Tempo de leitura: < 1 minuto

A dinâmica da entrevista não foi a ideal, certamente. Mas era a única possível: só uma pergunta por entrevistado, sem possibilidade de réplica, para que os outros blogueiros pudessem perguntar também (em coletivas “convencionais”, repórteres brigam pelas perguntas, atropelam uns aos outros muitas vezes; os blogueiros combinaram de agir de outra forma).
Além disso, faltaram as mulheres (só Conceição Oliveira entrou, via twitcam). Fizeram muita falta.
Mas o importante é registrar o fato histórico: blogs sem ligação com nenhum portal da internet foram recebidos pelo Presidente da República numa coletiva hoje cedo, no Palácio do Planalto. E os portais tradicionais (quase todos) abriram janelas na capa para transmitir a entrevista – ao vivo.
Não sei se os leitores têm dimensão do que isso significa: quebrou-se o monopólio. Internautas puderam perguntar, via twitter. O mundo da comunicação se moveu. Foi simbólico o que vimos hoje.
A velha mídia vai seguir existindo. Ninguém quer acabar com ela. Mas já não fala sozinha. Ao contrário: Estadão, UOL e outros ficaram ligados na entrevista com o presidente. Entrevista feita por blogueiros que Serra, recentemente, chamou de “sujos”. Os sujinhos entraram no jogo…
Foi só o primeiro passo. Caminhamos para a diversidade. O que é muito bom.
Quanto ao conteúdo, importante registrar que Lula anunciou: quando “desencarnar” da presidência (expressão repetida várias vezes durante a coletiva), vai entrar na internet. “Serei blogueiro, serei tuiteiro”.
Leia o texto na íntegra (clique aqui).

2 respostas

  1. Viva a blogosfera livre dessas oligárquicas e ridículas famiglias que dominam a mídia hegemônica neste Brasil.
    Os blogueiros “sujos” têm compromissos com a verdade factual, e é isso que interessa. Diferente dos vassalos que infestam as redações de jornalões e jornalecos, estes comunicadores são as bocas e cérebros que precisamos.

  2. Zelão diz: – O TOPA ganhará um novo aluno
    Para cumprir a sua promessa de que logo depois de deixar a presidência, Lula se dedicará a ser “blogueiro e tuteiro,” o companheiro e amigo governador, Jaques Wagner, tratou de matricular o quase ex-presidente, em uma turma do seu festejado TOPA, com a promessa de que Lula irá estrelar uma das campanhas publicitárias promocionais do curso para alfabetização de adultos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *