Tempo de leitura: < 1 minuto

Por estar situado em território ilheense, porém bem mais perto da cidade de Itabuna, o Atacadão Carrefour propiciou o surgimento de alguns conflitos no que diz respeito a quem pode fazer o transporte de passageiros para o supermercado.
A Prefeitura de Ilhéus baixou um decreto, criando praças de taxi no Atacadão e no Makro (que será instalado em breve também à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna). O decreto prevê que alguns taxis dessas praças poderão ter alvará emitido pela Prefeitura de Itabuna, o que alguns consideram, se não indevido, pelo menos inusitado.
Situação ainda mais estranha é a do transporte coletivo, pois somente os ônibus de Ilhéus estão autorizados a levar passageiros ao Atacadão. Nos primeiros dias de funcionamento do supermercado, as empresas de Itabuna que se arriscaram a fazer essa linha foram autuadas pela Agerba.
Hoje, no programa Bom Dia Bahia (Rádio Nacional AM 870), o secretário de Transportes de Itabuna, Wesley Melo, informou que os ônibus da cidade continuam levando gente até o supermercado. Ou melhor, quase até ele, pois os veículos não podem ultrapassar o limite entre os dois municípios sob pena de cair na caneta da Agerba.
A proibição é incoerente, já que o Atacadão fica somente 30 metros após o bendito limite. É preciso que o bom senso prevaleça diante da geografia.

32 respostas

  1. Virou uma palhaçada o transporte depois do Atacadão. Os ônibus da Rota estão entrando todos no Atacadão, o que está atrasando toda a viagem nos dois sentidos Ilhéus/Itabuna. Sou estudante da UESC, e isso acarretou um atraso diário, além do que ônibus para o Salobrinho era a cada 30 min, agora é cada 45 min, os ônibus todos lotados, e essa mudança de horário ocorreu sem nenhum aviso prévio. Além do que, não vejo motivo pra entrada dos ônibus no Atacadão, saiu da pista, já é área privada, ou seja, favorecimento da Rota. Em relação ao tranposrte coletivo de Itabuna, a única coisa que não fazem é entrar no Atacadão, porque estão pegando passageiros na entrada, e fazem o retorno ali mesmo.

  2. Acho que cabe alguma multa caso os coletivos de Itabuna fossem até a cidade de Ilhéus e não somente além alguns metros de Itabuna. Francamente, o Atacadão fica a esses 30 metros, isso não deveria ser suficiente para multas.
    Mas caso não se resolva, a secretaria de transportes poderia, deveria então fazer um ponto até em cima desse limite. 30 metros é pouquinho pra se andar até o restante do mercado. Ai queria ver o que iriam alegar a Agerba e Rota. Os taxistas tanto faz, acho que são poucas as pessoas que vão pegar dali, pois vai sair salgadinho pra quem procura preço menor. 😀

  3. só quero saber as pessoas aqui de Itabuna que não tem transporte, vão ter que descer antes do ponto por causa do limite do município?
    vão ter que optar mesmo pelo Itaão, Meira, e Bom Preço, que desenvovimento heim?

  4. NO mínimo o “seu Pimenta” , está sendo infantil ao esperar que a coerência vença a geografia (burocracia) neste caso dos transportes.
    Pois há vários fatores que impedem que a inteligência e o bom senso venham à tona, entre eles os interesses econômicos.
    Enquanto em outros estados está prevalecendo a consciência ecológica e social, com a valorização do transporte público , aqui vemos ao contrário
    A muito tempo ouvia-se dizer que estas coisas seriam ações de um grupo dominador na Bahia …..e hoje? quem domina? quem não leva em consideração os anseios do povo?
    Ponham pimenta neste tema , pois interessa a uma coletividade, pois se não arder….com certeza é vinagrete!

  5. Diante dessa sacanagem da Prefeitura de Ilhéus em querer barrar o trânsito dos taxistas itabunenses e da Rota em não deixar os coletivos de Itabuna irem até o local, só há uma solução.
    Partir para o confronto e questionar os verdadeiros limites que separam as duas cidades.
    Rapidinho eles mudam de postura.

  6. É uma tremenda idiotice. Ainda mais ver os interesses de poucos serem superior aos interesses da população. E quando eu digo poucos, são os taxistas de IOS que possuem “o olho maior que a barriga” e meia dúzia de políticos bananas que não se impõe diante da situação e dá logo um basta nisso.
    Em primeiro lugar deve se pautar os interesses da população, e depois decidir pelo coerente: a Rota por acaso tem possibilidade de atender ao público que deseja ir até os ditos mercados?? Não! Isso é fato, os onibus ITN – Salobrinho mal atendem a demanda deste bairro e dos que vão para UESC, sempre atrasados e lotados! Depois, os taxistas de IOS realmente creem que vão atender aos clientes vindo de ITN e que são de longe a maioria? e a bandeira 2? e como faz a ida? E quem vai vim de IOS de táxi??? Em tal condição é racionalmente recomendável em seu próprio carro.
    Por último, por míseros metros de distância um coletivo não poder cumprir com seu serviço, e de fato, MÍSEROS METROS. é sinal de que td bom senso acabou e aos opositores não restam mais argumentos decentes . Bando de sanguessugas incompetentes que ficam brigando por babaquices e metros.

  7. O problema não está na geografia, mas na cabeça dos “inteligentes” do governo do estado, inclusive quanto à tal proibição das empresas de trapsoorte coletivo de Itabuna levarem os estudantes que aqui residem até à UESC, …!!!
    O atacadão começou agora, …!!!
    Todos sabem que, no caso de Itabuna e Ilhéus, devido às duas cidades dividirem a liderança regional, muitas coisas ficam entre as duas cidades, poderiam ser tratadas de forma diferenciada, mas os “inteligentes”, áulicos, “burrocratas”, não querem entender isso desta forma, …, aí gera um monte de impasse intempestivo, ridículo, completamente idiota, …!!!
    Observem se alguém do governo se manifestou a respeito, …, simplesmente fazem de conta que não é com eles, …!!!
    Falta um pouco de cérebro para “azeitar” a velha engrenagem enferrujada e eternamente emperrada, …!!!
    Aí fica difícil, …!!!
    A pior coisa do mundo é a burrice, …!!!
    Triste Bahia, …!!!

  8. Isso simplesmente é monopólio da Rota e é óbvio de que as acusações feitas a um tempo atrás a seu Ronaldo Carleto, que não levou a nada tem fundamentos, a ja quase me esquecia da Agerba que foi alvo da investigação. Sugiro que apurem esse “mau estar” para saber a real intenção da Rota transportes e das outras empresas de transporte público da cidade de Ilhéus!!

  9. Tabocas era município de Ilhéus.Ilhéus não deveria ter feito a doação de limite para Itabuna.No governo de Antonio Olimpio, salvo engano o bairro da Califórnia vinha adentrando no território de Ilhéus, para resolver o problema Antonio Olimpio, fez a doação de 1 km extenção de terras a Itabuna.O bairro continuou a crescer e adentrar de novo no território de Ilhéus.Agora com o novos investimentos que Ilhéus tem recebido, mais geração de renda ao muncípio de Ilhéus, Itabuna cresceu o olho nos investimentos e na arrecadação de imposto que vai ser recolhidos a Ilhéus.Agora vem falar em cidades có-irmãs, cidades metropolitanas,para repartir os impostos gerados para os cofres de Ilhéus.Simões Filho,Camaçari, são cidades metropolitanas da grande Salvador.São independentes, tem prefeitos,as tarifas de ónibus são interestadual.Porque, qual o motivo que devemos deixar que os ónibus de Itabuna faça linha em território de Ilhéus.Por acaso Itabuna vai deixar que os ónibus de Ilhéus adetre seu território.Ja cedemos demais a Itabuna, água, 1 km de extenção de terras, quer mais!Querem comer na moleza, coma minhoca que não tem osso!O Atacadão, Makro estao em território de Ilhéus, Ilhéus já cedeu que mão de obra de Itabuna , fosse contratada para trabalhar nos dois investimentos, deveria exigir exclusividade de mão de obra local de Ilhéus,já que os investimentos estão em nosso território.
    Adilson Marques

  10. eu sou natural de itabuna e moro em Bonito-Ms mas acompanho as noticias pelo pimenta e pelo radar. Isso é um absurdo a prefeitura de Ilhéus não tem dado conta no limite da cidade onde está a populção em si vai dar conta de fazer algo que está na entrada da cidade de itabuna!!! isso é muito olho grande, Ilhéus está querendo abraçar o mundo com as mãos que Deus possa dar sabedoria para esses governantes pois lhes falta muito!!!

  11. a prefeitura de ITABUNA poderia colocar o ponto de ônibus neste limite de 30 metros poderia ate criar mais emprego para quem pega carrego e só usar a inteligência.

  12. Quanta falta de respeito com o povo, a coisa é muito simples gente e só deixar os onibus de Itabuna levar e trazer o povo de Itabuna e os onibus de Ilhéus levar e trazer o povo que vai pra Ilhéus. O que quer a Agerba dificultando a coisa. Acabem com essa guerrinha proviciana de Itabuna e Ilhéus que as populações das duas cidades agradecem. A Agerba deveria era não entrar em esquemas de fralcatruas e não dificultar para o povo. Sr. Governador Wagner precisamos de sua interferencia, o povo Agradece.

  13. Em resposta ao comentario acima do sr.tupiniquim Adilson Marques com titulo de:ATACADÃO LIMITE DO TERRITORIO DE ILHEUS é que por motivo de segurança nos lucros bem melhores as duas empresas resolveram se estabelecer bem pertinho de Itabuna por que se fosse depender dos compradores de Ilhéus eles teriam que fechar as portas em pouco tempo. Se o povo de Itabuna fizer greve não mas ir lá no Atacadão, não vai dois meses fecha a porta, mas a população de Itabuna tá nem ai pra essas bobagens, nós queremos é ajudar o pobre povo de Ilhéus a melhorar a cidade que tá um lixo, saber por que quando agente ir tomar nosso banho queremos ver uma cidade mais bonita, obs: tomar banho em Ilhéus tambem é mais uma renda pra voces. Fique com Deus Sr. TUPINIQUIM reze pra Itabuna não fechar as portas por que se fechar NOSSA Ilhéus quebra.

  14. Adilson Marques,
    Que pensamento de girico, hein camarada. Se toca meu rapaz! Ilhéus tem mesmo é que ficar caladinha ante problemas relacionados a limites territoriais. Ou esquece o quanto ela já tomou da outra vizinha Uruçuca? Esses mercados querem apenas sugar os benefícios que o prefeito ofereceu, ademais escolheram se instalar ali na redondeza de Itabuna.
    No fim das contas, como sempre, Ilhéus vai ficar com a parte que diz respeito apenas ao erário municipal. O resto estará para Itabuna.
    É isso aí, Secretaria de Transporte de Itabuna e as empresas de coletivos, façam os carros irem até o tal limite e ponto final.
    Seria bom como o amigo falou, bastava cada empresa pegar seus passageiros, mas como brasileiro é malandro até os dentes, imagine o quanto de gente no verão iria pegar o bonde de Itabuna pro Mercadão, fazia suas compras e já pegava o outro bonde pro litoral. rsrsrs 😀

  15. NÃO SE TRATA DE QUEM PRESTARÁ O SERVIÇO,MAS DA QUALIDADE E DE RESPEITO AOS USUÁRIOS .EM NENHUM MOMENTO AUMENTARAM O NUMERO DE ÔNIBUS PARA ATENDER O AUMENTO DA DEMANDA!!SÓ SE QUESTIONA QUEM VAI GANHAR A BOCA!E A SEGURANÇA…CONVIDO À UM FISCAL DA AGERBA A TOMAR UM ÔNIBUS PARA O SALOBRINHO AS 6:15 DURANTE A SEMANA!!É UMA VERGONHA TRANSPORTAR PESSOAS EM UMA DAS RODOVIAS MAIS PERIGOSAS DO PAÍS EM UM CARRO SUPERLOTADO E SEM CINTO.ONDE ESTÃO AS LEIS DE TRÂNSITO????

  16. iTABUNA É MASSA MESMO,TEM UM ATACADÃO BEM PERTINHO(NO QUINTAL DE iTABUNA).Se o pessoal de Itabuna decidir não comprar mais nesse atacadão que o povinho do ilheus faz tanta questaõ,não dou 3 meses para fechar,pois o que o pessoal de ilheus faz de mnelhor é vender peixe e mais nda.

  17. Papas caranguejos de Itabuna, quando vem a praia de Ilhéus, trás comida e bebida, e ainda deixa a praia suja.O shoping Jequitiba se não fosse o movimento do povo de Ilhéus, já tinha fechado as portas a muito tempo.Itabuna tá mais quebrada, que fritada de omelete, de ovo podre.
    Andando pelas ruas de Itabuna e que vemos o abandono,lixo amontoado em toda a cidade, nem caminhão de coleta de lixo, Tabocas mais tem, depois de dar o calote na Marquise.
    abs,
    Adilson Marques

  18. Acabei de ler os comentários que falam de limites territoriais. Que pena, que pobeza, que falta de visão desses dois prefeitos, o de Itabuna e o de Ilhéus. É por conta dessa mentalidade, tacanha, mesquinha, que as duas cidades nunca irão crescer e se tornarem uma grande metrópole. O de Itabuna, Nilton Azevedo, quando soube que o ATACADÃO iria se instalar nas terras de Ilhéus, fez de tudo para barrar, ofereceu até terras de particulares para tirar o mercado de Ilhéus.
    Agora na inauguração do mercado veio com discurso bonito dizendo que entre as duas cidades não podem existir jamais, limites de territórios e que as duas são irmãs e têm se unirem para crescerem juntas e que o caminho seria criar uma região metropolitana. Nesse ponto está certo, mas tem que sair do discurso, senão vamos continuar vendo essas duas importantes cidades no maior marasmo.

  19. A QUESTÃO NÃO É DE COERÊNCIA, E SIM DE COPETÊNCIA, QUE FOI O QUE FALTOU AO PREFEITO AZEVEDO, QUANDO ESTA REDE DE ATACADO VAREJISTA VEIO A SE INSTALAR NA NOSSA REGIÃO, O PREFEITO NÃO FOI CAPAZ DE TRAZER PARA ITABUNA ESSES EMPREGOS ACOMPANHADO DE IMPOSTOS PARA BENEFICIAR O NOSSO MUNICIPIO, AGORA FICA ESSE SECRETARIO INCOPÊTENTE FALANDO ABOBRINHAS NA MIDIA, VEJAMOS A SEGUINTE SITUAÇÃO, O SENHOR WESLEY MELO, NA GREVE DOS RODOVIÁRIOS SE COLOCOU DO LADO DOS PATRÕES CONTRA AQUELES TRABALHADORES QUE SÓ QUERIAM SEUS REAJUSTES DE SALÁRIOS, HOJE ELE VOLTA A DEFENDER ESSES MESMOS EMPRESÁRIOS, CONTRA OUTRA EMPRESA AQUI DE ITABUNA, NO CASO A ROTA. SENHOR SECRETARIO, OU O SENHOR É SÓCIO DESTAS EMPRESAS OU ESTÁ HAVENDO ALGO QUE ITABUNA NÃO SABE E PRECISA SABER COM URGÊNCIA.
    ESTAMOS AGUARDANDO O SENHOR NOS ESPLICAR ESTÁ SITUAÇÃO.

  20. Bom o que eu não entendo é porque dois hipermercados desse porte não optaram por se estabelecerem em uma cidade ou noutra.Porque o melhor seria adentrarem a cidade facilitando com isso o acesso daqueles que não têm condições de se locomoverem até aquele local que é longínquo e de difícil acesso.Mas não, decidem por Ilhéus e se estalam praticamente em Itabuna,não dá pra entender.Me questionei,como é que pode com tanto lugar pra se instalar dentro da cidade vai parar numa fazenda?As vezes me pergunto será que vale a pena todo esse sacrifício,não é melhor comprar por aqui mesmo,aproveitar a concorrência e comprar nas promoções do Bom Preço,no Itão,etc.Bom só acho que deveriam estar melhor localizados facilitando a todos um melhor acesso e toda essa discursão estaria resolvida.

  21. Para o beócio do Adilson Marques, por a UESC estar em território Ilheense, só deveria ter alunos de Ilhéus também, …?!?!?!
    É um Zé Mané, …!!!
    Sinceramente, não sei como alguém pode ser tão imbecil, …!!!
    As vezes nós terminamos perdendo a paciência e fazendo um desabafo mais enfático, mas tem “gente” que merece, …!!!
    É cada um babaca, …!!!

  22. Antônio deixa de ser idiota!!! o atacadão não foi feito para atender só o pessoal de sua cidade Itabuna, cidade aliás da qual gosto muito, inclusive onde realizo muitas das minhas compras, mas foi feito ali devido a localização estratégica em atender toda a região sul do nosso Estado, pois, quando em consulta de áreas do municipio de Ilhéus, em inicio de 2008 eles, os empresários do grupo solicitaram ao municipio a doação do campo de futebol Estádio Mário Pessoa, que é uma grande área central, em troca iriam contruir um novo Estádio para 25 mil pessoas com uma grande vila Olimpica, só que o embrólio se deu pelo Estádio ser palco do esporte e ter um grande valor simbólico para cidade, o prefeito não aceitou, além do fato do novo Estádio com sua vila Olimpica ser construido somente após o termindo das obras dos dois empreendimentos. A construção estrategica visa atender todas as cidades circunvizinhas, incluve os turistas que vem a nossa região, Itabuna se deu bem por sua localização central, então não pense ou é muita ingenuidade de sua parte pensar que iriam falir caso os itabunenses deixassem de comprar…Aliás, os 30 metros do qual falam esta errado, porque a medição tá sendo feita com base naquela placa que a empresa contratada pela Bahiatursa, que não é da nossa região mais precisamente Feira de Santana achou ser ali o limite entre as duas cidades, voltando a doação do Estádio quando o prefeito Azevedo soube da conversa tratou de oferecer ao grupo uma área nas imediações da JS Pinheiro, na qual os empresários descartaram, então se fosse só para Itabuna, “eles” teriam construido lá. Agora essa briga com relação ao transporte é mesquinhez da ROTA, não vejo dificuldades ou a ilegalidade( não caso exista, de não se resolver com a boa vontade de um acordo a exemplo dos táxis ) do transporte municipal de ambas as cidades atenderem o acesso ao empreendimento, e cabe a população cobrar do Municipio de Ilhéus que as empresas aumentem ou melhor tripliquem o número de coletivos que atendem ao Salobrinho.

  23. Sou Ilheense, vim moram em Itabuna a alguns anos e descobrir que Ilhéus é uma cidade atrasada, tem um comercio horrível, não investe no turismo, apesar de ter praias lindas, enquanto isso Itabuna cresce, se desenvolve, sustenta o turismo de Ilhéus, pois os grapiunas são os q mais derramam dinheiro na terra de Gabriela. Quanto ao atacadão, enquanto entra 1 real dos consumidores de Ilhéus, Itabuna derrama milhares de reias. Conclusão: Mais uma vez a minha querida Ilhéus deve agradecer aos grapiunas ( papa jaca ), pelo apoio que vem se arrastando a muitos e muitos anos.

  24. Que discussão acalorada!
    Penso que, as duas maiores cidades da Região e portanto, referências, devem unir forças pra crescerem juntas.
    Com todo respeito, estamos voltando ao século passado, litigando quando o “cacau era ouro” e os coronéis mandavam matar os peões por causa dos seus míseros salários.
    Avante Região Cacaueira! As duas cidades e a Região como um todo só terão a ganhar se existir um posicionamento sensato, equilibrado, pautado num acordo em que, ambas cedam e terminem por ganhar sem tanta ganância.
    Que vençam Ilhéus e Itabuna ou Itabuna e Ilhéus como queiram para o bem da Região e da população de ambas.

  25. ACHO UMA IDIOTICE, OS ÔNIBUS DE ILHÉUS VÃO PARA ILHÉUS E OS DE ITABUNA PARA ITABUNA, A DIFERENÇA É QUE ÔNIBUS URBANOS DE ILHÉUS SERIA MAIS FALTOSO DO OS DE ITABUNA, TENDO EM VISTA QUE A DISTANCIA É BEM MAIOR. PRA RESOLVER É SIMPLES CADA UM QUE LEVE SEUS CLIENTES PARA SUAS TERRAS.

  26. Tudo isso é monopólio da rota, quando o atacadao inaugurou todas as linhas de coletivos municipais estavam entrando proximo ao portão, isso durou dois dias e depois a rota entrou com uma ação e conseguiu o que queria, a AGERBA canetou todos os ônibus municipais de Itabuna, moro a pouco tempo na cidade e ouço falar que uns dos donos da rota é politico e tambem faz parte da AGERBA,isso é verdade? se for esta explicado!!

  27. QUE BOBEIRA O PESSOAL DE ITABUNA E ILHÉUS, DUAS CIDADES MARAVILHOSAS, SE ATACANDO. FICAM DANDO UMA DE INOCENTES UTÉIS, MOSTRANDO UMA RIVALIDADE DESNECESSÁRIA E TIRANDO O FOCO DO PROBLEMA. A ÚNICA CULPADA NISSO TUDO É A ROTA. OS COLETIVOS DEVEM FAZER O SEU PAPEL E LEVAR CADA QUAL OS SEUS RESPECTIVOS PASSAGEIROS ATÉ O LOCAL MAIS CONFORTÁVEL PARA TODOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *