Tempo de leitura: < 1 minuto
Kelly: mal-entendido.

O quiprocó sobre o ‘veto’ da direção-geral da TVI à ialorixá Mãe Vanda rendeu. Em contato com o Pimenta, a apresentadora do programa Alô Cidade, Kelly Dourado, explicou que a entrevistada da terça-feira, 23, seria Maria Alice Pereira, presidente do DEM itabunense. Por motivo de saúde, a dirigente partidária não pôde ir e sugeriu a mãe-de-santo como substituta.

O veto partiu do diretor de produção e geral, Barbosa Filho, porque a entrevista não teria sido pautada anteriormente, segundo sustenta Kelly Dourado. “Entretanto, em nenhum momento mencionou-se a religião da entrevistada”. A apresentadora diz que assume a culpa pelo mal-entendido e apela “à capacidade de todos de perdoar, independente de religião, credo, raça”.

53 respostas

  1. A porca sabe onde torce o rabo… Mãe Vanda soub oude doeu nla. Agora tão querendo dar uma de santos. Santos lá na TVI ou aqui n o Pimenta na Muqueca??? sso aqui ta precisando de Dendê…

  2. Então teria sido uma informação equivocada deste blog, …?!?!?!

    Dá uma “olhada” nas fontes, galera, …!!!

    Tão vendo como é fácil jogar o povo contra alguém, de forma equivocada, …?!?!?!

    Do jeito que vai a comunicação continuará sendo uma “faca de dois legumes”, …!!!

    E ai Deus, saudade, …!!!

    Da Redação: Caríssimo Sérgio, o blog não errou ao afirmar que a ialorixá foi barrada pelo diretor da TVI. De fato, e como confirma a apresentadora, ela foi barrada. A vítima alega preconceito religioso. A apresentadora dá a sua versão para o imbróglio.Errados estaríamos se não abrissemos espaço para o confronto de versões. Valeu.

  3. Querido Luiz Dantas, só pra sua informação, minha amiga Kelly Dourado é professora universitária, graduada em Administração, especialista em Administração Pública, mestranda em Ciências políticas.

    Ela não tem vinculo empregatício com a TVI… Fazer TV pra ela é diversão.

  4. Existe um ditado muito sábio que diz: “Dá a cesar o que é de Cesar”.

    Essa moça, a esposa do presidente do sindicato, parece querer resolver o problema de maneira passífica… Assumir um erro em público é algo muito nobre.

    Itabuna já tem sofrido muito, com muitas coisas… Vamos dar as mãos e não permitir que pequenas coisas nos leve ao confronto.

  5. Melhor tapear os leitores desse conceituado blog do que remediar esa situação. Mas remediar o que??? Remedio para preconceito é processo. Engana outro Barbosa… Processa ele D. Vanda…

  6. Ainda bem que tem gente de bom coração nesse mundo. Se fosse em Nazaré das Farinhas Barbosa ficaria numa dessas encruzilhadas na vida sendo farinha de farofa de Exú… Essa sorte a gente não tem para inbdividuos intolerantes e fanaticos como esses!!!

  7. O Problema é que Barbosinha é Evangélico da IURD, e como todo crente é preconceituoso. Está na hora de Barbosinha se assumir , sair do armário
    e tentar ser uma pessoa plena.
    Solta as Frangas Barbie!!!!

  8. Como se não bastasse a “coitada” de Hamburgo (RS) que teve que assumir a culpa por causa do Bolão da Mega-Sena, agora, a apresentadora foi quem impediu a Ialorixá de ser entrevistada.

    Bonito isso, não?

    Acreditaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  9. EIS A CARTA de KELLY DOURADO NA INTEGRA

    MÃE VANDA NA TVI – Apresentadora esclarece MAL ENTENDIDO

    Parece-me que um grande mal entendido está sendo gerado em torno de um acontecimento de fato lamentável ocorrido da TV Itabuna.
    Sendo apresentadora do “Alô Cidade” , programa no qual Mãe Vanda Daria entrevista, sinto-me na obrigação de explicar o MAL ENTENDIDO.

    Vamos aos fatos.
    Estava agendada uma entrevista com a senhora Maria Alice (presidente do democratas ) para o dia 23(terça feira), entretanto por questões de saúde, a convidada pela produção do programa não pode comparecer. No intuito de ajudar e não deixar o espaço vago, Maria Alice conversou com Mãe Vanda para ser ela a entrevistada. Sendo avisada da troca, a apresentadora do programa, Kelly Dourado, em uma atitude IMEDIATISTA, sem avisar ao DIRETOR E TAMBEM PRODUTOR GERAL da TVI, Barbosa Filho, aceitou a troca.
    Ao chegar na TVI, a direção não permitiu a entrevista por não ter sido pautada, entretanto, em nenhum momento mencionou a religião da entrevistada.
    Kelly Dourado ficou de fato envergonhada por não poder entrevistar aquela senhora tão respeitada na comunidade, 68 anos… etc…

    PALAVRAS DA APRESENTADORA DA TVI
    “- Venho a público assumir minha parcela de culpa, pedir PERDÃO mais uma vez a Mãe Vanda pelo acorrido e solicitar que a PAZ SEJA SELADA… Em nome do amor e capacidade que TODOS temos de perdoar, independente de religião, credo raça… etc…etc”.

    Grata:
    Kelly Dourado

  10. é claro que houve um mal entendido,
    pelo que conheço kelly ela jamais faria uma coisa dessa,
    não devemos julgar as pessoas sem antes conhecer, eu a conheço e afirmo que ela não faria jamais isso intencionalmente, a religião foi apenas um coicidência!

  11. Querida Jeline Alice.

    Concordo com vc, pelo depoimento dado pela sua amiga,
    estou convencido que fazer TV para ela seja realmente
    “diversão”…
    Mas que ela se divirta com a Mãe dela… E respeite a
    mãe dos outros.
    Grato por suas informações!

  12. Mais um detalhe: não conheço a Kelly Dourado pessoalmente, mas de antemão, gostaria de ressaltar que apesar de ela ser uma pessoa tão educada e gentil, a exemplo de como ela foi com a Mãe Vanda, ressaltamos que o pior erro nisso tudo é do Barbosa e nãoi da Kelly. Infelizmente o que transparece é que ela é quem se vale de bode expiatório. Pq o Barbosa n ão assume seu crime em públ ico e se descu lpa. Isso sim seria u ma atitude homem, de macho. Pq o que ele até agora fez foi uma tremenda covardia. Seja homem Barbosa, mostre o que vc aprende na faculdade4. Seja educado, gentil, não use a Kelly, essa moça gentil e solicita como escudo para defender-se das flechadas ocasionadas pelos seus erros… Perdi minha paciência com os comportamentos ridiculos de pessoas ignorantes de muitos dessa cidade, que não crescem , não evoluem e se colocam acima de Deus para julgar o povo dessa terra. Todos tem o direito de acreditar no que quiser, desde que não faça mal a ninguém. Candomblé não é pra fazer mal e ser cristão não é pra julgar o próximo e muito menos condenar, uma vez que somos humanos tão iguais que cujo sol nasceu para todos…

  13. Afirmo que houve mal entendido sim, pois conheço KELLY DOURADO,ela é uma pessoa de BOA INDOLE e jamais agiria de alguma forma para prejudicar alguém.
    Além de ser uma Mulher GUERREIRA, BATALHADORA é MÃE, ESPOSA e super RESPONSÁVEL em seus atos.
    Por isso não julguem sem conhecer!!!

  14. Enquanto existir intolerância religiosa com pessoa medíocres se achando dona da verdade o mundo vai continuar assim, um total desamor e interesses particulares, com pessoas vivendo de DEUS e não para Deus. Vi esta senhora na reunião do conselho municipal de saúde e pelo que conheço do seu trabalho é digno e respeitado por todos que vivem no bairro, ela com sua disposição e amor pelo próximo realiza um trabalho de amor e não fica pedindo dizimo para encher seu cofrinho. Basta destes falsos PROFETAS.

  15. Conheço Kelly Dourado a muitos anos, sabendo da sua índole, e afirmando ser uma pessoa completamente desprovida de preconceitos seja qual for a etnia, acredito que esse “kiprocó” é sem fundamento. Primeiramente errada foi a Maria Alice que não assumiu o compromisso firmado e mandou quem ela achou que deveria mandar, como se ela fosse a toda poderoso dona da TvI, quando deveria ter avisado com antecedência a sua impossibilidade de assumir um compromisso e sugerindo quem poderia substituí-la, para que então a direção do programa se organizasse, não enviar o tapa buraco e desejar que os diretores aceitassem e abaixassem a cabeça,como é de praxe para uma mulher que tanto poder já teve. Segundo, a religião dela pouco importa, e para os que falam mal dos evangélicos adoradores de JESUS , ÚNICO REI ETERNO DA GLÓRIA, também são caracterizados como preconceituosos. De fato o importante é a forma que os fatos foram devidamente esclarecidos, de maneira louvável por Kelly Dourado, que usando caracteristica de Jesus(humilde), se humilhou reconheceu seu erro, pediu desculpas, e espero que esse assunto seja encerrado, pois ao que mim parece algumas pessoas estão se aproveitando da situação para promover o candomblé. É uma pena que necessite usar de mentiras, falsos julgamentos e injúrias para se promover.

  16. Que bom que KELY DORADO tem integridade e coragem para assumir de p’ublico seu erro e pedir desculpas.

    Parabens Kelly por apelar pela capacidade de perdoar, precisamos mesmo, perdoar mais, amar mais. Aml entendidos acontecem e qquando esclarecidos que fique tudo em paz.

  17. Barbosinha poderia ter permitido a entrada da moca por uma questao de educacao, mas est’a claro que ela nao foi convidada pela producao do programa como diz…. Entao ele tinha todo direito de barrar. Toda Tv tem uma pauta.. ou seria a “casa da mae Joana”.

    Parabens a Kelly Dourado por escarecer os fatos e pala coragem de assumir seu erro e ainda pela capacidade de pedir e oferecer perdao.

  18. Vc é da mesma igreja do Barbosinha?
    Sabe por que para vc é tão fácil perdoar?
    Porque não foi o Pastor da sua igreja que foi ultrajado.
    o mal entendido não foi esclarecido, mas certamente será.
    Precisamos aprender a nos respeitar primeiro, depois vem o
    amor e o perdão…

  19. Minha amada irma patricia… Nao ha mais o que discutir… Vc sabia que o onus da prova ‘e de quem acusa… Mae Vanda teria que provar que foi convidada pela producao do programa e nao foi… Foi convidada por Maria Alice…. Maria Alice trabalha na TVI???? Nao

    Papo encerrado.. Nao houve destrato… O maximo que a lei pode entender ‘e que Mae Vanda foi de penetra pata TVI e a producao nao permitiu…. NORMAL

  20. Pelo pouco que conheço Kely Dourado,pude perceber que é uma pessoa integra …E pela forma simples e humilde que ela teve de pedir perdão em público foi algo muito nobre.

  21. Interessante! Publica-se as explicações da “jornalista(?)” da TVI, mas não se publica a carta de repúdio da Mãe Vanda. Que foi que disse, com todas as letras, a respeitada Ialorixá? Seria esse um ato coorporativista?

  22. Nem agredito que esta bafafá todo envolve Kelly Dourado, ex presidente do DCE da FTC… Gente Kelly é uma guerreira, verdadeira, amável, educada, doce… Quem conhece sabe do que falo.

    Essa moça e seu espoço, Frankvaldo Lima, não tem preconceito, inclusive Kelly Dourado é muito amiga de JAILTON ALVES, que pertence ao CANDOMBLÉ, tenho certeza que ele endoça minhas palavras.

    TA MAIS QUE PROVADO O MAL ENTENDIDO… VAMOS PASSAR UMA BORRACHA EM TUDO ISSO

  23. Querido Luiz Dantas…

    Minha amiga não se divertiu com Mãe Vanda… Kelly é educada e própria mãe Vanda aprova isso.

    Só desejei te falar que ela não é “BOD ESPIAtÓRIO” como vc colocou, ela não tem vinculo empregatício com a TVI, apesar de se mostrar apaixonada por comunicação e fazer o programa “ALÔ CIDADE” muito bem.

    UM dia terá oportunidade de conhecer Kelly e verá que são verdadeiras as palavras de elogio postadas sobre ela.

    Um abraço

  24. Kelly agora é uma santa, Barbosinha um santo e a culpada é Maria Alice, como é engraçado isso tudo, só sei que quem se quebrou foi Mãe Vanda. Há Kelly é Geraldista de carteirinha viu?????? Disso eu tenho certeza

  25. Kelly Dourado continue sendo essa pessoa maravilhosa que tú és …
    Que respeita a todos sem querer saber de religião, raça, credo ..,
    Por isso que te admiro muitissimo…
    Parabéns pelo seu gesto.., esclarecendo o mal entendido e oferecendo seu perdão..

  26. Queridos leitores, percebo que está acontecendo uma falta de entendimento do que está sendo lido e interpretado, informo que a mãe Vanda foi convidada por uma pessoa que não tinha competência para tal, a TV não podia substituir uma pessoa tão conhecida por outra que nem se quer teve informações em tempo hábil para apresentar. A Mãe Vanda com todo respeito interpretou como preconceito mas se enganou por que a religião dela não foi mencionada e tb não é vergonha para ela não. Coitados dos que são preconceituosos!
    Prezado Luiz Dantas, vc está fazendo um papel ridículo em querer falar mal de Kelly Dourado pois ela é uma pessoa ética, comprometidíssima, verdadeira, humana, amiga, profissional que faz um trabalho social que é a TVI pelo seu compromisso firmado com a sociedade de Itabuna. Acredito que vc esteja fazendo um papel de desocupado pois em Itabuna todos conhece essa moça e não irá acreditar em nada que vc escrever pois as pessoas tem conhecimento, que acredito que vc não tenha, afinal de contas vc conhece a celebridade da Kelly Dourado? Tenho certeza que não pois vc deve ser uma pessoa totalmente excluída da sociedade tentando denegrir a imagem da Kelly utilizando uma comunicação distorcida através de uma Senhora de grande valor. Deveria se envergonhar de utilizar a Senhora Mãe Vanda para tentar ir de encontro de uma pessoa profissional como Kelly, que desenvolve vários trabalhos sociais que tenho conhecimento. Vai estudar mais para chegar ao patamar que Kelly se encontra e depois vc entra no debate aqui no nível educacional pois vc é sem cultura, ética e educação. Hum vai procurar o que fazer tb pois isso é papel de desocupado gury.
    Irmã Patrícia não ameace Kelly Dourado pois advogados para defende-la tem no “pescoço” isso seria perda de tempo sua, vc leu que ela não descriminou ninguém? Quer que eu interprete ou desenhe para vc? Kelly emana amor por onde passa isso só acontece por pessoas abençoadas por Deus. Vai orar, rezar fazer o que quiser para Deus tocar no teu coração e te encher de amor é isso que vc precisa. Agora tenho que trabalhar pois logo tenho que estudar tb para chegar um dia onde Kelly chegou, pois admiro a Mestre Kelly Dourado. Pela profissional, e pela pessoa linda, maravilhosa competente que é.Precisamos evoluir e a evolução só acontece quando buscamos a Deus e trabalhamos para isso.

  27. Deuteronômio Cap:18 Ver 9-12

    9 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
    10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
    11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
    12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

    O que candoblé, se não um desses itens descritos assima como ABOMINAÇÂO perante ao SENHOR DEUS!

  28. E se a Maria Alice tivesse mandado um substituto que não fosse de um credo combatido pela IURD…!? Teria sido aceito!?

    Pelo que deduzi, a mãe-de-santo foi barrada pela direção da emissora.

    Se a apresentadora não tem vínculo empregatício com a emissora – como alguém sugeriu -, o melhor que ela poderá fazer é afastar-se em sinal de protesto.

  29. Considerando o teor das informações das duas envolvidas, e somente elas podem trazer a tona o assunto, não vejo onde reside a polêmica.
    A Sra. Vanda diz que foi convidada, mas sequer informa quem a convidou. Se Maria Alice, Presidente do DEM, radialista e mulher-forte do Governo Municipal na era FG, a convidou, deveria esclarecer a pauta da entrevista. A Sra. Kelly Dourado deixou claro que nenhuma razão de cunho religioso impediu a entrevista, mas sim o fato da pauta ter sido diversas daquela que houvera sido combinada.
    No mais, chega de tantas ofensas e grosserias. Acho engraçado que falem de preconceito religioso em relação ao fato, mas digam: “ela com sua disposição e amor pelo próximo realiza um trabalho de amor e não fica pedindo dizimo para encher seu cofrinho” ou “Vc é da mesma igreja do Barbosinha?”, ou ainda “O Problema é que Barbosinha é Evangélico da IURD, e como todo crente é preconceituoso. Está na hora de Barbosinha se assumir , sair do armário
    e tentar ser uma pessoa plena.”. Isto não é PRECONCEITO?
    Chega desta história que já está cheirando mal. No mais, parabéns a Kelly Dourado, pela sua coragem em se desculpar, ainda que não esteja errada.

  30. Sem sobra de dúvidas, o que houve foi um grande mal entendido, conheço kelly a mais de 10 anos e sei que ela jamais faria uma coisa dessa, até mesmo porque, sei que ela tem uma visão macro do evangelio genuino de DEUS, respeitando assim os direitos e deveres de todo cidadão, eu a conheço e posso afirmar que ela jamais faria algo intencionalmente, o fato é que ela se destaca naquilo que faz, sem dúvidas mera coincidência religiosa!

  31. Lamentamos muito o fato ocorrido, mas acredito que tal situação já está superada.
    O fato em questão mostrou que as pessoas de Itabuna e região são pessoas esclarecidas, bem intencionadas e com senso crítico apurado.

    No tocante a minha esposa, Kelly Dourado, afirmo que o comentário postado pela mesma é verdadeiro, pois Kelly é educada, social, mas não olha a hora e nem a quem, quando precisa expor sua opinião e ser enfática em suas idéias.

    Parabenizo a redação do PIMENTA NA MUQUECA pela democracia demostrada e por ter sido imparcial em todos os momentos.

    Quanto a Mãe Vanda, mais uma vez, fica nosso pedido de desculpas pelo constrangimento.

    Nosso muito obrigado a Maria Alice, que tentou ajudar e foi mal interpretada.

    Frankvaldo Lima Santos
    Presidente do Sindicato dos Radialistas de Itabuna

  32. Vamos aqui esclarecer alguns pontos…em 1° lugar não quero colocar aqui a prova o carater de Kely, porque essa não passa de uma vitima na história toda…ela veio a publico se culpar, por o ocorrido ter sido com um entrevistado seu…2° ponto Barbosa não é preconceituoso com essa questão de religião pq em outros momentos já esteve presente nos programas da tvi pessoas de diversas religiões…o que aconteceu se deve ao unico fato dele (barbosinha) achar que a TVI é tão importante quanto a Rede Globo, que projeta as pessoas, ela não foi nem a 1° e nem será a ultima que será barrada, nos programas da tvi, rotina normal na empresa…ele acha que muitas pessoas querem aparecer na tvi para se promover, como se o canal tivesse muita audiência, quando na verdade todo mundo reclama, da pobreza da programação, e com a repetição que deixa qualquer um louco da vida!!!

  33. Prezada Isa

    Vc foi simplesmente maravilhosa com seu texto
    montado, fechando em nome do amor e do perdão,
    mas sem deixar de ofender e criticar,bem próprio
    dos hipócritas profissionais que combatemos…

    Parabéns

  34. Ah, então tá explicado! Era uma bruxa do mal que ia dar entrevista, como ela não pôde chamaram a mãe de santo, mas o barbosa (de quê mesmo?) prefere a bruxa do DEM. Vade Retro, satanás!

  35. Oh, Carlos Alberto Santos, não tá virando trauma, não. Já virou há muito tempo. Se você não sabe, e me parece que não sabe mesmo, foram quatro séculos de escravidão, domínio cultural, crueldades sem fim, e você acha que ainda vai virar discriminação ou preconceito. Vai estudar , e para de papaguear o que ouves por aí.

  36. Que coisa, hein?
    Pessoas despeitadas querendo agredir a moça da TV e querendo sugerir o que ela deve fazer. Lamentavelmente as pessoas se dizem avançadas, mas demonstram preconceito até quando se dizem contrárias.

    Não esqueçam que a Bíblia não é a verdade, verdadeira! Ela fala de pessoas escolhidas por Deus e Deus não escolhe ninguém, a pessoa é que se habilita a Ser um tarefeiro na obra de Deus, que não escolhe cor, credo, situação econômica… Há nesta vida muitas dimensões e etapas a serem vividas; quem é aprovado em uma passa para outra. Se conseguissem perceber as luzes do alto, certamente os preconceituosos já estariam envergonhados com o nível de grandeza da senhora Vanda. Ela não abriga, os filhos de pessoas ditas “de classe”. Mas se precisarem ela não perguntará a origem.

    Acordem pessoas bobas. Enterrem os velhos vícios. Antes de agir ou falar, perguntem a vocês mesmos se gostariam que os outros falassem assim com vocês…

  37. Deixo essa mensagem Para Conhecimento de todos.

    Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

    SNIEAB 9:35 em 21 de janeiro de 2010 | 0 Permalink | Responder
    Tags: conic (2), ecumenismo (10), intolerância, religiosa

    O CONIC- Conselho Nacional de Igrejas Cristãs emitiu nota a respeito do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa que é celebrado nesta data no Brasil. Trata-se de uma oportunidade para as Igrejas e a sociedade brasileira refletiram em quanto ainda precisamos caminhar na superação do preconceito e da intolerância contra expressões religiosas. A Secretaria Especial de Direitos Humanos lidera hoje em Brasília um conjunto de eventos alusivos à data. Lideranças religiosas estarão discutindo estratégias de aprofundamento de uma consciência mais cidadã e mais respeitosa com relação aos diversos grupos religiosos que tem presença organizada no Brasil.

    A nota do CONIC, assinada pelo Secretário Geral, Rev. Luiz Alberto Barbosa, esta reproduzida abaixo:

    “Pois vá e faça a mesma coisa” Lc 10,37

    Caros Irmãos e Irmãs, mais uma vez estamos celebrando o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, e esta data deve ser celebrada anualmente em todo o território nacional, fazendo parte do Calendário Cívico da União. Como Igrejas Cristãs somos também chamados a refletir internamente como andam as nossas ações em relação ao próximo, principalmente em relação àqueles que não professam as mesmas crenças que nós, seja dentro do âmbito do Cristianismo, no exercício do diálogo ecumênico, assim como na relação com os nossos irmãos e irmãos de outras religiões, no diálogo inter-religioso.

    O exercício da caridade, da tolerância, do respeito ao diferente não é fácil, principalmente quando envolve elementos do sagrado. Muitas vezes a razão humana é ofuscada por uma névoa de intolerância fundamentada em princípios religiosos capazes de levar às maiores atrocidades contra o próximo. Como Cristãos somos chamados a estar sempre alertas, olhando sempre com o olhar misericordioso de Jesus, que na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37) nos ensina na prática a lição da tolerância e do amor fraterno.

    A Virtude da Tolerância deve ser vista dentro do contexto da aceitação e compreensão das diferenças, sempre dentro de um ambiente de respeito e diálogo. Usar o nome de Deus para perseguir, humilhar, agredir ou mesmo matar o próximo é algo inconcebível, e com certeza condenado, por qualquer religião. Na palavra Tolerância encontra-se contido o sentido pleno de humanidade, igualdade de oportunidades e condições e livre pensar e crer. Voltaire, grande iluminista, já foi sábio ao afirmar em sua obra: “Tratado sobre a Tolerância” de que “Não é preciso uma grande arte, uma eloqüência menos rebuscada, para provar que os cristãos devem tolerar-se uns aos outros. Vou mais longe: afirmo que é preciso considerar todos os homens como nossos irmãos. O quê? O turco, meu irmão? O chinês? O judeu? O siamês? Sim, certamente; porventura não somos filhos do mesmo Pai, criaturas do mesmo Deus?” (Tratado, p. 125).

    Tolerar, todavia, não significa compactuar com tudo, ou seja, com comportamentos que infrinjam a ordem jurídica, ética ou moral de uma sociedade. O conceito de liberdade religiosa, neste contexto, estará sempre cerceado pelos direitos e deveres individuais e coletivos impostos pelo ordenamento legal de um País, que deve proteger a liberdade religiosa, e ao mesmo tempo vigiar para que nenhum cidadão seja vitima de intolerância ou discriminação no exercício de suas crenças. Como perspicazmente coloca André Comte-Sponville, filósofo francês, nascido em 1952: “a simplicidade é a virtude dos sábios e a sabedoria dos santos, assim a tolerância é sabedoria e virtude para aqueles que – todos nós – não são nem uma coisa nem outra. Pequena virtude, mas necessária. Pequena sabedoria, mas acessível”.

    Essa pequena sabedoria foi exercida com grandeza pelo Samaritano da parábola contada por Jesus. Judeus e Samaritanos não se toleravam, tinham rivalidades, tensões, divergências na prática e no pensar religioso. Todavia, é um samaritano que, ao ver um judeu caído à margem da estrada necessitando de ajuda, consegue passar por cima de todas as diferenças religiosas e culturais, e presta ajuda solidária, exercitando assim a grande virtude da tolerância, do respeito e do amor fraterno. O exemplo do Samaritano se torna um mandamento de Cristo para todos nós: “Pois vá e faça a mesma coisa” Lc 10,37

    O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa serve para nos mostrar que ainda estamos muito distantes do cumprimento deste mandamento de Cristo. A próxima Campanha da Fraternidade Ecumênica, que se inicia no dia 17 de fevereiro, é mais um momento em que, como Igrejas, podemos dar o testemunho de que conseguimos trabalhar em conjunto, no exercício prático da tolerância fraterna, na busca de um mundo melhor e solidário para todos.

    Rev. Luiz Alberto Barbosa

    Secretário Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC

    Desde o Sínodo de 2003, a IEAB criou em nível provincial uma Comissão de Diálogo Inter-religioso como um claro compromisso de ajudar a construir novos parâmetros de respeito à diversidade religiosa e ao mesmo tempo como um canal de diálogo e busca de ações conjuntas.

    Rev. Cônego Francisco de Assis da Silva

    Secretário Geral da IEAB

    Luiz Dantas
    Coordenador ponto de cultura
    Associação do Culto Afro Itabunense
    Projeto cultura em ação
    ACAI/Bahia
    (73) 3612-0175

  38. Oh, Pimenta, eu entrei nessa discussão porque não tolero o império da burrice que gera preconceitos e outros efeitos colaterais, mas confesso minha ignorância dizendo que nunca tinha ouvido falar no Barbosa e na tal TVI. Primeiro porque não assisto Televisão. Acho que o televisor é o aparelho mais burro que já inventaram, incluindo o sujeito que fica na frente dele (prefiro a companhia dos livros), segundo porque não moro em Itabuna e a distância só potencializa o desconhecimento do que por si mesmo já é desconhecido ( no caso a tal da TVI. Eu acho que TVI pode ser TV Impostura ou TV Itabuna, é isso?) Desculpem a ignorância.

  39. Acho tao sem logica esses comentarios destrutivos para com apresentadora que por um acaso do destino e minha irma e por sinal, nos damos muito bem, nos amamos, de fato acredito que essas pessoas com seus comentarios totalmente negros nao sabem quem e Kelly Dourado Rodrigues… essa apresentadora que voces fazem questao de jogar pedra, simplismente e irma de uma pessoa que faz parte do candomble (eu)em nenhum momento de minha vida ao lado de Kelly me sentir descriminada ou vitima de preconceitos, nao por ser irma, mas porque sei que Kelly respeita qualquer religiao… Kelly nao so tem amigos no candomble, como sua propria irma…

  40. Caro Luiz Dantas

    Mãe Vanda é mãe de santo que deve ser respeitada como qualquer pessoa deve ser , em qualquer sentido falando, eu sou mãe de Kelly Dourado e no sentido que você colocou me deixou ofendida. Kelly é boa filha, educadissima e me respeita bastante. Quando você tiver qualquer problema com alguem esqueça a mãe pois você tem uma. Um abraço amigo para mãe Vanda e também para sua Mãe.

  41. A mãe do Luiz é a mãe Vanda, espiritual e biológica. O Luiz dirige um Ponto de Cultura reconhecido pelo Estado que é o próprio Terreiro. O Luiz também tem uma função de liderança no terreiro e sabe que tem a obrigação de apurar os fatos, denunciar e pedir reparação caso tenha sido Discriminação Religiosa. Agora temos que admitir que a Igreja Universal persegue o candomblé.

  42. Voces não tem mais o que fazer… O caso ja foi encerrado, o mal entendido esclarecido….]]

    O que me parece é que estão usando o simples MAL ENTENDIDO para promover O CANDOMBLÈ…..

    INVENTA OUTRA…..

    A PRESENTADORA, KELLY DOURADO, Tão distinta, verdadeira, educada e corajosa explicou tão bem as coisas. Para com isso…. Ou Luiz DAntas quer sem candidato????

  43. Oi,eu achei isso uma falta de respeito e também que essas pessoas da TV têm muito preconceito, principalmente com o povo do candomblé!!!
    E também que minha vó Dr. Desdêmona Fereira Dantas mais conhecida como:Mãe Vanda não merece passar por este tipo de constrangimento, porque, ela é uma pessoa muito:generosa,humilde,corajosa,e que merece ser respeitada,não só ela mais sim todas as pessoas do candomblé!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *