Tempo de leitura: < 1 minuto

O conflito entre índios tupinambás e proprietários de terras na região de Olivença, identificada pela Funai como território indígena, será tema de uma audiência programada para esta terça-feira, 08, às 15 horas, na Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A reunião foi convocada após a prisão preventiva da cacique Maria Valdelice Amaral de Jesus, na última quinta-feira, dia 3. Valdelice, que está na ala feminina do Conjunto Penal de Itabuna, é acusada de comandar invasões de propriedades.

O objetivo do encontro, de acordo com o secretário Almiro Sena, é construir propostas para a convivência harmoniosa “entre os povos indígenas e não-índios”. Além do titular da SJCDH, participam parlamentares e membros da rede social de apoio às causas indígenas.

0 resposta

  1. EU ESPERO QUE TODOS OS PEQUENOS PROPRIETÁRIOS DAS REGÕES INVADIDAS, ESTEJAM PRESENTES. ELES NÃO SAO CULPADOS DO ESTADO TEREM LEGALIZADOS AS TERRAS, CONFERINDO-LHES TÍTULOS DE PROPRIEDADES, DESDE OS ANCESTRAIS, HÁ CENTENAS DE ANOS !!! LUTEM, LUTEM, LUTEM!
    ESSES “INDIOS” MODERNOS NÃO VIVEM MAIS DA CAÇA E DA PESCA, MAS DA INTERNET.
    EU TAMBÉM, SOU INDIO !

  2. Interessante,
    Quando essa bandida, autêntica chefe de quadrilha, estilionatária travestida de “índio”, aterroriza famílias de pequenos agricultores que produzem, geram empregos e pagam impostos, ninguém, absolutamente ninguém, se reune para “discutir” conflitos. Agora, quando ela justamente ocupa o pedaço de terra que merece, os “nossos” representantes estão preocupados.
    Isso é uma vergonha!

  3. Proposta de covivência harmoniosa? Sempre existio entre os moradores e veranistas de Olivença e proprietáriso de bares restaurantes pensoes e residencias.Mas com a entrasda da politicágem sórdida e barata aí entao me aparece uma portuguesa, funai e outras m… a mais e a bagunça foi formada e quem perde é justamente quem produz!Acreditamos no governo Wagner e na justiça brasileira!tanto é verdade que criminosos indios ou nao sao presos a exempluo da cacica!
    Abaixo os “politicos” que usam os índios como manobra de massa!Deveriam sim dar educaçao . mas se o fizerem , perderao os seus votos pois os indios passarao a conhece-los melhor! O Brasil nao vai mais aceitar esses cupins antdemocráticos!

  4. Primeiro a prisão do lider Babau, agora a suposta Valdelice e a suposta comissão de direitos partidários fará reunião, não audiência, para discutir a soltura, ou melhor, quem vai pagar ao advogado o habeas-corpus. Uma vergonha para a sociedade e para o indigenismo. A suposta comissão nunca procurou as pessoas mutiladas, sequestradas, agricultores que perderam suas propriedades, sua subsistência, trata-se de uma comissão caolha, formada por ideologistas cegos,politicos embusteiros que comprometem a paz e o bem estar social do povo envolvido, um retrocesso em pleno sec. XXI.
    Este movimento Tupinambá não passa de uma formação de quadrilha, agora e sempre denunciada pela PF; roubos, narcotrafico,sequestros, extorsão, invasões,,,,,,,,,crimes de toda espécie e a comissão vai se reunir para legalizar a quadrilha. O Governador deve estar envergonhado de ações espurias como essa, que anda na contramão do socialismo democrático.
    A classe indígena se envergonha desses falsos defensores da luta indigenista, que partidarizam colocando acima da razão os seus vicios ideologicos.

  5. Estarão presentes nesta reunião indígenas e indigenista, preocupados com o crescente processo de criminalização dos Povos Indígenas do Sul da Bahia. A prisão da Cacique Valdelice é uma demonstração clara de intimidação das lideranças que lutam pela terra, o movimento indígena precisa reagir e provocar o enfrentamento a este tipo de coisa. Gostaria que a ANAI,o CIMI e demais parceiros garantam presença nesta reunião.

    Claudio Tupinambá

  6. Indíos e quem tem seus costumes e ascentrais, que mora na mata.Explora a caça, pesca, e agricultura familiar.Não bandidos trânsvestidos de falsos índios, que usa celular e câmara digital nas mãos.Índios não invade fazendas, não rouba, saqueia,mata agricultores, sequestra funcionários públicos federal.
    Esses não são índios são bandidos!E lugar de bandidos é na cadeia!
    Melck Rabelo
    Pequeno Agricultor

  7. vá estuda a causa indigena amigo Melck, para depois terçer comentários a respeito de uma coisa que você não sabe. a questão indigena na região é dos anos 40 do seculo 20 amigo. reveja o seu preconceito, contra o povo milenar que é o povo Tupinambá.

  8. A referida cacique Maria Valdelice Amaral de Jesus, já nao mais está no presidio de itabuna, foi transferida apos indios com arco e flecha , fizeram protesto na porta do presidio como diz a giria pegou um bonde

  9. Uma palhaçada dessa só pode ser no Brasil! Quando pessoas dignas, trabalhadoras, prestadoras de serviços à comunidade são mortas, assassinadas, assaltadas e sequestradas não aparece um representante da Comissão de Direitos Humanos de qualquer Órgão que seja. Agora, a Polícia Federal cumprindo mandado judicial prende uma criminosa, fraudadora de Órgãos Públicos Federais, oportunista, aliciadora de pessoas incultas, aí marcam audiência com Secretário de Justiça do Estado. Esses hipócritas deveriam conhecer a realidade do que está ocorrendo na região: Pessoas idosas, crianças e trabalhadores rurais sendo expulsos de suas próprias casas por um bando de cachaceiros armados e enfeitados com penas de galinha. Eu acho que o Secretário tem mais o que fazer e o Ministério Público Federal e a Funai deveriam respeitar os pequenos agricultores brasileiros que pagam seus impostos, empregam e produzem o arroz e o feijão desse país, que a cada dia desrespeita o direito da propriedade privada garantido pela Constituição Federal.

  10. Meu caro Joselito, antes de vc mandar o Melck estudar, vc deveria estudar primeiro, pois se vc estudasse saberia q essa “História” de índios Tupinambá no Sul da Bahia é simplesmente uma fraude contra o nosso Estado, porque nunca existiu Tupinambás por aqui, mas no Recôncavo Baiano, RJ, Pará e Maranhão, conforme muitos historiadores e antropólogos renomados e reconhecidos internacionalmente como o Darcy Ribeiro e o Sérgio Buarque de Holanda. A Funai quer é ganhar dinheito às custas do sangue e suor de gente q gastou a vida arriscando ser mordida de cobra, marimbondo, cair em buracos, debaixo de sol e chuva. Infelizmente o Sr. Márcio Meira, pres. desse òrgão vergonhoso q se chama FUNAI não sabe o q é isso.

  11. Eu sou descendente de índios como a maioria dos baianos, dos brasileiros e de toda a América, antes da chegada dos Europeus, porém, tenho vergonha desses movimentos indigenistas desse país, que têm causado um verdadeiro apartheid. Parece-me que nesse Brasil hodierno há duas Constituições: uma para o brasileiro índio e outra para o brasileiro não índio.O índio pode tudo, invadir propriedades privadas, bater e empurrar idosos, assustar e ameaçar crianças e menores, expulsar trabalhadores de suas próprias casas, além de receber cestas básicas e verbas públicas federais pagas com impostos recolhidos de todos os brasileiros (dos não índios é claro!)O fato de ser uma descendente indígena não me dar o direito de invadir e tomar o que é dos outros. Meus pais me ensinaram a trabalhar e a estudar e creio que é o que toda pessoa que se respeita deve fazer.

  12. Camarada,
    Joselito

    Não tenho mais necessidades de estudar como você, prof. de filosófia da UESC, e func. Assistência Descensial de Ilhéus, o meu vem todos os meses na conta, já estou aposentado com os bois na sombra engordando.Você meu caro ainda vai ralar muito para chegar onde cheguei, aposentado e mais de 60 anos, com saúde e paz, filhos criados.
    Agora tenho que defender minhas terras do falsos índios tupinambás, não será você um dos cadastrados na Funai, como falso índio querendo terras de graça.Vai trabalhar amigo, talvés consiga massaris para comprar alguns hectares, vai ter que ralar muito.
    saudações democráticas!
    Melck Rabelo

  13. Joselito,

    Não tenho nada com índios não, eles são problemas da FUNAI, quero é ver eles longe de minhas terras, se possível la pelas banda do Surinami!O que é meu comprei e paguei em dinheiro, em leilão judicial, a escritura foi passada pela justiça.Tenho nada contra índios e nem pretendo estudar a história de índios que não me intesssa saber de onde vieram e para onde vão.
    Melck Rabelo

  14. Acorda joselito !Faça teste de DNA nessa turminha de invasore3s e dstruidorws da mata atlantica para ver quem é índio ou nao !Chega de impunidade e de malandragem!todos nos sabemos que eles nao passam de manobra de massa dessa politicagenzinha dos pcs da vida!Viva a democracia, viva a Presidente Dilma,e os pequenos agricultores que tem um único pecado: trabalhar e produzir para o sustento da familia e da Naçao!

  15. Que comentário é esse caro Indio Tupinambá ? Parece que você copiou e colou dois textos antagônicos ou seria uma espécie de “truque” de Comunicação?

    Algumas perguntas para índios e não índios, bandidos e cidadãos de bem.

    O GOVERNO LULA:

    1. Prometeu demarcações, quantas foram homologadas ?
    A falta de vontade politica e a falta de envolvimento do governo Lula resultaram em conflitos que foram delegados ao legalismo e viraram caso de policia. Que vergonha !

    2. Quem fez a festa foram os madeireiros e os grileiros de terra anistiados pelo governo Lula. Vale ressaltar a grande contribuição do Bandeirante Vermelho ALDO REBELO, o amiguinho dos arrozeiros e inimigo ferrenho da Reserva Raposa do Sol. Que vergonha Camarada!

    3. Politicas integradas voltadas para as demandas dos povos indígenas foram pífias e ineficazes.Que vergonha companheiros !

    4. A BELO MONTE que presentão do Governo Lula para os indios do Xingús, não esqueçamos das populações ribeirinhas.

    5. A tal da Comissão Nacional de Política Indigenista, criada por decreto presidencial, só saiu na base de MUITA PRESSÃO POR PARTE DOS INDÍGENAS.

    5. Recomendo dar uma passadinha de olho no site do CIMI e olhar a realidade de frente pois ninguém tem olho nas costas.

    Agora todos somos bandidos produzidos pela criminalização dos movimentos sociais.
    E eu nem sabia que era bandida mas ontem cheguei a esta conclusão.
    E você também é bandido Cláudio Magalhães Tupínambá ou recebeu algum tipo de anistia ?

  16. Eles não caçam, não pescam, em vez de arco e flecha usam armas de e fogo (visitem seu QG no Sururu). Pode haver indios entre eles mas, a maioria é formada de malandros que querem usurpar fazendas prontas e usufruirem o que foi conquistado com muito suor por pequenos e medios agricultores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *