Tempo de leitura: < 1 minuto

Morbeck foi preso em flagrante (Foto Costa Filho).

O estudante do curso de Administração da Unime, Antônio Carlos Morbeck de Souza, foi preso na Operação Nazireu, ontem à noite, na avenida J.S. Pinheiro. Os policiais encontraram 39 gramas de maconha no carro GM Corsa (JRG-7523).
Morbeck estava no carro e acompanhado de um colega, mas disse à polícia que a droga era sua. A quantidade foi configurada como tráfico. Após lavrado flagrante no Complexo Policial, o universitário foi conduzido para o Conjunto Penal de Itabuna.

33 respostas

  1. A casa caiu playboy, quero ver agora a galera te fumar no presídio…Fica nas boites de Itabuna tirando onda de barão, vai perder a festinha de quinta…

  2. 39 gramas – “A quantidade foi configurada como tráfico.”
    – Não é apenas a quantidade que determina o crime de tráfico.O pessoal tem que estudar direito , ou pelo menos ler as leis e os julgados.
    O que vai determinar se o acusado é traficante.Se ele pratica a comercialização da droga , se a droga está preparada para comercialização , embalada etc.Se for droga para uso próprio , ou até mesmo que seja dividida entre amigos.Será enquadrado como usuário.

  3. Não defendo o uso de drogas e nem tão pouco estou aqui a fazer apologia a maconha, mas é de uma ignorância jurídica enorme, além de uma imbecilidade, classificar o delito em questão como de tráfico de drogas.
    A Lei 11.343/2006, conhecida como Lei de Tóxicos, é clara quando descreve as condutas tipificadas como uso ou tráfico de drogas.No caso em tela nota-se claramente tratar-se de um usuário e não de um traficante, mas a delegada plantonista mostrando seu despreparo e o enorme lapso temporal que deve estar afastada da boa doutrina, prefere apegar-se a um “jargão” ultrapassado que faz referência à quantidadede droga encontrada.O texto da mencionada lei é bastante claro, não fazendo referência à quantidade de drogas encontrada, mas sim à conduta delitiva do acusado.
    É lamentável que ainda hoje encontremos em nossos quadros policiais tão despreparados e ultrapassados.
    Volto a ressaltar que não sou favorável ao uso de qualquer droga, muito menos a sua venda, mas os crimes devem ser punidos em proporção ao que prega a lei.

  4. Policia deveria subir no california,Novo Horizonte,M Pinheiro,Odilon,Jorge Amado, São Pedro,Ferradas,agora pegar o rapzas com 39 gramas de maconha e encaminhar para o presidio é d+.
    Ta vendo que isso é só mais um usuario.
    Sou contra as drogas,mais tudo tem que ter limite, o rpz tarbalha,tem familia e não precisa dessa desmoralização,bastava levar para o complexo fichar e reverter a pena para trabalho voluntario em orgãos publicos ou cesta basica.

  5. Tanto alarde para a apreensão desta pequena quantidade de droga? Parece (e é)uma estupidez. Mas, fazer o quê se isto é o máximo ao alcance da nossa polícia? Tem que divulgar com o máximo de sensacionalismo mesmo.

  6. A operação nazirEU capturou um usuário de drogas. Ok! Vamos aguardar que a operação nazirVENDAS capture os verdadeiros traficantes. (Só fazendo piada mesmo!)

  7. Ok.. resumindo o comentario do adv Murillo… Segundo a sua lei.. se for pobre e preto, eh traficante; mas se for riquinho e branco, eh usuario e de boa familia!! E os policias tem q fazer vistas grossas!! Parabens a Policia!! Vamos moralizar este país!! Pena q a policia prende, e a justiça (injusta) solta!!

  8. Sou estudioso do direito e concordo com Murillo… esse estereotipo de que o crime de tráfico é configurado pela quantidade não existe mais…
    Tem pessoas que fazem coisas piores e não são presas… acho lamentável reduzir esse jovem ao cárcere e colocá-lo ao lado de verdadeiros marginais… parabéns a polícia militar e compriu com o seu dever ostensivo, mas a polícia civil não posso dizer o mesmo…

  9. Eduardo_ba
    __
    Cala a boca seu ignorante!
    Você não percebe que uma “operação”, um circo para não dizer outra coisa, digno de um estado policialesco, para apreender uma pessoa com incriveis 39 gramas de maconha é uma total falta de proporcionalidade e um mal uso dos recursos estatais à repressão do narcotráfico????
    Cara, você sabe o que é 39 gramas?? E é o que falaram acima… O pau quebrando nos bairros citadas, com mortes e mais mortes, crack e mais crack atolando a cidade em desgraça, e esses policiais aspones me fazem uma “operação” dessa!!!
    Infelizmente, queimaram o cara e podem ter complicado a vida desta pessoa que estava apenas a se divertir de uma forma pouco usual…
    Só lamentos! Os advogados criminalistas da região devem estar esfregando as mãos!

  10. Não é por se tratar de uma pessoa branquinha ou de classe média,mas certamente a lei promove tempestade em copo d’agua em relação a maconha,a caras tomam uisque a noite e recriminam uma droga muito mais leve no dia seguinte.Deveriam aprender com paises do primeiro mundo.Vão prejudicar o cara classificando como traficante em vez de usuário.Cabeça dinossauro,espirito de porco e pança de mamute.Encham a cara com alccol,não dirijam,mas podem beber o quanto quiserem,nas casas,nos bares,nas boates,festas,encontros políticos,reuniões de fim de ano,carnaval etc.Quanta hipocrisia,falta de raciocínio lógico.

  11. MURILO, MÁRCIO FÉLIX E RODRIGO,É VERDADE A POLÍCIA TENTA SUBIR O MORRO, MAIS SE DEPARA COM PESSOAS DO TIPO DE MORBECK, QUE PASSA UM ASPECTO DE BOM MOCINHO, UNIVERSITÁRIO, MAIS É UM VERDADEIRO MACONHEIRO QUE ATRAPALHA A SUBIDA DOS POLÍCIAIS AO MORRO, A E TEM OUTRA SE UM MARGINAL FOR PEGO COM UM SACO CHEIO DE MACONHA ELE TAMBÉM É USUÁRIO NÉ? CLARO SE A MACANHO NÃO TA SEPARADA OU DIVIDIDA EM BUCHINHAS, VC’S 3 NÃO SÃO A FAVOR DAS DROGAS, SÓ SÃO SIMPATIZANTES, SÃO PESSOAS COM PENSAMENTOS DO TIPOS DOS SEUS E ATITUDES COMO A DE MORBECK QUE DEIXAM O BRASIL NA VIOLÊNCIA QUE SE ENCONTRA HOJE, BABACAS.

  12. “Pra mim quem fuma maconha sustenta o tráfico de drogas”
    “Eu sou estudante” Estudante é o “B”aralho
    Quantas pessoas inocentes não morrem nesse país por causa desses playboys de merda que compram a droga pra usar ?

  13. Eduardo-ba, um erro não justifica o outro!!
    “um bom julgador, julga os outros por si”
    ABRA O OLHO JOVEMMMM!! pra sua casa não cair, bata laje nela!!kkkkk
    Vá estudar direito para podermos ter um papo pertinente e adequado para a ocasião, e não ficar arrotando ignorância, ocorrendo em uma devasta IMPROPRIEDADE TÉCNICA!!
    abraço e bons estudos!!

  14. Fato: Usuários alimentam o tráfico.
    No meu ponto de vista, o problema das drogas tem que ser combatido com educação e repreenção no sentido de combate tanto aos traficantes como aos usuários também.

  15. Caro (in)verídico, quando li o seu comentário voltei a ler a matéria e não encontrei a parte da matéria diz que a maconha estava em buchas. Outra coisa: fiquei imaginando vários Morbecks de mãos dadas na entrada dos morros (ou bocas) impedindo os pobres e desarmados policiais de invadirem estes locais para pegar os verdadeiros chefões. E pra finalizar, queria lhe indicar um curso de português para que você possa aprender a interpretar e escrever textos com mais coerência.
    Acrescento que desejo sinceramente que o indivíduo citado sofra as consequências da droga na sua saúde, pois acho inadimissível que um jovem de hoje, muito bem informado, ainda ceda aos falsos encantos das drogas. Não tenho a mínima pena desse babaca (palavra, aliás, que agora sim está bem empregada).

  16. Voltamos à época da ditadura militar, nem se quer o acusado teve o direito de justificar, mesmo que não haja justificação, vivemos em um País que dizem ser “democrata” mas que democracia é essa? que nem sequer deixa a pessoa explicar baseado na lei do tóxico que 39 gramas não é classificado como tráfico e sim como usuário, o mais incrível é que em tempos atuais existem profissionais incapacitados que exercem tais responsabilidades, temos que reevindicar para as autoridades e implorar-mos por uma policia mais preparada e mais informada, isto é inconsebível nos dias atuais. Não estou aqui fazendo apologia a maconha, mas não era nescessário fazer tanto alarde e tb sensacionalizar a imagem de um ser humano competente no que faz, estudante universitário, vizando o bem para o seu futuro, e acima de tudo de uma família centrada.Como um famoso Jornalista que eternizou um famoso bordão “isso é um absurdo “

  17. A violência tomou proporções inaceitáveis pq????
    Pq o tráfico dominou tudo!
    Quem sustenta o tráfico?
    O usuário!
    Depois um maconheiro vem com discurso demagogo reclamar da situação da segurança pública. Quando é assaltado vai atrás da polícia.
    São os usuários, os principais responsáveis pela violência…

  18. Isto é vergonhoso. Prender um estudante por fumar maconha, e ainda dizer que o cara é traficante porque estava com 39g da erva. Incompetência da policia, oo esqueci que em nosso pais isto é uma “COISA NORMAL”. Policial que se acha melhor que os outros porque usa uma farda acha que tem direito de bater prender e ate matar como acontece muito, pessoas que num tem a mínima educação.Na minha opinião pra começar, todas as policias deveriam ter no mínimo nível superior como tem a Federal, veja se a Federal anda fazendo tanta MERDA quanto a civil e militar principalmente. Não sou a favor do uso de drogas, e sim contra a desmoralização de pessoas de bem.

  19. Quem fuma maconha realmente esta sustentando o tráfico, tráfico este que tambem sustenta alguns policiais corruptos espalhados por esse país com o famoso “arrego”, drogas que são tiradas das ruas e voltam para o livre comercio no dia seguinte, se ele um estudante de administração quer seja filhinho de papai ou não, sabe onde comprar, não venha me dizer que a policia também não sabe, e porque não tira estes traficantes de circulação, por que a policia permite detentos de dentro da penintenciária articular e administrar suas facções de dentro de suas celas.Quando só se existia a maconha como droga não legalizada não existia tamanha violêcia vivenciada na atualidade, filhos não roubavam seus pais para usar o entorpecente, a malandragem não ficava em plena luz do dia na espreita de cidadãos de bem para roubar um simples celular para sustentar seu vício, não se via tamanha violência como existe hoje!Não sou usuario e nem estou aqui fazendo apologia ao crime, mas já pensou quando se pega um jovem deste de outra camada da sociedade (um quebrado) e enquadra ele como traficante com a mesma quantidade que esse rapaz foi preso, ele simplesmente não terá dinheiro para pagar um bom advogado e estará matriculado na faculdade do crime, pois entrará no presidio por 40g de maconha e saíra de lá pos-graduado em outros delitos bem píores. E para os que se dizem “certinhos” olhem para seus telhados, pois quem compra pirataria também esta contribuindo para o crime organizado.

  20. E com vcssss… O Show de incompetência das autoridades policiais!!!!
    Com os espetáculos: Tipificação de crime errado, Métodos desordenados de combate ao tráfico de entorpecentes, Ineficiência operacional e desproporcionalidade na efetividade das leis!
    Não se apressem… O espetáculo durará bom tempo na cidade de Itabuna!

  21. Coleh rapaziada,
    Expondo o rpz desse jeito.
    Eh a mídia so serve para isso mesmo, trazer fatinhos irrelavantes para ganhar audiencia.
    Falou galera, até de maconha ja existe hoje, fiquem melhor informados.
    Puniçao e ridicarizaçao da figura do rpz causa dano, passivel até de indeizaçao.
    Policia corrupta, sabe onde esta as sujeiras, mas so limpam poo cima, kkkkk
    Abraços, cidade caos< M.P
    Abutre.

  22. Sou contra drogas lícitas e principalmente as ilícitas.
    Como usuário ou traficante ele tá errado. Errado também o jornalista que se presta ao papel de divulgar uma aberração dessas, pois não existe uma área que vive apoiada na maconha, na cocaína e nos bacanais e festivais de orgias como a classe jornalística. A galera de comunicação é a pior de todas. Fiquei horrorizado numa festa do sindicato do sjornalistas de Salvador, onde estavam presentes muitos ditos jornalistas de ITABUNA fazendo uso “descaradamente” de drogas, cheirando pra quem quisesse ver, tragando sua maconha à vontade e degistando roscas, whiskys, skols, cubas…
    É só ‘puxar pela memória’ e vejam quantos homens públicos nesse país vivem às custas do tráfico. Alguém aí sabe explicar porque Fernandinho Beira Mar ainda goza de toda a benesse da máquina pública? E aqui em Itabuna, o nosso inesquecível cidadão Marcos Gomes que é usuário e matador? E o PT que está bancando a campanha da Dilma com ajuda das FARC’s?
    Esse seu jornalismo irresponsável e maquiavélico não passa de um conjunto de podridão e notícias tendenciosas. ANtes de afirmar o meu ponto de vista eu tive o cuidado de ler outras notícias e vi que sua intenção é mais expor a imagem das pessoas do que noticiar o fato.
    Certamente é mais um jornalistazinho emergente com o intuito de atingir as pessoas de classe média que incomodam.
    Além do que, observei ainda que o jornalista e demais comentaristas ao relatar o fato citam mais o sobrenome ‘Morbeck’ do universitário fazendo alusão a este como “playboy”, “classe média”, esquecendo que na cidade tem pessoas com este mesmo nome que prestam relevantes serviços na área de saúde, tratando todos como iguais, mesmo que sejam parentes (o que eu não sei pois não conheço ninguém da citada família pessoalmente). Lamentável.
    Jornalismo de quinta categoria, falta de ética e passível de processo. Lembrem-se que a Lei assegura a proteção do NOME do cidadão.
    Que os garotos estudantes do direito indiquem se estou enganado, pois até onde sei, o nome e a imagem não podem ser divulgados sem autorização do portador…
    Lamentável esse festival de falta do que fazer e de incompetência jornalística.
    E a polícia que autuou esse flagrante tá de parabéns por combater as drogas e precisando de uma reciclagem nas escolas de Direito.

  23. Acredito q tdos sejamos vitimas da PERVERÇÃo de nossas “Leis”e politicagens brasileiras,não deveríamos aqui ficar discutindo de quem é a culpa da droga,ela está tomando conta de nossos geutos,familias,trabalhos tdos somos culpados pelo que nosso país está passando.São os policias?os traficantes?os usuários?pouco importa quem é o verdadeiro culpado o q nos deve interessar é q temos que fazer um trabalho TODOS JUNTOS de combate e prevenção a droga,ela destroi,mata e leva com ela tbm milhares de mães que choram por ver seus filhos nas sagetas,na criminalidade,são mães que fisicamente e psicologicamente estão devastadas.Quem sou eu para julgar Morbeck,existem crimes piores que o dele ai e a Justiça(que não é nem cega,nem surda,nem muda – como mostra a estatua que representa a justiça)não faz nada,mas ele deve ser punido sim,mas não exposto do jeito q foi,pois se não puni-lo só pq é usuário e ai esse país vai virar uma zona mais q já é?tem q puni-lo mais ajudando-o,conscientizando-o,reeducando-o,engazando-o não tratando ele como um criminoso de lata periculosidade,já viram em que lugar Itabuna está no ranck de criminalidade e desigualdade social, então são indicadores de prato cheio pra o aumento da droga,ela está em pano de fundo em tdos os problemas sociais que estamos,vamos ficar aqui sentado só criticando?ta na hora de se mexer,de se engajar a droga é um problema nosso,nós cidadãos.

  24. Morbeck está errado? Está! Mas existem algumas coisas….primeiro quem trafica separa as quantidades, pelo tamanho e peso, o que não mostra na foto divulgada no site radar. Segundo pelo que me consta o rapaz faz cursinho de LFG durante o dia…e faculdade de noite. Que horas ele vai traficar??? Quem vende destina o dia todo para a comercialização. Então por que o Morbeck ”traficante” vai fazer concurso?? Réu primário…residência fixa…recebendo o seguro desemprego de um trabalho que estava a dois anos! Tudo isso mais a quantidade não configura tráfico. A policia esta fazendo o seu papel….mas usuário paga sexta básica e é liberado. Pq se a Policia resolver prender todo mundo com 40 ou 50 gramas de maconha…pode mandar fazer 10 presidios. Repito ele está errado por se envolver com Droga..mas um erro não justifica outro.

  25. Nó somos a favor do uso da droga domestica, ou seja, cada um plante o seu, assim nao financiaremos o trafico.
    E a policia va prender bandido de verdade. em itabuna ja os casos de morte ja utrapassam 123…

  26. Isso é uma palhaçada… conheço esse rpz, o cara usa… assim como 30% dos estudantes!!
    “Porcos fardados seus dias estão contados” PLANET HEMP

  27. Sinceramente,eu acredito sim que os usuários de hoje serão os traficantes de amanhã,entao a questão não é expor ninguém,mas aos poucos a justiça ser feita.Mesmo a polícia nao sendo ”exemplar”,elas pelo o menos fizeram, por menor que seja, alguma coisa.Eu conheço a família desse garoto que são extremamente de bem e estão sofrendo muito no momento,mas a justiça não deve ser feita por pessoa e sim pela situação,se a polícia não repreender por menores que sejam esses pequenos usuários,o caos em Itabuna nunca irá acabar.Inoscentes são mortos pela drogas que dominou o mundo e qualquer movimentação da polícia com a finalidade de, acabar com isso ,está sendo bem vinda.

  28. Morbeck, vc foi um cara de azar querido, espero q este mal entendido seja resolvido, e q as pessoas aceitem o usuario como usuario, e nao como traficante, isso e falta de conhecimento, como vejo diversos recados, pessoas sem conhecimento deveriam n expressar besteiras, a lei é lei e pronto, se vc e ou n “filhinho de papai”, ninquem n te nada c isso, e sorte sua meu querido…levante a cabeça q vc n esta fazendo nada errado, apenas curtindo sua onde, muito diferente dos alcoolatras q alem de beberem muito fazem coisas bem pior, fique na sua…seja VOCÊ sempre…

  29. Não acho certo falar que a violencia é culpa do usuario porque está sustentando o trafico, na realidade o usuario é obrigado a sustentar o trafico, sei que muitos que dizem não para o consumo da maconha ficam em casa sentados em frente de uma tv vendo jogo de futebol bebendo suas cervejas, qual a diferença? é facil resolver isso é só o governo regular a venda e controlar como controla o alcool o tabaco e os remedio controlados, ou entao acabar de vez com essa puta hipocrisia do eu posso e vc não , e legalizar o plantio em casa para os caras terem os mesmos direitos que os hipocritas beberrões de cervejas, de usarem dentro de suas casas ou em locais especificos.
    um cigarro de maconha causa menos efeito mental que duas latinhas de cervejas, hipocritas beberrões.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *