Tempo de leitura: 2 minutos

Do leitor que se identifica como “Itabunense”, recebemos esta provocação. As partes envolvidas têm espaço garantido para a réplica.
Fala, “Itabunense” incendiário:
Após ver a verdadeira celeuma que se criou em torno da localização do Atacadão e do Makro, que gerou problemas envolvendo serviços de transporte e uma série de questionamentos por parte da população, venho esclarecer:
1) O limite que separa Itabuna e Ilhéus passa exatamente entre o Atacadão e o Makro, de forma a que 90% da área do Makro fica dentro dos limites de Itabuna e 90% da área do Atacadão ficam dentro dos limites de Ilhéus.
2) No local onde hoje se constrói o Makro, já funcionou o Parque Cavalo de Aço e se construiu um loteamento que pertencia ao Sr. Miguel Pinheiro e ao Sr. Vinicius Teixeira, antes de o venderem para o Makro. Ambos empreendimentos eram registrados no município de Itabuna.
3) A prefeitura de Itabuna, de posse da lei estadual que delimita os limites fronteiriços entre os municípios e munido de aparelhos GPS, está preparando um dossiê para solicitar do estado da Bahia, não apenas a área do Makro, que já é sua por direito, mas uma área maior, que inclui até mesmo a do Atacadão. Isso por que a lei determina que o limite da cidade fica na ponta da ilha dos Quericós [alguém lembra?], mas não determina se é a ponta leste ou oeste. Ou seja, uma questão de interpretação apenas, que será levada à Assembléia Estadual.
4) Erroneamente, e sabe-se Deus porque cargas d´agua, o Makro deu entrada na documentação das suas obras na prefeitura de Ilhéus e, cedo ou tarde, terá que refazer tudo na cidade de Itabuna.
5) A prefeitura de Itabuna, pode a qualquer momento, e já deveria ter feito isso, embargar as obras de construção do MAKRO, pois a documentação obtida equivocadamente em Ilhéus não possui validade no nosso município.
6)Os ônibus municipais de Itabuna podem sim realizar serviços de transporte para aquela localidade, pois o Makro ainda pertence ao território itabunense.
Sendo tudo que se apresenta, espero que essas informações ajudem a corrigir distorções que começaram a ocorrer.

45 respostas

  1. Acho que daqui a pouco os vizinhos de Itabuna vão querer colocar o limente em plena AVENIDA SOARES LOPES, em Ilheus para tomar a praia.Me lembro, quando adolescente, a placa limitrofe ficava na area onde hoje comercializa um empresa de piscina.

  2. O Sr tem razão no que escreve,pois conheço Sr Miguel Pinheiro e o mesmo tem todos os documentos daquela area do makro registradas em Itabuna em cartorio e na PMI.

  3. Espero que esse prefeito incompetende de itabuna tome logo as medidas cabiveis o que e nosso e nosso e que beneficie os moradores de nossa cidade(…).

  4. Quem estudou a história e a geografia desta pobre cidade grapiúna conhece, sim, a Ilha dos Quiricós e não Quericós. É uma das ilhotas do temporário Rio Cachoeira, a exemplo das ilhas do Jegue”, Sequeiro Grande, Bananeiras e Sempre Viva, na fazenda do mesmo nome vizinha à Ceplac.
    Antes dessa tolice toda, as prefeituras das duas cidades, através dos seus agentes, deveriam tomar juízo e trabalhar em conjunto, afinal todos sairemos ganhando no esforço coletivo. Não adiante tentar reviver as inglórias lutas do passado entre Ilhéus e Itabuna, esta à beira do centenário…
    Chega de tanta estupidez a revelar a nossa falta de cultura, educação e compromisso com esta região que um dia foi rica e burra e parece querer continuar agora, burra e remediada. Tô fora…

  5. Eu vou dar muita risada, quando o decreto dos tempos do Prefeito João Lirio, de Ilhéus, que não passou pela aprovação da Câmara de Vereadores, for questionado e perder a validade.
    Aí sim, o Bairro da California vai voltar a pertencer a Ilhéus.
    Mexe com quem tá quieto, mexe…!!!

  6. Constatada a veracidade destas informações, com coordenadas auferidas por meio de GPS, ficará difícil alguém ponderar, …!!!
    Vamos aguardar para ver, …!!!
    Sempre achei que as coordenadas, com o advento do GPS, deveriam ser geo-referenciadas, não mais com aquelas medidas em graus, minutos e segundos, muito usadas em navegação, …, e que atualmente estão obsoletas, …!!!

  7. Com a palavra:
    – O Estado;
    – Os Municípios;
    – E, principalmente o Cartório do 1 Ofício de Registro de Imóveis (responsável por aquela região da Cidade). Este detém dados importantes para determinação desta “celeuma”.

  8. 100% do terrenos da MACRO está em território de Ilhéus,100% do terrenos do ATACADÃO tambem está em Ilhéus eu como irabunense lamento mas é a pura realidade.Se quizerem gastar dinheiro com bons advogados gastem mas vão perder.Ou vamos continuar a essa troca de informações sobre nosso territorio, o qual conheço todos os limites der nossa cidade ,ja caminhei nele todo.POSSO PROVAR.
    Emanoel Alves

  9. Sou a favor de MARCEL LEAL, que afirma a décadas:
    “NÃO EXISTE ITABUNA, NÃO EXISTE ILHÉUS E SIM ITAILHÉUS”
    Não vamos expulsar altecipadamente futuros empreendimentos na RODOVIA DA INTEGRAÇÃO(ILHÉUS-ITABUNA).
    Deixem o ATACADÃO EM PAZ, DEIXEM O MAKRO EM PAZ, geram status PARA TODO O SUL DA BAHIA, ALÉM DE CENTENAS DE EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS.
    O Tal ITABUNENSE DEVE SER “AGENTE SECRETO” DOS CHATEADOS COM A CONCORRÊNCIA(BOMPREÇO, ITÃO, MEIRA E OUTROS ATACADISTAS…)
    VAMOS CRESCER PENSAR ADIANTE…

  10. O que me admira aqui nos comentários postados é a “ganância” dos ilheenses acharem que são os melhores…
    Sem bairrismo, mas ITABUNA está anos luz à frente dessa “ilha náufraga”, que nunca colaborou para o crescimento ou desenvolvimento da região!
    Ilhéus não sabe explorar nem o que tem de melhor, o turismo!
    Ao contrário dos “ilhados”, nós, cidadãos de Itabuna, torcemos para que o projeto do porto-sul realmente aconteça, porque só através dessa obra, essa “ilha náufraga” poderá acrescentar desenvolvimento à região Sul, isso depois de 465 anos!
    Não vou citar aqui, nem referenciar TUDO que ITABUNA tem em relação aos “praianos”!
    Porém, sejam mais calmos na hora de expressarem suas “iras” contra nossa cidade!
    Sobre o Atacadão, Makro e limites, só a LEI do Estado para responder todos os questionamentos!!
    Isso de proibir acesso dos ônibus coletivos é um atraso, seja de onde for os empreendimentos!

  11. Nossa, quanta disputa…por isso que há tanta violência…pq o olho ta tão grande em cima de um empreendimento que esquece de se preocupar com os assassinatos que ocorrem TODOS OS DIAS em Itabuna!!
    Como disse Fernando no 1º comentário…VCS QUEREM A PRAIA TB???
    Vá se preocupar com a Educaçao, com a saúde pública, e com a segurança da cidade e aceite a realidade!

  12. É realmente desde moleque ouvia as pessoas dizerem que Itabuna é o centro da região, que inclusive as pessoas de Ilhéus veem comprar aqui.
    É até hilário achar que Ilhéus é isso e aquilo nessa história, mas será porque Makro e Atacadão vieram se instalar a 25Km do centro dela e uns 3Km do centro de Itabuna? Ilheenses REFLITAM.
    Sem mais.

  13. As duas cidades-irmãs deveriam parar com essa presepada de bairrismo e chegar a um acordo que traga benefícios a ambas – ex.: permitir que os ônibus de Itabuna levem o pessoal daqui ao Atacadão. Todo mundo sai ganhando.

  14. Primeiramente, parabêns pelo comentário notório senhor Ricardo Kruschewsky!! Só tenho uma coisa a dizer e a afirmar, toda essa briga se deve ao monopólio da Rota transporte que isentivou a Agerba a multar empresas de transporte público de Itabuna.
    O que é isso minha gente? Vamos abrir o olho para o jogo de interesses ilícitos que esta havendo nessa briga!!! O que esta em jogo é o interesse de uma população que caminha junto com o crescimento da sua cidade.
    Ilheenses, não se esqueçam de que temos mais lazer e variedades de comercio a proporciona e oferecer a vocês do que vocês tem a nós,a previsão do tempo diz que vai chover no litoral o final de semana inteiro e ai como é que vai ficar a única opção de lazer que Ilhéus tem a me oferecer e ao resto dos cidadãos Itabunenses!!!

  15. Sr. Emanoel Alves, já que caminhou e conhece todos os limites da cidade de itabuna e vi um comentário de que parte do Bairro Califórnia pertecer a Ilhéus. Pergunto: É verdade?
    Desde criança que ouço falar nisso, então tire a minha dúvida, ouvi dizer inclusive que Ilhéus tinha cedido a Itabuna estendendo os limites nesta área para não haver problemas.
    Aguardo retorno Obrigado.

  16. ILHEENSES INTELIGENTES; o Atacadão e o Makro não viriam para região apenas pelos potenciais clientes da cidade de Ilhéus; precisam de clientes, e muitos; por isso a localização quase debtro da cidade de Itabuna que é indiscutivelmente geográficamente melhor localizada; o centro da região. Soube por um amigo ilheense que só não foi instalada dentro dos limites de Itabuna, porque o prefeito”esperto” não ofertou um local adequado para o empreendimento. Parece que o Prefeito de Itabuna é Ilheense kkkkkkk!

  17. Para chegar a uma coclusão mais plausivel,e sensata.Só resta a ITA/ILH dividirem os lucros com o ICMS e outros serviços.Esta briga entre as duas cidades só trazem atraso e descaso para a população mais necessitadas das duas cidades.Que nossos GESTORES das cidades envolvidas se reúnam logo e cheguem a uma imediata solução.Pois nós POVÃO não podemos pagar por erros cometidos por nossos antepassados.Agora o que resta é só vontade POLITICA.Já falei e repito,em um futuro bem próximo ITABUNA/ILHEUS serão interligadas de casa de um lado a outro.Quem viver verá………..

  18. O Gente..A briga de Itabuna em constantar a existências dessas empresas em suas propriedades é única e exclusiva pelos “IMPOSTOS” que serão combrados e que ficarão com os nossos vizinhos..É esse o desespero de Itabuna,só esse..!!!…Quem vai ganhar muito com isso é Ilhéus é claro enchendo os bolsos de seus patrões com tanto imposto que se paga nesse país..Então, me polpem com essa preocupação idiota de delimitar espaços que ninguém até pouco tempo nem lembrava que existia.

  19. LC,
    Violência, até na porta de sua casa!!! Isso não é exclusividade de Itabuna. A violência está e acontece nos GRANDES centros de TODOO o país!!!
    Educação, ITABUNA é referência, recentemente uma professora Itabunense ganhou um prêmio NACIONAL no “V Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”, sem falar que os números de escolas públicas e particulares, são bem MAIORES do que Ilhéus! Contamos aqui com o Colégio Militar da Bahia e faculdades, consolidando Itabuna como um pólo educacional, o maior do sul da Bahia!
    Saúde, isso nem discuto, mesmo com desvios do dinheiro público e fatos negativos, ITABUNA ainda possui Hospitais, Clínicas mais aparelhados e estruturados da região, de qualquer especialidade, isso comparando com Ilhéus.
    Afinal, quantos hospitais, LC, Ilhéus têm?
    Como eu disse antes, Ilhéus não consegue explorar o que tem de melhor, o TURISMO!
    O Vesúvio, conhecido pelos romances de Jorge Amado e novela, no sábado, se tiver aberto às 19:00 é um MILAGRE!!!

  20. Bom pessoal, como bom filho dessa terra (Itabunense) venho dar minha humilde contribuição para essa questão. Primeiramente adoro as duas cidades, cresci em Itabuna indo pra Ilhéus nos fins de semana pegar uma praia, não moro mais em Itabuna e aqui onde moro faço a maior propaganda da Terra da Gabriela. Mas vamos ao que interessa…
    Creio que se está cometendo uma injustiça e tanto com Itabuna, porque? Vejam itabuna é uma cidade que vive do seu comércio, é ele que mantém boa parte do progresso da cidade (se é que nos dias de hoje exista algum, né prefeito?). Se o Makro e o Atacadão quisessem alcançar a cidade de ilhéus teriam construído suas lojas perto da cidade de Ilhéus, porém é visível que estas duas empresas querem competir com o comércio itabunense, eles querem em sua maioria os consumidores de Itabuna. O que irá acontecer então pessoal, itabuna vai perder em arrecadação porque o povo vai parar de comprar em estabelecimentos que geram impostos para Itabuna, como Hiper Bompreço, Itão e outros (que geram impostos para itabuna), para comprarem no Makro e no Atacadão (que geram impostos para Ilhéus).
    Não acho isso justo não, ainda mais que o forte de Itabuna é o comércio. Enquanto que Ilhéus está para receber diversos investimentos que vão alavancar a economia da cidade, Itabuna estará perdendo uma fatia, mesmo que pequena ou moderada, daquilo que te sustenta.
    A discussão e tensa e está longe de uma solução, mas de antemão digo para os itabunenses leitores deste blog, continuem comprando no Itão, Bompreço e outros, e caso o Makro seja realmente dado como estabelecimento de Itabuna comprem no Makro e não comprem no Atacadão. BOICOTE!!! É a maior arma contra essa injustiça.
    Abraços e saudações a todos e vamos manter a discussão de pé!

  21. Em ilhéus poco se falava de rixa ou rivalidade, o que só acontece mais em Itabuna, mas ninguém vai ceder mais área para Itabuna do que já foi cedido no passado.Fora isso, devemos adotar o famoso ditado árabe: “Os cães ladram e a caravana passa”, sendo que neste caso os cães vão ter muitos motivos para latir daqui por diante…..

  22. Para o esperto Mr Anderson que pediu para os ilheenses refletirem….em que local mais você queria que o atacadão e a Makro se instalassem se não fosse ali… se fosse antes só se fosse um mercado fluvial a deriva dentro do Rio Cachoeira….
    Itabuna não tem história, nós fomos sede da Capitania, São Jorge dos Ilhéus e vocês apenas uma bairrozinho que nós abrimos mão…
    Reflitam….

  23. Pra resumir:
    – Ilhéus ganha os impostos. Itabuna, aos poucos ganhará todos os empregos, tanto no Atakadão quanto no Makro, e ainda terá o Atakadão MAXI.
    – Quando Atakadão e Makro decidiram se instalar escolheram ITABUNA, é fato! Sorte de Ilhéus ter seu limite tão próximo de Itabuna.
    – Quanto ao sistema de transporte falta o bom senso da cidade de Ilhéus, pois se usarem a inteligência verão que só têem a perder em não autorizar, pois o Itabunense que não possui carro vai aos poucos deixar de ir para lá.
    Vamos deixar disso! Que tal então fazermos juntos, Itabunenses e Ilheenses um movimento pela criação da região metropolitana?
    REGIÃO METROPOLITANA JÁ!!!

  24. É meu caro amigo…
    Acho que ao invés de escrever estas aneiras barristas, você deveria dar uma voltinha na cidade de Itabuna e observar como se sente a periferia.
    A cidade não consegue resolver seus problemas internos como a criminalidade (diga-se de passagem é a maior do país conforme relatado) os índices de casos de dengue (também maiores do país) a periferia totalmente disprovida de saneamento básico, infra estrutura e também a falta de água que assola a cidade.
    Visita o Pedro gerônimo, Daniel Gomes, Zizo, Sarinha, Novo São Caetano, Bananeira…
    Melhor cuidarem dos assuntos internos para depois requerer outras coisas…
    Mas como dizem por aí “A mulher do vizinho é sempre mais gostosa…a grama do vizinho é sempre mais verde…e a vaquinha do vizinho dá sempre mais leite.”

  25. PARA: FERNANDO E LC
    AS PRAIAS DE ILHÉUS JÁ PERTENCE AOS ITABUNENSES, É SÓ FAZER UMA PESQUISA PRA VÊ. NA PRAIA DO SUL AS CASAS DE VERANEIO SÃO 70% DE ITABUNA, NA DO NORTE 100%.

  26. Oi Milla,
    Sim, isso até pode ser realmente, mas o que está em jogo também é o fato dessas empresas estarem se aproveitando de Ilhéus, esta entrando com as concessões e Itabuna entrando com a maior parcela do bolo que são os clientes, compradores, estes sim, presumo, os mais valiosos de toda a história. Até porque concessões não são eternas.
    Enfim, fica no ar a pergunta: porque elas ficaram ali na esquina da Churrascaria e não nas redondezas de Ilhéus City?
    Empresas ilheenses => mero aproveitamento de vantagens.

  27. Essa discórdia só está acontecendo por falta de visão deste que se diz prefeito: Azevedo.
    Sua minúscula visão empreendedora, não o fez enxergar o retorno desses investimentos. Parabéns ao então prefeito de Ilhéus que mesmos com suas barbeiragens administrativas, consegue ser melhor que o nosso “prefeito” Azevedo.
    Abra o olho Azevedo!!!!

  28. Quanta ignorancia em alguns comentarios e outros sem o menor sentido.
    1- A localização dos empreendimento (macro\atacadão) é simplesmente logistica, fica perto do trevo rodoviario do contorno a BR 101
    2- O limite é entre a Coelba e a loja de geladeiras. O tão sonhado limite para os Itabunenses não é legal pois não foi aprovado na assembleia legislativa estadual.
    3- É mais proveitoso lutar pelo desenvolvimento das duas cidades falidas e sem politicos para lutar por dias melhores.
    4- Mais empreendimentos virão para a região independente da cidade ou mesmo da mentalidade pequena e mesquinha de alguns.
    5- Realmente o prefeito Itabuna é Ileense e funcionario da P.M de Ilhéus.
    Acorda meu povo. Vamos votar em quem pode lutar e ajudar a região.
    Eng. Civil

  29. Essa questão de limites entre municípios muda mesmo, com o tempo, …, se nada mudasse, até hoje Ilhéus seria uma capitania, não um município, …!!!
    O que houve foi o seguinte: A sede do município ilheense cresceu em direção ao litoral, tanto ao norte quanto ao sul e não em direção ao Salobrinho, mesmo havendo UESC, CEPLAC, tudo isso para o lado de cá. Por estar literalmente “apertada”, a cidade de Itabuna tende a avançar além dos seus limites, inclusive em direção a Ilhéus, o que é natural, e está ocorrendo agora, …!!!
    A demanda por espaço físico em Itabuna é tanta que observa-se uma verticalização muito grande na cidade (onde era uma casa, abrigava apenas uma família, pouco tempo depois, vira um edifício de 15, 20 andares, com dois ou mais apartamentos por andar), ao contrário de Ilhéus, onde ainda há muito espaço disponível, …!!!
    Há 100 anos atrás Itabuna era apenas um vilarejo, que pertencia a Ilhéus, e que iria se emancipar, tentar “andar com as próprias pernas”, mas hoje está tão grande quanto a cidade que a gerou. A população urbana, inclusive, é superior à população urbana de ilhéus. Isso é fato, …!!!
    Lembrem-se de que a única coisa permanente no universo é a mudança, daí a necessidade de se estudar, mais uma vez, a questão dos limites, …!!!
    Isso é apenas um aspecto – um critério – técnico, nada mais, …!!!
    Não sei porque tanta confusão, …!!!
    Quando fizerem o plebiscito, quem irá decidir são os proprietários das terras, donos de empreendimentos, e/ou moradores do local, da faixa de terra em questão. Se eles quiserem permanecer pertencendo a Ilheus, ninguém irá mudar nada, caso contrário, aí Itabuna poderá avançar mais um pouco, além dos seus domínios, …!!!
    Smples assim, …!!!

  30. A localização deve ter sido escolhida não por causa das fetidas ruas itabunenses, mas sim por poder atingir varias cidades com mais facilidade, como ibicaraí, buerarema, ilhéus e sua infeliz cidade!

  31. A culpa é do Governo do Estado que não se pronuncia. Eles tinham que fazer os estudos para a Zona metropolitana Itabuna-Ilheus e de Feira de Santana. Ficam com o maior bairrismo do estado, o de Salvador.
    Tudo neste lugar é concentrado em Salvador. Industrias, portos, investimentos, etc.
    O maior bairrismo é o do Governo do estado que não libera as verbas adequadas para a região se desenvolver. Promete e faz propaganda com os investimentos do Governo Federal.
    ——————————–
    Mas voltando ao caso do Atacadão/Makro, como aquela area pertence a Ilheus, que a prefeitura de lá forneça os serviços publicos adequados para aquele empreendimento. Coleta de lixo (não jogue lixo em nosso péssimo lixão), agua, esgoto, transporte (Taxi, quem vai pegar um do Atacadão ate o Malhado, por exemplo, rs).
    Fiquem com estes empreendimentos com vcs, pq eu vou esperar o Atacadão Maxxi do Walmart se instalar no territorio de ITABUNA. Pronto, acabou a confusão.

  32. Queridos ilheenses/itabunenses ou itabunenses/ilhenses, que seja!
    ilhéus não dá suporte direito nem aos alunos da UESC, que ao virem de outra cidade se instalam em Itabuna. Isso é fato!!!! como fará no limite!!!
    O fato é que o ponto é estratégico!!!
    Itabuna é comércio!!
    Ilhéus é turismo!!!!
    jamais estas iriam se instalar em Ilhéus (pois como citado não é um ponto estratégico!!)
    O IFBA, está localizado no meio exato da rodovia, porque será!!!!!
    E a UESC????
    Acordemmm, os coletivos de ITabuna já faziam o retorno ali a muito tempo, e os de ilhéus??? Chegavam até o ponto do Pitu?????
    Certameante Ios cedeu mais que Ita!!!!!! caso contrário, a localização seria inversa, é óbvio!!!
    Temos que pensar na região e não únicamente em uma cidade, temos que pensar na população!!!!
    Certamente todos que postaram podem ter ou tem um carro, ou podem pagar um taxi!!!! e quem pega onibus????
    Esses sim, temos que nos atentar…
    É lastimável ler alguns comentários, muitos de ilheenses (tem um individuo que faz pena seus comentários, prefiro não citar seu nome…pois tal não merece tanto crédito) muitos itabunenses…
    Por que votamos em politicos incopetentes????
    Que o melhor para a população seja levada em conta.

  33. TUDO LEVA A CRER QUE ESTA REGIÃO ESTA FADADA AO ATRASO, POIS TUDO QUE VEM PARA DESENVOLVE-LA GERA DISPUTAS E POLÊMICAS.
    -VEIO A VASSOURA DE BRUXA QUASE DIZIMAR O QUE RESTAVA DE UMA AGRICULTURA, COMBALIDA ANOS AFIO, POR PREÇOS BAIXOS, DIVIDAS ACUMULADAS PELOS FAZENDEIROS, QUE VIVIAM FEITOS MARAJÁS E POUCO SE PREOCUPAVAM EM DIVERSIFICAR E INVESTIR EM SUAS TERRAS.
    -DEPOIS O CASO DO COMPLEXO ITERMODAL, ESTÃO QUERENDO A TODO CUSTO IMDEDIR QUE ELE SE CONCRETIZE, COMO FOI O CASO DA ZPE QUE FOI BARRADA PELOS POLITICOS DO SUL, INCLUSIVE O ILMO. JOSÉ SERRA ESTAVA NA TROPA DE CHOQUE BARROU A AUTORIZAÇÃO.
    -AGORA A DISPUTA TERRITORIAL VOLTA A TONA ENTRE ITABUNA E ILHEUS POR CAUSA DE DOIS EMPREENDIMENTOS PRIVADOS QUE FORAM CONSTRUIDOS NA DIVISA DAS DUAS CIDADES.

  34. Alguem lembra de uma placa de limites entre as duas cidades, que ficava ao lado de uma igrejinha, no sentido ilhéus itabuna, depois da churrascaria los pampas?????, ali sim era o limite entre as duas cidades…..cada vez foram chegando a placa mais para dentro dos limites de Ilhéus.

  35. Pessoal,
    não há o que discutir. As empresas se colocaram ali por uma questão de planejamento estratégico. Ilhéus deve certamente ter feito uma melhor proposta para elas. Não se trata de uma cidade ser melhor, ou mais bonita que a outra, e sim impostos. Não há como negar que a localização de Itabuna, no que se refere ao comércio, é privilegiada. Nesse sentido é normal que sejam feitos mais investimentos em Itabuna que Ilhéus. lojas, faculdades particularesm todo tipo de investimento que visualize o lucro pensa na logística. É ingênuo pensar que os investimentos ficaram ali apenas por Itabuna (peço que olhem no mapa quantas cidades ficam próximas). É de uma igenuidade ainda maior pensar que empresas do porte das que se instalaram naquele determinado local não pesquisaram minuciosamente. Para se tornar grande como estas empresas são, não se pode dar brechas para qualquer tipo de problema. Entendam.

  36. Rapaz…esse povo de Itabuna sei não.
    Qeurem tomar tudo,daqui a pouco vai querer tomar a cidade de Ilhéus.
    Vão procurar o que fazer!!!

  37. Mr. Anderson!!! Se liga meu rey! Os telefones da UESC, SALOBRINHO, CEPLAC são todos da area de Itabuna, imagine se lá, bem mais próximo não fosse? É a econômia de dona OI(TELEMAR).

  38. Já que perguntaram… significa que não entenderam, o porquê do Atacadão não ser num local bem mais próximo de Ilhéus e sim de Itabuna, a resposta intriseca no questionamento seria, “que era pra atender a população de Itabuna buscando isenção de Impostos em Ilhéus”, me informaram que Ilhéus não deu isenção alguma de Impostos ao empreendimento. Agora eu respondo a quem não entendeu com uma outra pergunta. Porque será que o Atacadão não contruiu na area oferecida pelo municipio de Itabuna? Eu novamente para quem não entendeu vou tentar responder dizendo que não era para atender só a população de lá, mais estratégicamente naquela area atender todas as cidades circunvizinhas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *