Tempo de leitura: < 1 minuto

Agências internacionais informam a morte de um dos principais nomes da literatura mundial. O português José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, morreu nesta sexta-feira, 18, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha). Ele estava com 87 anos e sofria de problemas respiratórios.

Saramago deixa para a literatura obras como Ensaio sobre a cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo e Levantado do chão. O escritor nasceu em 1922, em Azinhaga, sul de Portugal, numa família de camponeses.

Em um comunicado,  a Fundação José Saramago informa que o escritor morreu por volta das 7h30min (horário de Brasília). “O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila”

8 respostas

  1. Esse, sim, era o mais nítido exemplo de lucidez intelectual. Merecedor do Nobel,e único escritor lusófano a conquistá-lo, Saramago tinha opiniões políticas claras e independentes, com cunho humanista, que caracterizavam todo um pensamento firme, formado ao longo da sua longeva vida. Viveu sempre com idéias de um homem de esquerda e não ficou senil com a idade provecta. Além de ser um excelente ficcionista. Vai fazer falta.

  2. Uma grande perda sem duvida, José Saramago é e sempre sera um dos maiores escritores que pisaram nessa terra mortal. Alguns livros dele como Ensaio sobre a cegueira e CAIM merecem aplausos eternos, espero que você descanse em paz Saramago.

  3. É uma morte digna para um grande nome para a humanidade nos últimos tempos, com a família, em paz, de forma serena, como diz o post. Um escritor com um estilo único.
    Perdemos um grande escritor hoje.

  4. Foi como vão os de grande coração. Sem alarde. Esta dimensão ficou sem a presença física deste cidadão do mundo. Os amantes da Arte da palavra não ficaram sem conhecer a singular forma de pensar e exprimir sua visão de mundo e da Vida, principalmente sua compaixão e indignação benéfica pelas dores do mundo…

    O Universo faculta aos seres o reconhecimento de si mesmos e o esclarecimento do semelhante, acompanhando a evolução de todos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *