Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, propõe a realização de enquete nacional para identificar os candidatos a deputado federal que assumiram o compromisso de votar a favor de uma proposta que beneficia os produtores de mandioca.
Presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Salles lembra a existência de projeto de lei no Congresso, que prevê a adição de 10% de mandioca na farinha de trigo. Segundo ele, estudos já demonstraram que a mistura não altera as características do produto final, mas a proposta estaria travada no parlamento, em virtude de pressão do “lobby internacional do trigo”.
O Brasil – argumenta Salles – importa 80% do trigo que consome. Segundo o secretário, a adição da fécula da mandioca na farinha produziria uma economia de 100 a 200 milhões de reais por ano, aumentaria a demanda de mandioca em 2,5 milhões de toneladas e seria capaz de gerar 50 mil empregos.

2 respostas

  1. o secretário deveria informa que foi o presidente Lula que vetou integralmente o projeto de lei que dispõe sobre a adição de farinha de mandioca refinada, de farinha de raspa de mandioca ou de fécula de mandioca à farinha de trigo.Uma das justificativas apresentadas por Lula para a rejeição é a dificuldade que o Poder Público teria para comprovar que o produto a ser adquirido tenha a composição proposta, o que resultaria no encarecimento da farinha. O problema não é técnico, não se deve discutir se a adição muda ou não o sabor do pão, a questão e que a fécula custa hoje no mercado atacadista R$2,00/kilo enquanto a farinha de trigo custa a metade, o resultado seria um aumento no preço final da mistura em mais de 10%. Quanto a geração de empregos também não se verifica pois a mandioca não e uma cultura intensiva de mão de obra diferentemente da fruticultura irrigada, esta sim muito mais empregadora. Por ultimo a terra é um recurso escasso, a troca de um produto levaria certamente a diminuição de outro sem que garanta que o produtor tenha maior ganho nesta troca. Portanto secretário o correto seria se preocupar mais como o Cacau, esta sim uma cultura não pode a exemplo da mandioca ser trocada por abacaxi.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *