Tempo de leitura: 2 minutos

Protesto reuniu dezenas de pessoas (Foto Agnaldo Santos).

Funcionários e médicos da Fundação Hospitalar de Camacan foram às ruas nesta sexta-feira, 27, protestar contra o que chamam de onda denuncismo de supostos erros médicos no município sul-baiano. A manifestação teve como principal alvo o Ministério Público estadual (MP), por “absorver” as queixas, informa o repórter Agnaldo Santos.
A manifestação foi puxada pelo hospital e teve a participação de agentes comunitários de saúde, taxistas, funcionários públicos, artistas e políticos locais, além de representantes dos pataxós hã-hã-hãe.
A direção do hospital de Camacan se queixa de prejuízos provocados pelos custos com honorários advocatícios para se defender da “onda denuncista”. Dirigentes da fundação participaram de audiência em Salvador, na segunda (23), para relatar as ações do MP no município e denunciar o que seria, no entender deles, inaceitável.
O foco do grupo, também integrado pelo secretário municipal de Saúde, Jaquinson de Deus Guimarães, é o trabalho da promotora pública Cleilde Ramos.
O presidente da Fundação Hospitalar de Camacan, Aníbal de Holanda Cavalcante, o vice, Benicio Boida de Andrade, e o diretor clinico, Cosme Barnabé, estiveram na audiência na capital baiana, e disseram que a insatisfação em relação ao MP não se restringe apenas aos médicos.
A comissão, segundo os dirigentes, externou seu descontentamento ao procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima, que ficou de analisar o caso. A fundação hospitalar emprega 80 funcionários e 90% da sua clientela é do SUS, originária de municípios como Pau-Brasil, Santa Luzia, Itajú do Colônia, Mascote e Arataca. A reportagem tentou manter contato com a promotora, mas a informação era que ela estava viajando.
Insatisfação contra a promotorai é exibida em faixa (Foto Agnaldo Santos).

Respostas de 32

  1. Vou falar em causa própria.
    Só fala bem da Fundação Hospitalar de Camacan,os funcionários da mesma e aqueles que não precisam dos seus cuidados médicos.
    Uma entidade filantrópica que cobra taxas de atendimento,pacientes que ficam esperando durante horas para serem atendidos e quando são, transformam-se em cobaias sendo atendidos por Estagiários,muitos nem siquer são atendidos voltando da portaria para suas residencias (caso que me leva a essa declaração), não é merecedora de crédito.
    A promotora Cleide Ramos, não quer fechar a entidade, mas sim apurar as denúncias.

  2. Gilson, viu que eles colocaram a Fundação na frente. Colocaram a instituição e esconderam que são os açougueiros.
    É atendimento por estagiários. O secretário de saúde dr. jaquisson (letras minúsculas, diminutivo mesmo) só quer saber de defender o carlismo e massacrar o povo.
    Mas a revolta está e vai acontecer. O troco aos açougueiros vai ter em alto e bom som.
    Tem de apurar as denúncias.
    Não procedeu, a tesoura comeu.

  3. Gilson, só se for em sua causa propria mesmo. Individualizada.
    Porque a mencionada promotora é alvo de insatisfacão de todos os seguimentos da sociedade. Será que só ela é a correta?

  4. É interessante o numero de pessoas insatisfeitos com a atuação da referida promotora! promotora essa que fez aflorar nessa região o verdadeiro exercício de direito do cidadão.Dando segurança ao mesmo para denunciar o que lhe coage,fazendo com que coisas absurdas como: abuso de autoridade policial,crimes ambientais,ingerências políticas,pedofilia e etc. Todos essas mazelas chegaram ao conhecimento das devidas autoridades, graças a confiança à qual a dr Cleide Ramos passou ao cidadão.
    POR ISSO, TENHO CERTEZA QUE ELA ESTÁ INCOMODANDO À AQUELES QUE NÃO TEM COMPROMISSO MORAL COM A SOCIEDADE!

  5. Essas pessoas que estão contra o ministerio publico é porque, não foram vitimas de erro médico.
    Eles na verdade são marionetes nas mãos de médicos e diretores que querem encobrir os erros.
    Tenho uma filha que foi vitima de erro médico e ví o quanto é dificil você provar, pois existe um grande corporativimos entre a classe médica, nem um médico quer atestar que o seu colega errou em tal procedimento.
    Agora, se o hospital de Camacan está gastando muito com advogados para se defender de denuncia de erros médicos, que contrate bons profissionais

  6. O Ministério Público de Camacan vem fazendo o seu Papel.Não sou morador da localidade, mais conheco o trabalho do MP local não só na gestão da Promotora Cleide como também na de Dr Clodoaldo. É necessário que as Leis vigentes sejam cumpridas. Acho que a pupulação de Camacan tem que rever os seus conceitos para que a cidade volte crescer com sustentabilidade.Os tempos em que os coronéis mandavam acabou.

  7. Sou médico da FHC a mais de 30 anos, sempre atendendo na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia durante todo este tempo sem maiores problemas com nossa clientela. Sou especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). A FHC tem mais de mil partos normais/ano e cerca de 500 cirurgias/ano.
    Infelizmente não conseguimos insatisfação ZERO e, até compreendemos o posicionamento individual das pessoas.
    Camacan tem mais DOIS hospitais conveniados com o SUS e o que nos fortalece na nossa convicção da utilidade é a preferência da população (mesmo de alguns que nos criticam) pela a FHC, razão pela qual agradeceemos principalmente, aos nossos críticos que nos ajudam a melhorar no nosso objetivo principal que é atender à população.
    Parabenizamos Dr Aníbal pelo brilhante trabalho frente à Instituição transformando o antigo Hospital no melhor Hospital SUS de toda a Bahia (no porte de 50 leitos).
    O apoio em massa da população está confirmado pela volumosa doação de cupom fiscal pela população nos permitindo sempre alcançar os primeiros lugares nas campanhas do Estado “SUA NOTA É EM SHOW DE SOLIDARIEDAE”.
    Temos também muita saudade do Dr Clodoaldo Anunciação, principalmente pelo diálogo aberto que muito nos ajudou a melhorar.

  8. O Ministério Público não deve condenar sem apurar fatos, deve investigar, a Fundação Hospitalar de Camacan é uma instituição seria com profissionais qualificados. Camacan possue três hospitais e a população pq a população só procurar a Fundação Hospitalar de Camacan????? Alguém pode provar que existe erro Médico??? Um hospital que tem baixo indice de infecção hospitalar que realiza 100 partos mês, pode ser condenado??? Pode ser fechado?????

  9. http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo265.shtml
    Função principal do MP: Em palavras simples, pode-se dizer, que o MP é o defensor da sociedade como um todo: atua quando, numa determinada situação, existe um INTERESSE PÚBLICO (ex.: busca a punição dos autores de crimes; repressão a atos de improbidade/desonestidade administrativa, tenham ou não causado prejuízo aos cofres públicos; defesa do meio ambiente; defesa do consumidor; proteção a crianças e adolescentes; atuação em questões urbanísticas).
    Dr. Ângelo Patrício Stachini, Promotor de Justiça em São Paulo
    Não podem calar a Promotora ou qualquer outra
    http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/presos/parte5.htm
    O Ministério Público é responsável, perante o Poder Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição (das leis)

  10. Quando o MP não atua todos reclamam. Quando atua “todos” reclamam.
    Ora, o MP não tem o poder de julgar. Se o setor que cometeu erros está gastando dinheiro com a contratação de advogados é porque os Juízes estão aceitando as denúncias.
    A promotora está fazendo o seu papel… e muito bem!

  11. A manifestação dos funcionários da Fundação Hospitalar de Camacan,deve-se ao cerceamento do livre e democrático exercício da medicina,como também a execráção em conselho de saúde de profissionais titulados com mais de 30 anos de exercício médico,reconhecidos pela nossa população.Com isso alguns médicos estão deixando de fazer anestesias,cirúrgias e outros procedimentos médicos,com receio de processos de VENDETA.Quem perde com tudo isso é população carente,foco de nossa atenção.Temos consciência que temos o melhor hospitalar até 50 leitos da Bahia e dos melhores do Brasil.Motivo óbvio das pedradas recebidas.Suposto erro médico,encaminha-se para o forum adequado o Conselho Regional de Medicina.Até o momento não temos nenhuma ação transitada e julgada de erro médico ou administrativas.Denucismo de ex-funcionários; alguns políticos e outros pessoas com motivação diversas.Os denucistas sabem,que sabemos as intenções reais.Estamos atentos.
    Sempre fomos parceiros do MP de Camacan,esqueceram do Ilustre e competente promotor Dr Clodoaldo Anunciação,que hoje está em Paris fazendo curso de Doutorado.A obrigação do MP é apurar denuncias,ouvir os dois lados e depois fazer os encaminhamentos necessários.Não aceitamos expor profissionais da saúde,através de julgamentos prévios.
    A fundação é um patrimonio da nossa comunidade,erros e insatisfações ocorrem em qualquer entidade.Porém,deixar macular um hospital de qualidade com profissionais competendes,foge ao bom senso.Devemos trabalhar juntos com a comunidade médica,para que a prática médica seja humanizada e de qualidade.Está não é uma luta de todos,para o bem de todos.
    Com respeito a todos.Aníbal de Holanda Cavalcante(Presidente da FHC).

  12. Eu e minha familia somos gratos por todos estes anos de atendimento gratuito e humanizado que o Hospital de Fundação oferece.Os críticos do Hospital,são pessoas que são servidas,acolhidas e como filhos ingratos cospem na mãe abençoada.Quem não conhece a realidade da saude no Brasil e nas cidades não valorizam o crescimento e modernidade do nosso hospítal.Médicos conceituados e funcionários competentes,atenciosos e educados.A perversidade que estão querendo fazer com destruição da credibilidade alcançadas ao longo desses anos, com a Fundação;a mão de Deus não deixará.Muito obrigado. Comno disse o mestre Jesus,qua não tem pecado ,que atire a primeira pedra.Pense nisso!Aranha.

  13. Em resposta à êsse que se denomina CIDADÃO, o mesmo não é
    merecedor de confiança, pois se esconde sob alcunha para não ser identificado,(QUEM NÃO DEVE NÃO TEME).
    Quanto ao revide do Dr. Aníbal, muito justo, pois sendo ele o
    presidente da entidade, tem por obrigação defender seus comandados. Não são denúncias de ex-funcionários,políticos ou pessoas com motivações diversas,e nem denúncias sem fundamento.
    Dr. Anibal,se até o presente momento não existe qualquer ação transitada e julgada contra a Entidade, é porque o MP não tomou as devidas iniciativas em intimar os denunciantes e a denunciada para uma acareação.
    Não seria essa a hora propícia?
    Vamos aguardar os acontecimentos.

  14. Eu, cidadão camacanense apoio a atitude do senhor Aranha,e venho diante dessa situação dar o meu apoio a instituição,onde tenho sido atendida por diversas vezes e todas as vezes que eu e minha familia precisamos do serviço podemos contar não só do atendimento técnico mas tambem do atendimento humanizado dessa instituição.Fico triste por quer sei que toda essa situação deve trazer desmotivação aos funcionarios.

  15. Estão criticando os serviços da FHC,mas hoje na visita que fiz ao hospital encontrei suas enfermarias lotadas onde acredito que são feitos todos os partos da cidade e região,isto que dizer que:estão criticando mas estaõ usando o serviço da instituição.Será que o MP tem alguma coisa contra a instituição?Interessante é que por diversas vezes eu minha família ja precisamos dos serviços a noite,pasamos por 02 hospitais a resposta foi a mesma ñ tem médico.encontrei a porta da fundação aberta com profissional médico de plantão.Será que a fundação~é que ñ presta MP? ANTONIO C.ARAUJO MASCOTE-BA

  16. Falar mal da fundação é facil, dificil é ficar sem ela.Eu queria que o doutor fehasse somente por um dia pra verem as pessoas gritarrem por socorro, principalmente aqueles que estão atirando pedras. Paula sena Boldus Camacan- Ba

  17. AKELES Q AKI DEFENDEM A FUNDAÇÃO É PQ TEM ALGUM BENEFICO PRÓPRIO,ALGUM PARENTE Q TRABALHA LÁ, OU É MUITO “AMIGO” DOS DIRETORES DA MESMA. A FUNDAÇÃO SE TORNOU UMA SALA DE VISITAS, BONITA, ARRUMADA, PORÉM DE PESSIMO ATENDIMENTO, ALI AS PESSOAS CHEGAM QUERENDO UM EXAME OU CONSULTA A RESPOSTA QUE ELES TEM É QUE SÓ TEMVAGA PARA ALGUNS MESES NA FRENTE, ISSO OBRIGANDO PESSOAS CARENTES A PAGAR POR ESSES EXAMES,SERÁ Q ISSO É RELAMENTE SE PREOCUPAR COM A POPULAÇÃO CARENTE?
    SE A PROMOTARA TA APURANDO É ALGUMA COISA TA ACONTECENDO, PQ ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO…

  18. A Fundacao Hospitalar de Camacan, pode ter seus defeitos. porque, nao se pode ser perfeito.Só existe um perfeito, DEUS! se existem pessoas contra, porque nao procurar outro hospital para atendimento proprio? Realmente quem nao conhece a realidade vao criticar, porque compram noticias, conversas e nao vao ver a realidade. O que me diz o senhor Gilson, do hospital de base? O que diz de reportagens que passa no fantasticos, jornais… mostrando a cruel realidade? pessoas jogadas em corredores morrendo aos poucos. Em vez que criticar, porque nao ajudar? quem nunca errou atire a primeira pedra!!!!!!!!.

  19. Se a promotora critica tanto a fundação e seus profissionais, pq quando os filhos dela adoecem, ela nao procura outro hospital, mas sim corre pra FHC? E ai sr. Gilson o me diz?

  20. nos aqui em camacan temos que perder o medo de lutarmos pelos os nossos direito, ja perdemos o tiro de guerra a receita federal e se brincamos vamos perder a f.h.c. por causa de pessoas sem compromisso com a nossa cidade pois eles estao aqui agora mas tarde estaram em outro lugar fechando outras intituicaes.
    a situação da saúde no Brasil e carente ,mas graças a Deus podemos faze exames de graças como ultrasom cardiologico exames laboratoriais e que nunca precisou da fundação?
    Precisamos abrir os nosso olhos e nos orgulhamos pois tem muito lugares maiores que camacan que nao tem um hospital desse porte para trata da sua população
    como di

  21. COSME CONRADO SOBRNHO BARNABÉ
    DIRETOR MÉDICO DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE CAMACAN(F.H.C.)
    “Uma relação médico-paciente amistosa deixa o assistente e o assistido em condições de exercer com tranqüilidade seus papéis. Todavia, o que se observa é um desgaste dessa relação.”
    José Guilherme Minossi, TCBC-SP
    ”A relação médico-paciente vem sofrendo um desgaste cada vez maior no decorrer dos anos devido à presença de muitos intrusos neste relacionamento. Seguros e/ou planos de saúde, famílias, processos, advogados, entidades de classe, acesso irrestrito à internet, concorrência desleal e o fracasso do sistema público são alguns dos responsáveis por essa degradação”MEDICINA – COLUNA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
    DRA. JULIANA LIMA DE ARAUJO
    Assistimos a um levante em nome da honra e da moral dos nossos funcionários. Apoio irrestrito da comunidade local e circunvizinha , ao desequilibrio das relações interpessoais; deflagradas por uma onda de denuncismo irresponsável. Temos profissionais em todos os se-tores.Operários da saúde,pessoas dignas,competentes e capacitadas onde o nosso labor é minimizar o sofrimento humano, especialmente das camadas menos favorecidas.Contudo,cansados e encurralados por atitudes insensatas e unilaterais.Onde a Representante do Ministério Público local, sem parcimônia, avilta nossa Instituíção; a Fundação Hospitalar de Camacan. Com exposição dos nossos Servidores em Delegacia de Polícia,Conselho Municipal de Saúde,e outros.Causando constrangimento em pais e mães de família, com intimações abusivas e inconsequentes, sem a devida observância aos autos de investigações Preliminares.
    ” Qualquer que seja a forma de avaliar a responsabilidade de um profissional em determinado ato médico, no âmbito ético ou legal, é imprescindível que se levem em conta seus deveres de conduta. É importante, no entanto, distinguir o erro médico de acidente imprevisível e de resultado incontrolável.”
    Não fomentamos apologia irresponsável contra o Ministério Público,não queremos tolher suas ações,mas não podemos aceitar de forma inérte à pré-julgamentos, data maxima venia,permeando neste nobre solo,lutamos pelo Príncipio da inocência Presumida,ora esquecida.
    Agradecemos a solidariedade de todos, que nos confortam deste imbróglio nefasto.

  22. HJ MORO AO LADO DO HSA . FICO SENTADO NA PORTA SO OBSERVANDO TODOS Q CHEGA LA PRESCISANDO DE UM ATENDIMENTO MEDICO OS FUNCIONARIOS FICAM NA PORTA SO MANDANDO OS POBRES COITADOS SUBIR PRA FUNDAÇAO. A FRASE USADA POR ELES É: SOBE NAO TEM MEDICO, ISSO VEM ACONTECENDO CONSTANTE, QUANDO ISSO NAO ACONTECE É PORQ AS PORTA JA ESTAO FEICHADAS. E AI SR GILSOM DE UMA PASSADINHA LA COM O MP Q AI VCS VAO ME DIZER SE CAMACA PODE MESMO FICAR SEM A FUNDAÇAO.
    A FUNDAÇAO SO LEVA PEDRADA POR DA FRUTOS.
    TODAS AS VEZES Q VOU A FUNDAÇAO SOU MTO BEM RECEBIDO SUBO MESMO O MORRO MAS NAO VOU A UM HOSPITAL Q FICA DO MEU LADO.
    E MP EM VEZ DE CRITICAR DE OPNIAO DE Q FORMA FICA MELHOR.

  23. Senhores, na SAÚDE o Governo Federal vem atuando com investimentos considerados insuficientes para as necessidades do país. Representantes do Ministério da Saúde dizem que o país está abaixo do mínimo necessário para os sistemas universais de saúde. Segundo a coordenadora-geral do departamento de Economia da saúde do ministério, Fabiola Vieira, é fato que o percentual da despesa alocada em saúde em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil é muito inferior a de outros países. “Conforme estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), nos sistemas universais o percentual gira em torno de 6,5% do PIB, enquanto no nosso com despesa pública está girando em torno de 3,5% do PIB”. Outro problema é que as famílias brasileiras estão gastando mais em Saúde do que o próprio Governo Brasileiro. Os gastos com bens e serviços de saúde no Brasil foram de R$ 224,5 bilhões em 2007, o que equivale a 8,4% do PIB daquele ano, sendo 4,8% dos gastos de famílias e apenas 3,5% do PIB de consumo da administração pública. O secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Luiz Fernando Beskow, diz que os gastos públicos no país, na área de Saúde (41,6%) estão abaixo da média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é de 72%. Em 2009, a situação continou a mesma: o Brasil investiu 7,5% do PIB em Saúde, ao passo que outros países investem acima deste valor, como os EUA, que investiram o dobro do Brasil: 15,3%. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também critica os recursos destinados para o Ministério da Saúde previstos no Orçamento da União. Segundo o ministro, os R$ 66,9 bilhões previstos para 2010 não atendem as demandas da Pasta.
    Essa é a razão dos Hospitais estarem sucateados. A Fundação Hospitalar é uma referencia regional. Dr. Aníbal e equipe, erguem as vossas cabeças pois precisamos delas.
    Paulo Pires Cardoso
    Membro do Conselho Municipal de Saude.

  24. O PM PUBLICO TEM O MEU APOIO EM APURAR AS DENUCIAS FEITA PELA POPULAÇÕA Q DE ALGUM MODE TEVE OS SEUS DIREITOS VIOLADOS PELA FHC. EU FUI VITIMA DAQUELA INSTITUIÇÃO À 10 ANOS ATRAZ PERDIR A MINHA FILHA POR CONTA DE UM SUPOSTO ERRO MÉDICO LÁ NAQUELE HOSPITAL, SABE QUEM FEZ O MEU PARTO? O DIREITOR CLINICO DO HOSPITAL. COSME. ELE FEZ MEU PARTO E O PARTO DA MULHER DELE FOI FEITO NA FUNDAÇÃO? TA AÍ UMA PERGUNTA Q EU QUERIA RESPOSTA. PROCUREI O MINISTÉRIO PÚBLICO NA ÉPOCA E NÃO TIVE APOIO, NEM SE QUER A DENÚCIA FOI APURADA HOJE EU AMARGO O SABOR DA INJUSTICA. A MINHA FILHA ERA PRA ESTÁ AQUI COMIGO. ALGUEM SABE O QUANTO DOI ESPERAR POR UMA CRIANÇA 9 MESES, FAZER ENXOVAL, PREPARAR A CASA PRA RECEBE-LA E NÃO PODE LEVA-LA PRA CASA???? QUEM TEM SUA DOR É QUEM GEME???… AGENTE PRECISA COMEÇAR A SENTIR A DOR DO OUTRO…ALGUEM ACREDITA EM UM MEDICO ENTERNAR UMA PARTURIENTE SEM EXAMINA-LA? SEM NEM VER A CARA? ENTERGA O PLANTÃO PRA OUTRO MÉDICO QQUE TB PASSA O DIA INTEIRO SEM EXAMINA-LA?
    POIS ISSO ACONTECE NA FUNDAÇÃO….SE A MINHA DENUCIA TIVESSE SIDO APURADA TALVES NÃO PRECISASSE HAVER DENUCIAS HOJE.ALGUEM TEM Q SER SACRIFICADO PRA SABERMOS Q ALGUM ESTÁ ERRADO, E QUE PRECISA DE MUDANÇAS. É POR ESSAS E OUTRAS Q EU APOIO O PM. AS DENUCIAS TEM Q SER APURADAS. QUANTO AS ONDAS DE DENÚCIA CITADAS ACIMA. GENTE ISSO É EXERCICIO DE CIDADANIA, PROVA Q O POVO HOJE É CONHECEDOR DOS SEU DIREITOS E TEM ONDE RECORRER QUANDO NESCESSITA. É FUNÇÃO DO MINISTÉRIO PUBLICO RECEBER DENUCIAS E APURAR OS FATOS….E ISSO TÁ SENDO FEITO, PRA LOUCURA DE QUEM ESTÁ COSTUMADO VIOLAR DIREITOS. QUEM NÃO DEVE NAO TEME…. A MINHA FAMILIA APOIA E AGREDECE O PM PELA SUA ATUAÇÃO.

  25. Parabens senhor GILSON, hoje sabendo quem é voce!!!!!! Quem critica tanto, é o quem mais precisa. Lembra Gilson quando vc foi para a fundacao sentindo dor na coluna que foi bem atendido pelo medico plantonista Dr. Cosme? Há Há!!! Voce foi medicado saiu agradecendo a auxiliar que lhe medicou. Lembra tambem Gilson, quando sua filha torceu o pé e vc levou para ser atendida a onde? Na fundacao.! Lembra tambem quando vc vai na fundacao pedir receita a Dr. Cosme? Entao me responda pq esta cospindo no prato que come? Dor de barriga nao dar uma vez só.Galo que acompanha pato morre afogado.

  26. A FUNDAÇÃO É UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, E COMO TAL SEUS FUNCIONÁRIOS SÃO PAGOS PRA ATENDER A POPULAÇÃO Q DELA NESCESSITAR.O SENHOR GILSON E SUA FAMILIA TEM DIREITO A SER ATENDIDO NESSA INSTITUIÇÃO QUANTAS VEZES ELE PRECISAR.ELE NÃO ESTÁ PEDINDO NADA PRA NINGUEM… É UM DIREITO DELE. E QUANDO ELE AGRADECE PELO ATENDIMENTO, FAZ PARTE DA EDUCAÇÃO DIZER OBRIGADA.GILSON VC NÃO CUSPIO NO PRATO QUE COMEU. VC TEM DIREITO AO ATENDIMENTO NA FUNDAÇÃO E TB TEM DIREITO DE DÁ SUA OPINIÃO SOBRE QUALQUER ASSUNTO PUBLICO E SE POR ISSO ALGUM FUNCIONÁRIO TE DISTRATAR DENUCIE. CHEGA DE ACHAR QUE DIREITOS SÃO PRA CONTINUAR NO PAPEL… DIREITOS SÃO PRA SER EXIGIDOS.

  27. A representante do Ministério Público local está somente realizando seu papel constitucional: defender o direito a saúde com qualidade para todos e apurar quaisquer irregularidades e erros médicos cometidos, mesmo que eventuais, que não é o caso da FHC.
    O que se denomina “onda de denuncismo” do MP é apenas reflexo da realidade local: inúmeros erros médicos, alguns noticiados pela imprensa e que resultaram em mortes, inclusive de neonatas. Qualquer ato médico claramente praticado de forma imperita ou negligente deve ser apurado, haja vista constituirem crimes, na acepção clássica do direito penal.
    A população, infelizmente, está servindo como massa de manobra para os influentes médicos da FHC e, também, para a politicagem local, já que foram influenciados com a suja campanha de que a fundação hospitalar seria fechada.
    O Ministério Público não tem interesse em deixar a comunidade de Camacan e tantas outras cidades circunvizinhas desassistindas, o que aconteria se fechassem a FHC, apenas busca a responsabilidade penal daqueles médicos e auxiliares que não cumprem seu dever de salvar vidas com zelo, visando um tratamento médico adequado.

  28. Esclarecendo alguns comentários. Um promotor quando intervem no caso é por que foi apurado. Eu sou vitima da fundação por maus tratos ao paciente não é conversa, aconteceu mesmo quando levei uma paciente com avc, e se não faço zoada la dentro eles não teria atendido logo a paciente, paciente essa pelo qual veio a falecer no dia seguinte. Hoje é fácil para Doutotrs daquela instituição dizerem uwe a fundação é isso é aquilo. Uma a fundação ela e uma instituição para atender o povo, e se tem erros cabe o promotor da comarca intervi. Doutora Cleide , meus parábens pelo trabalho prestado neste municipio, acontece assim um promotor quando luta pelos direitos do povo ele é tido como ruim para essa direita burguesa que sempre pisou nos mas pobres, menos favorecidos.Para os funcionários que estavam naquele ato entendo vcs trabalham lá ten que defender o seu pão de cada, por que se não os burguese colocam na rua,entendo seus lado. Se tem erros os culpados tem que pagar. Companheiros Camacanense reveja seus conceitos pois depois voces irão procurar um promotor igual a Cleide e não vai achar. Pra aqueles que colocaram alguns comentarios contra a Dr. Cleide cuidado para depois vcs não serem a proxima vitima.

  29. CHEGA DE ACHAR QUE DIREITOS SÃO PRA CONTINUAR NO PAPEL… DIREITOS SÃO PRA SER EXIGIDOS.
    PARABÉNS Dr.Cleide pela sua atuação no MP.
    Mas é assim pisou no calo dos doutores, logo eles comessam manipular o povo achando que presta favor.

  30. vitergan disse:
    4 setembro às 23:02
    Se a promotora critica tanto a fundação e seus profissionais, pq quando os filhos dela adoecem, ela nao procura outro hospital, mas sim corre pra FHC? Diante mão a promotora esta no municipio, e se ela procura a fundação é por que ela tem direito, pois ela paga imposto tambem, e a fundação é do povo , Vitergan procure saber o que é SUS, e assim vc vai saber entender melhor por que a promotora leva seu filho a fundação. Ela quando chega la ela é atendida bem, por que é promotora. Imagine se ela fosse tratada mal, ela é justiça. Porem quando um pobre chega, tem que esperar horas, sou vitima, e sou testemunha de outros casos. reveja seus conceitos

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *