Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

Azevedo, do DEM, pode ficar com Wagner, do PT (Foto Pimenta).

A indefinição eleitoral do prefeito de Itabuna, José Nilton de Azevedo, se fica com o DEM, PT ou PMDB na sucessão do cobiçado Palácio de Ondina, é assunto obrigatório nas conversas políticas.

Colocando o apoio do chefe do Executivo em porcentagem, diria que o governador Jaques Wagner tem 50% de chance, o democrata Paulo Souto 30% e o ministro Geddel 20%.  O secretário Gilson Nascimento (Administração) aposta no petista.

Como Azevedo é da mesma legenda de Paulo Souto, a pergunta sobre a fidelidade partidária vem logo à tona: o prefeito, se não apoiar o ex-governador, vai sofrer algum tipo de punição do DEM?

A presidente do DEM de Itabuna, Maria Alice, quando questionada sobre uma possível infidelidade, prefere não acreditar que Azevedo possa apoiar outro candidato que não seja o colega de partido.

A cúpula estadual do DEM, tendo a frente o ex-governador Paulo Souto, na sucessão municipal de 2008, tratou com desdém a pré-candidatura do capitão Azevedo. O então candidato comeu o pão que o diabo amassou.

É bom lembrar que Paulo Souto, menosprezando Azevedo, tendo simpatia pelo nome de Acácia Pinho, pré-candidata por outra agremiação partidária, foi infiel.

Paulo Souto só passou a apoiar a candidatura de Azevedo quando sentiu que o democrata estava crescendo nas pesquisas de intenção de voto e poderia derrotar a petista Juçara Feitosa.

O Capitão, agora prefeito, mostrando que é um bom aluno, faz a mesma coisa do “professor” Souto. Ou seja, trata com desdém a sua pré-candidatura ao governo da Bahia, já que não acredita na eleição do democrata.

O comando estadual do DEM não tem credibilidade para acionar o instituto da fidelidade em um eventual apoio do prefeito de Itabuna ao projeto de reeleição do governador Wagner.

A PRESENÇA DE LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no auge de sua popularidade, é esperado para inaugurar, em Itabuna, ainda neste mês de março, a primeira base de distribuição do gás natural no estado.

Todo mundo sabe que o comando nacional do PT, com o aval de Lula, quer o senador César Borges, presidente estadual do PR, na chapa majoritária encabeçada pelo governador Jaques Wagner.

Os defensores da aliança Wagner-Borges esperam um gesto do presidente da República que possa ser interpretado como um recado aos petistas contrários a participação do ex-carlista na chapa da reeleição.

A expectativa em torno da presença de Lula, tendo ao lado a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, é grande.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

10 respostas

  1. Eles são Corruptos que se entendam,

    Eu Particulamente, Não Confio em Politico..

    Jaques Vagner Tá se Mostrando agora Pq Se Aproxima a eleiçãoo..

    E Logo Digo Jaques vagner Não Tem meu Voto.

  2. é dificil acreditar na piada de maria alice ela, seu marido,filho, sobrinhos, irmao todos com cargo de direitor dado por azevedo sera que ela quer perder a mamata pergunta isso a ela pois gilso já mandou avisar se ela pensar todos estaram na rua e ai.

  3. QUEM MUITO QUER, POUCO TEM !

    AZEVEDO, SEJA FELIZ POR SER PREFEITO! ALIAS, NAO SEJA FELIZ ! SEJA PREFEITO ! SEJA FELIZ NAS HORAS VAGAS.

    FORTE ABRAÇO A TODOS

  4. Isso é sacanagem! Todos sabem que Azevedo vai acompanhar o candidato do DEM! Porém o mal costume político [isto está no sangue do Itabunense) alienado e é que, se você está num partido, não pode ir em reuniões do outro, ouvir o outro….Isso é ditadura militar e parece que o pessoal do Pimenta apóia!

    Geraldo é bom nisso! Deputado do nada!

  5. Esses dois se merecem. Ambos são devagar para governar. A diferença é que um só pensa em comer água (Wagner) e o outro só pensa em pegar mulher (Azevedo).
    Se Maria Alice expulsar Azevedo do partido, é simples, o deputado Argolo o convidaria para o PP, partido da base aliada do governo federal.

    Azevedo x Wagner, esse apoio deve ser confirmado no dia 26 agora com a presença do nosso presidente Lula.

  6. A alta cúpula do PT em Itabuna, quer que os aliados sejam hostis aos do DEM; ela segue à risca o conhecido “faça o que eu mando, não faça o que eu faço, pois a irmã da presidenta do PT, velha seguidora de Fernendo Gomes, governanta velha do filho Marcos Gomes é quem “manda” – muito mal – na direção do Juizado de Pequenas Causas, no governo do PT. Isso prova o quanto esse pessoal se comunica muito bem por trás das cortinas. Se tivessem vergonha isso não aconteceria. É o velho (repetições da palavra velho/velha aqui é proposital), exercício ostensivo da velha “lei do coronelismo”, o que o PT sempre repudiou. Enquanto não beneficiava os bolsos de certos dirigentes e todos os seus parentes. Já os correligionários tem que ficar mais por fora do que roda de galeota, sob pena de amargar severas punições. Seria de rir, se não fosse de enrubescer…

  7. Itabuna está pronta para receber Lula. Será que ele se encontra apto a ser recebido por nós? Muitas perguntas e indagações permeiam essa visita. O PAC do cacau é uma realidade em nossa região? Quando será que Lula sairá do palanque pra vim oferecer o que nossa região almeja? Promessa em período de eleição eu não quero mais. Chega, chega de encher o meu saco!

  8. se paulo souto não deu apoio a azevedo na campanha anterior, pior fez o atual governador wagner, que apoiou todas as mentiras inventadas por generaldo simões, jussaRA FEITOSA e seus comparsas. fica uma pergunta no ar. será que se eles ganham a eleição, estariam nessa cordialidade e dariam espaço a azevedo e seu grupo? tenho certeza que não pois conheço essa raça.

  9. Eliel Santana não vai pra lugar nem um, ele poderia ate ter uma chanse se fosse pra deputado estadual, ele tava confiando nos pastores da Assembleia de Deus, mas o lider maior dos pastores na bahia, o pastor Valdomiro, declarou publicamente em uma reunião de pastores que teve no centro de conveções que esta com Wagner e pediu a Eliel que ele ajude Wagner se reeleger, e em todas as reuniões que tem feito pelo interior da bahia tem feito a mesma recomendação aos pastores do interior da bahia, é tanto que em recente pesquisa feita no meio evangelico e não divulgada para imprensa baiana deu Wagner com 82% da preferencia, seguido de Paulo Souto com 13% e Geddel só com 5%, o deputado estadual mais votado no meio evangelico foi Carlos Ubaldino, seguido pelo Sgt. Izidorio, Angela, Erivelton santana, Abençoado, e o pastor Antunes.
    Para deputado federal o mais votado no meio evangelico seria o bispo Atila Brandão, seguido por Eliel Santana e Milton Barbosa, esse ultima teve um indice de rejeição altissimo no meio do povo evangelico, o senador mais votado na opião dos evangelicos é Walter Pinheiro seguido de Waldir Pires e Cezar Borgens, para presidente quem ganah no meio evangelico com uma diferença muito pequena é Marina Silva, seguida de muito perto por Dilma, em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, Dilma ganha com mais de 60% da preferencia dos evangelicos.
    E olhe os senhores que esse povo somam 20% da população baiana, Dilma e Wagner tão bem na fita dos crentes viu, e eles são fieis com quem eles dão a palavra

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *