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Daniel Thame | danielthame@hotmail.com

Os verdadeiros inimigos do Porto Sul e da Ferrovia não são os ambientalistas, alguns apenas inocentes úteis e outros úteis, mas não necessariamente inocentes.

Em muito boa hora, o governador Jaques Wagner aproveitou a abertura dos trabalhos na Assembléia Legislativa da Bahia para pregar uma ampla mobilização em defesa da construção do Complexo Intermodal, que inclui a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul, o Aeroporto Internacional de Ilhéus e a implantação de uma Zona de Processamento de Exportações.

“Ninguém aqui está querendo dilapidar o meio-ambiente. Esta ferrovia e o Porto-Sul são fundamentais para garantir o desenvolvimento, investimentos e empregos para a Bahia. Essa briga não é do governador. Essa briga não é de empresários. Essa briga é desta Casa, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da imprensa baiana. Faço esse apelo. Assim como a imprensa levantou a bandeira contra a divisão do nosso estado, peço que seja feito um apelo pela Ferrovia Oeste-Leste e pelo Porto-Sul. A Bahia estava abandonada da logística nacional. Agora não nos tirarão a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto-Sul. E, para isso, preciso desta Casa e da imprensa baiana”.

Essas foram as palavras de Jaques Wagner na Assembleia Legislativa. Um verdadeiro chamamento aos baianos comprometidos com mudanças que passam pelo fortalecimento da economia estadual, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais.

O Complexo Intermodal, cujos recursos já estão disponíveis no Plano de Aceleração do Crescimento (as obras da ferrovia, inclusive, já foram iniciadas) é um desses empreendimentos capazes de por fim a uma crise que há duas décadas castiga impiedosamente a região e de gerar um novo e duradouro ciclo de desenvolvimento sustentável no Sul da Bahia.

Entretanto, a implantação do Intermodal enfrenta fortes resistências, usando como bandeira a causa ambiental.

Mas os verdadeiros inimigos do Porto Sul e da Ferrovia não são os ambientalistas, alguns apenas inocentes úteis e outros úteis, mas não necessariamente inocentes. Também não é o pequeno grupo de fazendeiros, recém-convertidos à cruzada ecológica. Muito menos os artistas globais, recém-recrutados pela ex-companheira de Caetano Veloso, que fazem qualquer coisa para aparecer.

O governador Jaques Wagner quer chamar a atenção é para os grandes interesses que estão por trás da tentativa de inviabilizar o Intermodal. São forças nem tão ocultas assim, grandes empresários que não têm interesse numa ferrovia e num porto que escoem 20 milhões de toneladas de minérios, competindo com seus rentáveis negócios. E muito menos desejam ter no Sul da Bahia as empresas que fatalmente serão atraídas pelo Intermodal.

Para eles, pouco importa que uma região inteira continue mergulhada na estagnação econômica, que milhares de pessoas fiquem sem emprego. Esse é um tipo de gente que olha o próprio negócio, que só pensa no próprio lucro.

Os terrenos do dono da Natura, Guilherme Leal, em Serra Grande, ou a mansão de Roberto Irineu Marinho, um dos donos da Rede Globo (usada insistentemente como trincheira contra o Intermodal) são ninharia perto dos bilhões que estão em jogo, daí a permanente tentativa de matar no nascedouro o projeto redentor do Sul da Bahia.

O governador Jaques Wagner nos conclama para uma luta em defesa da Bahia e dos baianos e não apenas do Sul do Estado.

Pior do que dividir a Bahia (e isso hoje não faz qualquer sentido) é condenar os sul-baianos a uma crise eterna, já que o cacau, mesmo em recuperação, jamais terá a força econômica de outrora.

Em defesa do Porto Sul, em defesa da Ferrovia Oeste-Leste, em defesa do desenvolvimento sustentável.

Na Bahia de todos nós, essa é uma luta de todos nós.

Daniel Thame é jornalista.

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  1. Sr jornalista Thame, vamos supor, apenas supor que a GLOBO e o dono da NATURA sejam os principais responsáveis por esse atraso ou o não início dessa grandiosa e importante obra para o sul da BAHIA e consequentemente para todo estado, agora, o ilustre jornalista que sabe das coisas poderia no explicar os culpados pela não duplicação da rodovia ILHEUS x ITABUNA e da ILHEUS x BUERAREMA??? o PT mais uma vez conseguiu enrolar todo mundo, até mesmo pessoas com um alto QI em informações estão caindo no canto da SEREIA, o culpado da não construção da ponte SALVADOR x ITAPARICA foi o escritor JOÃO UBALDO RIBEIRO agora a bola da vez é a GLOBO, cruz credo! até uma criança sabe que um governo com maioria no congresso só não faz o que não quer, vamos parar com essa enrolação de uma vez por todas minha gente, o PT gosta mesmo é de torrar grana em publicidade do que em obras de infra estrutura, será também que as forças ocultas são as responsáveis pelo péssimo estado das nossas rodovias que servem para o escoamento das grandes produções de grãos? o ilustre jornalista Thame sabia que se essas estradas não fossem tão péssimas ou tivessemos mais ferrovias (PROMESSA DE CAMPANHA DO LULA EM 2003) nosso grãos teria um preço muito menor e consequentemente exportariamos mais e o preço interno seria muito mais barato?

  2. De acordo com o seguinte site:

    http://www.l12.com.br/noticias/bahia/557-ilheus-lula-assina-contrato-para-primeira-etapa-da-leste-oeste.html

    estas foram as palavras de Lula no mes de dezembro agora:

    “Ainda está se discutindo o melhor local e eu penso que, se tudo der certo, Dilma estará aqui em março para anunciar a construção do porto”

    Reparem: “anunciar a construção do porto”.

    Faço um exercicio de memoria assim rapido, deve ter uns quatro ou cinco anos que venho ouvindo essa conversa de “anunciar a construção do porto”.

    Março está logo alí, depois do carnaval. Eu estarei na linha de frente com flores e agua de cheiro para receber a presidente Dilma quando vier anunciar “a construção do porto”

  3. Este complexo Intermodal é a sentença de morte para o meio ambiente da região.Quem defende este complexo não possui o minimo conhecimento do conceito de desenvolvimento sustentável. É subserviente, subalterno dos capitalistas selvagens e predadores que só se interessam nos lucros, sem se preocupar com a destruição da natureza, da cultura e das comunidades locais. As comunidades locais possuem o direito de escolher o seu destino, sem a interferencia destes iluminados que atendem aos intereses de grande grupos financeiros, grupos estes que financiam politicos e jornalistas para defenderem a destruição da natureza,sem se preocuparem com os impactos negativos que tal complexo irá trazer.

  4. sr fortunato, não fale o que voce não sabe, nada pode ser construido do dia para noite… mas coloque no google ferrovias + inauguração, vai ver que a muito não tinhamos um salto tão grande. se achar pouco procure por estradas, depois por hidreletricas, depois por termoeletricas, depois universidades… google faz bem.

  5. O jornalista Daniel Thame, profissional capaz de articular vocábulos com perfeição e arte, está desinformado, não sabe o que diz quando de maneira apaixonada, defende o discurso do governador Jaques Wagner (o insensato timoneiro do complexo intermodal).
    Ao classificar o Porto Sul como um empreendimento adequado ao desenvolvimento sustentável, Daniel ignora o conceito, demonstra não estar preparado para discutir o tema.
    Estes são os princípios da sustentabilidade:
    1- Integração entre conservação e desenvolvimento;
    2- Satisfação das necessidades básicas humanas;
    3- Alcance da equidade e justiça social;
    4- Autodeterminação social e diversidade cultural;
    5- Preservação ecológica.
    Um parecer técnico emitido pelo IBAMA, em novembro de 2010, aponta falhas grotescas no projeto da empresa do Cazaquistão, camuflada com o nome BAMIN. Dentre elas, há uma constatação de que a área de 70 hectares, situada em Ponta da Tulha, onde a empresa deseja construir o terminal privativo, é composta por Mata Atlântica, em estágios médio e avançado de regeneração.
    De acordo com a lei 11.428/06, no artigo 14: A supressão de vegetação primária e secundária, do Bioma Mata Atlântica, no estágio avançado de regeneração, somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública.
    O projeto da empresa do Cazaquistão não pode ser considerado sustentável, uma vez que não pretende conservar a Mata Atlântica, e sim, devastar 70 ha.
    Não é de utilidade pública, já que pertence a um modelo econômico que privilegia a concentração de renda, através da mera exportação de uma commodity, riqueza que sairá do Brasil sem valor agregado.
    Os dólares arrecadados com a extração do minério de ferro (da mina de Caetité) ficarão nas mãos de poucos, sendo assim, o projeto não promoverá equidade social. Sobre commodities e concentração de renda, vale a pena assistir à entrevista do editor da revista The Economist (clique aqui).
    O nível de empregabilidade será baixo, pois na fase de operação do Porto, a empresa Cazaque afirma que vai gerar apenas 450 empregos. As redes de atacado: Makro, Atacadão, Maxxi e GBarbosa, juntas, vão gerar uma quantidade bem maior de vagas.
    O relatório do IBAMA é contundente ao alertar sobre a expectativa ludibriosa que o projeto exerce na população: “por outro lado, a expectativa de geração de empregos vem influenciando, sobremaneira, o grau de aceitação do empreendimento por parte da população. Neste sentido, torna-se necessário que a população local seja informada sobre as reais possibilidades de contratação de mão de obra (quantitativo, qualificação necessária, duração da obra, postos temporários e permanentes, etc)”.
    O debate sobre o Porto Sul, protagonizado por quem o defende, acontece à margem da lucidez, com discursos, textos e argumentos apaixonados, que escondem a verdade.
    O governador Jaques Wagner tem consciência de que se comprometeu com um projeto repleto de erros, ofensivo à legislação que ele mesmo ajudou a redigir (lei de proteção à mata atlântica).
    É inadmissível que Jaques Wagner, uma liderança política consubstanciada na luta pela democracia, e no confronto direto ao “carlismo”, e todo mal que ele representou, encaminhe este debate para o sensacionalismo.
    Quais são as “forças ocultas” contrárias?
    Ao invés de criar inimigos imaginários, não seria melhor explicar o projeto e expor todas as implicações que começam a surgir?
    Por que a empresa do Cazaquistão e o governo do estado consideram a divulgação do parecer técnico do IBAMA, uma ação temerária?
    Informações de interesse público que deveriam ser levadas à população, são encaradas como documentos ultra-secretos.
    Manter as pessoas fora da discussão lúcida, através de apelos sensacionalistas, não é, e nunca será, um componente da revolução democrática que Jaques Wagner tanto apregoa.
    Sobre Daniel Thame, merecedor do meu respeito, penso que não lhe é digno o título “desinformado útil”.

  6. O Porto Sul sequer tem projeto básico. Sem este projeto não é possível iniciar o estudo de impacto ambiental. E também não pode ser realizada licitação para construção. A circunstância de haver verbas no orçamento é irrelevante, se não existe o licenciamento ambiental e a licitação. Há vários anos a verba para a construçaõ da barragem em Itapé consta no orçamento anual da União, mas a obra nunca foi iniciada. A exemplo do Porto Sul sequer ocorreu o pagamento dos terrenos a serem desapropriados. Que o governador continue a divulgar obras que ficam sempre na promessa e nunca saem do papel va lá. Acredita e vota quem quer. Mas o conceituado jornalista, que deveria sempre ter uma posição crítica a quem está no poder, independente do grupo político, repita o conto do vigário de que a Globo e a Natura querem impedir o projeto é lamentável.

  7. A preservação do meio ambiente será certamente atendida se não for feito o Porto Sul. Não que eu acredite que o porto seja feito realmente, duvido muito. Acredito honestamente que seja uma mentira articulada para fazer a gente de idiota.
    No caso que ele realmente não seja implantado, teremos uma situação desafiadora para os ambientalistas. Aquelas simulações que se fazem nos canais da SKY, mostrando as cidades depois de ter desaparecido a especie humana, serão reais na cidade de Ilheus e municipios vizinhos , as pessoas terão migrado em busca do sustento e os ambientalistas ficarão para enfiar a cidade deserta no rab…

  8. PARABÉNS DANIEL, POR ESTE EXECELENTE EDITORIAL, COMUNGO COM VC SEM TIRAR UMA VIRGULA.
    LAMENTAVELMENTE EXISTEM IDIOTAS POUCOS ACULTURADOS, EMPRENHADOS PELOS OUVIDOS POR UMA MINORIA QUE SÓ OLHAM PARA O PRÓPRIO UMBIGO, ACOSTUMADOS A SEREM ENGANADOS DURANTE 40 ANOS POR UM POLÍTICO FARSANTE QUE SEMPRE CONDENOU A NOSSA REGIÃO AO ATRASO, QUE HOJE DUVIDAM, PARTIDARIZAM E COBRAM OBRAS MONUMENTAIS DE UM GOVERNO QUE SÓ TEM QUATRO ANOS DE VIDA. MAS O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO E CONCERTEZA MOSTRARÁ A ESSES “AVESTRUZES” QUEM ESTARÁ COM A VERDADE.
    VIVA A BAHIA, QUE HOJE É DE TODOS NÓS, E NÃO DE UMA MINORIA DESPOTA, QUE SÓ FIZERAM TIRAR DA NOSSA REGIÃO SEM NOS DAR NADA DE BOM EM TROCA, A NÃO SER O ATRASO E A MISÉRIA.

  9. É ter uma visão muito limitada um jornalista colocar este “projeto” como táboa de salvação da nossa região, a Bamin vai faturar (nada contra uma empresa faturar) e o entorno dauela região vai virar uma favela.

  10. Palavras, mais palavras, simplesmente palavras. Faltam ações. Logo, logo, transferem para outra região e o pessoal daqui ficará comendo jaca e chupando caroços de cacau. Acordem! Ilhéus e região precisam de progresso e os falsos ecologistas parasitas que apresentem projetos de desenvolvimento para a região.

  11. O problema não é ser enganado pelo ACM. Nunca fui nem votei nele. O problema é aceitar ser enganado pelo atual ou por qualquer governo. As obras não são cobradas, mas foram prometidas pelo próprio governador, algumas para serem iniciadas dias ou meses depois como a barragem de Itapé. ACM e SOUTO não fizeram. JW também não fez. Geraldo e Fernando também não fizeram a desapropriação da área, que no contexto anterior era de responsabilidade do Município. Não é preciso ser partidário para criticar Wagner. Nem é preciso agressividade para defendê-lo.
    Aliás o próprio governador clamou pela defesa do Porto Sul quando a administração pública sequer apresentou um projeto.
    O verdadeiro atraso político do Brasil (e em maior grau da nossa região) está neste partidarismo que é acrítico com aqueles que fazem parte do mesmo grupo e violento na crítica de quem pensa de modo diverso. É como a corrupção quem esta na oposição a condena e quem está no governo a exerce com a complacência da sociedade. Viva JW, o ACM sedutor!!!

  12. uteis são os interesses pessoais de meia duzia de empresarios mega milhonarios apoiados pela falacia de desenvolvimento. Desenvolvidos não são os investimentos em industria de base p vender a preço de banana e pior com governos abrindo as pernas dando subsidios para estas atividades altamente impactantes que só geram passivos ambientais impagaveis!!
    E

  13. Sou a favor do porto, mas o final do texto do Thame é deplorável.
    Fazer propaganda do governo do Estado… menos Thame, menos!!!

    E um pequeno detalhe, nem os ambientalistas nem os governistas tem estudos e projetos sobre os impactos do porto. Ambos “regurgitam” que suas idéias são a salvação para a região.

  14. “COM UM ALIADO DESSE, QUEM PRECISA DE INIMIGO?”

    Conforme sugestão do SOPHOS ao FORTUNATO, fui pesquisar no Googlo os feitois do GOVERNO LULA, e as principais obras do seu governo foram:

    Obra nº 1

    “FRAUDES NO PRINCIPAL PROGRAMA DO MINISTÉRIO DO ESPORTE”

    Principal programa do Ministério do Esporte, comandado por Orlando Silva (PC do B) o SEGUNDO TEMPO, principal programa do ministério além de gerar dividendos eleitorais, transformou-se num instrumento financeiro do Partido Comunista do Brasil (PC do B), legenda à qual é filiado o ministro. A reportagem do Estado foi conhecer os núcleos do Segundo Tempo no Distrito Federal, em Goiás, Piauí, São Paulo e Santa Catarina. A amostra, na capital e região do entorno, no Nordeste mais pobre ou no Sul e no Sudeste com melhores indicadores socioeconômicos, flagrou o mesmo quadro: entidades de fachada recebendo o dinheiro do projeto, núcleos esportivos fantasmas, abandonados ou em condições precárias.

    As crianças ficam expostas ao mato alto e a detritos nos terrenos onde deveriam existir quadras esportivas. Alguns espaços são precariamente improvisados, faltam uniformes e calçados, os salários estão atrasados e a merenda é desviada ou entregue com prazo de validade vencido.
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    Obra nº 2

    “VIADUTO e TÚNEL, LULA/SARNEY”

    O escandaloso oportunismo do LULA/PT corrói as noções elementares da civilidade política e impede o confronto honesto de idéias. São, antes de mais nada, agentes da vulgarização da mentira e da trapaça política. Seu único princípio — único — é conquistar o poder e nele permanecer. Os adversários de véspera podem se tornar aliados fraternos desde que aceitem se submeter às diretrizes do partido — e, nesse caso, o PT também sabe ser generoso. Lula, por palavras oblíquas, já chamou José Sarney de bandido em palanque. Hoje, o amor entre ambos é inquebrável e inquebrantável. Quem mudou? Nenhum dos dois! Feita essa consideração inicial.

    UM BOM EXEMPLO SÃO OS CARLISTAS HISTÓRICOS NO GOVERNO WAGNER, FOI A ÚNICA IDÉIA BOA QUE ELES TIVERAM, SENÃO A COISA TAVA MUITO PIOR, POIS O PESSOAL DA ESQUERDA SÓ SABE MESMO…

  15. O crime da vassoura de bruxa desempregou 250 mil trabalhadores de mão de obra especializada em cacau e o tal “débito” do cacau, se existisse pois é totalmente injusto já que o cacau foi vítima de terrorismo biologico, seria de um bilhão.Vejam que disparate; O investimento que poderá empregar apenas umas 2,3 ou 10 mil pessoas,é previsto em seis bilhões e só vai da emprego a alguns estivadores pois a mão de obra especializada, certamente virá de fora. Não seria melhor investir no cacau, onde 97% dos cacauicultores são pequenos e mines produtores que estão vagando nos Nelson Costa da vida, Baianão de Porto Seguro e fazendo de Itabuna a cidade mais violenta do Brasil?

  16. Zelão diz: – Entre a salvação eterna e o fogo do inferno

    “O povo, essa eterna massa de manobra”

    É sempre em nome do povo e em defesa dos seus mais “nobres interesses,” que os políticos conclamam o povo para a defesa dos seus projetos pessoais ou de grupos que os financiam.

    Nunca, porém, a esse povo é dado o direito da verdadeira escolha (apesar de delegada através do voto) das verdadeiras intenções e das consequências desses projetos ditos salvadores.

    O projeto de construção do Sistema Intermodal da maneira que está sendo apresentado à população regional e no momento difícil que a mesma está vivendo, é terreno fértil para o “oportunismo da salvação.” Quem estando desempregado e sem preceptiva, não abraçaria, sem maiores questionamentos, uma promessa de “salvação futura?”

    Assim como deve ser dado ao povo o direito de conhecer os “benefícios presentes” deste projeto, deve ser dado o direito de conhecer os “malefícios futuros.” O povo saberá escolher e da sua escolha não poderá se queixar no futuro.

  17. “PRIMEIRA GRANDE OBRA DO PT BAIANO NO GOVERNO DILMA”

    Os senadores Walter Pinheiro (PT), e Lídice da Mata (PSB), começaram as suas carreiras políticas combatendo o senador ACM. Mas em 2010 eles foram eleitos senadores.
    No senado o primeiro ato dos dois foi votar em Sarney para presidência do Senado. Isso mostra que o discurso ficou no passado, hoje os dois apóiam a forma de fazer política do coronel Sarney.

    COISAS DE BRASIL, 90% DA POPULAÇÃO DO PAÍS ACHAM O Sarney O PIOR POLÍTICO DO MUNDO, ESSES MESMO 90% APOIARAM O GOVERNO LULA E ACHAM QUE ÊLE FOI O PRESIDENTE MAIS IMPORTANTE QUE O BRASIL JÁ TEVE, SÓ QUE: ESSE MESMO PRESIDENTE VEIO A PÚBLICO EM REDE DE TV E JORNAL DEFENDER O Sarney, PARECE MAIS AQUELAS FAMIGERADAS EQUAÇÕES DO 2º.

  18. Wagner que culpados… “forcas ocultas”que ele sequer sabe identifica-los, faz isto para mascarar a incompetência de seu governo, passados quatro anos a estrada de Itabuna para Ibicarai demonstra bem o seu compromisso com o povo de itabuna, e de longe o pior trecho ate chegar Conquista.
    O Porto Sul sera intensivo de capital, serão investidos milhões de reais , os equipamentos serão importados da China, os montadores super especializados coisa inexistente por aqui. Depois da conclusão o Porto vai operar com pouquíssimos trabalhadores, talvez sobre algum para a região, afinal uma obra deste tamanho vai precisa de vigilantes e faxineira, isto vai sobrar para os da região.
    Ilheus deveria se qualificar para o turismo, esta indústria e a que mais emprega por capital investido, nenhum lugar da Bahia tem praias tao belas quanto a do litoral norte do município,
    Quem duvida disto e so verificar o que Mucuri no extremo sul da Bshia que tem uma das maiores industrias de celulose do Brasil convive com o analfabetismo e pobreza de seu povo.
    Nao caiam no canto sa sereia…

  19. CONTINUANDO O COMENTÁRIO DE To de olho:

    “MAIS UMA LENDA AMEAÇADA”

    Era uma vez a lenda da queda da desigualdade no Brasil, já desmontada.
    Agora, todo mundo sabe que o que caiu foi a desigualdade entre salários, mas não entre a renda do capital e a do trabalho. E esta é a desigualdade de fato obscena.
    Muito bem. Agora, surgem dados que põem em dúvida até a queda tão celebrada da desigualdade entre assalariados. São dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), organismo oficial e bastante empenhado, de resto, na propaganda do governo.
    O que diz o estudo? Que o desemprego aumentou entre os 10% mais pobres no período 2005-2010. Exatamente o período em que tanta gente se ufanava de que a desigualdade diminuíra.
    Vejamos a comparação: em 2005, 23,1% da população mais pobre estava desempregada. No ano passado, esse número saltou para 33,3%. Já entre a parcela da população de maior poder aquisitivo, o desemprego diminuiu 57,1% nesses cinco anos. Caiu de 2,1% para 0,9%.
    Mais: o desemprego entre os mais pobres, que era 11 vezes maior em 2005, pulou para 37 vezes mais cinco anos depois.

    (Clóvis Rossi, Folha de S. Paulo)
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    MATÉRIA DESSE TIPO NÃO SÃO PUBLICADAs COMO DEVERIA PORQUE AS ESTATAIS (Petrobras, Correios, B B e a Caixa) BANCAM QUASE 100% DAS RECEITAS DA GRANDE MÍDIA, INCLUSIVE DA GLOBO QUE OS PETISTAS TANTO RECLAMAM.

  20. Prabens Daniel. Essa turminha dos “verdes” nao vao mudar nunca!Se a regiao começar a mudar com porto, ferrovia. ZPE, Aeroporto internacional , vai acabar o discursso deles.Entao é obvio que esperneiem.Contudo achamos que devam respeitar o maximo a natureza ( como ja estao fazendo) e que o progresso venha para melhorar a nossa regiao !No mais …. è aquele mesmo dicurssinho da Marina e do seu Vice que provavelmente devam estar orientando seus pupilos que nao brigam sem sentido, principalmente referente aos pecuniários.

  21. esas pessoas que são contra a construção do modal falam como se essa area já naõ tivesse sendo desmatada. então vou contar um breve acontecimento ; no retiro um povoado proximo a ponta da tunha( explicação pra quem nunca esteve no local) tem uma pequena vila chamada tibina nome esse de uma arvore que antigamente existia naquela região , porem hoje não existe mais. Não porque se derrubou pra contrução do porto e sim para dar espaço para casas sitios fazenas etc… da tal TIBINA restou apenas o nome. a arvore da mata atlántica sumiu desapareceu .

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