Tempo de leitura: 2 minutos

Em resposta à nota sobre a ampliação da Ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus (leia), o assessor de comunicação do município, Walmir Rosário, afirma que o projeto, em fase de conclusão, não inclui apenas a intervenção na ponte. Trata-se, de acordo com o assessor, de um novo sistema viário que contemplará mudanças em outras vias.
Segundo Rosário, o projeto conceitual já foi concluído e está sendo analisado por diversos setores do governo, que vão propor eventuais alterações antes de ser finalizado o projeto executivo.
“Em épocas de recursos cada vez mais escassos, o projeto conceitual se ateve à facilidade de prospecção de verbas federais  de urbanização”, explica o assessor.
Leia as explicações  na íntegra:
Senhor Editor,
Em relação à matéria “Aumentar a ponte não resolve”, teceremos algumas considerações ainda desconhecidas do público, pois ainda se encontra em fase de conclusão de projeto a obra solicitada pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ao governador Jaques Wagner.
O projeto não contempla só a duplicação da ponte Lomanto Júnior, mas a urbanização de toda a área circunvizinha, incluída aí as alças de acesso e toda a modificação do tráfego na área de influência.
O projeto conceitual já foi elaborado e está sendo analisado em conjunto pelos titulares das secretarias municipais da Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça; Infraestrutura, Marconi Queiroz; e Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, que deverá propor as modificações para finalizar o projeto executivo.
Em época de recursos cada vez mais escassos, o projeto conceitual se ateve à facilidade de prospecção de verbas federais de urbanização, transformando a construção da segunda ponte em um acessório. Em vista disso, o prefeito Newton Lima e sua equipe entabulam negociações para a liberação do repasse.
Mas as autoridades ilheenses têm consciência de que a simples duplicação da ponte Lomanto Júnior não resolve o problema de tráfego naquela área, principalmente por Ilhéus estar passando por um processo de desenvolvimento, em função dos investimentos públicos e privados, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, a Zona de Processamento e Exportação (ZPE), dentre outros.
Na visão dos técnicos do Município, esse “gargalo” será minorado com a duplicação da BR-415 (rodovia Jorge Amado) e a consequente construção do anel rodoviário, retirando o tráfego do centro de Ilhéus. Está prevista ainda a construção de novas pistas fora do perímetro urbano.
Todas essas obras estão em fase de conclusão de projeto e os editais previstos para ser publicados muito em breve, o que, por certo, resolverá, ou pelo menos diminuirá os problemas existentes no tráfego de Ilhéus.
Esperando ter contribuído com as informações necessárias, agradecemos.
Walmir Rosário
Assessor-geral de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus

8 respostas

  1. FAÇO VOTOS QUE ESSE SONHO SE TORNE REALIDADE.NESSA ÉPOCA TUDO VAI SER PROMETIDO,DEPOIS ESQUEÇEM,COMO ESQUECERAM DO AEROPORTA QUE TEM MAIS DE UM ANO FUNCIONANDO CAPENGA,OUÇO FALAR POE MUITOS ANOS ATRAS DE UM PROJETO PARA UM NOVO AEROPORTA PARA ESSA CIDADE,FALARAM ATÉ QUE JÁ HAVIAM ESCOLHIDO A ARÉA ONDE IRIA SER FEITO,MUITA GENTE LEMBRA DESSA PROMESSA,SAIA GOVERNO,ENTRA GOVERNO E NADA DE AEROPORTO,AGORA A MAIS DE 1 ANO ATRAS ILHEUS PERDEU OITO VOOS QUE APRTIAM E CHEGAVAM A ILHEUS,E ATÉ HOJE O MAIOR INTERESSADO PELA BAHIA NÃO TOMOU PROVIDENCIA PARA RESOLVER A SITUAÇÃO.IMAGINEN QUE O GOVERNADOR É AMIGO E COMPADRE DO LULA QUE APARTIR DE JANEIRO DEIXA DE SER PRESIDENTE.DILMA VAI CUIDAR DA REGIÃO QUE DÁ MAIS VOTOS A ELES,ISSO VCS PODEM TER CERTEZA.

  2. Desde 2006 o novo aeroporto foi planejado para começar em 2011, estamos no prazo ainda.
    Já ficou provado que os aviões não descem no Aeroporto Jorge Amado é por que as empresas de aviação boicotam, não é do interesse delas.
    O avião do Presidente LULA um A-320, desceu a 1 hora da madrugada sem problemas.
    O resto é conversa de quem não sabe, ou faz que não sabe das coisas.

  3. Tomara que não seja mais uma falacia politica. É claro que isso não resolverá o problema dos engarrafamentos em Ilhéus, principalmente o ponta/centro, parem de falar asneiras e ao menos prometam uma coisa que no imaginário possa aliviar o sofrimento do povo, anuciem uma nova ponte com estudo mais apurado para minorar os efeitos do progresso, cobre ao menos como contra partida da empresa mineradora que irá explorar o porto de Ilhéus uma nova ponte.
    É melhor a contra partida ser para o povo do que ser como outrora que alguns cobravam vantagens pessoais para empresas que pensavam em se instalar aqui.
    Jabes nunca mais!

  4. Na verdade, estão querendo é consertar a gafe, …!!!
    E haja promessa, …!!!
    Será que o povo de Ilhéus ainda acredita, …?!?!?!
    Eu sou daqui de Itabuna, mas confesso que o povo de Ilhéus parece ser um pouco mais sabido que os capicongos daqui, que acreditam em tudo que lhes dizem, …!!!
    Os daqui são os famosos “mané minha égua”, …!!!
    A música é: “Eu te darei o céu, meu bem, e um pontapé também”, …!!!
    Acredite, …!!!

  5. Quanta enrolação. Esse assessor, pra justificar seu salário, precisa repercutir toda a enrolação ditada por “outros setores”.

  6. Como fazer alargamento na Avenida Lomanto Junior?
    Claro que é preciso uma outra ponte!
    Uma ponte ligando o Vilela ao Nelson Costa é mais importante do que uma ligando o Centro ao Pontal, passando pela Barra.
    Ela transferiria todo o tráfego que não precisa passar pelo Centro para uma via marginal.

  7. Gostei das notícias, espero realmente que os investimentos previstos para melhoria da mobilidade urbana contemplem os investimentos previstos para o município.
    A duplicação da ponte ligando ao Pontal é de vital importância, afinal estão em obras construções imobiliárias de grande vulto nesta região da cidade.
    Como turista que sempre frequenta a cidade, espero que a prefeitura local tenha um bom projeto de revitalização de suas praias, visto que, atualmente nosso Estado esta desprovido de uma orla marítima que faça jus ao nosso vasto litoral.
    Uma coisa fico a pensar, por que estes projetos públicos demoram tanto para serem finalizados, como o prefeito faz uma solicitação ao governador, sem ter um projeto concluído?

  8. Tudo balela dessa galera que não entende nada de trânsito e muito menos de aneis rodoviários, pontes e outras coisas mais.
    Eles estão enrolando para tapar o ceu com a peneira. Aqui não tem ninguem competente para fazer projetos simples, quanto mais um projeto desse vulto. O Alisson quer aparecer para fazer de conta que está fazendo alguma coisa. Mas ninguem acredita na tropa que está na camãra e muito menos na Prefeitura. O que esses perniciosos sabem é fazer pose e andar de salto alto.
    Viva Tiririca!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *