Tempo de leitura: 3 minutos
Amâncio Barbosa: lista de vetos é extensa.

Blogueiros convidados do programa Fórum de Debates foram barrados pela direção da TVItabuna, ontem. A atração apresentada pelo jornalista Ederivaldo Benedito iria ao ar às 10h, mas acabou cancelada.

Os blogueiros João Matheus Feitosa (Políticos do Sul da Bahia) e Domingos Matos (d´O Trombone e editor do jornal Agora) iriam comentar sobre a imprensa e perspectivas para 2011.

O diretor-geral da TV Itabuna, José Amâncio Barbosa Filho, cancelou o programa e disse, textualmente, ao apresentador Ederivaldo Benedito: “não quero blogueiro na minha televisão”.

Tanto João Matheus quanto Domingos Matos foram convidados pela emissora para participar do programa e seriam entrevistadores do novo presidente da Câmara de Vereadores Itabuna, Ruy Machado. Como o vereador desistiu de ir ao Fórum de Debates, os blogueiros e o apresentador falariam sobre imprensa e cenários político e econômico para este ano.

O diretor da emissora não voltou atrás nem quando argumentado que um dos convidados, Domingos Matos, não era apenas blogueiro, mas também editor do jornal Agora. “Não”, respondeu Barbosa.

A zanga de José Amâncio Barbosa Filho com blogueiros vem desde o tempo em que foram denunciadas irregularidades trabalhistas na emissora de televisão e na rádio Nacional de Itabuna, ambas administradas pelo publicitário e jornalista.

A lista de barrados ou proibidos de dar as caras na emissora vai de blogueiros a deputados, prefeitos e secretários municipais. No caso dos políticos, a proibição tem a ver com o departamento financeiro da emissora. “Fica difícil praticar jornalismo ali”, afirma um estagiário.

Um dos casos mais rumorosos da emissora aconteceu no segundo semestre do ano passado. A apresentadora do programa Hoje em Foco , Viviane Carvalho, entrevistava o coordenador de programas sociais em Itabuna, Márcio Abreu,  e Barbosa tirou a emissora do ar, só retornando quando o entrevistado deixou a emissora.

Abreu comentava os resultados do Minha Casa, Minha Vida em Itabuna e saiu do ar porque era um representante do governo municipal. “Não houve quem conseguisse demover Barbosinha da ação que depõe contra a própria emissora”. Outro episódio foi a proibição de entrevistar a ialorixá Mãe Wanda (relembre aqui), que se encontrava no estúdio da emissora.

Dos mais conhecidos em Itabuna e proibidos de aparecer na emissora estão o prefeito Capitão Azevedo (DEM), o vice-prefeito e ex-secretário Antônio Vieira, o jornalista Ramiro Aquino e o deputado federal Geraldo Simões. O veto do diretor se estende a todo o secretariado municipal, segundo a equipe.

Os jornalistas e apresentadores da emissora, no entanto, são proibidos de divulgar notícias negativas contra a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e a Construtora Marquise, que opera a coleta de lixo no município, por serem anunciantes da empresa.

Sobre o episódio de ontem, o PIMENTA não conseguiu falar com os blogueiros Domingos Matos e João Matheus, mas Domingos comentou em seu blog que não entende “a ojeriza de Barbosa a blogueiros”. Também assinala que o diretor da emissora foi descortês:

– Temos em mãos comunicado oficial da TVI, em papel timbrado, nos convidando para o programa e descrevendo a sua dinâmica.

O blogueiro João Matheus disse ter desistido de ir à TV quando o apresentador informou da desistência de Ruy Machado e não sabia que seria barrado. Ele ainda não sabia da ordem para barrar blogueiros.

Atualizado às 22h45min

0 resposta

  1. Simples, assinem outra operadora de TV e esqueçam essas porcarias que nada mais servem apenas pra fazer politicagem do jeito do ditador, digo, do diretor.

    Eu assino Sky e agora temos na praça a Oi TV, Via Embratel, que são tão baratas quanto essa TVI e MIL vezes melhor, pois são digitais, via satélite.

    A quem tem assinatura cancelem! Farão um bem danado e um bom favor para cidade. 😀

  2. É dose ser jornalista! Na maioria das vezes, é pau mandado. Não tem independência. É pago para falar só o que interessa a emissora e ou ao seu dono. Cruz, credo!

  3. Por favor, me esclareçam uma coisa: O que é TVI? É TV por assinatura? Mas ai tabmém é demais, assinar TV dirigida por Barbosinha é demais…Jabazeiro, politiqueiro….

  4. É por culpa de pessoas como Barbosa Filho que o jornalismo local é alvo de duras críticas. Aliás, faz sentido. A julgar pela arrogância desse Sr.

    Digo isso porque já trabalhei na TVI e não me arrepende de ter pulado fora.

    😉

  5. Eu nem sabia que essa tal de TVI realmente existia, …!!!

    Qual a audiência disso mesmo, …?!?!?!

    Deve ter uma “importância”, …?!?!?!

    Besta é quem aceita convite desse tipo de coisa, …, para depois passar por isso, …!!!

    Minha avó já dizia: “Quem muito se abixa o , …, aparece”, …!!!

    Vê se aprende, capicongo, …!!!

  6. ASSINATURA DE TV I É FIM DOS TEMPOS GENTEEEEEEEEEEE
    COM UMA SEMANA VC DÁ VONTADE DE… SÓ PLÍTICA BESTA E PROGRAMAS DE KIKIKI, KÁKÁKÁ COM ENTREVISTAS REPETITIVA E DE DÁ NOS NERVOS.

  7. O diretor da TVI é tirado a esperto. Ele colocou no ar o programa “Médico da Família”, que na verdade foi uma idéia ROUBADA de outro publicitário itabunense, Jonas Barbosa. Isso foi provado na justiça e até hoje a TVI paga uma gorda indenização ao senhor Jonas.

  8. Algumas coisas de gramática, para alguns comentaristas, …!!!

    Mau gosto – bom gosto, …!!!

    Mal educado – bem educado, …!!!

    Aplicações de mau e mal, …!!!

  9. É só não dar moral pra uma TV falida e que NINGUÉM assiste na cidade.
    Quem é Barbosinha ?? Um arrogante que não gosta de pagar seus funcionários…

  10. Caros Amigos,

    Fazer Tv aberta e convidando a população a participar, já é difícil. Fazer TV regional, fechada, barrando as únicas pessoas que poderiam ajudar na programação, aí fica quase impossíve. Conheço a TV I pois sou assinante, no entanto vejo inúmeras dificuldades na sua programação. Fica Gerdan Rosário (até um bom apresentador, mas só faz um programa na semana), Reginaldo Silva (bom profissional) e Viviane (boa profissional), o tempo todo falando com poquíssimas imagens de rua. Dessa forma prefiro assistir os outros canais do pacote.
    Agora, gom essa barração toda, quem vai mais na TV I. Já concedi entrevista lá, porém, vi dificuldade no planejamento, pois jogam você no estudio ao vivo e “se vire!” Fica uma coisa sem nexo. Outra dificuldade é que os pregramas ficam sendo repetido o dia inteiro e nos finais de semana, aí ninguém aguaenta.
    Pois é! Sou assinante e acho que prepotência não resolve a vida de ninguém!
    Lembrando que só assisto os canais do pacote, pois a TV I, tem que melhorar e muito!

  11. Sergio, atenha-se ao conteúdo e a idéia principal do tema em questão! Você não sabe que a nossa língua portuguêsa é usada de forma diferente dependendo da mídia utilizada. Ou você é daqueles que falam certinho no ORKUT, FACE… Até quando digitamos, às vezes, o teclado não funciona! Como no meu texto acima! Já que você tem mania de lingua portuguêsa e fica feliz com isso, “conserte” o meu texto!

    Pupe-nos!

  12. Essa Tvi ainda existe? A Agência ainda tem algum cliente? Esse cara é uma vergonha para os jornalistas e publicitários. Não sei como uma empresa anuncia naquilo… Ninguém assiste.

  13. Só Deus sabe do trabalho de Barbosinha para colocar a TV I no ar! Gente vamos tet um pouco mais de paciência , a TV I é nossa e Barbosinha é um heroi! pois um fato tao importante que aconteceu em itabuna e ninguem ! nem jornalista nem, blogueiro comentou: Acabaram os cinemas em Itabuna ( Ibicaraí tem, Ilheus tem ) e o do shoping Jequitiba´????????ninguem reclama?porque nao deixou uma salinha menor ???

  14. Cada figura que aparece aqui kkkkkkkkk…

    FACTO SILVA

    Trabalho, tem as pessoas que pagam suas contas em dias, coisa que Barbozinha não faz. Chamar um cara desse de herói é uma coisa um tanto absurda. E a TVI está longe de se dizer “nossa”, pois não oferece nada a população de Itabuna. Embora tenha bons profissionais, não acrescenta nada a nossa população. Culpa de Barbozinha é claro.

    SÉRGIO OLIVEIRA

    Você deve ser um “barbozinha encubado”, o tema em questão é falha de caráter e não de escrita correta. Esse tipo de preocupação é um tanto gay.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *