Tempo de leitura: 2 minutos
PF indicia Valderico (à esq.) e Newton.

A Polícia Federal indiciou o ex-prefeito Valderico Reis e o atual gestor, Newton Lima, na operação que investiga o desvio de mais de R$ 52 milhões em prefeituras do sul e sudoeste da Bahia. A Operação Vassoura-de-Bruxa foi deflagrada em dezembro de 2008 e deteve prefeitos, secretários municipais e empresários no sul da Bahia.

Eduardo Assis, delegado que presidiu as investigações, disse ao Blog do Gusmão que a lista de irregularidades cometidas nas gestões de Valderico (cassado em agosto de 2007) e do atual prefeito Newton Lima é imensa, anotadas em 14 laudas (folhas).

De acordo com o delegado, a Justiça autorizou 60 dias de interceptações telefônicas que comprovaram irregularidades nas duas administrações. A PF já pediu a preventiva de vários dos indiciados, inclusive ocupantes de cargos comissionados em Ilhéus.

A Operação Vassoura-de-Bruxa apura um grande esquema de corrupção que desviava dinheiro das áreas de educação e saúde em prefeituras como as de Ilhéus, Itabuna, Itapé, Ibicaraí, Itapebi, Floresta Azul e São José da Vitória, no período de 2005 a 2008.

O esquema consistia na emissão de notas fiscais frias e pagamento por serviços não realizados. A Polícia Federal também investiga ex-secretários e o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes.

Polícia também investiga esquema na prefeitura de Itabuna (Foto Pimenta).

0 resposta

  1. ninguem tem mais duvida que esta havendo desvios de recursos da PMI, afinal aonde estao os recursos que deveriam estar sendo aplicados na saude, na educacao, nos servicos basicos?

    é so visitar as escolas publicas e ver o estado fisico dos predios, os postos de saude, etc..

  2. precisa dizer os nomes de todos os ex prefeitos envolvidos…como PEDRAO DE ITAPE que teve busca e apreensão deferida e e ainda investigado. tem prefeitos honestos como JACKSON REZENDE E LENILDO, POR EXEMPLO, que nao podem pagar pela falta de esclarecimento de outros. cana neles!!!

  3. QUERIDOS, ESTA FALTANDO NA SUA RELAÇÃO, O EX-PREFEITO, JÁ CASSADO, PELA CÂMARA DE VEREADORES, AGENOR BIRSCHNER, POR EMISSÃO DE NOTAS FRIAS. ESSE COM CERTEZA VAI PARA A CADEIA……..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *