Tempo de leitura: < 1 minuto

Cento e vinte presos do Conjunto Penal de Itabuna receberam indulto e vão passar o Dia das Mães em casa, segundo a juíza da Vara do Júri e Execuções Penais, Cláudia Panetta. O “Saidão do Dia das Mães”, como denominou a magistrada, acontece hoje e os detentos terão que retornar à “casa” na próxima terça-feira, 11. Contaram para a liberação o bom comportamento e o cumprimento de parte da pena para aqueles em regime semi-aberto.

Espera-se que o Conjunto Penal reforce os cuidados, pois, na Semana Santa, o presidiário Marcelo Tchéga conseguiu sair em lugar de um outro detento que teria direito ao indulto. Quem não retornar até a quarta, 12, será considerado foragido da Justiça.

4 respostas

  1. Como se não bastassem os bandidos que estão nas ruas, ainda teremos que conviver com mais esses 120 nesse final de semana. Grande parte aproveita o feriado não só pra visitar a casa da mãe deles mas para fazer uma “visitinha inesperada” na casa de nossas mães, também.

    Pelo que sei, o Dia das Mães é no domingo, dia 09. Então, por que deixá-los soltos até o dia 12???

    Para quem não se lembra, a médica paulista Rita de Cássia Tavares Martinez, foi sequestrada em um shopping, em Salvador, e assassinada por um presidiário beneficiado pelo indulto do Dia dos Pais!?!?!

    Acho totalmente descabida essa política criminal de liberação ocasional de presos em um país onde o sistema prisional deixa tanto a desejar. As leis não podem ser tão benevolentes com certos tipos de delinquentes (estupradores, homicidas, sequestradores e ladrões contumazes). Esses devem ficar afastados do convívio social o maior tempo possível. Quem for contra, que experimente receber um deles em casa no período do “indulto” antes de postar cretinices utópicas.

    Lugar de bandido é na cadeia ou no cemitério!!!

  2. Essa história de indulto e progressão de pena é um absurdo jurídico nos dias atuais. Foi criada na época do Código Penal de 1940, quando os bandidos daquela época não eram tão perigosos como os de hoje.

    Os critérios para concessão desses benefícios não seguem a lei. São ilógicos, sem respaldo científico ou, ainda, um estudo da personalidade criminosa do meliante. Ninguém se preocupa em passar o pente fino antes de conceder essas benesses aos criminosos. Vejam o que aconteceu recentemente com aquele pedreiro que matou seis jovens, e que foi posto em liberdade sem um exame mais detalhado.

    Nos países de primeiro mundo, o preso só sai da cadeia após cumprir, pelo menos 4/5 da pena (80%)!!! No Brasil, 17% da pena cumprida (e olhe lá) já dá direito ao sujeito progredir no regime prisional, muitas vezes respondendo em liberdade. ABSURDO!!!

    Por que os índices de criminalidade são tão altos??? Simples: a certeza da impunidade que todo marginal tem!!! Quem acha que é por causa da exclusão social e falta de educação, favor fazer seu “trabalho social” voluntário já que acredita ser esta a solução.

    Quem já ouviu falar em “Chico Picadinho”, “Pedrinho Matador”, “Luz Vermelha”??? Bandidos famosos, responsáveis por muitos homicídios e que não sentem ou sentiam o menor remorso por seus crimes. IRRECUPERÁVEIS!!! É fato que existem psicopatias para as quais não existe tratamento. É triste admitir, mas são como um câncer, e como tal precisam ser retirados do “corpo social” para que o mesmo não pereça.

  3. O termo certo a ser usado é saida temporária, indulto, conforme o art.84, inciso XII da Constituição Federal, somente pode ser concedido pelo Presidente da República. Com relação a saída temporário, é um desrespeito ao cidadão de bem.

  4. Caro Observador: Os ” caras” tem mais direitos do que nós. Basta vê que afavor deles estão: Igreja, Direitos Humanos, Pastoral Carcerária etc. Afinal de contas, são eles que sustentam os advogados brasileiros.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *