Tempo de leitura: < 1 minuto

Paixão Barbosa (Blog Política e Cidadania)

Mais uma demonstração de como os programas e princípios dos partidos políticos no Brasil não tem nenhuma importância nem são levados a sério principalmente pelos seus filiados. Falo da anunciada decisão do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, de se filiar ao PMDB. Para quem não se lembra, Skaff, um dos grandes empresários da indústria brasileira, disputou o governo de São Paulo pelo PSB, sigla que, para não deixar dúvidas, quer dizer Partido Socialista Brasileiro.

É claro que em nenhum momento empresário revelou ter pendores socialistas e sua entrada no PSB se deu apenas pela necessidade de uma legenda para ser candidato. Tanto é que, agora, passados somente pouco mais de três meses da eleição, já busca novo novo abrigo para tentar atingir o seu sonho que é governar o maior Estado do Brasil.

E assim acontece com quase todos partidos brasileiros – e digo quase porque sempre há algumas exceções que confirmam a regra. Não há o menor compromisso por parte de quem quer entrar nem tampouco qualquer cobrança por parte de quem recebe a filiação.

Desta realidade surgem duas certezas. A primeira é que mais do que nunca se faz necessária uma reforma política séria, profunda e moralizadora no País. A segunda é que, se depender dos partidos e dos seus parlamentares, tal reforma nunca acontecerá.

0 resposta

  1. Conta uma novidade..os partidos não valem de nada..so fazem juntar pessimos nomes para a administração publica..

    Partido mesmo so o da Andressa Soares, M.Melancia

  2. Concordamos plenamente com você,aqui mesmo em minha cidade Senhor do Bonfim o único partido divulgado pela imprensa,rádio,Tv e jornal é o PT,os outros são jacú,basta afirmar que em 2008 o candidato da oposição mais votado obteve 15.005 votos,mas apenas 5% de seus eleitores acertavam o nome de seu que era e ainda é o PTN.A Presidenta Dilma recuou afirmando que as Reformas é com o Congresso,mas na campanha o papo era outro.Compete a sociedade civil organizada a ABI,CNBB,OAB e outras se unirem para que esta reforma prometida a 16 anos saia do papel.Por favor entre em contato conosco.Não podemos,não devemos jamais capitular,a maioria picareta do Congresso Nacional adoraria.

  3. Os partidos deveriam ter a direção de um coletividade, colegiado… mas, infelizmente os partidos são dirigidos pelos seus donos e os novos coronéis. Quais são as exceções que vc afirma que ainda existem? acho que só mesmo o PCB o quase saudoso partidão.

  4. a oposiçao itabunesse nao existe
    itabuna esta um caus
    de mal a pior
    itabuna e uma cidade ansiã
    que esta na cti politica
    naovejo atitude nem de pessoas nornais , moradores
    nem de politicos nem de esquerda
    PIOROU DA DIREITA QUE ESTAO JUNTOS COM O LEGISLATIVO DETONANDO
    MORAL, ETICA, JUSTIÇA. E COM A OMISSAO DO MINISTERIO PUBLICO.
    E OS JUIZES SE TRANVERTES DE AUTORIDADES SUPREEMAS AO BEWM OU AO MAL. SE COM OS ADVOGADOS ELES FAZEM O QUE QUEREM PIORROU COM NOS POBRES MORTAIS.
    SO QUERO LEMBRA-LOSQUE A CATASTROFE DO RJ VEIO PARA AUTORITARIOS E HUMILDES DE CORAÇAO, PUXOU OS CARROES E AS CAZINHAS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *