Tempo de leitura: 2 minutos

Azevedo (em pé) reconhece dificuldades de investimentos no Hblem (Foto Fábio Roberto/PM)

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), disse que será a população quem vai decidir se a gestão do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) passará às mãos do governo estadual. Numa entrevista ao Pimenta, Azevedo concordou sobre a necessidade de mais investimentos no hospital e repasse do Hblem ao estado, mas ressalvou que a decisão de estadualizá-lo não será tomada “no calor da emoção”. “Teoricamente, é muito fácil fazer as coisas”.
O prefeito reconheceu as queixas de não-repasse de recursos por parte do município para o Hospital de Base. “[Em três meses] Nós repassamos 900 mil antes, fizemos outro contrato mensal de R$ 200 mil, mas com os bloqueios de INSS, não deu [para repassar]“.
Já o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, aposta na estadualização como saída para o sucateamento enfrentado pelo maior hospital do sul da Bahia. “A gestão municipal não está conseguindo dar conta desse desafio enquanto o governo estadual tem vários exemplos de competência, compromisso, em hospitais estaduais como Prado Valadares (Jequié), Hospital Geral de ilhéus e Cleriston Andrade (Feira de Santana”.
Solla encampou a ideia do Azevedo de convocar a população para definir sobre a estadualização. “Acho que foi muito feliz a colocação do prefeito. Quem deve decidir é a população e a imprensa pode ajudar nisso para que o itabunense possa se posicionar”. Segundo Solla, o estado dobrou o volume de recursos repassados para o Hblem.
Uma comissão será formada nos próximos dias para definir os termos de passagem de patrimônio, situação dos servidores e a prestação de serviços. “Esperamos que, com estes pontos negociados, a estadualização se efetive”.
Inicialmente, esta comissão será formada pelo Ministério Público Estadual,OAB, Câmara de Vereadores, sindicatos, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina (Cremeb).

38 respostas

  1. Eu tou meio por fora desse assunto.
    Mas se realmente for bom para população e para o hospital melhorar, que seja feita então a falada estadualização do HBLEM.

  2. O povo agradeceria se Azevedo aproveitasse a oportunidade e incluí-se, no “pacote”, a devolução da EMASA para o Estado…!!!

  3. E vão contratar quem?? O IBOPE para fazer isso?? Vai ter uma consulta popular, pleibiscito?? Qualquer órgão destinado à população tem que funcionar. A população não está preocupada se é A, B ou C que administra, ela quer ter serviço de boa qualidade, visto que seja lá quem o administre, quem acaba pagando (e caro) somos nós, com essa carga abusiva de impostos. É demagogia pura. Esse prefeito não tem coragem para decidir nada.

  4. O QUE GERALDO VASSOURA DE BRUXA ESTAVA FAZENDO NESSA MESA, HEIN? ELE QUE INDICOU MARCÃO PARA DIRETOR DA 7ª DIRES, E O MESMO NÃO FEZ NAAAADA PELA SAÚDE, SOMENTE IMPLANTAR UM CLIMA E TERRORISMO NA INSTITUIÇÃO E PERSEGUIR OS FUNCINÁRIOS QUE NÃO SÃO DO PT!

  5. NADA DE “POPULAÇÃO QUEM VAI DEFINIR A SITUAÇÃO”! A POPULAÇÃO ESCOLHEU WAGNER E AZEVEDO PARA TRATAR DOS NEGÓCIOS DO ESTADO E DO MUNICÍPIO.
    AGORA, CABE AO MINISTÉRIO PÚBLICO E A CÂMARA DE VEREADORES, (OMISSA), PARTICIPAR DA QUESTÃO E DA MUDANÇA E JÁ!!!
    GENTE, NÃO DÁ PARA A POPULAÇAO FICAR SÓ SABENDO DE QUANTO SE ROUBA NO HOSPITAL “POR MÊS”(?) E AS PESSOAS MORRENDO, SEM QUE SE TOME UMA DECISÃO.
    INDEPENDENTE DE PERÍODO DE ELEIÇÃO, AZEVEDO ENTREGA AO ESTADO E APOIA WAGNER! É OU NÃO É UM BOM NEGÓCIO?
    SENDO BOM PARA TODAS AS PARTES…….

  6. Este cara de cagado tá esperando o que?entrega logo este hospital para quem tem capacidade de gerir,só tem ratos na gerencia deste hospital.

  7. O Hospital de Base não atende apenas a pópulação de Itabuna, daí a necessidade da sua estadualização, para que tenha melhores condições de atendimento, embora hajam queixas muito grande também, contra os Hospitais Estaduais. Foi-se o tempo que, o hoje descriminado homem do cacau, patrocinava tudo da região e de outras também, com os recursos das retenções cambiais através da Ceplac, e através do Instituto do Cacau.

  8. Será que o hospital de Base teria condições em receberf aquela criança, que teve o corpo perfurado por muitas agulhas?
    O Hospital Ana Nery, que é público teve. Depois da cirurgia ele voltou para sua cidade de avião, com tudo pago pela Sesab. Sua mãe e tia recebeu todo tratamento psicologico.
    Politico precisa de atitude. E Azevedo, dizer que o povo é que vai decidir. O povo quer o melhor.
    Wagner reformou 28 hospitais e construiu 5

  9. Quando vejo GS(el cabeçita)com essa cara de santa……,faço uma indagação,o que o mesmo, como Deputado Federal, já pelo HBLEM,qual emenda no Orçamento da União já destinou para tal Hospital?, qual emenda destinou sequer p/ compra de qualquer equipamento para o HBLEM,então fica facil chegar em momento eleitoral e, aparecer, se liga cabeçita cumpra com suas obrigações e pare de tanto sinismo.

  10. A versão dada pelo boletim da Prefeitura de Itabuna diz exatamente o contrário. Fala de concentração de recursos na União em 60% e da falência de receitas do município etc. e
    nega o que todo mundo sabe: a incompetência de gestão.
    É preciso saber se o texto expressa as intenções da administração municipal, ainda sobre o palanque, ou se destina
    a criar mais confusão na cabeça dos cidadaos do que a estabelecida pelo miserê vergonhoso da saúde.Por quê fazer debate político com pessoas morrendo é uma tremenda crueldade…

  11. Entrega logo esse abacaxi para o estado, …!!!
    Pelo menos ninguém irá poder se queixar, muito menos boa parte da imprensa “imparcial” criticar, já que o Governo estadual é a “oitava maravilha do mundo”, dizem as pesquisas, …!!!

  12. Zelão diz: – Entregar as “têtas”… Jamais!
    Quem acredita que o “capitão prefeito” vai tomar qualquer atitude?
    Logo após ter feito aquele pronunciamento desconexo a respeito de transferir o HBLEM para a administração estadual, o “ínsigne prefeito,” deve ter tomado um puxão de orelhas aplicado pela sua consciência (sargento Gilson, soldado Pinheiro e Maurício Athayde), alertando-o para o fato inconcebível de ficar sem a ratoeira que serve de cabide de empregos.

  13. diz o gorvenador que tudo esta um Maravilha!!!só quem não vê é o Povo!!!!!!!não temos saúde,(filas)hospital caindo em pedaços… não temos segurança…e mais o que????temos um governo que se omitiu pra ajudar o seu povo….e ainda querem continuar com o governo atual!!!troca seu voto por mentiras de 4 anos..e ainda vem pra cá um deputado(GS) que nada trouxe pra Itabuna ..ah!!!trouxe sim !!!!seu Nome em Ficha Suja!!!!ninquem merece.

  14. Concordo que GS ta deixando a desejar como deputado, mas ca entre nós, direcionar verba para essa administração pra que a mesma seja desviada pelos ratos no poder…. pensando bem é melhor deixar sem.
    Agora a pergunta seria: Qual a serventia do ministério público em itabuna?

  15. Funcionários,vamos a luta,vamos colher milhares de assinaturas da população de Itabuna,mostrar a Azevedo e equipe que só a estadualização salva o Hospital de Base,já sofremos demais,chega,a hora é essa vamos nos mobilizar colegas,não tenham medo,com fé em Jesus Cristo venceremos essa batalha..

  16. Hoje, a única atitude sensata do Estado e da Gestão Municipal com a população de Itabuna e municípios circunvizinhos é repassar a contratualização das emergências para o HBLEM,mesmo porque a maioria dos atendimentos vem sendo realizados pelo mesmo,ainda com todas as debilidades que já conhecemos.O Hospital São Lucas que deveria funcionar como porta de entrada dos usuários do SUS ao Calixto ,não funciona.Inclusive a um tempo atrás um paciente que deu entrada no São Lucas em crise de fortes dores de cabeça ,vômito e hipertensão ,depois de muito tempo de espera,isto porque no Calixto não tinha leito para o SUS ,acabou morrendo quando chegava no HBLEM ,e o laudo da necrópsia foi o rompiumento de um aneurisma.Outra situação intrigante é que até a UTI foi tercerizada,e um grupinho de médicos associados vem recebendo um “rio de dinheiro”,afinal acesso a unidade intensiva agora a prioridade é plano ou dinheiro muuuito.De igual forma são os aparelhos de RX e tomógrafo da Santa Casa, frequentemente estão quebrados exclusivamente para o atendimento do SUS,mas particular e planos funcionam bem.Assim,já passou da hora do Estado tirar as vendas dos olhos ,esta pseudo filantropia que é a Santa Casa ,insenta de impostos e recebedora de um incentivo milhionário mensalmente do Estado,vem negligenciando vidas cotidianamente,ou melhor, as vidas do SUS.

  17. Votei e voto em Geraldo e é bem feito dele não fazer nada como dizem que não faz.
    Tomem vergonha na cara e vão cobrar do prefeito, do vereador e dos deputados que vocês elegeram.
    Ohhh racinha pobre esses eleitores do 25 hein.

  18. AZEVEDO DEVE ENTREGAR O HBLEM AO ESTADO SIM!UM FATO: LOGO QUE TOMOU POSSE NÃO TEVE A CAPACIDADE DE LIBERAR UM EQUIPAMENTO DE RAIO X (OU MAMOGRAFIA, NÃO ME LEMBRO QUAL DELES) QUE SÓ DEPENDIA DE UMA ASSINATURA DELE E O EQUIPAMENTO NOVO ESTAVA ENCOSTADO, SEM USO E A POPULAÇÃO PRECISANDO DELE. E COMO DIZEM OS ANTIGOS: O QUE NÃO ANDA, DESANDA! PORTANTO O FIM DO EQUIPAMENTO SERIA SE ACABAR DEVIDO A FALTA DE USO. É MOLE? É EXATAMENTE ESTE TIPO DE FATO QUE ACONTECE NO HBLEM E A POPULAÇÃO NÃO FICA SABENDO. SE PARA LIBERAR UM EQUIPAMENTO PARA USO DEPENDE DO CAPITÃO, IMAGINA UMA MELHORIA NO HOSPITAL! NÃO SOMENTE ENCONTRAREMOS RATOS E COBRAS, MAS CADÁVERES (E NÃO SERÃO DOS POLÍTICOS, COM CERTEZA!).
    VAMOS GOVERNO DO ESTADO, AGE LOGO, FAZ ALGO POR ITABUNA, PELO POVO DESTA CIDADE QUE VEM SOFRENDO HÁ DECÊNIOS NAS MÃOS DE TANTOS MEDÍOCRES.

  19. Sinceramente!
    Geraldo nessa foto ficou com cara de MENINO pidão. Só faltou subir uma “nuvem-zinha” em cima de sua cabeça e ilustrar uma charge. “Vai Azevedo, entrega logo esse hospital pra gente minha pedinha”.

  20. é muito louvavel a observação do OBSERVADOR,que quer esses prefeitos babacas que existe em Itabuna,querer andministrar um hospita de saude e uma rede de agua,eles querem é botar os dindis nos bolsinhos deles e de sua trope,e se f… o povo que os elegeu

  21. estadualização já.
    Toda sociedade Itabunense deveria entra nesse movimento.
    ESTADUALIZAÇÃO JÁ, ASSIM NÃO DA PRA FICAR !!!

  22. pode ate ser que o estado esteje jogando porem o azevedo e o secretario de saúde foram desmascarados nesta reuniao . ELES SEMPRE TINHAM A BOCA MOLE PARA DIZER QUE ERA A SESAB CUKLPADA POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECIA NA SAÚDE DE ITABUNA.
    POREM O SECRETARIO DER JORGE SOLA PROVOU , CALOU O PREFEITO E O SECRETARIO DA SAUDE LOCAL. CABE A CADA UM DE NÓS JULGARMOS QUEM MENDIO, E QUEM ESTAVA A MENTIR NAQUELE MOMENTO, A APURAÇAO FOI FEITA. ESTE VAL CABRAL E O PROFESSOR SERGIO OLIVEIRA SAO DOIS INCONCEQUENTS POLITICOS , ESPERO QUE NEM ELES NEM NIMGUEM DA FAMILIA DELES NECESSITE DO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL SUCATEADO, SEM UM APARELHO DE TOMOGRAFIA, TEM O APARELHO DE RX E FALTA FILMES PARA SER REALIZADO OS EXAMES, FALTA SERINGA, DE UM FOLGAO INDUSTRIAL SÓ ESTA FUNCIONANDO 3 BOCAS, FUNCIONARIOS QUE RECEBEM SEM TRABALHAR , DENUNCIAS TERRIVEIS.
    E VEM ESTES DOIS E OUTROS HUMORISTAS LOCAIS FICAREM A COMENTAR SOBRE A CARA DODEPUTADO QUE FEZ OU DEIXOU DE FAZER. O MOMENTO ÉSERIO. UM SE DIZ RADIALISTA GABAZEIRO, O OUTRO PROFESSOR NIVEL UNIVERSITARIO.
    SURGIRO AO CONSELHO QUE PASSE O MAIS RAPIDO POSSIVEL UM ABAIXO ASSINADODE QUEM É AFAVOR DA ESTADUALIZAÇAO E LEVEM AO PREFEITO, QUE EZ DA CAMPANHA SABE MENTIR COMO GRANDE ARTISTA QUE ELE É. ELE DEIXOU BEM CLARO QUE NAO ACEITAVA A ESTADUALIZAÇAO , POREM COMO ETERNO MENTIROSSO FALOU QUE O POVO TINHA DE SER CONSULTADO. POIS CONSULTEMOS LOGO IMEDIATAMENTE.
    TAMBEM NAO PODEMOS ESPERAR 100% DA ESTADUALIZAÇAO IMEDIATA POIS É UM PROCESSO A LONGO PRAZO. ALEM DO MAIS O HBELEM ESTA SUCATEADO NAO E SO NAS ESTRUTURAS, É FINANCEIRO E ETC.

  23. Fala sério, o estado quer se beneficiar do feito do governo do passado de ACM e FG?
    Com a verba q recebe da união, do tal LULA, bem que WAGNER poderia construir um novo hospital em Itabuna ou cidade vizinha!
    Agora vem com essa de ESTADUALIZAR! pra q? pra ficar como o São Lucas?Sem atendimento, sem material e o que o pimenta e a impressa tem a dizer sobre isso? Vai lah SR. Bené e leva sua TVI, com camera, entra e filma tudo…
    Bando de Covardes!…
    A população quer o que lhe é de direito!
    Estado ou Municipio, naum interessa, o importante é a SAÙDE do POVO!

  24. O GOverno quando quer FAZ, no aniversario de Itabuna, rapidinho ele soube trazer equipamentos… Diz que entende de Saúde e envia 70 macas pra um hospital que num tem necessidade de 20… Fala sério!!!!! Aparelho Ginecologico de Obstetricia…
    Sei não, Entende de que mesmo esse GOVERNO?
    Saúde é SERRA… O resto é resto!!!

  25. Fala sério, o estado quer se beneficiar do feito do governo do passado de ACM e FG?
    Com a verba q recebe da união, do tal LULA, bem que WAGNER poderia construir um novo hospital em Itabuna ou cidade vizinha!
    Agora vem com essa de ESTADUALIZAR! pra q? pra ficar como o São Lucas?Sem atendimento, sem material e o que o pimenta e a impressa tem a dizer sobre isso? Vai lah SR. Bené e leva sua TVI, com camera, entra e filma tudo…
    Bando de Covardes!…
    A população quer o que lhe é de direito!…..
    Estado ou Municipio, naum interessa, o importante é a SAÙDE do POVO!

  26. O Governo do estado bem como do Brasil tem a mesma cara, pergunto: Como está a Saude no Brasil? o PT governa bem? pois é com o Governo do estado será igualzinho, quanto a GS, tá certo venho buscar votos dos ótarios, isso acontece de 4 em 4 anos!

  27. Ñ tem mais o que roubarem, ele e sua equipe sucatearam o hospital e agora como diz o Srº Sérgio Oliveira, entrega o abacaxi pra estado, isso é bem a cara de quem ñ tem respeito com o povo.
    O prefeitinho de animal.

  28. O CEMITERIO ESTA CHEIO DE TUMOLO BELISSIMOS POREM APODRESSIDOS POR DENTRO.
    O PIOR QUE A OBRA DE ACM E F.G. SENDO GERENCIADO PELO PROPRIO PARTIDO DELES O DEMO, 4 ANOS DE AZEVEDO E FERNANDO E AGORA AZEVEDO E DR VIEIRA. PAULO SOUTO ERA O GOVERNADOR. ANTERIORMENTE. COMPARE QUEM MAIS APOIOU O HBELEM O GOVERNO WAGNER OU O ANTERIOR.
    WAGNER É 13
    DILMA É 13

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *