Tempo de leitura: < 1 minuto

Já existem leis prevendo o tempo máximo nas filas de bancos e supermercados, mas os cartórios continuam impondo castigo severo a quem precisa de uma simples autenticação de documento ou reconhecimento de firma.
Em Itabuna, havia nesta sexta-feira, 13, mais de cem pessoas na fila de um dos cartórios e obviamente nem todas receberam ficha para o atendimento. Não ser atendido significa atrasar a vida de quem precisa resolver algum negócio, quase sempre urgente, e que esbarra num serviço arcaico, preso irremediavelmente ao século passado.
Até quando?

22 respostas

  1. Isso perdurará até o Doutor voltar da França… Ele vai aprender meter o bedelho primeiro no seu telhado para depois abrir fogo no telhado alheio… Se não for assim de nada valerá o título que foi buscar na Europa.

  2. A nossa justiça se preocupa com coisas importantes como: reajustes dos salarios de juízes, evento comemorativo em Sauípe para decidir estratégias de trabalhar menos e ganhar mais…
    O povo ainda quer que resolvam esse problemminha q atinge a maior parte da população??
    Como diria Justo Vericimo, “Quero que pobre se exploda!”
    Quando um juiz precias autenticar algum documento pergunte se ele pega fila??
    Vamos celebrar estupidez humana…

  3. Não é possivel que ninguém ,tome uma providência em relação aos catorios de ITABUNA ,CADÊ O MINISTERIO PUBLICO,AS ENTIDADES DE SERVIÇOS DA CIDADE.Será que vai Ser preciso que uma pessoa MORRA na fila,para que alguma autoridade RESOLVA TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA.Também não é só os cartórios de reconhecimento de firmas não.Os cartórios de REGISTROS DE IMOVEIS,também estão deixando a desejar.No 2º Oficio de Rg.de imóveis tem um tal de BECA,que é um BOÇAL,que já deveria ter se aposentado ou mesmo da LUGAR a quem está disposto a trabalhar.Eles fazem o que querem,e não tem nenhuma fiscalização para eles ,então ele deitam e rolam,fazem o que bem entendem.Eles precisam saber que eles são FUNCIONÁRIOS PUBLICOS e são pagos com dinheiro do povão,portanto eles tem QUE PRESTAR UM BOM SERVIÇO A POPULAÇÃO.

  4. Voces ainda não viram o que acontece na cidade de JEREMOABO-BAHIA, o cartório só funciona das 08:00hs até as 14:00 hs, são distribuidos somente 20 fichas e ainda por cima só tem um funcionário para fazer de tudo no cartório desde reconhecimento de firma, autenticação de documentos, procurações e tudo mais que um cartório requer.
    Cade que o estado não vê isto.

  5. Está na hora dos nossos vereadores apresentarem um projeto de lei na câmara municipal, estebalecendo tempo para o atendimento também nos cartórios, vereador e pra isso, a final de contas quem paga os seus salários( vereadoroes e servidores do judiciários) samos nós contribuintes que ficam sendo humilhados na fila horas e horas para autenticar um simples documento. Tudo isso não passa de uma VERGONHA.Cadê os nossos governantes? Na hora de pedir voto vem com a maior cara de pau. Me aguarde na próxima eleição vou dar o troco a estes pilantras.

  6. Bons tempos; deixe de ser burro e mal informado.
    O projeto de lei que trata da PRIVATIZAÇÃO dos cartórios extrajudiciais da bahia foi enviado pra a Assembléia Legislativa e esta parado, porque os deputados só pensam em eleições.
    A privatização é obrigatória pela constituição federal e a bahia é o único estado que ainda não cumpriu.
    Não é problema do MP e de nehum promotor, mas sim dos deputados estaduais.
    cobrem deles ou morram nas filas.

  7. ESSE PESSOAL QUE TRABALHA NO CARTÓRIO DE ITABUNA DEVEM PENSAR QUE SÃO PELO MENOS “DEUS” SERÁ QUE “DEUS” ANDA POR AÍ ASSIM TRABAHANDO E MALTRATANDO AS PESSOAS, E A POLÍCIA ADMINISTRATIVA AGORA COM A MANIA DE PRENDER PESSOAS ATÉ IDOSOS, JÁ VI UM SENHOR CHAMADO FRANCISCO DO BAIRRO SANTO ANTONIO CORRETOR DE AUTOMOVEIS TEM EXATAMENTE 80 ANOS E FOI LEVADO PRESO PQ UMA POLICIAL ADMINISTRATIVA QUERIA COLOCAR O SENHOR PARA FORA DO ESTABELECIMENTO, ENTÃO TODOS ALI SÃO CONTRA O TRABALHO, SERÁ QUE “DEUS NÃO NOS AJUDA NÃO, Ó “DEUS DÁ UMA AJUDINHA NESSESS CARTÓRIOS.

  8. Essa pergunta tem que ser feita ao governador e ao deputados estaduais porque está nas mãos deles a aprovação do projeto de lei que privatiza este serviço no Estado da Bahia…
    Mas o caso é que, ao que tudo indica, eles estão arquitetando alguma estratégia pra “fazer uma boquinha” e enganar ao Conselho Nacional de Justiça. Isto porque de acordo com a Constituição Federal, o Estado terá que realizar concurso para a titularização de cada Cartório, mas vocês acham que o Estado tem interesse em realizar o dito concurso e, assim, propiciar que seja prestado digno e eficiente ao contribuinte??? É claro que não!!! Na verdade, estão procurando uma forma de faturar “concedendo” os Cartórios aos seus apadrinhados!!!
    Isso é Bahia, minha gente!!!
    Para quem tiver interesse, segue o link como famigerado projeto de lei: http://www.al.ba.gov.br/v2/verDetalheProposicao.cfm?varCodigo=PL./18.324/2009

  9. Isso ocorre porque a Constituição e a Lei não foram cumpridas no que tange à privatização das serventias extrajudiciais na Bahia.
    Nem mesmo ofícios a órgãos públicos alguns cartórios teem respondido em tempo hábil. Se não bastasse, o CNJ determinou que não houvesse nomeação de concursados aprovados em último concurso muito menos contratação de temporários. Entre a desobediência à lei e as intervenções brancas fica o cidadão-contribuinte, completamente à mercê dos acontecimentos. Com a palavra, o valoroso Ministério Público, logo que se trata, ao meu ver, em direito de acesso à justiça e a serviço público.

  10. A lei dos 15 minutos deveria ser outra bandeira do PCdoB que adora enfernizar a vida dos bancos. Cartorios, postos de saude, todos os demais servicos prestados pelo estado sao ineficientes, quem quiser que espere pois ao contrario dos bancos nao existe concorrencia.
    Mas este mal nao e universal, e a cara da Bahia, estive em Minas e la levei 5 minutos pra reconhecer firma. Pobre Bahia..

  11. Serventuário tomou as dores do homem… Acho apenas que seria razoável primeiro ele por ordem na casa dele, pois competente como ele deve ter algo a contribuir com o judiciário… depois, auxilar o prefeito na gestão do município… Achei lindo vc utilizando-se de um codenome desse estar tão ancioso pela privatização. Para embaralhar ainda mais meus neurônios deve ser um militante de bandeira vermelha!!!

  12. So tenho uma pergunta a fazer;nesses CARTORIO vc tem que ir pessoalmente,assinar na presença da FUNCIONARIA,os DUTS,ou seja documento de transferencia de automovel,para ela poder reconhecer a FIRMAdos mesmos.Acho um absurdo,pois esta pratica nao e a todos;Inclusive perguntei a uma delas se algum POLITICO,faz o mesmo, e a resposta foi muito rapida.Sempre dar um jeitinhos pois eles,nao tem tempo a perder,pois trabalham demais.Sera VERDADE,Precisamos acabar com isso pois Cartorio pra reconhecer FIRMA,nao precisa presença e SIM assinatura,pois o seu cARTAO com a mesma e que existe no Cartorio.

  13. Vem aí o Cartório Postal em Itabuna.
    A Unidade do Cartório Postal em nossa cidade vai atender na Av. Cinquentenário, próximo ao Bradesco.

  14. Sérgio Oliveira,
    Alguns comentários do senhor chegam a ser contundentes, outros ESTÚPIDOS como este.
    Quando lhe convém, o senhor leva para o lado político, e quando não convém leva para o lado pessoal.
    Convenhamos, que problemas nos cartórios de títulos já perduram por anos.
    O senhor quer dizer que é culpa de Wagner?
    Se é culpa de Wagner, pq quando seu CARLISMO era OCASIÃO não resolveu?
    Da-lhe 4 anos para AZEVEDO tb? E sua equipe de corrupção?
    Prof Sérgio, é muito inteligente, pena que és um vendido !

  15. Ô dinho!!! se tivermos que esperar pelos vereadores é que estamos fritos e mau pagos.
    vc já viu algum projeto de lei de vereador que beneficie o
    pobre coitado do povo????
    esqueça cidadão, político é tudo uma merda só.

  16. Ao Sr. “Comunicator”:
    Que deve ser um “homem” muito “corajoso”, desassombrado, tanto é que, assim como eu, assina o seu próprio nome nos comentários que faz, não fica – covardemente – escondido atrás de apelidos, alcunhas, pseudônimos, ou coisa que o valha, …, isso é que é exemplo de “caráter”, de “reputação ilibada”, de “responsabilidade”. Dai a “coragem” de agredir os outros com impropérios. Mostrou que é “homem” de verdade, com “H maiúsculo”. Cabra bom, …!!!
    As coisas estão “muito bem” na Bahia, tanto é que o povo está demonstrando isso nas pesquisas, …!!!
    De agora em diante, serei crítico de quem reclamar, …!!!
    Esse negócio de dizer que os Cartórios aqui na Bahia estão com problema, por exemplo, deve ser “intriga da oposição”, afinal nunca vi tanta “eficiência”. Por isso mesmo, a tendência de optar por continuar assim, …, tudo exatamente do jeito que está, …!!!
    Diferentemente dos meus, os teus comentários não têm nada de estúpidos pois, vindo de quem vem, devemos considerá-los “normais”, …!!!
    Parabéns, continue assim, certamente tu és um “ótimo exemplo” para a sociedade, …!!!
    Os nossos políticos são apenas o reflexo da nossa sociedade. Por enquanto, eles têm a tua cara (fazem, …, mas não assumem o que faz), …!!!
    Bom, né, …?!?!?!

  17. OS CARTORIOS TEM POUCOS FUNCIONARIOS ELES NÃO PODEM FAZER MILAGRES, TEM CARTORTORIO COM UM FUNCIONARIO SOMENTE VAMOS COBRAR DE QUEM PODE RESOLVER ESTE PROBLEMAS E NÃO DO SERVIDOR.

  18. A RECEITA PARA MELHORAR E PRIVATIVAR TUDO,SO ASSIM ESSES MAU-HUMORADOS PEDANTES IRAO TRATAR AS PESSOAS DA MANEIRA CORRETA,OU SEJA COM UM DONO VIGIANDO O TEMPO TODO,SO ASSIM NAO GRITARAO ¨¨eu sou concursado¨¨. O DETRAN TAMBEM E OUTRA DESGRAÇA.

  19. Estou tentando contato com o Cartório do Registro Civil – Subdistrito Sede – 2º Ofício, e ninguém atende. No outro cartório, 1º Ofício é a mesma coisa.
    Nem os telefones informados no site do Ministério da Justiça funcionam.
    Pesquisando na internet, percebi que muitas pessoas, de todos os cantos do país, estão passando pela mesma dificuldade.
    Mauro
    São Paulo/SP

  20. Estou tentando contato com o Cartório do Registro Civil – Subdistrito Sede – 2º Ofício, de Itabuna/BA, e ninguém atende. No outro cartório, 1º Ofício é a mesma coisa.
    Nem os telefones informados no site do Ministério da Justiça funcionam.
    Pesquisando na internet, percebi que muitas pessoas, de todos os cantos do país, estão passando pela mesma dificuldade.
    Mauro
    São Paulo/SP

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *