Tempo de leitura: < 1 minuto
Andirlei diz que OAB foi desrespeitada.

Não há trégua na guerra travada entre a subseção itabunense da OAB e juízes da comarca local. O mais novo conflito se deu com a decisão do casal de juízes Cláudia Panetta, da Vara do Júri, e Waldir Viana, da 4ª Vara Cível.

Panetta, em decisão administrativa, proibiu o advogado Carlos Burgos de advogar naquela Vara. Já o magistrado Waldir Viana seguiu a mesma linha e vedou a atuação de Luiz Bezerra, que ainda cumpre quarentena do período em que foi juiz de Direito na comarca.

O Pimenta quis saber da OAB-Itabuna qual a posição da Ordem em relação às decisões do judiciário local, na defesa dos advogados. O presidente da subseção itabunense, Andirlei Nascimento, foi direto ao ponto: “infelizmente, não posso dar informação. Houve desrespeito [por parte dos magistrados] à OAB”.

O dirigente disse que se desrespeitou a autonomia da subseção, pois os protocolos comunicando as decisões foram encaminhados à OAB-Bahia, quando o endereço final seria Itabuna.

O dirigente, segundo afirmou a este blog, já encaminhou solicitação ao presidente estadual da Ordem, Saul Quadros, para que os ofícios sejam enviados para Itabuna. As decisões administrativas dos dois magistrados foram publicadas no Diário do Poder Judiciário há cerca de 10 dias.

18 respostas

  1. Em que pese a disposição do nobre presidente da seccional em defender seus pares, se dependermos de sua disposição, os citados causídicos continuarão exercendo seu míster sem serem importunados. Vide o caso de um certo advogado que foi preso por apropriar-se do crédito de um cliente e… continua trabalhando!!! A OAB nada fez a respeito. Uma vergonha para a classe que não é bem vista quando se trata de ética profissional e que, com atitudes como essa, fica mais desacreditada ainda.

    Parabéns aos sensatos magistrados na promoção da Justiça!!! Carlos Burgos alega que o impedimento seria, apenas, com relação às causas em que o município seja parte, aproveitando-se de uma das muitas interpretações da lei. Luiz Bezerra, juiz aposentado, valendo-se da mesma interpretação, é impedido de atuar, apenas, na última Vara em que trabalhou. Brechas legais!!! Fazer o quê???

  2. Continuo achando que o Dr. Andirlei Nascimento quer se aparecer, desde a sua posse está se envolvendo em situações que algumas não lhe diz respeito. Com relação aos casos específicos dos advogados. sinceramente, o Dr. Carlos Burgos está de fato irregular, ele não apenas deveria ser impedido de advogar enquanto secretário municipal, mas também e definitivamente deveria ficar impedido de advogar para sempre, motivos não faltam para que a justiça assim proceda, já q

  3. já que em tempos passados este mesmo advogado foi impedido de advogar e como é de praxe conseguiu driblar a justiça e permanece até hoje exercendo a função e de forma fraudulenta.
    Ao Dr. Andirlei Nascimento, deveria ser mais humilde, poderia inclusive tratar algumas questões com mais simplicidade, ao contrário do tom arbitrário e arrogante com que tem se apresentado.
    PS. Por que o Presidente da OAB não aciona o o prefeito e o secretário de saúde por causa dos problemas de saúde da nossa população? Por que o mesmo Dr. Andirlei não se envolve com o scomandos das policias de Itabuna em defesa dos cidadãos da nossa cidade contra a violência, contra as drogas? Por que o Dr. Andirlei Nascimento não se alia ao Ministério Público para coibir as coisas erradas na administração pública de Itabuna que todos sabem e ninguém toma nenhuma providência?

  4. Importante deixar claro que a decisão dos juízes com relação aos dois advogados está fundamentada e foi uma medida corajosa, considerando quem são os impedidos de advogar.Podem ter errado perifericamente, no endereçamento da comunicação, mas o clima criado entre OAB e judiciário justifica esse tipo de pirraça. Só um santo agiria diferentemente e nessa história ninguém é santo. Acho essa briguinha entre Andirlei e os juízes totalmente improdutiva e prejudicial à população.

    Os magistrados estão buscando fazer seu trabalho com correção, reduzindo o volume de processos pendentes de julgamento, o que é nosso maior problema. Podem ter suas “frescuras”, como não receber advogado sem terno e gravata, mas isso passará despercebido se eles atacarem o principal. Está na hora de selar a paz.

  5. O advogado Andirlei tem pretensões políticas, fica fazendo cena para chamar à atenção. Vai tentar alguma candidatura (deputado ou vereador). Para ele, os reais interesses da advocacia estão em segundo plano.

  6. Aquela foto publicada no jornal “Agora” com Andirlei ao lado do prefeito Azevedo e de outros vereadores sinistros, como Solon Pinheiro, explica tudo. Pretende-se que a OAB seja usada como trampolim para futuras pretensões políticas.

    Fora a quebra violenta de protocólo, quando Dr. Andirlei levou para a reunião com a presidente do TJ seu primo e ex presidente da seção baiana DINAILTON, que além de não ter nenuma ligação/legitimidade com a Diretoria atual, é arquirrival do atual presidente, Dr. Saul Quadros.

    Depois ele reclama que os juízes foram antes. É evidente que esses novos juízes, cujas posturas são exemplares, não queimariam seus filmes com aquela foto comprometedora.

  7. ÔOOOOOOOO DR. Andirlei, pare de arrumar confusão com os Juízes, deixem eles trabalhar, se a OAB Itabuna sabia das irregularidades e nunca fez nada, qual o problema mandar ofício a OAB BAhia, sendo que o Tribunal de Ética é lá???????????????? o Sr. Está muito confusento, já tinha avisado um vizinho seu, deixe de ser arrogante e pare com isso. As decisões estão fundamentadas na lei e em nada parecem ataque a OAB, quer mais palanque, candidate-se a algum cargo político, canseiiiiiiiiiii, fuiiiiiiiiii

  8. Fico a pensar e questionar:

    Será que os magistrados não tem razão?

    Ainda que tenha havido um equívoco no endereçamento da correpondência, ao menos uma questão foi levantada, tendo em vista que aqui na BAHIA, DE HÁ MUITO, como acontecia com os MEGA-SALÁRIOS, “alguns advogados” só necessitavam subscrever petições, por mais esdrúxulos que fossem os pedidos ou em detrimento de situações análogas para verem seus clientes satisfeitos, criando assim os ADVOGADOS TIPO A, B, C e D, etc, eis que, o tratamento era desigual, apenas levando-se em consideração o sobrenome do causídico e não o conhecimento jurídico ou argumentos verídicos sustentados na peça processual.

    Vai ver, essa nova safra de Juízes está fazendo um bem enorme ao Judiciário Baiano, tratando todos iguais perante a lei, e fazendo cessar o ‘MUSEU DE GRANDES NOVIDADES’ (Cazuza)

    Ao menos uma coisa todos NÓS, ganhamos: questionamentos e uma polêmica em torno de um assunto que precisa ser debatido, combatido e enfrentado!!!

    Da Redação: “Leva Daqui”, não questionamos a decisão dos magistrados. Apenas é assunto que, como você diz, é para ser “debatido, combatido e enfrentado”. Chega de facilidades no Judiciário e acreditamos que esta renovação no nosso judiciário é pra valer. E as mudanças já são sentidas.

  9. De fato, o Sr. Luiz Bezerra atua de forma irregular!!! Mas pq a OAB não interveio desde quando ele atuou como assistente de Cosme Reis, no juri de Luciano Malaquias???
    Aproveito para deixar registrado todo o meu repúdio à forma com que esse senhor tem advogado desde sua aposentadoria!!!!
    Surge-me uma dúvida: a aposentadoria desse causídico foi compulsória? por que motivos??? Apenas pela intimidade ja conecida por todos, entre ele e suas estagiárias?

  10. O correto foi ir para OAB SSA mesmo, pois a OAB Itabuna não enxerga nada de errado que acontece por aqui.
    Aqui advogado passa a mão no dinheiro de cliente e continua trabalhando;
    Juiz se aposenta e advoga;
    Burgos secretário da Prefeitura Municipal de Itabuna e continua advogando;
    Acho que agora com esse juízes teremos uma JUSTIÇA de verdade, pois os advogados de Itabuna que pensam ser DEUS, estão mal acostumados com as velhas regalias.
    Deixem de picuinha, pois se o juiz está de terno, vocês também precisam se vestir como tal. Tanta coisa importante para discutir, fica brigando se pode ou não ser atendido com terno ou sem terno.

    Ahhhhhhhh! Advogados adoram deixar cliente esperando, mandar dizer que não está no escritório, mentir, mas querem ser recebidos pelos Magistrados! Eles tem mais o que fazer.

    Aqui acontece de tudo, mas tudo de ERRADO!

  11. Andirlei vai procurar o que fazer, daqui a pouco vai dizer que Forum Itabuna sai graças a ele,rrsrsrsr.Deixa os novos juizes trabalhar em paes.Quer aparecer coloque uma melancia na cabeça e saia pela cinquenténario!!!Quer conhecer uma pessoa de poder a ela.Andirlei você tem mais e que engolir os juizes.

  12. Me orgulho de ter votado nesta Diretoria. O que o Dr. Andirlei tem feito é a defesa de nos advogados contra esses Juizes que se acham DEUSES e não aceitam críticas. Até porque as criticas feitas pelo ilustre Presidente são de cunho institucionais e não pessoais. Ocorreu sim desrespeito por parte dos Juizes que deveria protocolado o Ofício na OAB em Itabuna e não em Salvador. Parabéns meu nobre presidente.

  13. Faltou respeito a OAB de Itabuna, por parte dos Juízes que ao invéz de ter protocolado OFÍCIO contra os dois causídicos em Itabuna – como é feito normalmente – mandou para Salvador. A birra desses Juizes é que achavam que o Dr. Andirlei iria permitir desrespeito as prerrogaticas dos advogados e ser subserviente. Se deram mal pois apesar da sua simplicidade peculiar tem personalidade e sabe defender a nossa categoria. Com a nova postura da OAB de Itabuna me orgulho de ser advogado. Conte com o apoio de todos nós advogados. Parabéns Dr. Andirlei.

  14. O Dr. Andirlei;inteligente, super simples e de excelente trato com todas as pessoas vem se revelando como sendo o melhor presidente da OAB da Bahia, juntamente com toda a diretoria. Não medem esforços para defender a OAB, os advogados e a sociedade. A coragem do enfrentamento, essa sim é supresa apenas para os que votaram em Saul que apostaram que o Dr. Andirlei seria omisso e conivente com o desrespeito que os Juizes vinham tendo com o trato para com os advogados. Hoje me orgulho de ser advogado aqui nesta comarca que não funciona nada. Advogados, apesar do volume de ações no cível passam necesidade por não ter decisão. A tentativa de intimidação dos Juizes para com o nosso Presidente foi uma estratégia que não deu certo. Nós advogados estamos unidos com o Sr. Dr. Andirlei

  15. Sabe o que acho…estou adorando essa birra entre a “OAB X JUíZES”…só assim estamos vendo que apesar de tudo isso algo esta acontecendo, o judiciário esta se movimentando.
    Portanto caros colegas, vamos deixar o povo trabalhar…
    Só queria apenas frisar que a OAB não é “tranpolin” para chegar a cargo nenhum se o povo não quiser. Portanto vamos deixar que a OAB X JUIZES trabalhem e vamos fazer a nossa parte como cidadão.

  16. Acho que Andirlei não tem razão nesse caso, pois, sabe que advogados são impedidos de advogarem e não toma providências, isso tem nome, é negligência mesmo.
    Ora, falar que os juízes deveriam encaminhar oficio para subsecção em Itabuna é outra falácia, pois, recetemente este presidente recebeu uma “representação” contra um colega, subscrita por um “advogado” que já foi processado, condenado e preso, pelo crime de estelionato (art. 171 do CP), e o mais grave, o dito encontra-se advogando normalmente na região. O certo é que a “representação” deveria ter sido encaminhada para subsecção de Ilhéus, porque o “representado” é inscrito por lá, porém, este encaminhou a “representação” para a OAB/Seção Bahia. Tal conduta não se caracteriza o conhecido adágio popular que diz, uso (um peso e duas medidas? Cuidado Andirlei porque o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Com essa postura Sr Andirlei não tenho dúvida de que voce pode logo, logo, cair no descredito total.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *