Tempo de leitura: < 1 minuto

Centro de Radioterapia da Santa Casa

Segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer, a Bahia registrará 10.950 novos casos de câncer neste ano de 2010. Destes, 1.030 serão de câncer do colo do útero.
Este tipo de neoplasia é a segunda mais frequente, ficando atrás apenas do câncer de mama, que corresponde a mais de 10% dos casos.
Para o médico radioterapeuta do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, José Bandeira, a maior dificuldade para o tratamento da doença ainda é o baixo índice de detecção precoce.
“Estamos com um número médio de detecções muito abaixo das estimativas do Inca”, lamenta o médico, ao constatar os números relativos à área atendida pela Santa Casa. Segundo ele, grande parte das pacientes chega ao centro de radioterapia para iniciar o tratamento com a doença já em estágio avançado.
“São mulheres que relatam a realização periódica anual do exame preventivo, sempre negativado, mas que chegam para tratamento com a doença instalada há dois ou três anos”, relata Bandeira.
Segundo o médico, a rede de atenção básica do SUS deve ser cobrada pela correta orientação dos pacientes, assim como compartilhar a responsabilidade pela segurança dos resultados dos exames.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *