Tempo de leitura: 2 minutos
Serra tem Dilma cada vez mais pertinho. E aí?

As últimas pesquisas sobre a sucessão presidencial mostram cada vez mais a “simpática” ministra Dilma Rousseff (PT) coladinha no governador José Serra (PSDB). Há quem aconselhe o tucano a disputar a reeleição em Sum Paulo e deixe a disputa para um azarão ou coisa que o valha. Os últimos números poderiam ajudá-lo (ou não!) na tomada de decisão.

De qualquer forma, estamos há oito meses da eleição e há muita água a passar por debaixo da ponte. Abaixo, os últimos números de consulta (tracking) realizada pelo Partido Verde, da ex-ministra e pré-candidata a presidente Marina Silva. Os dados foram publicados no blog de Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo.

1. pesquisa estimulada direta – sem identificação dos candidatos, seus históricos e por quem são apoiados:

Serra – 38%

Dilma – 26%

Ciro – 11%

Marina – 7%

2. pesquisa estimulada – com identificação do histórico dos candidatos e por quem são apoiados (por exemplo, dizendo que Dilma é ministra do governo Lula e é a candidata apoiada por Lula ou que Marina Silva é do PV e defende a causa ambientalista)

Serra – 35%

Dilma – 30%

Ciro – 11%

Marina – 9%

Na sondagem sobre o segundo turno, os cenários Serra/ Dilma resultam em 48% para o tucano contra 32% da petista quando não há identificação dos candidatos. Quando ambos são identificados, o resultado muda para Serra com 44% X Dilma com 38%.

15 respostas

  1. meu amigo… z coisa tá feia, oficialmente a campanha não começou e a diferença já está relativamente apertada, sem o governo federal usar sua maquina, sem disparar uma metralhadora de inaugurações de obras,que fatalmente vai acontecer, observem, por exemplo, a pressa de entregar o IFET de Ilhéus, então podemos dizer que JOSÉ começou a descer a SERRA! SERRA o “sem sal nem açocar” vai se juntar ao |”PICOLÉ DE CHUCHU” Geraldo Alkmin r vao virar têmpero da “Muquequinha Paulista de Lula” kkkkk!!! brincadeira, tá longe ainda, mas que eles estão coçando as carecas de preocupação com certeza KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!! vou rir adiantado, esse negócio de rir por último demora ou pode não acontecer RSRSRSRSRS!!!!!!!

  2. Tanto no primeiro caso, quanto no segundo, ainda faltam percentuais significaivos (15 a 18%) para fechar os 100%. Seriam brancos, nulos e indecisos, …?!?!?!

    Gente, não se faz análises pela metade, …, só valem as completas, …!!!

    O que falta para 100%, em ambos os casos, é muito maior que a diferença entre os dois primeiros candidatos, por exemplo, …!!!

    Não é assim que se deve interpretar as coisas, …!!!

    Depois, depois, …!!!

  3. Nenhuma pesquisa sob encomenda, feita com o povo que recebe bolsa familia (programa elitoreiro do PT com dinheiro público), irá influenciar no resultado da eleição. Chega de PT, MST, MLT etc…. O País precisa de recursos para educação, saúde publica (qualidade) e segurança pública, que estar falida por falta de investimentos.

  4. Dilma crescendo nao eh novidade, pois eh apoiada por um presidente com 71% de otimo/bom.

    Mas ninguem diz que Serra nao cai….sempre na caa dos 35%.

    Ciro nao sera candidato e hj as pesquisas indicam que a maioria do seu eleitorado migraria pra Serra, portanto petistas nao comemorem antes da hora.

    Nao podemos esquecer que Dilma aparece no noticiario nacional todos os dias, enquanto Serra fica restrito a SP. E quando apareceu foi com as noticias negativas dos alagamentos em SP.

    O interessante que em Itabuna a culpa eh do prefeito e em Sao Paulo (DEM) ou Sao Bernardo (PT), a culpa eh do governardo.

    Eh cada “analista politico” que me aparece por aqui…hahaha

  5. COMO SEMPRE AS INTERPRETAÇÕES FICAM POR CONTA DO CONTRATANTE.
    EXISTEM DOIS FATOS QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONTA NESTA PESQUISA:
    1- NAS PRIMEIRAS PESQUISAS, ONDE SERRA APRESENTAVA UM ENORME VANTAGEM,APARECIA ENTRE OS CANDIDATOS O NOME DE HELOISA HELENA.
    LOGO PODEMOS DEDUZIR QUE SEM A CANDIDATA DO PSOL OS VOTOS NATURALMENTE TENDEM A IR PARA A CANDIDATA DO PT.
    2-DEVE-SE OBSERVAR TAMBEM O FATO DE QUE COM TODA PROPAGANDA E INAUGURAÇÕES FEITAS COM LULA E DILMA,É MUITO ESTRANHO O FATO DELA AINDA NÃO TER DECOLADO.
    ISSO TAMBEM ELUCIDA UMA QUESTÃO NA CABEÇA DO GIBALL.
    DIZER QUE A MAQUINA NÃO ESTA EM AÇÃO É NO MINIMO DESINFORMAÇÃO.
    NA VERDADE EXISTE TAMBEM OUTRA QUESTÃO EM JOGO: A ÉTICA.
    CONTAR VANTAGEM E ATE RIR SOBRE O FATO DO “GOVERNO UTILIZAR A MAQUINA” NÃO É APENAS ATESTAR DESINTERESE PELO DINHEIRO PUBLICO,MAIS TAMBEM DEMONSTRAR ESPIRITO ANTI DEMOCRATICO.
    NÃO É ENGRAÇADO RIR DA PROPRIA MISERIA,POIS É O NOSSO DINHEIRO QUE ESTA MOVENDO OS INTERESES DE UM GRUPO.

  6. O resultado da estimulada com identificação dos candidatos indica que teremos uma eleição plebiscitária. Pelo menos é essa a tendência.

    Isso significa que boa parte do eleitorado pensa em votar nas idéias que vem dando certo e que precisam melhorar.

    O voto na oposição tem o significado de retrocesso; de retorno a um governo que defendia explicitamente o neoliberalismo com um estado mínimo e fraco, deixando praticamente todas as decisões nas mãos do empresariado e do capital.

    O atual governo tem ainda a seu favor os últimos acontecimentos na economia mundial, que abalou as chamadas grandes economias capitalistas do Planeta.

    Isso demonstra que o brasileiro está aprendendo a votar. Quando o eleitor brasileiro observa a oposição enxerga lucupletados como por exemplo o Tássio Jereissati, um dos maiores empresários das redes de shopings centers nacionais.

    Aqui na Bahia vemos figuras ultrapassadas ligadas ao carlismo clássico, a exemplo dos próprios descendentes do acm e outros pupilos que teimam em permanecer na política bahiana.

    Para mim, o governador Jaques Wagner não precisava fazer mais nada além do resgate da democracia e do direito de cidadania do bahiano em se manifestar pública e livremente, de protestar, de dizer e escrever o que pensa, sem o risco de sofrer represálias e de, até, levar porrada da polícia.

    Acredito que, aqui na Bahia, isto vá ter uma enorme influência no momento da escolha nas urnas.

  7. Acho que Serra deve está morto de vergonha pelo que passa a população de São Paulo por causa das chuvas.Investiu muito pouco em prevenção mesmo sabendo que a previsão era esta.Devia meter a cabeça num buraco ou boca-de-lobo e sair carregado por aí.

  8. Ainda é muito cedo para essas avaliações!
    Serra é raalmente “sem sal”, Ciro é gente boa mas não consegue alavancar sua candidatura e Dilma só tem chances
    única e exclusivamente pelo “fator Lula”!
    Bem, como voto pra mim é questão de consciência pura e livre,
    e por ainda acreditar que existem pessoas sérias nesse país,
    estou tranquilo. Voto em MARINA.

  9. CARO LEO INTELIGENCIA;SERRA NEM CANDIDATO NO RIO DE JANEIRO TEM.GAROTINHO ESTA COM DILMA,SERGIO CABRAL ESTA COM DILMA,GABEIRA ESTA COM DILMA,LIMDEMBERG ESTA COM DILMA.RSRSRS ENTAO CARA RIO DE JENEIRO NAO VAI DESCER A SERRA COM ZE .DE JEITO MANEIRA.MINAS GARAIS A DILMA TEM SUA NACIONALIDADE.E OS MINEIROS ESTAO MORDIDOS COM O PSDB.POR TER DESPREZADO AECIO.E SAO PAULO LEOZINHO ;AS ENCHENTES,PASSAGENS DE ONIBUS CARA.O NORDESTE VAI SER 10 POR UM.RIO GRANDE DO SUL.IEDA UM DEZASTRE.ATE OUTUBRO LEOPARDO DA INTELIGENCIA RSRSRSRS

  10. Ora, em se tratando de um candidata que todos os dias aparece no Jornal nacional fazendo supostas inaugurações (inaugura até pedra fundamental), usando e abusando da legislação eleitoral (Por onde andas TSE?) e, ao mesmo tempo, sendo apresentada todos os dias pelo presidente Lulla (que enquanto presidente é o maior marqueteiro da história “dessepaiz”, com um espetacular índice de 80% de aprovação da população) como a sua candidata, a “simpática”, “educada” e “competentíssima” Dilma URSSeulf é quem tem a obrigação de ganhar.

    Todavia, por que até o momento não aparece em primeiro lugar?

    Isso é um sinal inequívoco de que a população brasileira não aceita ser tutelada e dará a resposta nas urnas em Outubro.

    Petralhas, aconselho-lhes que calcem as sandálias da humildade, pois eleição se ganha no voto!

    Ah, e nunca se esqueçam de olhar o caso do Chile. Michele Bachelet goza de espetaculares índices de aprovação e, no entanto, não fez o sucessor.

    Quem avisa amigo é…

  11. Também votaria na Marina se não tivesse lido os livros de Lorenzo Carrasco – “Máfia verde: o ambientalismo a serviço do governo mundial” e “Máfia Verde 2: Ambientalismo, novo Colonialismo.

    No período em que a Marina permaneceu na pasta do Meio Ambiente demonstrou claramente de que lado ela está: das grandes potências econômicas mundiais que não querem perder sua hegemonia no mundo e até pretendem estabelecer o se convencionou chamar “governança mundial”. E o mote ambiental e indigenista, pela sua relevância, vem sendo utilizado por estrangeiros e brasileiros não-patriotas visando manter o Gigante adormecido, mediante obstrução do seu desenvolvimento. Até a construção de hidrelétricas – uma das fontes energéticas mais limpas do mundo – tem sido alvo de represálias. Temos cerca de 60% de nossas fontes energéticas baseadas no aproveitamento da água, coisas que nenhum país do mundo chega perto. Finalmente, depois de algumas dezenas de anos de obstruções por ongs, Belo Monte vai sair do papel. Com a Marina na pasta não sairia e o país sofreria um “apagão” dentro dos próximos anos.

    Por isso, FORA MARINA!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *