Tempo de leitura: < 1 minuto

Encontro de tucanos e democratas em Salvador

O ex-governador e senador eleito pelo PSDB de Minas Gerais, Aécio Neves, esteve nesta terça-feira, 26, na Bahia, e procurou animar a militância serrista para esta reta final do segundo turno. Aécio foi recebido por lideranças do PSDB,DEM, PPS,PR,PTN e PRP, em um evento no Fiesta Convention Center, em Salvador.
No encontro, o tucano manifestou opinião pessoal de que há uma faixa de 20% de eleitores ainda inseguros com relação ao voto no próximo dia 31, embora a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça, aponte 6% de indecisos. E outros levantamentos têm indicado que quase 90% dos eleitores não pretendem mudar o voto.
Aécio disse ainda que o PT tenta reescrever a história. “Um desavisado que chega ao país e assiste à propaganda da nossa adversária, pensa que o Brasil foi descoberto pelo PT”, alfinetou o mineiro.
Entre outras lideranças, participaram do evento com o senador eleito o ex-governador Paulo Souto, o senador ACM Júnior e os deputados federais ACM Neto, Jutahy Jr. e João Almeida.

Tempo de leitura: 2 minutos

Dilma pede votos em palanque com Wagner, deputados e prefeitos aliados (Foto Pimenta).

Com discurso de pouco mais de 15 minutos, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) encerrou há pouco o comício na praça Barão do Rio Branco, em Vitória da Conquista. O ato político reuniu cerca de sete mil pessoas e a presidenciável investiu na comparação dos projetos políticos petista e tucano e no discurso de gênero, a toda hora citando o papel da mulher no mundo e a chance de tornar-se a primeira presidenta do Brasil.
Sobre os ataques vindos de religiosos e os boatos espalhados na internet, ela foi… sutil:
– O povo vai responder a esse ódio com a esperança e o amor, amor de quem é capaz de reduzir a desigualdade no Brasil, de garantir conquistas que vamos aprofundar na área da saúde, segurança e da moradia, para homens e mulheres deste país.
Ela lembrou discurso do presidente Lula quando tomou posse e afirmava que não poderia errar, pois eliminaria a chance de qualquer outro trabalhador ou representante do povo chegar novamente à presidência da República. E citando Deus, prometeu uma administração “assertiva”.
– Eu não vou errar. Eu represento milhões de mulheres e que pela primeira vez chegam a pleitear o maior cargo da (presidência) República.
E encerrou o discurso citando Deus e o “axé” baiano. “A vitória nós vamos comemorar juntos no dia 31, também. Com a graça de Deus e o voto de cada homem e cada mulher. Agradeço de coração a essa manifestação de carinho, de amor”, disse em discurso que foi interrompido por três vezes aos gritos de “Dilma, Dilma!”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Acontece neste momento, na Câmara de Vereadores de Itabuna, um debate sobre a proposta de estadualização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Quem apresenta o “protocolo de intenções” do Estado é o superintendente de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde da Sesab, Andrés Castro Alonso Filho.
Mas o debate esquentou mesmo com a participação do médico sem papas na língua Cristiano Conrado. Ele afirmou que um dos graves problemas do hospital é que ele funciona como cabide de empregos para indicados políticos. Para completar, frisou que várias indicações partem da casa anfitriã, a Câmara de Vereadores.
Dos 13 edis, apenas três estão no plenário: Ricardo Bacelar (PSB), Wenceslau Júnior (PCdoB) e Claudevane Leite (PT). E eles exigiram do médico, com veemência, que desse “nome aos bois”.
O clima ficou tenso, mas até agora os esperados nomes não saíram.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de ficar mais de dois meses presa no Conjunto Penal de Itabuna, a secretária Suzana Andrade, acusada de matar o próprio companheiro Alex Santos, obteve habeas corpus do Tribunal de Justiça e foi posta em liberdade nesta terça-feira, 26.
Para a polícia, Suzana efetuou os dois tiros pelas costas que tiraram a vida de Alex Santos. O crime foi cometido em novembro do ano passado.
Suzana, que é secretária do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, foi presa no dia 23 de agosto, na antessala do prefeito. Ao Pimenta, o advogado da acusada, Carlos Burgos, afirmou que sua cliente cumpre todos os requisitos para responder ao processo em liberdade e que não havia fundamentação para a prisão preventiva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com informações do site Radar Notícias, o delegado Moisés Damasceno protocolou requerimento, junto à 1ª Vara Crime de Itabuna, para que a serventuária Sádia Consuelo Pitanga continue presa. O período de prisão temporária, decretado pela juíza Antônia Marina Faleiros, expirou nesta terça-feira, 26, mas a funcionária do Poder Judiciário continua detida na Corregedoria do Tribunal de Justiça, em Salvador.
Sádia Pitanga é suspeita de envolvimento com a manipulação de processos e associação ao tráfico, e foi presa pela Operação Themis, que levou 40 pessoas à cadeia no sul da Bahia na semana passada. Nesta segunda-feira, 25, a titular da 1ª Vara Crime acatou pedido de revogação da prisão temporária do advogado Bruno Daneu, que havia sido preso pela mesma operação.
O presidente da subseção itabunense da OAB, Andirlei Nascimento, afirmou que não há prova do envolvimento de Daneu em qualquer ilícito e que ele pretende ingressar com ação por reparação de danos morais e materiais contra o Estado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha
A candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, manteve 12 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário no segundo turno das eleições, o tucano José Serra, segundo pesquisa realizada e divulgada hoje pelo Datafolha. Ela aparece com 56%, contra 44% do tucano. O resultado, em votos válidos, é idêntico ao registrado no último levantamento do instituto, realizado no dia 21.
No total de intenções de voto houve leve oscilação: Dilma tem 49% contra 38% de Serra (na semana passada, a petista estava à frente com 50% a 40%).
A segmentação dos resultados do novo levantamento mostra que não foi eficiente a estratégia de Serra de reforçar sua presença no Sudeste e no Sul do país, o chamado “cinturão tucano”, onde teve votação expressiva no primeiro turno.
No Sudeste, o tucano perdeu três pontos percentuais e agora é derrotado pela petista por 44% a 40%. No Sul, ele perdeu dois pontos percentuais, mas ainda vence Dilma –que cresceu dois pontos– por 48% a 41%.
No Nordeste, ponto forte da petista, a distância entre os dois adversários, que oscilaram negativamente um ponto, ficou a mesma da pesquisa passada (37 pontos, ou 64% a 27%).
Desta vez, foram entrevistados 4.066 eleitores em 246 municípios em todos os Estados do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia pesquisa completa

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner: animador de comício.

O voo da ex-ministra e presidenciável Dilma Rousseff (PT) chegará com, pelo menos, duas hora de atraso e, há pouco, o governador Jaques Wagner atacava de animador de comício.
– Quem é Dilma aqui? – perguntava ao público, pedindo resposta “mais forte” para quando a petista chegar.
A previsão do governador é de que a presidenciável chegue a Vitória da Conquista apenas às 20 horas. Há pouco, Wagner puxou uma grande carreata pelas principais avenidas e bairros do município do sudoeste.
Dilma saiu há menos de 30 minutos de Pernambuco, onde participou de carreata em Caruaru. O governador comentava a vitória da presidenciável no primeiro turno e conclamou os eleitores de Marina (“que são mais próximos do PT”) a votar na petista neste segundo turno.
A escolhida do presidente Lula escolheu Vitória da Conquista para o comício porque foi um dos dois municípios baianos onde ela foi derrotada pelo tucano José Serra no primeiro turno. O placar eleitoral foi 59.420 a 56.780 votos. Marina Silva (PV) obteve 26.880 votos. É este eleitorado da “verde” que o PT e o governador miram.
Atualizado às 23h59min

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coelba divulgou nota, explicando o problema que resultou na falta de energia elétrica nas estações de captação de água da Emasa em Mutuns e Rio do Braço.
Segundo a concessionária de energia, a interrupção ocorreu desde as 5h40min da manhã desta terça-feira, 26, e foi provocada por “defeito em equipamento da rede elétrica que atende a região”. Ainda de acordo com a Coelba, o fornecimento foi restabelecido às 11h10min.
A falha deixou Itabuna sem abastecimento de água durante toda a manhã. Os bairros da zona norte da cidade já enfrentam racionamento há quase uma semana, em virtude do rompimento de uma adutora.
Na nota, a Coelba afirma que “lamenta a falta de energia e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Milhares de pessoas aguardam no saguão do aeroporto de Vitória da Conquista o início da carreata da campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT).  A atividade vai começar apenas com a presença do governador Jaques Wagner. Houve atraso na agenda da petista, que desembarcará no terminal conquistense apenas às 19h, proveniente de Caruaru (PE)
A carreata percorrerá as principais avenidas do município do sudoeste baiano e será encerrada com um comício na praça Barão do Rio Branco, quando Dilma estará presente. (Pimenta, de Vitória da Conquista)

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Clóvis Loiola, salvou-se do pedido de afastamento que seria apresentado contra ele na tarde desta terça-feira, 26, no plenário do legislativo municipal. Seriam necessários oito votos para tirar o vereador do comando da casa e a alegação dos que apoiaram o requerimento era a de que Loiola vem cometendo uma série de desmandos.
Entendem seus algozes que não se pode, sequer, desassociar Loiola como alvo das denúncias de corrupção que ele mesmo fez, provocando um verdadeiro terremoto político em Itabuna. As acusações levaram à formação de uma Comissão Especial de Inquérito, cujo parecer fica pronto nesta sexta-feira, 29, conforme compromisso assumido pelo relator Claudevane Leite (PT).
Quem evitou a votação do pedido de afastamento de Loiola foi o vereador Solon Pinheiro (PSDB), que na “hora H” teria sentido a chamada “caruara”. Sendo assim, a falta de “cloro” (como Loiola se refere a quorum) mais uma vez salvou o presidente do legislativo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A caótica situação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, não se reflete apenas na falta de insumos básicos para o atendimento aos pacientes, mas também na ausência de outros requisitos mínimos para que aquela instituição funcione com decência.
Exemplo: o hospital está sem água potável para os funcionários (pacientes e acompanhantes, então…) e quem tiver sede por lá é obrigado a comprar água mineral. O desrespeito é denunciado pelos servidores e certamente será mencionado na audiência pública programada para esta terça-feira, 26, a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.
A reunião vai debater a proposta de estadualização do Hblem. Foram convidados representantes da Prefeitura de Itabuna, Governo do Estado e de mais de 120 municípios que mandam pacientes para o Base.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos baianos filiados ao PSDB, mas que estão de corpo e alma na campanha da petista Dilma Rousseff, sofrerão sanções da legenda. Processos de expulsão já foram abertos contra os gestores de Brumado, Eduardo Vasconcelos, e Pojuca, Gerusa Laudano. Ambos pediram votos para Wagner e Dilma no primeiro turno e continuam apoiando a escolhida de Lula.
Segundo a Tribuna da Bahia, o presidente do diretório estadual do PSDB, Antônio Imbassahy, também ameaça entrar na justiça pedindo a cassação dos mandatos dos infiéis. Democratas também deverão fazer o mesmo com alguns membros do DEM que “pularam a cerca” nestas eleições.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policial russo apresenta a arma contra os bebuns (foto AFP)

Foi apresentado hoje em uma feira de novidades policiais que acontece em Moscou, capital russa, um equipamento que promete ser infalível contra motoristas alcoolizados e, de quebra, aposentar de vez o bafômetro (ou etilômetro, como queiram).
O Alcolaser foi projetado para detectar o “vapor de álcool” a distância, sem necessidade do sujeito encostar a boca em nenhum canudinho. Na Rússia, o aparelho será usado pela polícia a partir do ano que vem e é bastante provável que arma contra os bêbados ao volante chegue futuramente ao Brasil.
Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ser ilegal a presunção de culpa do motorista que se recusa a submeter-se ao teste do bafômetro. O entendimento torna praticamente inócuo o “Se beber não dirija”.
A invenção da terra da vodca pode chegar para consertar o estrago causado pelos doutos ministros do STJ.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O tempo fechou na Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Operários responsáveis por manutenção de rede e demais trabalhadores de campo estão de braços cruzados, por temerem reação popular. É que desde as primeiras horas de hoje a cidade, por completo, está sem água.
As primeiras informações de fontes da própria empresa dão conta de um “ajuste” entre o caixa da Emasa e o financeiro da Coelba. Dias atrás, a companhia de eletricidade havia acionado o alicate: deixou a sede da empresa de saneamento sem energia. Desta vez, teria atingido a estação de captação em Rio do Braço. O Pimenta tentou, sem sucesso, um contato com a presidência da Emasa. O telefone dava sempre ocupado.