Tempo de leitura: < 1 minuto

Por muito pouco a assinatura do presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, não foi retirada da nota publicada nesta terça-feira (16), em um jornal itabunense, contendo crítica à Ceplac.

A crítica se refere a um texto publicado pela Ceplac, em que o órgão do Ministério da Agricultura afirmou sentir-se “com o dever cumprido” em relação às questões da cacauicultura.

Cinco sindicatos assinaram a nota: os de Una, Canavieiras, Camacã, Gandu e Ilhéus. Porém, o presidente deste último fez de tudo para retirar sua assinatura do documento. Recuou diante da exigência do diretor do jornal, de que ele formalizasse por escrito a solicitação amarelista.

Segundo fontes deste blog, a tentativa de recuo de Gesteira resultou de forte pressão recebida de algumas “cabeças coroadas”. Entre os que o pressionaram, estava o diretor-presidente do Instituto Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida.

Logo Almeida que, antes de assumir cargo de confiança no Estado, era crítico ferrenho dos equívocos cometidos pela Ceplac nas duas primeiras etapas do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira.

29 respostas

  1. Com grande pesar que assistimos a rapidez com que supostos “lideres” mudam de ideologia/posição, ante escusos interesses politicos, com promessas de cargos/vantagens pessoais. Comprovam sua imcompetencia ao praticarem a inérca/omissão, até mesmo para assinar uma Nota de repudio as desrepeitosas, debochadas e infelizes declaraçoes de uma Instituição (CEPLAC) ao afirmar o “sentimento de dever cumprido” e ate mesmo conclamando “novos desafios”, como se o que ai esta, o qual assola nossa Regiao Cacaueira, não bastasse. Lideram instituições que um dia foram FORTES, mas sucumbiram, diante da FRAQUEZA dos seus “lideres”, notadamente a CEPLAC, APC, Sindicato Rural de Ilhéus e FAEB.

  2. Notória a FRACA atuaçao de algumas instituiçoes, as quais, ligadas umbilicalmente a partidos políticos, quando na verdade deveriam objetivar os direitos/interesses da classe dos produtores de cacau.

  3. Ridiculo os Srs. Henrique Almeida e Isidoro Gesteira, quando negam-se a assinar uma nota pública em repúdio a crise que se apresenta, atuam como cabos eleitorais, esquecendo-se, que são antes de tudo PRODUTORES DE CACAU, e como tais, deveriam agir.

  4. Prezado editor,

    Parece um deboche da CEPLAC com os produtores de cacau, a afirmativa daquela instituição em dizer que tem o sentimento do dever cumprido. A CEPLAC, foi o maior coadjuvante para derrocada da cacauicultura, pois o ator principal foram os bio-terroristas, apesar de que muitos dos acusados são ceplaqueanos.
    ERROS DA CEPLAC:

    DISSEMINAÇÃO DA VARIEDADE DENOMINADA THEOBAHIA, QUE PROVOCOU A DISSEMINAÇÃO DA DOENÇA “MAL DO FACÃO

    PACOTE TECNOLOGICO EQUIVOCADO NO CONTROLE DA VASSOURA DE BRUXA NAS 04 ETAPAS DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO.

    LIBERAÇÃO DE CLONES ALTAMENTE SUSCEPTIVEL A VASSOURA E DE BAIXA PRODUTIVIDADE.

  5. Uma coisa que aprendir e é demostrado na pratica em quem é politico ou tem algum cargo publico,” reclama-se quando as tetas nao esta direcionada na sua boca”.Porque se estiver meu caro amigo corcondam sempre em ” numero, genero e grau”.

  6. É TRISTE A REGIÃO TER COMO LIDERES FRACOS COMO HENRIQUE ALMEIDA E ISIDORO, ESTIVE NA REUNIÃO ONTEM, E FIQUEI CALADO , DIANTE DA ABERRAÇÃO DO RECUO DE ISIDORO.PARECE QUE NA CABEÇA DESTES FALSOS LIDERES SÓ TEM EXCREMENTO.

    TRISTE REGIÃO, QUE JA TEVE LIDERES SINDICAIS DE PESO A EXEMPLO DE JOSÉ CUNHA; CLODOMIR XAVIER, HUMBERTO MAFUZ , JOSÉ SOARES PINHEIRO, SALOMÃO REHEN.

  7. POXA ,SERÁ QUE DORINHO REALMENTE RECUOU, NÃO QUERO ACREDITAR, quanto ao outro henrique não é surpresa para ninguém , mas DORINHO…………, E AFINAL A NOTA SAIU OU NÃO SAIU, E O QUE CONTINHA NELA?

  8. SOUBE QUE TEVE UMA REUNIÃO EM UM PREDIO DE ITABUNA, E QUE O BARRACO FOI GRANDE, ME DISSERAM QUE O GRANDE “LIDER ” DORINHO VIROU MINGAU.ETA POVINHO DO CACAU ,NÃO SABE ESCOLHER QUEM LHE REPRESENTA, ALÉM DE DORINHO AINDA TEM O MELECÃO.

  9. onde esta wally(HENRIQUE), NÃO APARECE NA BIOFABRICA, APC NÃO EXISTE, EM REUNIOES DE PRODUTORES NEM SINAL, SE ALGUEM AQUI NESTE BLOG, SOUBER ME INFORME ONDE ESTA WALLY(HENRIQUE)

  10. Diante disso, podemos afirmar que hoje a Região Cacaueira não é somente economicamente pobre, mas é também pobre de lideranças, que acovardados, escondem-se atrás de suas mesas, defendendo até mesmo o indefensável (como exemplo o proprio ERRO ja reconhecido em Nota Tecnica da Ceplac, mas nao reconhecido politicamente) e não apresentam nenhuma solução prática !!!

  11. Será que ele AMARELOU OU AZULOU ???? Quem sabe as GAROUPAS (Epinephelus marginatus), peixe marinho da família dos serranídeos, e um dos mais conhecidos dentre os encontrados nas costas brasileiras, estampadas nas cedulas de cem reais não saibam as respostas ???

  12. Se tivessemos liderancas comprometidas a solucionar os problemas da Cacauicultura, sejam eles economicos ou de producao, certamente estariamos colhendo os FRUTOS DA ARVORE SAGRADA, mas hoje so nos resta colher os FRUTOS DA INCOMPETENCIA !!! CEPLAC e APC, nao nos deixa mentir!!!

  13. Conclamo aos colegas produtores nao mais esperarmos por essas FIGURAS ESCUSAS, que mudam de posição como mudam de roupa. Devemos nos unir e quem sabe fundar uma nova Instituição, seja ela uma ONG ou Organizacao Social, para nos fazer verdadeira e qualificadamente REPRESENTADOS, porque estes que ai estao, quando muito representam a si mesmos, ou grupo politico, e nao uma classe, OS PRODUTORES DE CACAU!!

  14. Diferente do que muitos repetem, ao meu ver, não foi EQUIVOCO que cometeu a CEPLAC, pois esta expressao esta mais ligada a, confusao, engano, e sim a expressao mais adequada ao caso seria ERRO , devido a ser fruto da incompetencia !

  15. Mais triste que ver o Sr. Isidoro amarelar, afinal eh notoria sua postura de ficar sempre em cima do muro, eh não ver o amarelar dos frutos !

  16. ISIDORO, DUVIDO QUE VC TENHA NEGADO A ASSINAR A NOTA, TANTO NÃO SE NEGOU QUE A NOTA FOI PUBLICADA NO JORNAL AGORA. ACREDITO QUE VC NOSSA LIDERANÇA ,MAIOR DE ILHEUS, DEVA OCUPAR ESSE ESPAÇO E CONFIRMAR A ASSINATURA DA NOTA.PQ SE NÃO O FIZER ESTARA DANDO A SUA ANUENCIA

  17. DORINHO E HENRIQUE SEMPRE FORAM AMIGOS, ERAM TÃO AMIGOS QUE DORINHO EMPREGOU HENRIQUE AQUI NA SEC AGRICULTURA DE ILHEUS. ELES SÃO TAO AMIGOS QUE DIVIDIAM…………………….. AS TAREFAS

  18. meu amigo isidoro, nunca ouça Henrique nas suas decisões, ele que lhe destruir e vc caiu na dele, confirme a nota e acabe com essa historia

  19. Não é de se estranhar que Dorinho tenha tentado voltar atrás, se negando a assinar a tal nota, pois ele quando amarela não tem quem o segure, principalmente quando é movido por interesse próprio.
    Quanto a Melecão, este também só pensa em seus interesses.

  20. muito triste toda esta situacao.
    Afinal eles deveriam estar defendendo os interesses dos produtores de cacau da Bahia.
    E na verdade estao defendendo o que ganham de salarios e ILUDINDO MUITOS PRODUTORES COM FALSAS PROMESSAS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *