Tempo de leitura: < 1 minuto
Jairo: campanha pela carteira assinada.

O percentual de trabalhadores no comércio de Itabuna que não têm carteira assinada é superior à média nacional, segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Jairo Araújo. Nas contas do dirigente sindical, exatamente 30% dos comerciários são contratados sem registro em carteira em Itabuna, ante a média brasileira de 20%.

O sindicato decidiu reagir contra este quadro encontrado no município que é o principal polo comercial e de serviços do sul da Bahia. Sem carteira assinada, observa Araújo, o trabalhador “fica privado de direitos como seguro-desemprego, férias, 13º salário e aposentadoria”.

A ofensiva do sindicato prevê ações em empresas não apenas da área central de Itabuna. Nesta semana, os dirigentes sindicais vão aos bairros desenvolver o que chamam de conscientização dos direitos do trabalhador.

8 respostas

  1. Amigos e companhaeiros. Não é somente no Comercio de Itabuna, que isso acontece. Vejam a situação dos Servidores da Rede Estadual de Ensino. Eles trrabalham, recebem menos que um salário mínimo,R$ 428,00 mês e não têm carteira Porfissional assnada. Isso pode?

  2. estou boquiaberto com esta nova descoberta que o sindicato dos comerciarios de itabuna fez!!!!será que eles vinheram saber disso agora?tenho certeza que eles sabem de mais coisas que nao colocaram a publico,por ex;tem uma rede de lojas de sapatos aqui de itabuna que o funcionario sai de férias e só recebe o dinheiro das férias quando retornam das férias,eles sabem pois os funcionarios foram ao sindicato e denunciaram e eles nao fiseram nada,esta mesma loja nao fornece vale -transporte,esta mesma loja nao respeitam o horario de almoço dos funcionarios obrigando eles a almoçarem dentro da loja,ESTA LOJA É A PARCERIA CALÇADOS,DO SENHOR GERSON,ou o sr.jairo nao sabe????e até hoje o sindicato nao fez nada para mudar este quadro…deixe de conversa fiada …ou está querendo aparecer denovo???

  3. O sindicato deve, imediatamente, formular representação escrita ao Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Regional de Itabuna, indicando os infratores, vítimas e elementos de prova !!!!

  4. O Sindicato dos Comerciários vem a público esclarecer algumas questões levantadas no comentário do internauta que se auto-intitula “Verdadeiro e Cruel” a respeito da campanha pela assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social, lançada recentemente pela entidade.

    A campanha A Regra é Clara – Trabalho Só Com Carteira Assinada tem como principal objetivo incentivar os trabalhadores e trabalhadoras a denunciar as empresas que não cumprem o que determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Contudo, nossa luta pela assinatura da carteira de trabalho não começou agora. A Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego encontra-se abarrotada de denúncias dessa natureza, inclusive contra a citada Parceria Calçados, empresa que o Sindicato caracteriza como criminosa, por não respeitar nenhum direito dos trabalhadores.

    Nossa entidade não tem poder de polícia para obrigar os donos das lojas a cumprirem com suas obrigações. O que nos cabe é fiscalizar e denunciar as irregularidades cometidas pelos lojistas e isso o Sindicato dos Comerciários nunca deixou de fazer. Por isso é muito importante a participação dos comerciários e comerciárias, fazendo as denúncias através da página do sindicato na internet, mas também oficializando suas queixas na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego e no Ministério Público Federal do Trabalho.

    O Sindicato dos Comerciários de Itabuna coloca-se à disposição da categoria para quaisquer esclarecimentos acerca dos direitos dos trabalhadores, lembrando que tais informações podem ser obtidas na página do sindicato na internet (www.comerciariosnaluta.com.br), bem como o recebimento de qualquer denúncia de cunho trabalhista.

  5. tem alguns idiotas que não sabem o que falam.sou FILIADO AO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS HA MAIS DE 15 ANOS E SEI DO ESFORSO QUE ESSES MENINOS FAZEM POR NÓS.SE A DRT NÃO FISCALIZA AI FICA DICICIL.CONTINUE NA LUTA E NÃO DESANIME.AI DE NÓS SE NÃO FOSSE VOCES.

  6. A luta é válida, mas, o pano de fundo que motivam esses lutadores infelizmente é sempre o processo eleitoral, seja as eleições partidárias ou as para possibilitar o processo eleitoral pelo comando do caixa do Sindicato. Tem uma loja que trabalha com importados e fica em frente ao Banco do Nordeste que não respeita o direito dos funcionários. Não forneçe vale-transportes, não paga hora-extra, não paga regularmente férias, obriga as funcionárias a cumprir rotina de homens (pegar peso), obriga as funcionárias a fazerem a limpeza dos banheiros e por vezes, não respeita o direito do descanço do funcionário na hora do almoço (serve apenas um quentinha). Este empresário obriga todos os funcionários a serem sindicalizados e contribui religiosamente com o Sindicato. Com esse feito ele consegue que a entidade não lhe incomode.

  7. Conheço muito bem a luta do Sindicato,pois,fui Diretor de Esportes,eles lutam pelos trabalhadores(as)no comércio sempre orientando dentro da lei.
    Continue assim companheiro Jairo e demais diretores.
    Tipen Brandão-Presidente da Associação de Moradores do Bairro Pontalzinho.

  8. quanto ao comentario do sr,gedeon peço a DEUS para que ele nao passe o que nós passamos apenas jente eu coloquei o que passamos nesta loja,e olha o que acontesse em outras lojas nao discriminei o sindicato eles sabem o que acontesse lá,e nao fassem nada é como o própio gerson falou o sindicato faz o que eu quero,o que ele quis diser com isto???e olha o que acontesse na itabuna importados!!e fora o que acontesse em outras lojas humilhaçoes,esta na hora do sindicato colocar o seu carinho p fora a favor dos sindicalisados sou mulher e precisamos faser algo ….que ele nao só queira aparecer em epoca de eleiçoes…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *