Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Geraldo Simões (PT) voltou a defender  o diálogo como forma de se evitar conflitos na região delimitada como terra indígena, em uma área que abrange parte dos municípios de Una, Ilhéus, Buerarema e São José da Vitória, no sul da Bahia.

Na opinião do parlamentar, não é razoável desconsiderar o fato de que centenas de famílias de não-índios têm ocupado aquelas terras há décadas. Simões também pondera que a região concentra importantes atividades agrícolas e turísticas e haverá inegável impacto econômico caso o relatório da Funai seja cumprido.

“Embora não se trate de contestar o relatório da Funai, nosso entendimento é o de que ainda não se pode considerar como fato consumado a delimitação da área indígena, como também não se pode utilizar as conclusões iniciais da Funai como pretexto para ações precipitadas de ocupação de terras de agricultores e de outros cidadãos estabelecidos nos locais, há décadas”, declara o deputado.

16 respostas

  1. Geraldo Simões, vc ums dos ateus de JESUS cristo traidor da região do CACAU vem agora refletir o que é DEMARCAÇÃO, hora quanto tempo está rolando isso e nada de vcs fazerem nada agora vem tirar uma de santinho basta vcs no poder PT nunca mais os agricultores estão indo morar na cidade graças a seu LULA ao STF e ao PT que são lais do mesmo saco

  2. Funai é doida, ou apoia criminosos, compra logo um país por aí e manda esses índios de araque pra lá. O que não pode é sacrificar descendentes de outras raças. GS disse bem. Mas se querem condenar os que trabalham, primeiro levantem das tumbas os antepassados e perguntem a eles por que não guardaram as sesmaria só pros índios.

  3. É Geraldo, sempre lhe acompanhei politicamente, vejo, que nesse caso, vc se colocou, aparentemente, “dos dois lados” num ano político é bem entendível.
    O fato é que, TODOS OS PEQUENOS AGRICULTORES das regiões citadas, NÃO TOMARAM TERRAS DE NINGUÉM! Se havia, em centenas de anos atrás, “terras devolutas”, eram tidas como DO ESTADO e não de BABAU, entende, Geraldo!
    Outra, vc é o nosso deputado da região, creio que ninguém mais que vc e Veloso, também, deviam “comprar” essa causa e não permitir que a carnificínia se estabeleça na região. Quem é que aceita ver a sua e a sua propriedade invadida, por quem quer que seja! VC deve saber que “o Babau” e o seu bando é do sertão da Paraíba! Como é que O GOVERNO, (via Funai) permite uma coisa desta!
    A Polícia Federal prende o cara, porque é considerado elemento nocivo e perturbador da ordem publica, e, de repente aparecem alguns parlamentares, (Yulo, Bira, Oiticica, etç, etç… ) para pedir habeas corpus para esse elemento!!!
    Acho que se eles tivessem “algum pedacinho de terra” para aqueles lados, não fariam isso; o comportamento seria outro.
    Conheço a região há mais de 30 anos, sempre houve gente trabalhadora vivendo de seu pedacinho de terra, sem que houvesse “indios” por perto. Só agora aparece, “esses índios” (descendentes AFROS! PÉRA AÍ!!!!)
    Converse, com o nosso presidente, Geraldo.

  4. É ISSO MESMO DEPUTADO, VAMOS BOTAR ORDEM NESTA REGIÃO.
    LULA ESTÁ CHEGANDO, VIVA A CHEGADA DE UM DOS MAIORES PRESIDENTES QUE ESTE PAIS JÁ TEVE. VIVA DILMA. VIVA WAGNER, VIVA DEP.J.CARLOS E TODA COMITIVA PRESIDÊNCIAL.

  5. Caro
    Deputado,
    Geraldo Simões

    Tentando fazer uma boquinha no projeto, que transita no Congresso Nacional, sobre as demarcações da terras indígenas no Brasil.Todos os dias assisto a TV Senado e na quata-feira a Comissão de Justiça, estava discutindo o projeto de demarcação de terras indígenas, agora que o projeto vai ser aprovado na segund audiência e mandado para o Executivo, Sancionar a Lei.Apareceu o pai da criança.Mas se preocupe vamos fazer o DNA.Ademais o caso dos Tupinambás da região do Sul, da Bahia esta sendojuldado a legitimidade de posse pelo STF.
    Melck Rabelo
    Ilhéus

  6. É impressionante como Geraldo Simões perdeu totalmente sua dignidade se é que a tinha, e se torna um mero aproveitador da miséria alheia. Vale lembrar que o caro Deputado Federal foi Secretário de Agricultura do Estado, alguém lembra de alguma ação sua que viesse contribuir com os pequenso produtorees, ou até mesmo com a região cacaueira? Agora que se aproxima as eleições quer aparecer como o “defensor” dos trabalhadores. E para conseguir mais alguns votos ataca as populações indígenas. Fala em dialogo e na tribuna chama as lideranças indígeas de bandidos. Tenta coloxcar os pequenos agricultores contra as comunidades indígenas, porwqure le não fala para os pequenos que todos terão seus direitos respeitados e como Deputado se esforça para garantir isto. Ao invés disto se junta com a elite dominante da região “os new coronéis do cacau” que sempre se aproveitaram dos trabalhadores. O Deputado mal se deu ao trabalho de conhecer o ralatório publicado pela Funai, para ataca-lo. Se pelo menos tivesse um tempinho para ler e pesquisar (em vez de ficar angariando votos) não estaria divulgando dados errado, botando mais lenha na fogueira, talvez estivesse trilhado, por outro rumo.
    É lamentavel ver alguém que saiu e foi forjado nas lutas populares se vender por tão pouco. Que pena que o PT passou de Partido dos Trabalhadores para PARTIDO DOS TRAIDORES, enquanto tiver gente como você nos seus quadros.

  7. A cara de pau de Geraldo Simões , e tão tamanho que quando ainda lider sindical da Ceplac, vivia a porta fazendo piquetes e nunca trabalhava no campo.Desacostumado ao trabalho e as lides da terra, foi ser pelego de sindicato, até consegir entrar para a política levados pelas mãos de Everaldo, que foi seu cabo eleitoral e elegeu para seu primeiro mandato a frente do Execdutivo de Itabuna, depois lhe carregou nas costa por mais alguns anos, mas era pesada a mala e Everaldo abandonou.Geraldo Simões, cumpre hoje o segundo mandato de Deputado, além de ter sido Secretário da Agricultura do Estado, acabou sendo exonerado pela incopetência.Não conheçe a realidade em que vive os agricultores da região em litígios com os indíos Tupinambás, e esta ai a dizer inverdades, quando não conhece os nossos problemas atuais.
    Não precisamos hoje, de nenhum representante seja na Câmara dos Deputados, no Congresso, do Governador, do Presidente,noosa causa custeamos com nossos próprio recursos e quem vai descidir a causa é o STF, por isso não aceitamos e nem procuramos ajuda de nenhum político da região cacauiera enexpressivo como o deputado.Não invadimos terras de ninguém, compramos.Na região do conflito tem agricultores que mora e explora as terras a mais de 70 anos de posse.As minhas comprei em leilão feito pela justiça em Una, a escritura foi passada e assinada pelo juis da comarca a 27 anos passados.Pago Imposto Territorial Urbano,quatro funcionários com carteira assinada, contribuo com o INSS, recolho fundo de garantia, pago férias, 13º salário e uma cesta basica de R$ 256, reais, todos os meses.Tenho 500 cabeças de nelores que abasteçe a região.Qual foi o projeto que o deputado trouxe a nossa região em seus dois mandatos na Câmara.Há não tenho um pé de cacau, foi dizimado todos pela vassoura-de-bruxa, cortei e fis pastagem, pois não vôam de vassoura. O deputado ainda tem a coragem de defender posse de indios, se em nossa região nunca houve essa etínia de Tupinambás, tem sim cablôco de Olivença, mas indíos não.Conheça a realidade dos agricultores para depois abrir a boca e não falar besteirol.Faça uma visita em nossa terras e verás que não somos, exploradores de terras alheias e devolutas, elas tem donos e estão registradas em cartório.O deputdo defende os indíos pois não possui um pedaço de terra na região.Não tende fazer política em nossas costa que não vai conseguir pegar.Somos rocheiros,caipiras, trabalhadores da enxada , mas não somos marionetes e sabemos votar, não somos manipulados pelos PTs, do comando de quadrilheiros e mensaleiros!Nós não entramos em conflitos com indíos,foi os índios que invadiram nossas propriedades, comandados pelo tal Babau, que hoje esta prso na PF, em Salvador e vai responder pelos crimes cometidos contras os agricultores!
    Adilson Marques

  8. “Reputa-se induvidoso que a introdução e a disseminação da doença vassoura-de-bruxa na região sul da Bahia decorreu de ato humano deliberado”, conforme relata a delegada da Polícia Federal, Denise Cavalcante, responsável pela apuração e conclusão do inquérito cujo processo tem o número 2007.01.00.042532-6, página 272. Como pode o cacauicultor pagar por um crime que não cometeu ainda mais se lhe tiraram de forma criminosa a sua moeda de troca (produto cacau)? O cacauicultor é vítima de terrorismo biológico comprovado pela Polícia Federal. Isso é um escândalo mundial incubado. Uma vergonha para a justiça. É como se um inocente estivesse preso, pagando por crime que não cometeu mesmo que a polícia já tenha o inocentado”.
    GERALDO SIMÕES, NUNCA MAIS!!

  9. Pelo que eu tenho lido nos comentários, acompanhando os fatos ao longo do tempo, a situação do G.S. não é lá muito confortável, …!!!

    Pelo jeito, “o tempo fechou” de vez, na relação entre ele e o povo, pois não se consegue enxergar comentarios a seu favor, …!!!

    É quase uma unanimidade as críticas às suas ações, ou à falta delas, …!!!

    Assim como, na época em que ele foi eleito Prefeito de Itabuna pela primeira vez, houve uma grande “virada” da opinião pública a seu favor, a seu respeito, hoje constata-se justamente o contrário, …!!!

    Desse jeito, …, sei não, viu, …!!!

  10. Desse homem ai, eu quero distância. Aproveitador, perseguidor e apoia MM (MIRALVA MALVADA). E pensar que ja votei nele…
    Para presidente fico com Dilma 2010(por causa de Lula), mas esse ai e o governador Jaques Wagner tô fora !

  11. O Sr. Melck Rebelo está precisando arranjar uma lavagem de roupa para ter o que fazer. Mente vazia e desocupação dá nisso: oficina de satanás. Tenho uma sugestão: vá disputar dominó na Marques de Paranaguá, juntando-se a outros desocupados que acham o máximo a aposentadoria precoce. Alguns são ridículos, Sr. Melck, mas você consegue superar a todos os “pseudo-desocupados intelectuais”.

  12. Olha aqui Juliana enquanto vc não vota em GS e e minha família estamos com ele, tá bem…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tô com DILMA WAGNER, GERALDO PARA 2010 E NÃO ESCONDO DE NINGUÉM.

  13. Geraldo Simões quando era um simples funcionário da CEPLAC, vivia fazendo piquetes, greves e sempre com a cara de pobre coitado… Ah, ah… Mas depois de ganhou a 1ª eleição para prefeito de Itabuna, de lá pra cá, vejam a cara dele, sempre sorrindo e dando banana aos babacas que o elegeram!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *