Tempo de leitura: 3 minutos

Walmir Rosário | ciadanoticia@ciadanoticia.com.br
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, causa enormes prejuízos à imagem da cidade ao se posicionar ora apoiando o candidato à presidência da Câmara, Ruy Machado, ora o esquema do atual presidente Clóvis Loiola. Além de achincalhar o Poder Legislativo, o prefeito cria uma competição canibalista entre seus secretários, que passam a apoiar candidatos diferentes para a presidência da Câmara.
Essa prática, aliás, não é coisa nova e foi vista largamente durante a última campanha política, quando Azevedo apoiou, ou mandou apoiar, dezenas de candidatos a deputado (federal e estadual). Resultado, não proporcionou uma votação expressiva a nenhum deles, nivelando-se por baixo como um cabo eleitoral sem qualquer expressão.
Na própria Prefeitura, as opiniões eram muito divergentes – tanto na campanha política de 3 de outubro como na disputa pela Mesa da Câmara. Tanto naquela época como agora, o único secretário que demonstrou maturidade política foi o da Administração, Gilson Nascimento. Deu a maior votação – entre os secretários – ao seu candidato, nesse caso ao deputado federal Luiz Argôlo, enquanto os outros foram considerados inexpressivos.
Pois bem, a história se repetiu agora para a eleição da Mesa Diretora. Desde o início de negociações, o preferido de Gilson sempre foi o vereador Milton Cerqueira, porém o secretário costurou acordos, recuando quando necessário, galvanizando apoios na oposição, enfim, formando a chapa vitoriosa sob a liderança de Ruy Machado.
Gilson e Ruy souberam manter os vereadores fora do círculo de influência e pressão, deslocando-os para o litoral sul de Ilhéus, na Pousada Malibu, saindo quando necessário para fazer contatos políticos e saber do andamento das estratégias oposicionistas. E deu certo.
Enquanto isso, Azevedo resolveu voltar atrás, deixando de apoiar a chapa de Ruy Machado para lançar a candidatura de Milton Gramacho, cujas condições eram precárias, haja vista não gozar da confiança dos colegas vereadores, e que por si só já nasceu inviabilizada.
Com a teimosia de Azevedo, renasceu a esperança de Loiola, que por sua vez se apegou a Roberto de Souza, ambos contrários à candidatura de Ruy Machado. Apesar do assédio, os vereadores antes aliados da atual mesa diretora resistiram às pressões, consolidando a vitória da chapa liderada pelo principal adversário da atual Mesa Diretora.
E todo esse imbróglio político foi pensado (quanta pobreza!) no gabinete do prefeito, sob a batuta da secretária de Azevedo, Joelma Reis, sem levar em consideração aspectos intrínsecos do legislativo. A tônica seria colocar na presidência um segundo Loiola, ou seja, alguém que pudesse ser manobrado pelo gabinete do prefeito.
E o escolhido foi o vereador Milton Gramacho, atual líder do governo, que passou a negociar os altos cargos da Câmara (R$ 4.900,00, cada), para a indicação de Joelma e outros apaniguados do prefeito. Essa foi a única avaliação realizada pela “turminha” do núcleo duro do Executivo: quanto vai render para cada um. Itabuna que se exploda!
Eles só não contavam com as ações do secretário Gilson Nascimento, por sinal “salvadoras da pátria” ou, traduzindo para o bom português, responsáveis pela eleição de uma Mesa Diretora “puro sangue” (todos da base de sustentação do Executivo). Mesmo assim, chegou a ser desautorizado pelo prefeito, mas se rebelou e manteve, junto com os vereadores, a união do grupo.
Por falta de capacidade de raciocínio político, o prefeito Capitão Azevedo e a turminha que lhe cerca não vislumbram o futuro. Ignoram o relacionamento e as facilidade de lidar com o legislativo, com a finalidade de agilizar processos, queimar etapas, colocar projetos em pauta e apreciá-los rapidamente. Claro que dentro da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Casa.
Agora, Azevedo vai ter que negociar exaustivamente cada projeto com o presidente da Câmara, Ruy Machado, político bem articulado e com projetos factíveis para mudar a imagem do Legislativo, a começar pela construção de uma nova sede. A firmeza com que Ruy assume posições é bem diferente da dubiedade e subserviência de Clóvis Loiola, uma marionete nas mãos de Roberto de Souza e do prefeito Azevedo.
“Vão-se os anéis, mas ficam os dedos”. Para bom entendedor, essa é a única “tábua de salvação” a que deve se agarrar o prefeito Azevedo daqui pra frente quando o assunto for o relacionamento com o legislativo. Perderam a batalha dos cargos e subserviência, mas a guerra continua e ainda resta a humildade de reconhecer que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”, como na canção de Roberto Carlos, e mudar hábitos e costumes.
É a lei da sobrevivência.
Walmir Rosário é jornalista, advogado e editor do blog Cia da Notícia.

7 respostas

  1. Zelão diz: – “Por falta de um grito, o burro cai no atoleiro”
    É justamente pela inépcia política do “capitão prefeito” que se estabeleceu desde o início, a Babel dentro do governo. Cada um dos secretários tenta salvar o próprio pescoço e, ao fazê-lo, deixa flagrante, a tosca “Casa da Mãe Joana” em que se transformou, politicamente, o governo do “capitão prefeito.”
    O bem da verdade, ninguém nesse governo tem pendores para a política. Nem mesmo o secretário Gilson Nascimento, um neófito vivendo a sua primeira experiência. Nem o secretário Carlos Burgos, que sempre foi um coadjuvante na política de Fernando Gomes. O que os dois tentam fazer, é salvar o governo do capitão e o fazem atabalhoadamente.
    No caso específico do confronto com a mesa diretora da câmara, ficou patente a inépcia do governo em fazer política, pois, se possui a maioria na casa, o mais lógico é que indicasse um nome confiável e exigisse da sua bancada o apoio. No entanto optou pelo nome de Rui Porquinho, e só acordou para a grande besteira que iria fazer, quando o próprio Rui (um boquirroto), já se sentindo eleito, começou a “arrotar” independência e pior; a negociar apoios com o PT de Geraldo Simões e o PSDB de Adervan. Foi só então que a luz vermelha acendeu no painel do “desconfiometro do governo”, fazendo com que houvesse uma “recomposição” com o vereador Roberto de Souza, que no entender do governo, tornou-se mais confiável, justamente por não comungar com as ambições políticas, nem de Geraldo Simões nem de Fernando Gomes.

  2. .E obvio que o prefeito Azevedo peca muito na administraçAo,escolheu os piores assessores ,pessoas totalmente despreparadas,inaptas para exercer a funcao no cargo em que ocupa,como todos falam que quem manda e joelma e so observar,que tem algo errado na pmi,a unica intencao desta mulher e lesar o patrimonio publico,ligando pra secretarios e diretores,pois dizem que nao se faz nada sem a aprovacao da mesma,e uma corrente do mal,como bem disse Geraldo Brilia ex candidato a prefeito desta ultima eleicao,vem pessoas que se dizem diferente ,so que no fundo sao lobos, em pele de cordeiro com boca grande, para comer os recursos da prefeitura .tem tambem alguns secretarios que ja ta passando da hora de voar do governo.O motorista do prefeito Pinheiro com mais influencia do que o proprio prefeito ,avaliem agora se o motorista de Geraldo Simoes ou de Fernado Gomes mandar mais do que eles,uma secretaria ter mais autoridade do que Geraldo Simoes ou o proprio Fernado com certeza seria demitida na hora,essas pessoas acima citadas so tem poder porque o prefeito nao tem nenhuma autoridade na casa,vai ser prefeito de um mandato so ,prefeito meteoro vem brilhando e vai embora e nunca mais volta,lendo o jornal A REGIAO dessa semana na materia que diz prefeitura gastao mais de 20 milhoes sem licitacoes,e o prefeito AZEVEDO e o campeao de irregularidades esse nao pode falar mais seu famoso jargao,AZEVEDO E DIREITO ,AZEVEDO E SERIO,AZEVEDO APURA TODAS IRREGULARIDADES,AZEVEDO E HONESTO E NAO ACEITA DESONESTIDADE,AZEVEDO TEM PULSO ,AZEVEDO E AMIGO DO POVO E AMIGO DA NOSSA CIDADE..essa fase ja passou agora e assim..AZEVEDO FOGE DO POVO,AZEVEDO NAO MANDA EM NADA,AZEVEDO NAO APOIA NINGUEM ,AZEVEDO E COVARDE,AZEVEDO NAO ATENDE NINGUEM EM SEU GABINETE,AZEVEDO SO QUER FARINHA POUCA ,MEU PIRAO PRIMEIRO,AZEVEDO NAO VER NADA E NAO SABE DE NADA,AZEVEDO DEU AS COSTAS A TODOS SEUS AMIGOS,AZEVEDO SE ESCONDE DO POVO USANDO UM BONE DE CABECA BAIXA AOS DOMINGOS,TOME 25,ESPERO QUE O MESMO NAO PENSE EM REELEICAO,POIS SEREI UM FORTE CABO ELEITORAL CONTRA ELE E QUEM FOR APOIADO POR ELE ,,

  3. .E obvio que o prefeito Azevedo peca muito na administraçAo,escolheu os piores assessores ,pessoas totalmente despreparadas,inaptas para exercer a funcao no cargo em que ocupa,como todos falam que quem manda e joelma e so observar,que tem algo errado na pmi,a unica intencao desta mulher e lesar o patrimonio publico,ligando pra secretarios e diretores,pois dizem que nao se faz nada sem a aprovacao da mesma,e uma corrente do mal,como bem disse Geraldo Brilia ex candidato a prefeito desta ultima eleicao,vem pessoas que se dizem diferente ,so que no fundo sao lobos, em pele de cordeiro com boca grande, para comer os recursos da prefeitura .tem tambem alguns secretarios que ja ta passando da hora de voar do governo.O motorista do prefeito Pinheiro com mais influencia do que o proprio prefeito ,avaliem agora se o motorista de Geraldo Simoes ou de Fernado Gomes mandar mais do que eles,uma secretaria ter mais autoridade do que Geraldo Simoes ou o proprio Fernado com certeza seria demitida na hora,essas pessoas acima citadas so tem poder porque o prefeito nao tem nenhuma autoridade na casa,vai ser prefeito de um mandato so ,prefeito meteoro vem brilhando e vai embora e nunca mais volta,lendo o jornal A REGIAO dessa semana na materia que diz prefeitura gastao mais de 20 milhoes sem licitacoes,e o prefeito AZEVEDO e o campeao de irregularidades esse nao pode falar mais seu famoso jargao,AZEVEDO E DIREITO ,AZEVEDO E SERIO,AZEVEDO APURA TODAS IRREGULARIDADES,AZEVEDO E HONESTO E NAO ACEITA DESONESTIDADE,AZEVEDO TEM PULSO ,AZEVEDO E AMIGO DO POVO E AMIGO DA NOSSA CIDADE..essa fase ja passou agora e assim..AZEVEDO FOGE DO POVO,AZEVEDO NAO MANDA EM NADA,AZEVEDO NAO APOIA NINGUEM ,AZEVEDO E COVARDE,AZEVEDO NAO ATENDE NINGUEM EM SEU GABINETE,AZEVEDO SO QUER FARINHA POUCA ,MEU PIRAO PRIMEIRO,AZEVEDO NAO VER NADA E NAO SABE DE NADA,AZEVEDO DEU AS COSTAS A TODOS SEUS AMIGOS,AZEVEDO SE ESCONDE DO POVO USANDO UM BONE DE CABECA BAIXA AOS DOMINGOS,TOME 25,ESPERO QUE O MESMO NAO PENSE EM REELEICAO,POIS SEREI UM FORTE CABO ELEITORAL CONTRA ELE E QUEM FOR APOIADO POR ELE ,,

  4. Vamos também lembrar do Secretário que esta se demitindo novamente e já autorizou compra das passagens e dirias para um cruzeiro em Janeiro por conta de seus serviços prestados

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *