Tempo de leitura: < 1 minuto

Levi Vasconcelos (coluna Tempo Presente / A Tarde):
Em 2006, as pesquisas induziram todos a achar que Paulo Souto, então governador, ganharia as eleições e não ganhou. Agora, quando começa a fase decisiva do processo eleitoral com a entrada em cena da propaganda no rádio e na televisão, as pesquisas mostram Jaques Wagner em primeiro, Paulo Souto em segundo e Geddel em terceiro.
Como em 2006, não quer dizer que vá acabar assim. Tão rigorosa na pretensão de estabelecer um tratamento isonômico para todos os concorrentes, a lei eleitoral dá tratamento privilegiado a governantes que postulam a reeleição ao permitir-lhes a permanência no cargo com direito a farta publicidade institucional, enquanto os outros nada podem. Era daí que Paulo Souto sustentava altos índices nas pesquisas e é daí que Wagner ostenta a vantagem até agora.
Mas convém ressalvar: as semelhanças entre os dois cenários acabam aí.
Em 2006, Souto deitou em berço esplêndido.
Embalados pelo clima de ‘já ganhou’, os aliados dele cruzaram os braços, enquanto Wagner arregaçou as mangas e conquistou os votos que estavam ‘soltos’. Agora, é diferente.
A derrota de 2006 e a morte de ACM aniquilaram o carlismo. As lideranças interioranas migraram para Wagner e Geddel.
Temos hoje um Wagner favorito, mas em campo com os seus aliados puxados pelo PT disputando voto a voto. Um Paulo Souto esvaziado, só com o recall de ter sido governador, caindo nas pesquisas, e um Geddel com musculatura (de aliados) subindo devagar, mas sempre subindo.
A tendência é de uma disputa aguerrida (nas ruas e na tela). Dificilmente o quadro que as pesquisas ditam hoje ficará como está.

12 respostas

  1. Realmente, existem muitas diferenças entre o pleito de 2006 e este. Em 2006 o que existia era um grupo que apostava na velha política do curral eleitoral, na santa ingenuidade do povo, e na certeza da continuidade. O resultado já é história.
    Alguém já disse que a história se repete como farsa, como o governo de Jaques Wagner não é farsante, não se preocupem, senhores “analistas”, a história não se repetirá.
    O povo está prendendo a reconhecer quem, efetivamente, governa pensando no coletivo. Simples assim.

  2. Os petista estão cantando e sorrindo vitória antes do tempo. Vamos aguardar outubro chegar pra ver de perto que realmente irá rir? kkkkkk quiáquiá rárárá hihihi!

  3. Resposta ao Sr Ricardo Seixas.
    Amigo é um absurdo lê esta matéria falar que o Governo passado não trabalhou na Bahia rsrsrsr
    Quais as obra do Governo Wagner no sul da Bahia?
    Quais empresas o atual Governador troxe para a Bahia?
    Que País é este.

  4. Ricardo é ingnorante aos numeros do IDH e de empregos no Estado da Bahia e não só na capital. ele deve entender como obras construção de viaduto com nome de politico avenidas com nomes de politicos e etc.

  5. Resposta a Wilson.
    O que vc entende de politica?, fala besteira no blog,ôoo cidadão vc mora em Itabuna!
    Cadê a barragem que esre tal governador falou
    Cadê a tal Duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna que este governador prometeu.
    Cadê a tal duplicação bairro Nova Itabuna até Ferradas.
    Acorda menino vai apreender politica.
    O Povo não é besta.

  6. Em 2006, havia um ingrediente que fazia a diferença (em favor de Paulo Souto, claro).
    O povão, quando via o pesquisador, tremia de medo… Dizer que ia votar contra nem pensar. Todos receavam as represálias que poderiam sofrer no caso de declarar o voto na oposição.
    Hoje é diferente. Wagner resgatou a dignidade do cidadão bahiano. Livrou-o da opressão!
    O bahiano pode ser manifestar livremente, dizer o que pensa e em quem quer e vai votar, sem medo de ser perseguido.
    Só por isso, Wagner e o PT já merecem o meu voto.

  7. Caro Prof,
    Sousa Neto
    Jaques Wagner resgatou a dignidade do cidadão bahiano!Não consegue interpretar em qual sentido o senhor quer chegar.
    Saúde:Os hospital encontram sucateados, sáude pública um caos em total abandono.
    Educação zero:falta escolas, falta professores, tá uma fartura faltando tudo.
    Segurança Pública:A Bahia esta em terceiro lugar em crimes e homicídios só perdendo para o Rio de Janeiro e São Paulo.
    Salários Func. Públicos: A Bahia paga o menor salário aos professores do Estado, cuncursados ou não.
    Polícia Militar:Qual foi o indíce que o governo do Estado aplicou em aumento salarial para os militares, equiparação salarial com os outros Estados, as polícias Civil e Militar é mau remunerada e governo alega não ter condições para fazer equiparação salarial.
    A democracia foi restabelecida, pelo Regime Militar em 1985, passados 25 anos ainda tem medo de ser perseguido.Hoje vivemos em um país democratico, cada cidadão pode manifestar seus pensamentos sem medo de ser perseguido, desde que o faça com moderação, sem ofensas pessoais, que não denigre a imagem das autoridades, constituidas no país.
    Att.
    Kalif Rabelo

  8. QUAL A DIFERENÇA DE 2006 PARA 2010? NÃO ESQUEÇAMOS DE TRÊS LETRAS: ACM(ANTÔNIO CARCINOMA MAGALHÃES): TRADUZIA: FRAUDE(ELEGEU WALDERK ORNELAS,WALDIR DORMIU ELEITO),OPRESSÃO(NÃO BAHIA GOVERNO COM UM CHICOTE NA MÃO E O DINHEIRO NO BLOSO…),PERSIGUIÇÃO(FUNCIONÁIROS DO ESTADO NÃO DECLARAVAM VOTO CONTRA ),DOMÍNIO DO TRIUNAL DE JUSTIÇA COM NOMEAÇÕES E CONTROLE DA JUSTIÇA),CERCEAMENTO,PERSIGUIÇÃO E ATÉ FECHAMENTO DOS JORNAIS(JORNAL DA BAHIA) E DA IMPRENSA QUE NÃO DESSE APOIO AO CANIDATO QUE NÃO FOSSE O SEU… QUEM MESMO EM PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO EM 2006 DIRIA QUER IRIA VOLTAR CONTRA… HOJE.. NÃO TEM ISSO, ESTAMOS LIVRES PARA VOTAR,SEM OPRESSÃO.PORTANTO A PESQUISA REFLETE UMA REALIDADE “VERDADEIRA” E NÃO UM PASSADO DE 2006…palavras DA DIRETORIA DO IBOPE NA TARDE DE 03.10.2006, FALANDO ONDE HOJE O “ERRO”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *