Tempo de leitura: 2 minutos

Do Estadão

Dilma, Serra e Marina (Agência Brasil)

Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.
Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.
A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.
Geografia do voto. Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais – respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.
No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).
Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.
A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.
Leia mais

Respostas de 7

  1. ACREDITO QUE O ENTÃO CANDIDATO TEIMOSO JOSÉ SERRA,
    DEVE ESTAR PENSSANDO O SEGUINTE;
    SE EU NÃO FOSSE O CANDIDATO A PRESIDENTE EU PODERIA
    CONCORRER AO GOVERNO DE SÃO PAULO E PODERIA TER MAIS
    CONDIÇÕES DE VITÓRIA, MAS COMO DIZ O DITADO ¨QUE QUEM
    ESTÁ NA CHUVA É PRA SE MOLHAR, QUE ELE TOMO ESSE TEMPORAL
    DE VOTOS POR CIMA DA CARA¨, QUE É PARA ELE DEIXAR DE SER EGOISTA E MENTIROSO. DILMA VAI VENCER EM TODAS AS REGIÕES DO PAIS E COM MUITOS VOTOS DE FRENTE.
    O QUE EU PÓSSO DIZER AO CANDIDATO BOCA DE SOVACO É O SEGUINTE:
    -¨CHUPA ÉSSA MANGA¨.
    – DILMA – 13
    – WAGNER – 13
    – PINHEIRO – 130
    – LIDICE – 400
    – GERALDO – 1330
    – J.CARLOS – 13.678
    – E A LUTA NÃO PARA.

  2. Na verdade, ela não consiste apenas num “poste do Lula”, mas o Lula, sim, é o “par de muletas” dela, …!!!
    O povão entendeu que estará votando no Lula, não na candidata dele, …!!!
    Esse mesmo povo será capaz de eleger o Vampeta, o Tiririca, o Netinho, dentre outros egrégios “personagens da nossa história”, …!!!
    Se os candidatos americanos fizessem campanha por aqui, o Obama tomaria de goleada, …, pois a Sarah Palling, a caçadora de veados do Alaska, que se tornou símbolo sexual dos que adotam o B.D.S.M., nadaria de braçada, …!!!
    Afinal, para muitos, “um tapinha não dói”, …!!!
    O Brasil, com o povo que tem, é um país muito flexível: “Se cobrir vira circo, se cercar, vira cadeia”, …!!!
    Viva a bolsa família e o projeto: Tiro para Todos, …!!!

  3. “JÁ ERA UMA DESGRAÇA SÓ, A IURD/RECORD SEPARADA DO PT, NO MESMO PAÍS, AGORA IMAGINE ESSAS DUAS PRAGAS JUNTAS, NO MESMO TIME, SOBRE A MESMA DIREÇÃO, TAMOS LASCADOS”
    A censura imposta ao Boris Casoy quando o Lula mandou o Edir Macedo suspender o contrato campeão em audiências do telejornalismo, mesmo quando a Record batia na globo em dobro no referido horário, e mais agora recentemente quando o Lula mandou e a justiça eleitoral obedeceu censurou tembém o Arnaldo Jabor é só buscar no “http://wsnoticias.blogspot.com/2010/05/lula-censura-o-jornalista-arnaldo-jabor.html” , sem contar o total silêncio do “CACETA E PLANETA” mas vamos que vamos caminhando para a total venezuelização do que um dia se chamou de: “O PAÍS DO FUTURO”.

  4. Segue abaixo post do insuspeito Blog do Noblat, serve para demonstrar, segundo pesquisa do IBOPE, quem é povão que vota em Dilma:
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/08/29/o-tamanho-da-vitoria-de-dilma-320032.asp
    Enviado por Ricardo Noblat – 29.8.2010 | 16h38m
    O tamanho da vitória de Dilma
    Para vocês terem uma idéia da vitória de Dilma conforme se desenha pela mais recente pesquisa de intenção de votos do Ibope aplicada na semana passada depois de 12 programas de propaganda eleitoral no rádio e na televisão::
    1. Ela vence em todas as regiões do país (Sudeste, 44% a 30% de Serra; Norte/Centro-Oeste, 56% a 24%; Nordeste, 66% a 20%; Sul, 40% a 35%).
    2. Ela vence nos maiores colégios eleitorais (São Paulo, 42% a 35% de Serra; Minas Gerais, 51% a 25%; e Rio de Janeiro, 57% a 16%).
    3. O Estado onde Dilma vence com maior folga é Pernambuco ((71% a 17%).
    4. Ela vence entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo ((58% a 22% de Serra). E entre os que têm renda de um a dois salários mínimos (53% a 26%). Empata entre os que têm renda superior a cinco salários (39% a 38%).
    5. Ela vence em todas as faixas de escolaridade com uma diferença de 25% a 28%. E empata com Serra entre os que cursaram o ensino superior.
    6. Ela vence entre os homens e entre as mulheres.
    O que ainda deverá empurrá-la mais para cima?
    Cerca de 12% dos eleitores ignoram que ela é a candidata de Lula a presidente. E dois terços dos eleitores acreditam que ela será eleita. Apenas 19% acreditam que o eleito será Serra.
    Dilma abriu 24 pontos percentuais de vantagem sobre Serra. Está com 51%. Serra tem 27%.
    Se a eleição fosse hoje, ela venceria direto no primeiro turno com 59% dos votos válidos (descontados nulos, brancos e indecisos).

  5. Tem gente que parece mesmo gostar de sofrer! Tomam bordoadas, surtos de dengue em Itabuna, vêem policiais brigando contra policiais em São Paulo a mando do então (des)governador José Serra, batendo em professores grevistas, ou empresas como a Vale do Rio Doce sendo vendidas por 2% do valor de mercado do que valeria hoje e ainda tem a coragem de chamar o bolsa família e outros programas do governo Lula de assistencialistas! O que é melhor par um trabalhador de roça, que passa um dia inteiro sob o sol a pino, capinando para ganhar R$ 100,00 no final de um mês, ou uma moça que saia da roça para passar o dia todo fazendo faxina na casa destes que arrotam que estamos produzindo vagabundos, ganhando uma miséria abaixo do salário, ou receber até 120,00 para colocar seus filhos no colégio e ainda poder ganhar algums trocados a mais lavando para fora? Eu gostaria de ver estes que bradam contra passarem um mês fazendo isso, ou trocarem uma semana que fosse com seus empregados, e ver se eles ainda pensariam assim. Melhor para eles é continuar como era antes, sem que um pobre pudesse se capacitar para ingressar na Uesc (agora muitos podem cursar uma universidade particular e pagar da forma que puder depois, ou nem isso!). Bom, como poderiam afirmar Hobbes ou Maquiavel, nós, os súditos (povo, eleitor, leia-se também)somos os responsáveis pelas ações de nossos comandantes, então vamos pensar direito antes de sairmos em defesa de quem só se “preocupa” com o povo no momento de tentar se agarrar de qualquer forma às tetas do poder. Abaixo essa elite que pensava que éramos seu gado, abaixo a Globo, PSDB, DEM e congêneres, e viva ao Brasil que retira sua população da linha da pobreza absoluta, não só econômica, mas do conhecimento também! Viva aos Blogs, seu Pimenta, e um muito obrigado por seu esforço ávido em nos informar!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *