pelo visto, estamos bem (mal) representados…
Reunião estratégica esvaziada: apenas 16 dos 36 representantes.
Reunião estratégica esvaziada: apenas 16 dos 36 representantes em comissão ambiental.

8 respostas

  1. Pela foto, observo que “OS DO CONTRA” estão bem, mas muito bem representados. Os mais combativos, que são Socorro e Ruy estão presentes.
    Realmente é uma vergonha que nem para conhecer/discutir um Projeto da importância do Porto Sul, a sociedade ilheense ten a coragem de se mobilizar.
    Cadê o povo da UESC? Está participando?

    Ilhéense

  2. Seria o caso de vela branca ou extrema unção para a outrora rica e presunçosa Região Cacaueira da Bahia cujo apogeu e decadência foram nem retratados no DocTV “Os Magnifícos”, de Bernard Attal?

    Aliás, as cidades de Ilhéus, Itabuna e Itajuípe não viram o filme em sessões prévios e nem pela TVE, cujo sinal é claudicante, quando simplesmente não some da TV.

    Depois, muita gente vai querer aparecer criando embaraços para o que diz desconhecer. Estamos vivendo crises sucessivas de representação política e de identidade no que parecemos uma região de fronteira, estilo velho Oeste americano. Salve-se, quem puder.

  3. O Porto Sul vai colocar Ilhéus e região, definitivamente em rota de grande desenvolvimento. Algumas mentalidades tacanhas de Ilheús – o que não é nenhuma novidade – se opõem ao projeto. Chega de gente atrasada e egoista na região. Ilheús precisa construir e não “viver” de memórias.

  4. Creio que é bem fundamentada a crítica aos faltosos, mas, em compensação, tem gente que está presente, mas que seria bem melhor estar ausente, pois nada entendem do assunto, …!!!

    Alguns dos citados, presentes, estão apenas fazendo número, …!!!

    Depois, depois, …!!!

  5. Se os interessados faltam não poderão criticar mais tarde alguma decisão tomada contrária aos seus interesses. Quanto a falta do Prefeito da cidade de Itajuípe, o Sr. Marcos Dantas, é lamentável, mas aqui na cidade de Itajuípe, ele é faltoso sempre. As vezes passa um mês sem ir na prefeitura e o que é pior leva sua equipe administrativa para despachar nos arredores da cidade numa fazenda de amigos e coincidentemnete só as sextas feiras, e aí já viu né? a base de churrasco e cerveja. E viva a tal da democracia e o analfabetismo poltico que paira sobre muitas mentalidades da nosso comuna. Progresso para a cidade? JAMAIS…. A coisa flui em ascendencia “fuguetória” para o crescimento pessoal do alcaide e seus apaniguados.

  6. He, he, he…

    Wilson disse:

    “É o real perfil dos filhos do cacau…”

    Todos pitecos, como eu… (snif, snif, snif)

    “O que dá pra rir dá pra chorar / O que dá pra rir dá pra chorar…”

    De quem é a letra, hem?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *