Tempo de leitura: 2 minutos
Todos devem garantir a segurança no transporte escolar

A Secretaria do Transporte e Trânsito de Itabuna anuncia que nos dias 7 e 8 de fevereiro vai vistoriar os veículos que fazem o transporte escolar em Itabuna. Fiscalizar só os veículos é pouco.

O secretário Wesley Melo promete também uma palestra educativa para os motoristas, nos dias 23 e 24. Bem vinda, mas ainda assim menos que o necessário para o que se vê no dia a dia. Quem vive a realidade do trânsito itabunense sabe que esses condutores deveriam ter cursos freqüentes de reciclagem e, sobre eles, ser exercida rigorosa fiscalização.

A despeito de transportar vidas, sonhos e o futuro da sociedade, alguns desses condutores simplesmente cometem as mais absurdas infrações. Casos de alta velocidade, conversões sem o devido respeito às normas de segurança, ultrapassagens arriscadas. Tudo em nome do cumprimento do horário das escolas.

Mas, como saber quem é bom profissional nesse meio? Valeria a pena, pais e responsáveis, de vez em quando seguir por todo o itinerário esses veículos que transportam seus filhos.

Mesmo não existindo nenhum desses motoristas com um carimbo na testa, dizendo “Sou irresponsável”, é possível observar algumas ‘dicas’ que os próprios dão – involuntariamente, claro -, antes de fechar um contrato.

Uma delas é a forma como chegam para pegar os pequenos. Se, antes das sete, chegarem buzinando na porta de sua casa ou prédio, já temos aí um mal-educado no trânsito, cometendo uma infração, de quebra. Para ele também ser um irresponsável é um pulo.

Dá para observar também a forma como esse motorista se dirige e trata as crianças – as outras, que não os seus filhos, já que não os destrataria em sua frente. Vale a pena ainda verificar se o serviço tem um monitor, porque o motorista não deve ter sua atenção desviada, para reclamar e acalmar os mais danados.

E cobrar do município, que regulamenta o serviço, a garantia que essas pessoas e seus veículos e equipamentos estejam realmente preparadas para fazerem o transporte de nossas crianças.

Veja aqui outras dicas para garantir a segurança de seu filho no transporte escolar.

3 respostas

  1. Concordo com a fiscalização e o rigor, afinal de contas nossos filhos valem muito mais que qualquer coisa, …!!!

    Outro apelo também deve ser feito, desta vez aos pais, pois alguns são relapsos e não aprontam as crianças a tempo, atrasando todo o restante (motivo que alguns condutores podem alegar para correr durante o percurso), …!!!

    Todos os dias a minha filha fica pronta, com antecedência, esperando o carro que a transporta, dentro da faixa de horário determinado, o que não ocorre com muitos outros pais, …!!!

    O “puxão de orelhas” deve ser para os dois lados (principalmente no caso dos filhos das peruas, casadas com alguns “bananas”, que não se impõem), …!!!

    O pessoal que transporta a minha filha já deixou de transportar uma criança, pois todos os dias, no horário determinado, o menino nunca estava pronto (As causas: a mãe, uma perua, desorganizada, …, o pai, um tremendo banana). Eu posso falar, pois conheço muito bem o referido casal (são “intragáveis”), …!!!

    Isso é mais frequente do que se imagina, …!!!

  2. Senhor Pimenta, em boa hora esta palestra educativa. Sofro na pele, ou nos ouvidos, o uso de buzina como se fosse campanhia da casa em frente à minha.
    Gostaria de fazer uma pequena ressalva: A falta de educaçao e infraçao ocorrem “antes das sete”. O uso da buzina para chamar pessoas é proibido em qualquer horário, vide artigo 41 do CTB, e incomoda vizinhos a qualquer momento.

    Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:

    I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;

    II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

    Como podemos notar nao se faz aqui referencia ä horario.

    Parabéns pela matéria.

  3. eu os parabenizo pela matéria tambem. gostaria de adicionar mais algumas obsevações, aproveitando os comentários do leitor silvio.
    é um absurdo o que esses motoristas de transporte escolar cometem
    no transito. alem de buzinadas sem limites, contra mão, não aliviam a velocidade em cruzamentos, mesmo que seja preferencial, tem que aliviar, pois pode aparecer um motociclista (que é normal), e provocar um acidente de grandes proporções. alem de cursos preparatório, a categoria da CNH desses condutores, deveria ser D e com reciclagem a cada ano que se inicia. essa vistoria de veículo é uma tremenda enganação, pois tem deles que estão em estados deploráveis. principalmente a maioria ds tauners.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *