Tempo de leitura: < 1 minuto

Serventuários suspenderam as atividades em protesto contra a prisão de colega (foto Pimenta)

O Sindicato do Poder Judiciário promove paralisação nesta sexta-feira, 22, em Itabuna. Trata-se de um protesto contra a prisão temporária da serventuária Sádia Consuelo Pitanga, em mandado cumprido ontem (21).
A serventuária é suspeita de envolvimento em um esquema de manipulação de processos, com o objetivo de favorecer líderes de quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas em Itabuna. Ela foi uma das 40 pessoas detidas pela Operação Themis.
Além de Sádia Pitanga, a operação levou à cadeia o advogado ilheense Bruno Halla Daneu, que também teria envolvimento com o esquema de controle de processos. Os mandados de prisão foram expedidos pela juíza Antônia Marina Faleiros, da 1ª Vara Crime de Itabuna.

65 respostas

  1. É brincadeira uma coisa dessas. Esse Juizado fecha por qualquer coisa, tudo é pretexto para não funcionar……..se morrer uma galinha na rua, fecham em luto….se é feriado na terça, enforca a segunda. Tem várias maneiras de se fazer um protesto, privar os cidadãos de acesso ao Judiciário não é a melhor. Isso na verdade é uma desculpa pra folgar em plena sexta-feira. E para completar não escrevem o português correto na faixa….putz….Judiciário baiano pede socorro..

  2. Ah!! Fala séeeerio!!
    Sem sentido esse protesto e a inscrição na faixa, beira o ridículo! Ora! Tratam a moça como se fosse uma vítima??
    Deixo registrado todo o meu repúdio à iniciativa dos serventuários da justiça na comarca de Itabuna!

  3. ESQUECERAM DE COLOCAR NA FAIXA: “SERVIDOR QUE FAZ FALCATRUAS, AMANHÃ PODE SER VOCê”.
    NÃO QUERO CONDENAR OU TÃO POUCO JULGAR NINGUEM, MAS SERVIDOR FAZER PARALISAÇÃO E AFIRMAR QUE AMANHÃ UM SERVIDOR QUE TRABALHA CORRETAMENTE PODERÁ SER “INJUSTAMENTE” PRESO JÁ É PALHAÇADA.
    SE BEM QUE AÍ NESSE JUIZADO, PELO TANTO QUE NÃO TRABALHAM, NÃO FARIA MAL PRENDER UNS DOIS OU TRÊS.

  4. Isto nem é mais corporativismo, é motim!!!
    E o cidadão comum fica à mercê do que os donos da verdade querem.
    Justiça tem que ser para todos, sejam serventuario públicos ou não.
    Moralização já, ou será instituida a desordem e o descaso.

  5. Parabens Dr. Antonia, o trabalho é por ai mesmo, gente corrupta na cadeia…E é bom investigar logo os responsáveis por esse protesto sem fundamento, pq no mínimo devem ser cúmplice da serventuária presa!

  6. O corporativismo exarcebado dos servidores da justiça mostra a aceitação da impunidade de delinquentes infiltrados no judiciário baiano. Todo mundo sabe que o propinoduto rola em vários níveis desse poder. Enquanto não houver uma punição exemplar desses maus servidores, pagos pela população, a corrupção e o péssimo serviço vai continuar.

  7. Fico feliz ao voltar ao tópico e ler comentáriosq se coadunam com o meu.Imaginei q talvez, seria uma única andoria a tentar fazer verão!
    Parabéns aos demais cidadãos q expuseram o seu pensar!

  8. nossa senhora , vixe maria, oxente, que coisa feia vei, nem conhecem as prova e já defendem a muie, vamos confiar na NOVA justiça de itabuna , PARABÉNS DRA. ANTONIA MARINA, confiamos na serara, sabemos de sua COMPETÊNCIA E HONESTIDADE, com certeza não mandaria prender se não houvesse provas contra a servidora… PARÉM DE INVERTER AS COISAS, NÃO QUEIRAM FAZER DE VÍTIMA QUEM EFETIVAMENTE NÃO PASSA DE LOBO EM PELE DE CORDEIRO,…. vão trabalhar bando de desocupados, mas não usem o serviço público para interesses pessoais…

  9. Pelo amor de Deus! Essa classe já não trabalha direito, e ainda inventam outro feriadão com essa desculpa esdrúxula?!!! Tenha a santa paciência, se ela deve, ha que ser averiguado, claro, mas essa defesa exacerbada chega a ser suspeita! Deveríamos era exigir a privatização desses Servicos para que pudéssemos ter o mínimo de qualidade e respeito desses nossos empregados que pensam ser nossos patrões!

  10. Lamentável a postura dos servidores da Justiça. Corporatismo, chantagem e falta de compromisso. Violação dos princípios da legalidade, da moralidade e da impessoalidade. Será que Itabuna é tão atrasada? Será que Itabuna é a terra do lema “para os amigos (e para os amigos dos amigos) tudo …”.

  11. É uma vergonha esse tipo “protesto”. Tomem vergonha e voltem a prestar o serviço para o qual vocês foram contratados. O cidadão de bem não necessita passar por esse tipo de infortúnio. O CNJ vai saber disso!!!

  12. A vinda de novos juízes reavivou e oxigenou a outrora combalida Justiça de Itabuna. Parabéns Drª. Antônia Faleiros, Juíza de Direito íntegra, trabalhadora e dedicada.

  13. É por isso que, a gente sempre está vendo serventuários da Justiça passarem finais de semana prolongados no litoral, comendo muito CHURRASCO e muita Cerveja gelada. Aqui pergutntamos. Por que, que, outros trabalhadores lutam para poder pelo menos um dia ir a praia com sua família e dificilmente podem? já muitos serventuaris publicos: municipais, estaduais e federais, têm sempre uma graninha extra, que dá prá tudo?
    Tá explicado!

  14. Quando um serventuário da Justiça é preso acusado de envolvimento em algum crime, todos os colegas se mobilizam em prol do camarada. Quando um monte de cidadãos passa horas em uma fila até ser atendido (quando o são, é claro), não aparece uma alma viva para oferecer o mínimo de conforto.

  15. Caros leitores,
    É necessário que se façam uma análise crítica da situação. Devemos preservar as garantias individuais, dentre elas a liberdade, desde que não haja prejuízo na produção das provas no curso da investigação policial. Em nenhum momento encontro-me fazendo a defesa de A ou B, mas é incontestável o fato de que em nenhum momento ficou constatado a necessidade de que a serventuária ou o advogado preso provisóriamente interfeririam ou trariam prejuízo a persecução inquisitória (inquérito). Ambos tem residência fixa, trabalham nas suas respectivas cidades, dentre outros fatores. Claro que cautelas haveriam de ser tomadas, a exemplo do afastamento compulsório de suas atividades fins através de determinação judicial para tanto. Logo, nada obsta, no que pese a medida extrema tomada pelo judiciário, a verdade processual, a isonomia, a equidade há de prevalecer ao final das investigações e da ação penal.

  16. Tenho a certeza que a juiza não iria decretar a prisão de uma serventuária da justiça, sem provas contundentes. Todos tem direito ao contraditório, e e isso que a justiça vai fazer da oportunidade dela se defender… mas deve ter provas muito contundentes para que a juiza decretasse a prisão, principamente dentro da propia casa.

  17. Acredito que Sádia foi hoje pq errou e amanhã acontecerá com outro servidor se ele errar da mesma forma em que ela ERROU, assim como Ubaldino errou tb.

  18. Quero me solidarizar aos serventuários e à Sádia. Vivemos numa sociedade em que absolutamente tudo vira foguetório e as pessoas normalmente se arvoram na figura de policial, juiz e verdugo. Só espero que se faça justiça no caso. Se ela REALMENTE for culpada, que pague pelo seu erro. Se estiver inocente, infelizmente o estrago já foi feito, de forma irreparável. Só precisamos ter cuidado para não despejar nossas decepções sociais e políticas em pessoas que têm os seus próprios erros, fraquezas e limitações.

  19. Vcs, que falam isso de uma pessoa que nem conhecem, deveriam se envergonhar, pois essa moça tem sido alvo de perseguições pela juiza da Vara do Júri, que é uma mulher vaidosa e arrogante, tem passado por problemas de doença, estamos vivendo num Estado de Exceção, em que os direitos do cidadão são violados, o suposto inquérito policial está desaparecido, depois falaram que estava com a promotora está não quis entregar o processo, o delegado de policia na noite de ontem, trancou a delegacia e não deixou que Sádia fosse atendida pelos médicos do SAMU, o mesmo delegado isolou a moça e impediu que a mesma se comunicasse com os advogados….ONTEM, PELA PRIMEIRA VEZ, EU TIVE VERGONHA DO MEU ESTADO, TIVE VERGONHA DE SER BAIANO, CHOREI, PQ TIVE VERGONHA DA MINHA PROFISSÃO.

  20. Caso a suposta acusada tenha culpa no cartório, como ficará a situação dos que estão protestando? E se tiver mais gente envolvida? Hummmmmmmmm !
    As coisas estão melhorando: advogado indo preso, serventuária da justiça indo presa, secretária de prefeito indo presa. Só faltam prender os tubarões envolvidos em mar de lama. Quando será?

  21. Todos nós sabemos dos problemas que o judiciário baiano tem, são 30 anos de atraso tecnólogico, mas nós somos os culpados, durante a época de ACM, este manipulava o judiciário, transformando-o numa secretaria do poder executivo, e mesmo assim, nós endeusavámos o imperador da Bahia e a sua aristocracia. Hoje, não é difente, ainda temos um judiciário estadual, com juizes despreparados, isso tudo que esta ocorrendo é uma perseguição perpetrada pela Juiza Claudia Paneta e seu Marido, contra a sua subordinada, Sádia Pitanga, as mentiras que são contadas, começam pelo fato de na Vara do Juri e Execução penais, não tem como segurar processo para benefiar presos, pelo contrário, caso o processo não ande o preso fica prejudicado, pois não terá direito ao livramento condicional, progressão de regime e outros benefícios, essa história será esclarecida, tenho fé em Deus

  22. CORREGEDORIA NELES!
    Essa atitude de fechar o Juizado em nome de um protesto a uma serventuária suspeita de participar de atos ilícitos, mesmo não fazendo parte disto, demonstra uma certa cumplicidade de seus colegas, pois, independente do respeito e simpatia que esta pessoa em questão detenha entre eles, não se justifica essa coisa cooperativista agir de forma “Os Donos da Casa” para fechar uma Comarca tão importante ao bem público como esta, em detrimento extamente do seu público. Que a justiça com a sua Defesa, seja feita, nas mesmas linhas de trâmites que eles exercem com tanta competência lá dentro a dinâmica de seus trabalhos. Será q é esse temor que por um acaso os asssolam? Isso é uma vergonha!

  23. Fico decepcionada com estas atitudes dos servidores. Nao estou aqui para julgar ninguém. Portanto é preciso deixar que a policia conclua as investigações.E se a servidora nao é culpada, vai ser provado. O problema soa as gravações das conversas dela com o Advogado Bruno….Acredito que voces servidores estao se precipitando.

  24. MUITOS SABEM, MAS OUTROS DESCONHECEM OS ABSURDOS DA OPERAÇÃO THEMIS. Houve prisão de pessoas pelos mesmos fatos (e não motivos) os quais já haviam sido julgados e absolvidos, e que já estavam em liberdade por sentença, e houve mandado para prender quem já está preso( um absurdo). Tudo para trazer números para a sociedade. E ainda tem essa questaõ da serventuária.
    Queremos que a impressa nos mostre o que é verdade, mas também o que é mentira nesta Operação.

  25. O que acho interessante que a maioria aqui nao conhece o trabalho da Juiza Antonia Marina. Uma pessoa extremamente humana, que utiliza a ciencia juridica em prol da sociedade acimad e tudo. Se a prisao preventida da serventuaria e do advogado foi decretada provavelmente existe a necessidade para tal feito. O corporativismo que estao demonstrando, os serventuarios da justiça, mostra ,ainda mais, o despreparo desses profissionais que pela etimologia da palavra SERVENTUARIOS estao ali para SERVIR…, portanto nao tem que levar para o lado pessoal nao. Existe uma investigaçao por tras disso tudo e pode ter certeza que a Dra Antonia nao cometeria erros grotescos assim. Se foi decretada a prisao e que porque existem fatos. Quando e um caso como o Goleiro Bruno do Flamengo, um caso da Mercia, um caso Isabella todo mundo quer puniçao logo. Crime e Crime, e todos devem pagar na medida que e previsto tal delito. O crime de prevaricaçao, apontado no caso, infelizmente deveria ser punido com mais rigor (opniao pessoal) uma que uma pessoa que esta ali para assegurar um processo justo e igualitario A TODOS, se aproveitar do cargo para tirar vantagens – lamentavel – mas isso cabe a investigaçao provar, se culpada deve pagar SIM!!! Vamos aguardar e ficar de olhos abertos.

  26. Vão trabalhar, cambada.
    Por causa de uma corrupta fecha o Juizado; parabéns à juiza, que ela continue assim.
    Quanto a vocês que fecharam o juizado, parem de onerar o estado e vão fazer jus ao salário de vocês.

  27. A Juiza esta de parabens ,Sádia a muito tempo acha que e dona do cartorio so faz o que ela quer. Ela tem que entender que a função dela é serventuaria não achar que é melhor que um Juiz cada macaco no seu galho.Que sirva de exemplo seu colega que foi exonerado a pouco tempo.Ela de vitima não tem nada e tem muito rabo preso nesse cartorio.Quero ver se ela vai ter coragem de entregar a guadrilha toda.

  28. acompanhei atento a todos os comentarios, e inclino-me a favor da sociedade sem querer ser leviano com a minha classe, já aprticipei de todas as greves da justiça, porque tinha um motivo justo a reivindicar, parafraseando CASTRO ALVES, quem não luta pelos seus direitos não é digno deles, agora meus amigos e colegas da Comarca de maior importancia do sul do estado, perdoe-me, o protesto foi escandaloso, nós já sofremos pelo sistema politico inflitrado na justiça, pessimo salario, pessimas condições de trabalho, insegurança, e defender uma colega envolvida com o pior inferno hj na terra que são as drogas, isso meu DEUS dá vontade de pedir demissão. Quero dizer aos leitores dessa coluna que também tem em todos os setores os bons,e eu me defendo porque tenho 18 anos de TRIBUNAL, na COMARCA DE ITAPITANGA, e nunca fui se quer chamado a atenção pelo um JUIZ, ou superior, e sei de varios colegas bons no TJB.

  29. Esse é o retrrato de Itabuna! e aos funcionários da justiça que paralizaram, vocês deveriam pensar no seguinte, as pessoas a quem essa serventuária beneciava são os mesmos, que patrocinam o crime organizado em Itabuna, assaltos, tráfico, homicidio. Tenha santa paciência! E vão trabalhar, pois cada macaco no seu galho! pessoas de bem, deixaram de ser atendidas hoje, por conta da irresponsabilidade de vocês.

  30. Sem querer fazer julgamento precipitado.
    Errou a Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário, assim sendo,todos estão conspirando contra os acusados?
    “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade”.
    Albert Einstein

  31. Vergonhosa a PARALISAÇÃO!
    Com certeza a MAGISTRADA foi munida de provas suficientes e robustas de modo a determinar o encarceramento da SERVENTUÁRIA.
    ( BEM LEMBRADO NUM COMENTÁRIO ACIMA: SERVENTUÁRIOS HONESTOS NÃO TEM O QUE TEMER, POR QUE NUNCA SERÃO ENCARCERADOS)
    Novos tempos! NOVOS JUÍZES! Nova Geração!
    Chega dos JURÁSSICOS que coadunam com uma minoria em benefícios de alguns advogados, alguns cidadãos, algumas autoridades em DETRIMENTO DA POUPULÇÃO, DA JUSTIÇA, DO PODER JUDICIÁRIO.
    PARABÉNS À JUÍZA, AOS DELEGADOS, POLICIAIS, MINISTÉRIO PÚBLICO!
    PARABÉNS ITABUNAAAAAA!!!!

  32. Isso é só pra folgar na sexta porque as escutas telefonicas ja diz tudo quem é essa SÁDIA,e se fosse um outro focionário público que caisse nas mãos do judiciário será que iria ter paralização?é a justiça baiana.

  33. Absurdo !
    Com culpa, ou, sem culpa, se cada seguimento da sociedade parar em protesto por mera convicção terá com certeza que se fazer um ano com o número de dias correspondente a cada profissão existente no mundo.
    “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”
    Friedrich Nietzsche

  34. Olha aí, e ainda falta muitos serem presos desse setor isso é so o ínicio. ha quase dois meses esses servidores estavam saboreando a prisão de um agente de transito na cidade e agora são eles. Rabo de palha não pode sentar perto de fogo.
    CUIDADOOOOOOOOOOOOO!!!!

  35. Nenhum Juiz iria decretar uma prisão se não houvesse provas.
    Se foi presa é porque precisa. Sabemos que tem judiciários honestos e corruptos, talvez ela seja uma dessas e tem que pagar pelo que fez. E vocês deveriam tomar vergonha na cara e não fazer protesto para não trabalhar, rebanho de preguiçosos.
    A justiça Baiana já anda bem!

  36. Esse tipo de manifestação dá bem a dimensão a que ponto as coisas chegaram no país: a servidora foi presa temporariamente em investigação da Polícia Federal que é o órgão responsável por assuntos relacionados ao tráfico de drogas e esses colegas protestam ??
    Deixe a investigação terminar e que ela ou vá para a cadeia se comprovada sua culpabilidade e estes colegas voltem a trabalhar pois seus salários são pagos com os nossos impostos.
    É o jogo de vítima tão em moda nos dias atuais.

  37. Quem conhece Sádia Consuelo Pitanga sabe que tudo isso não passa de armação. Acredito que estão equivocados. Com fé em Deus tudo vai ser resolvido e muitos terão que pedir desculpas.

  38. Parabéns à equipe responsável pela “PANELINHA”… isso não é mais considerado corporativismo e sim MOTIM, como afirma uma pessoa acima. É realmente complicado nós termos que lidar com situações como essas em que a polícia deveria estar realmente prendendo MARGINAIS e fica ocupado o tempo prendendo pessoas de bem. Até mesmo como foi citado, a Servidora Sádia Pitanga apenas cumpri ordens e quem designa é o(a) JUIZ(A). Como será que vocês explicam o desaparecimento da promotora e a inexistência do inquérito policial? Houve toda uma estratégia planejada para atingir a serventuária e, valendo ressaltar, a mesma vem sofrendo perseguições desde antes deste acontecimento. Rasgaram a constituição!!! Por instantes pudemos inalar a atmosfera ditatória de um regime militar hostil, uma vez a serventuária Sádia Pitanga passou mal no interior do alojamento e esta ficou isolada de qualquer contato com advogados e/ou parentes/amigos e mais importante ainda, foi vetada de ser encaminhada pela unidade móvel do SAMU onde seria assistida pelo médico plantonista, já que o Delegado plantonista do Complexo Policial de Itabuna assinou um termo em que se diz responsável por qualquer coisa que pudesse acontecer à serventuária Sadia Pitanga, considerando que a mesma estava debilitada e encontrava-se em processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica à aproximadamente um mês. O que realmente está acontecendo é a falta de provas contra a Servida Publica que exerce seu cargo à 30 anos dentro da lei, outrossim, um mandato de prisão imediatista sem provas contundentes, sem fatos comprobatórios de envolvimento da serventuária. Além de tudo toda a humilhação que a Sra Sádia Consuelo Candido Pitanga foi obrigada a passar e está ainda passando.

  39. Esperamos e ainda acreditamos no caráter de pessoas de bem que assumem cargos envolvidos no julgamento da serventuária. Para aqueles que até aqui vieram com a intuição de denegrir a imagem da Sádia Pitanga, não vetando o direito de qualquer pessoa vir até aqui e deixar comentários à qualquer hora, peço para que primeiro tenham conhecimento do que realmente está acontecendo, procure saber da situação verdadeira e humilhante que serventuária está passando, provenientes de uma armação contra ela e também uma dica aos redatores deste site; não basear-se somente no que as pessoas falam, até por que muitas falam o que não sabem e tantas outras não sabem o que dizem. Acreditamos na verdadeira JUSTIÇA que venha a combater essa INJUSTIÇA.

  40. É uma piada pronta. Servidores da Justiça protestam contra o cumprimento de decisão judicial. Decisão judicial é para se cumprir. Isso não é greve, não é protesto, é anarquia.

  41. Só a titulo de esclarecimentos, o crime em que estão acusando a serventuaria deveria ser denuciado e apurado pela corregedoria de justiças, pois é um crime funcional,e se caso a serventuária realmente fossem condenado atraves de um processo administrativo , aí sim, e que deveria existir um processo penal para ele responder penalmente, o que parace isto não aconteceu, o que se leva a crêr é que ela foi bode expiatoria, para justificar, o relapso da segurança pública em não prestar a devida segurança ao cidadão, voceis já se peguntara quem erão os chefões, e onde estão? na reportagem vinda ao ar pela TV, mastra meia duzias de sem camisas presas nos bairros mais perigoso de Itabuna , para aquelas prisões precisava uma operação dessas? com tanto sensacionalismo, não estava na hora de voces organizarem uma operação dessas mais sim, para garantir a segurança aos cidadões, para que podecemos no minimo ir a Rua a noite, e ter a certeza que quando nossos filhos vá ao colegio a noite volte sã e salvo, porque nossas preocupações hoje em dia é que sairmos e não temos a certeza de volta vivo para casa. Precisando sim, de operações dessas aqui em Itabuna não só para prender uma pessoa que até que prove ao contraria é uma cidadão da sociedade que não traz risco algum, precisamos sim para prender aquele que matam por nada , raubam até celulares de criança na porta de colegio, assaltam aposentados dentro de Bancos, atiram em praça públicas porque disputam ponto de drogas. Jardim aqui em Itabuna é para venda de drogas ai eu pergunto onde estão aos operações fantatiscas dos policiais? meus pesamos para o sensacionalismos.para a faltam de segurança.

  42. SENHOR BLOGUEIRO A POSTAGEM ÀS 13:27, NÃO FOI FEITA POR MIM, USARAM INDEVIDAMENTE O MEU NOME, CONTUDO, NESTA OPORTUNIDADE TAMBÉM POSSO DIZER O QUE PENSO SOBRE O CASO ENVOLVENDO SÁDIA. EM PRIMEIRO LUGAR ACHO QUE SE EFETIVAMENTE EXISTE ALGUMA PROVA CONTRA A MESMA, DÚVIDA NÃO TENHO QUE ESTA FOI USADA POR MARGINAIS QUE SE DIZEM OPERADORES DO DIREITO, MAS, QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA QUERER FICAR RICO EM 6 MESES DE PROFISSÃO. O RESULTADO ESTÁ AI. EM MENOS DE UM ANO, PRISÃO.

  43. Cidadão Itabunense,você como colega dessa pessoa,já ouviu falar no contraditório,ela terá direito a ampla defesa,agora que ela se achava a rainha da cocada preta,não tenha nem dúvida,a verdade prevalecerá.

  44. Meu povo, observem q só se falou em juizados que paralisaram. Mas na verdade parou o fórum também. O sindicato é quem pôs as faixas e só se fala em juizados.

  45. Até que discordo com o fechamento do fórum, mas que há muitos juizes que ainda se acham na posição de deuses ou semi-deuses isso há. Não ouvi as gravações nem li o processo, por isso não posso julgar a serventuária, todavia quem nunca ouviu falar das trapalhadas da polícia civil da Bahia. Achei interessante estes posts:
    NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A PRISÃO DA SERVENTUÁRIA SÁDIA CONSUELO
    Publicado em (Geral) por Editor em 22/10/2010 . 20:40 Mais detalhes vem à tona nesta investigação que culminou com a prisão da serventuária Sádia Consuelo.
    .
    Além de ter ajuizado duas representações por assédio moral contra a juíza titular da vara do Júri, Cláudia Paneta, outros detalhes vão aparecendo.
    .
    Em conversa com o advogado criminalista, Dr. Cosme Reis, o mesmo informou que um dos processos pelo qual Sádia teria prevaricado encontrava-se, pasmem, com a própria juíza, em seu gabinete. O processo tem certidão de entrada no cartório do Júri em data de 20.10.10, ou seja, nesta última quarta-feira. E mais: o advogado Cosme Reis, sequer foi citado para apresentar alegações finais ao caso.
    .
    Outro inquérito que tem como investigado Isaías Bernardino Sena, o advogado Come Reis, realmente impetrou um habeas corpus alegando excesso de prazo. Mas, segundo o advogado, esse excesso não foi causado pela serventuária Sádia, e sim por atraso no cumprimento das diligências solicitados pelo Ministério Público. O inquérito retornou à delegacia em data de 24.04.08 e o advogado Reis ajuizou o hc em junho, quase 60 dias após os autos terem retornado à delegacia de origem.
    .
    O advogado Cosme Reis, neste momento, estuda todas as peças da investigação, para impetrar um habeas corpus em favor da serventuária..
    ‘Sou Ari Pargendler, presidente do STJ. Você está demitido’
    A frase acima revela parte da humilhação vivida por um estagiário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) após um momento de fúria do presidente da Corte, Ari Pargendler (na foto).
    O episódio foi registrado na 5a delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal às 21h05 de ontem, quinta-feira (20). O boletim de ocorrência (BO) que tem como motivo “injúria real”, recebeu o número 5019/10. Ele é assinado pelo delegado Laércio Rossetto.
    O blog procurou o presidente do STJ, mas foi informado pela assessoria do Tribunal que ele estava no Rio Grande do Sul e que não seria possível entrevistá-lo por telefone.
    O autor do BO e alvo da demissão: Marco Paulo dos Santos, 24 anos, até então estagiário do curso de administração na Coordenadoria de Pagamento do STJ.
    O motivo da demissão?
    Marco estava imediatamente atrás do presidente do Tribunal no momento em que o ministro usava um caixa rápido, localizado no interior da Corte.
    A explosão do presidente do STJ ocorreu na tarde da última terça-feira (19) quando fazia uma transação em uma das máquinas do Banco do Brasil.
    No mesmo momento, Marco se encaminhou a outro caixa – próximo de Pargendler – para depositar um cheque de uma colega de trabalho.
    Ao ver uma mensagem de erro na tela da máquina, o estagiário foi informado por um funcionário da agência, que o único caixa disponível para depósito era exatamente o que o ministro estava usando.
    Segundo Marco, ele deslocou-se até a linha marcada no chão, atrás do ministro, local indicado para o próximo cliente.
    Incomodado com a proximidade de Marco, Pargendler teria disparado: “Você quer sair daqui porque estou fazendo uma transação pessoal.”
    Marco: “Mas estou atrás da linha de espera”.
    O ministro: “Sai daqui. Vai fazer o que você tem quer fazer em outro lugar”.
    Marco tentou explicar ao ministro que o único caixa para depósito disponível era aquele e que por isso aguardaria no local.
    Diante da resposta, Pargendler perdeu a calma e disse: “Sou Ari Pargendler, presidente do STJ, e você está demitido, está fora daqui”.
    Até o anúncio do ministro, Marco diz que não sabia quem ele era.
    Fabiane Cadete, estudante do nono semestre de Direito do Instituto de Educação Superior de Brasília, uma das testemunhas citadas no boletim de ocorrência, confirmou ao blog o que Marco disse ter ouvido do ministro.
    “Ele [Ari Pargendler] ficou olhando para o lado e para o outro e começou a gritar com o rapaz. Avançou sobre ele e puxou várias vezes o crachá que ele carregava no pescoço. E disse: “Você já era! Você já era! Você já era!”, conta Fabiane.
    “Fiquei horrorizada. Foi uma violência gratuita”, acrescentou.
    Segundo Fabiane, no momento em que o ministro partiu para cima de Marco disposto a arrancar seu crachá, ele não reagiu. “O menino ficou parado, não teve reação nenhuma”.
    De acordo com colegas de trabalho de Marco, apenas uma hora depois do episódio, a carta de dispensa estava em cima da mesa do chefe do setor onde ele trabalhava.
    Demitido, Marco ainda foi informado por funcionários da Seção de Movimentação de Pessoas do Tribunal, responsável pela contratação de estagiários, para ficar tranqüilo porque “nada constaria a respeito do ocorrido nos registros funcionais”.
    O delegado Laercio Rossetto disse ao blog que o caso será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque a Polícia Civil não tem “competência legal” para investigar ocorrências que envolvam ministros sujeitos a foro privilegiado.”
    Pargendler é presidente do STJ desde o último dia três de agosto. Tem 63 anos, é gaúcho de Passo Fundo e integra o tribunal desde 1995. Foi também ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

  46. Era só o que faltava… que falta de respeito desses servidores. Afinal, isso é solidariedade, corporativismo ou medo????? Deve ter muita gente preocupada…

  47. essa faixa mostra que existe mais corruptos do que imaginamos,pois esta sendo provado que ela tem culpa no cartorio então demais servidores pois a policia esta trabalhando e descobrira mais corruptos!

  48. Parabéns Juiza que outro scorruptos venham ser pressoso também: LIBEREM AS ESCUTAS TELEFONICAS PARA CONVENSER OS INCENTES E OS DEFENSSORES DOS CORRUPTOS!

  49. rpz, esses servidores do judiciario itabunense tá sendo uma vergonha não trabalham direto e vivem sempre arrumando um jeitinho de estar parando os serviços essenciais a nossa sociedade ai por conta dessa prisão dessa mulher a tão sadia eles já inventaram um meio de ficarem de braços cruzados toma vergonha vão trabalhar e deixa q os advvogados dela cuida do caso ate pareci q vcs vão resolver alguma coisa ficando sem fazer nada afz pra vc viu.

  50. A policia, coordenadoria de Itabuna, que vme prendendo os carros pokemons, deveria começar a investigar o próprio pátio da delegacia de Itabuna, onde é público e notório que os seus policiais vivem desfilando de carro pokemon.
    Sr. coordenador do que vc tem medo? o exmeplo começa em casa. Já que ador aprender carro pokemon começe no quintal da delgacia.

  51. Bastante estranha toda a história. Se a juíza tivesse conhecimento de algum problema, teria determinado a instauração de processo administrativo.
    Essa festa de interceptação telefônica ainda vai acabar mal, especialmente com a farra de trechos descontextualizados, mas só para quem não tem “padrinhos”. O resto, vai continuar do mesmo jeito.
    Relembro que, no nosso ordenamento jurídico, vale a presunção da inocência e os amigos que se mantêm no anonimato com o fito de afirmar a culpa de qualquer pessoa só podem ter alguma coisa a esconder.
    Ao editor eu relembro: a Constituição Federal defende com rigor a liberdade de expressão, mas veda, sem exceção, o anonimato (artigo 5º, inciso IV, da CF).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *