Tempo de leitura: < 1 minuto

As comunidades do litoral norte ilheense despediram-se nesta quinta-feira, 14, de uma grande liderança comunitária e verdadeira referência na área de Ponta da Tulha e Mamoan. “Seu” Almir Porto, o “Carapiá”, faleceu ontem, aos 75 anos, e foi sepultado na manhã de hoje, no cemitério da vila do Retiro. Era um batalhador, um homem que vivia para ajudar o semelhante.
Carapiá esteve internado durante mais de um mês no Hospital Geral Luiz Viana Filho, por conta de uma apendicite, e acabou falecendo em consequência de parada cardíaca. Ele deixou lições importantes para a comunidade onde viveu, a começar pela importância da solidariedade.
Foi-se um guerreiro do bem.

26 respostas

  1. Ilhéus está mais triste porque perdeu um grande homem.
    Carapiá vai fazer muita falta para diversas comunidades, para seus amigos e sua família.
    Agradeço a Deus por ter me dado a honra de conviver com ele.

  2. Fico consternado em receber a noticia. Um grande exemplo para todos os homens publicos. Que Deus dê alento a sua numerosa família

  3. Grande Carapiá! De pequeno só na estatura.
    Tenho pena de nós das comunidades que muito dependiam dele. Quem lutará por uma melhor educação, melhor transporte, melhor atendimento médico, etc????
    Obrigado meu guerreiro, vá com Deus.
    Interceda por nós.

  4. Gente boa não morre nunca…fica vivo nos nossos corações.
    Pensem ai numa pessoa honesta, caráter impecável, coração enorme, servidor….
    Que saudade, quanta saudade!!!!
    Amamos você seu Carapiá, e o legal é que tive chance de dizer pessoalmente e disse.

  5. CARAPIÁ deixou o convívio entre nós. Deixou-nos também a obrigação de continuar a sua luta em favor das comunidades menos favorecidas, carentes de uma melhor qualidade de vida.

  6. Tenho muito orgulho em dizer, que Carapiá foi minha grande inspiração na luta pela comunidade.
    Homem de bom coração, amigo, sério, trabalhador… Nunca pensou nele, tudo que fazia era pelo povo da sua comunidade.
    Deus o tenha na Santa Glória.
    O povo da Vila Retiro está triste.

  7. No dia em que conhecemos “Seu” Almir Carapiá, foi quando chegamos mais perto de alguém que vive para lutar por uma comunidade inteira. Estar ao lado dele era perceber que ainda existem pessoas de bom coração e que não tem interesses escondidos por trás dos acontecimentos. A não ser o enorme interesse em ver as pessoas felizes, trabalhando, estudando, cuidando da vida…
    Seu Carapiá era o nosso grande exemplo de liderança, perseverança, amizade, empenho, trabalho árduo e incansável. Um homem que tinha toda a confiança do seu povo, de todas as pessoas que viviam perto dele e depositavam nele todo o seu amor e admiração. Um homem realmente incansável, de aparência frágil, mas de força inabalável. Uma pessoa que aprendemos a amar!
    Seu Carapiá, que se tornou o “nosso Carapiá”, ou o Carapiá de todos nós, agora também é o Carapiá de Deus, e foi com certeza pra bem perto dele. Deus leva pra perto de si apenas os melhores, por isso escolheu o nosso Carapiá. E a nós, que ficamos aqui por mais um tempo, cabe seguirmos os passos ensinados pelo nosso querido amigo, fazer tudo como ele sempre gostou de fazer: com muito trabalho, honestidade e amor pela causa social.
    E no mais, só temos a agradecer a Deus por ter permitido que tivéssemos o privilégio de conhecer e participar de um pouco da história desse pequeno GRANDE, e até GIGANTE homem, que nós aprendemos a amar. Esteja com Deus, Seu Carapiá e queremos que sua família esteja certa de que nós vamos estar sempre por perto, fazendo o que estiver ao nosso alcance.

  8. Carapiá lutou por sua cidade e sempre foi dedicado a causa de construir um mundo melhor.
    Apesar do pouco tempo que o conheci, pude perceber que este homem “fez sua parte”, construiu uma vida em prol de seu povo.
    Certo que seu trabalho se imortalizará, tenho grande esperança que o seu exemplo influencie seus tão queridos jovens.
    Obrigado, velho guerreiro!

  9. Seu nome era humildade, bondade e perseverança. Quando queria uma coisa, batia o pé e só sossegava quando alcançava o objetivo.
    Convivi pouco com ele, mas o suficiente para assimilar seu exemplo de vida.
    Agora, junto a Deus, interceda por nós das diversas comunidades.
    Muita luz!
    Carapiá será eterno!
    Sincera homenagem do povo da Vila Olimpio.

  10. fiquei muito consternado com essa notícia, mas,entretanto orgulhoso de ter tido o privilégio de conhecé-lo e disputar uma eleição ao seu lado.
    QUE DEUS CONFORTE SEUS FAMILIARES. E QUE SE ENCONTRE NO SEIO DE ABRÃO.

  11. Além de amigo, tive a grande sorte de casar com sua filha, ter entrado para sua família como GENRO e compartilhar alguns momentos bons em recebe-lo em nossa casa. Hoje sei que se existe um significado para a palavra DETERMINAÇÃO, este significado estará incluso no dicionário junto a palavra CARAPIÁ ,pois, não existia obtáculos para este GRANDE GUERREIRO, em busca da melhoria de vida junto a sua COMUNIDADE, em que tive o prazer em conhece-la.
    VÁ EM PAZ MEU AMIGO E QUE DEUS LHE ABENÇOE!

  12. PAI PASSARIA O RESTO DA MINHA VIDA ESCREVENDO SOBRE O PAI MARAVILHOSO QUE ERA PRA NÓS MAS NO MONENTO ESTAMOS SEM ESTRUTURA.NÃO SABEMOS COMO VAMOS ADMINISTRA TANTA DOR TANTO SOFRIMENTO SEM SUA PRESENÇA DO NOSSO LADO AINDA Ñ CONSIGO ENTENDER PORQUE UM HOMEM TÃO MARAVILHOSO DE BOM CORAÇÃO QUE VIVIA PELO POVO DA SUA REGIÃO E DEMAIS LOCALIDADES POSSA TER NÓS DEIXADO NUNCA IMAGINEI MINHA VIDA SEM VC NÃO SEI SE CONSEGUIREI AGUENTAR SUA FALTA. SEREI ETERNAMENTE GRATA A DEUS POR ME TE CONCEDIDO A SORTE DE SER SUA FILHA VC FOI E SEMPRE SERA UM PERFEITO PAI PARA MIM E MEUS IRMÃOS SERA OBRIGADO MEU DEUS+UMA VEZ PELO PAI MARAVILHOSO QUE NOS DEU TE AMAREMOS PRO RESTO DA VIDA MEU GUERREIRO GRANDE HOMEM DE SEUS FILHOS:AIRAN,MICHELLY;THAINE,ZAIRA,THAISE,JULIA,TATIANE..MUITO OBRIGADA A TODOS QUE ESTEVE AO NOSSO LADO NOS DANDO FORÇA….

  13. Convivemos com você Carapiá, por mais ou menos 25 anos, e o que tenho a falar é que o Mamoan não será o mesmo de agora em diante. Você foi não só para nós como também para os moradores daquela vila, referência de persistência, amor pelo próximo, companheirismo e prestabilidade.
    Porém, Quando Deus Chama, agente obedece.
    Descanse em paz.
    Família Galvão Aragão.

  14. Gostava tanto de vc
    Nem sei porque você se foi…
    Tantas saudades eu senti!
    E de tristeza vou vivendo
    Aquele adeus não pude dar…
    Você entrou na minha vida!
    Viveu, morreu na minha história!
    Chego a ter medo do futuro…
    E da solidão que em minha porta bate…
    E eu gostava tanto de você…
    Gostava tanto de você! (Refrão)
    Eu corro, fujo dessa sombra
    Em sonho vejo este passado
    E na parede do meu quarto
    Ainda está o seu retrato
    Não quero ver pra não lembrar
    Pensei até em me mudar
    Lugar qualquer que não exista
    O meu pensamento em você .
    Aqueles que amamos nunca morrem,
    apenas partem antes de nós.
    de uma das suas filhas que
    te amarei eternamente MEU PAIZÃO

  15. Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.”
    Meu avô,Que o Senhor descanse em paz,Que Deus o tenha!
    saudade!

  16. Gostava tanto de vc Nem sei porque você se foi… Tantas saudades eu senti! E de tristeza vou vivendo Aquele adeus não pude dar… Você entrou na minha vida! Viveu, morreu na minha história! Chego a ter medo do futuro… E da solidão que em minha porta bate… E eu gostava tanto de você… Gostava tanto de você! (Refrão) Eu corro, fujo dessa sombra Em sonho vejo este passado E na parede do meu quarto Ainda está o seu retrato Não quero ver pra não lembrar Pensei até em me mudar Lugar qualquer que não exista O meu pensamento em você . Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós. .
    vc sempre foi minha fortaleza, o meu porto seguro
    te amarei eternamente MEU PAIZÃO..

  17. Seu Carapiá, grande homem do bem… cumpriu seu papel aqui na terra, ñ tenho muito o que falar pois já foi dito um pouco por cada pessoa!! espero que o senhor, junto com nosso pai Jesus Cristo interceda por suas filhas e filhos e os conforte tentando tirar a cada dia essa dor que está tomada nos corações deles.. tive o prazer de conhecer e dar risadas com ele e escutá-lo falar ou melhor palestrar… amo demais suas filhas em especial a Júlia grande amiga que tenho como irmã!!! Que sua alma descanse em paz ao lado do pai.. amém

  18. muito obrigada a todas as pessoas que estão nos apoiando nesse momento tão difícil,pois é uma dor tão grande que parece que nunca vai passar, vai fazer um mês mais parece q foi ontem a mesma dor continua, mais tenho muita fé que vamos superar essa fase ruim de nossas vidas.
    pois dessa dor ñ quero lembrar, quero lembrar sim das boas lembranças q ficarão em nossos corações pra sempre, (pois ele foi e sempre será um pai maravilhoso)ele sabía o quanto era amado pelos filhos.s2
    mais uma vez muito obrigada a todos!!!
    ass:thaise,thaine,júlia,airam,tatiane,michelle e zaira

  19. Oi meu chamo Rosane Alves Carapiá, resido em Guarapari-ES, estou procurando todos os que possuem o sobrenome Carapiá, pois tenho a intenção de fazer uma reunião em família no próximo ano se for possível e se vocês também possuem este sobrenome por favor entrem em contato comigo por e-mail: rosi_krapia@hotmail.com.
    Além disso, oro para que Deus ampare a família que ficou que com toda certeza sentirão muito sua falta.
    Grata,
    Atenciosamente, Rosane carapiá

  20. hoje faz 4 meses q vc se foi, mais sinto sua presença em todos os momentos da minha vida sei q está comigo sempre apesar da falta q vc faz meu pai. saudade dor q parece q ñ vai passar nunca. os dias passam, os meses passam mais parece que a dor ñ diminui pelo contrário aumenta pq só assim eu me dou conta q vc ñ está mais entre nós.que ñ vou te abraçar, q ñ vou mais escultar sua voz, nem poder te ligar no dia dos país,ñ vou poder te ligar dia 10 de abril e dizer “parabéns meu pai por mais um ano de vida, te amo muito.”
    é muito doloroso lembrar q jamais poderei fazer isso de novo
    tenho q me contentar com suas fotos e as lembranças boas q vc deixou pra nós q somos filhos
    me conforta pai me abraça quando puder que eu te sentirei te amoooooooooooooo pra sempreeeeeeeeeee!!!!!!!!! s2

  21. lembro do senhor todos os dias meu pai……mais hoje em especial,ñ sei o pq mais me lembrei de vc o dia inteiro e é por isso q estou aki deixando esse depoimento pra dizer q te amo muitoooooooooooooooooooooooooooooo…
    obs: muito obrigada a pessoa ou as pessoas, q fizeram essa homenagem pro meu pai, pois isso é uma terapia pra mim sempre q quero desabafar um pouco ou ate msm chorar entro no site leio os depoimentos e vejo o quanto o meu pai era amado.e a cada visita q eu faço deixo um depoimento pois sinto q ele ler todos eles com muito carinho. é uma forma de desabafar de conversar com ele muito obrigada msm!!!!!!!muito obrigada pai por ter existido na minha vida s2 sua caçulinha

  22. Não sabia que o Senhor morreu. É muito estranho receber essa notícia 32 anos depois do último encontro. Afeta-me de maneira muito profunda a sua morte. Embora distante, todos esses anos, sempre ecoou nas minhas memórias a década de 60 e 70 e sua presença marcante de tio que socorria a sua irmã (minha mãe) cheia de filhos. O rio de Uruçuca ainda era de águas cristalinas, poucos ainda se lembram. Naquela época, eu já notava que o senhor era um homem respeitado por todos o seus irmãos. Respeitado pelo seu pai e sua mãe. Já era um modelo de Homem. Não começou a ser respeitado recentemente. A sua história, tio Almir, tem muitos capítulos. Sua dignidade começou em casa, com sua família, já há muito tempo, no tempo da “Maria-Fumaça”, da estrada de ferro, da estrada de terra que ligava Ilheus à Uruçuca. Um tempo em que o senhor já era enorme. Talvez seja por isso que estranho quando alguém fala da sua fragilidade e de sua pequena estatura, pois pelo que me consta, na minha memória, o senhor sempre foi um gigante. Seu Sobrinho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *