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Derba ainda não tem projeto para área do Atacadão e Makro, na BR-415 (Foto Pimenta).

– Área tem fluxo de 10 mil veículos por dia, segundo PRE

O Derba ainda não tem um projeto que reduza os riscos a motoristas e pedestres que transitam na área onde estão instaladas as lojas do Makro e do Atacadão, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415), a dois quilômetros de Itabuna. O trecho é dos mais perigosos da rodovia e os riscos ficaram ainda mais acentuados depois da construção dos dois empreendimentos.

O movimento naquele trecho chega a aumentar em até 70%, a depender do dia da semana. De acordo com a polícia rodoviária estadual (PRE), circulam aproximadamente 10 mil veículos por dia nesta área. Já foram registrados diversos acidentes no local.

Os motoristas reclamam que os riscos são ainda maiores quando veículos tentam fazer manobra para sair do Atacadão, situado à margem esquerda da rodovia, ou entrar no Makro, na margem oposta. Estes acessos ficam próximos a uma pequena ponte e a área possui sinalização deficiente.

Em janeiro, uma carreta que seguia de Ilhéus para Itabuna não conseguiu frear a tempo de evitar colisão com uma caminhonete F-1000. O motorista do veículo menor foi levado em estado grave para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (confira aqui). As colisões se sucedem, assim como os pedestres que arriscam atravessar a pista entre uma loja e outra ficam cada vez mais expostos.

Colisão em frente ao Makro deixou homem em estado grave (Foto Ana Messias).

O blog tentou contato com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), Saulo Pontes, mas ele estava em reunião. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o Derba já fez um “levantamento da situação e está sendo elaborado um projeto de segurança para o local”.

O Pimenta ligou para o escritório do Derba em Itabuna e o engenheiro Fernando Sanches alegou falta de autonomia para dar informações sobre os resultados do levantamento e o que será feito no local.

Tanto o Derba como a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) poderiam dar uma resposta mais adequada para um problema sério como este. O governo do estado brinca com vidas?

0 resposta

  1. Acho que o projeto deveria preceder a autorização para a construção das lojas, visto que que a área já era considerada de risco.Uma vergonha!

  2. Muito simples, como em qualquer entrocamento a solução é reforçar a sinalização e construção de dois bons quebra-molas.

  3. Basta que coloquem a chamada “costela de vaca” para aviso aos motoristas, placas de aviso e dois quebra molas .
    Não é tão difícil assim não acham ?
    Cecília Maria

  4. Se fosse em Salvador, eles já tinham construido um elevado, evitando o cruzamento dos carros com quem trafega na pista principal, mas como é no Sul da Bahia, …?!?!?!

    Vergonha, …!!!

    Triste Bahia, …!!!

  5. Não se esquecam que estamos no brasil; e o derba é genuinamente brasileiro. as margens das estradas já estão tomadas de estacas e árvores vom menos de dois metros. Um grande risco para veículos e tudo mais. Eles não estão nem aí.

  6. Com pouco tempo de inaugurado aqueles estabelecimentos comercial e já aconteceu um grave acidente, sem contar com os que são evitados todos os dias. Se os ogrãos responsáveis pela manutenção da rodovia não tomarem uma providência com urgência vai acontecer uma tragédia naquela imediação. Deus ajude que não ocorra, ai depois de aconteder vão logo tomar uma providência. Passo todos os dias naquele local e já presenciei varios principios de atropelamento e acidentes. O certo é colocar um quebra-mola antes e outro após aos dois mercados.

  7. Estão esperando morrer alguém ou algumas pessoas pra tomarem providencia,se não tem projeto,que faça quebra-molas,redutores de velocidade qq coisa assim,até as tartarugas fazerem um projeto e colocar em prática.

  8. Vamos ver a coisa sem paixão.
    A área é muito bem sinalizada.Sim senhores.
    Acontece que neste acidente e em muitos outros que ainda acontecerão será sempre porque o motorista não faz o contorno como tem que ser feito.
    Exemplo:
    “Sai do atacadão em direção a Itabuna, e entra logo na pista de rolamento, ao invés de cruza-la e pegar o acesso correto perto do Makro.” Se uma “misera” desta mnorresso sosinho, era um grande favor que fazia a todos.
    Fernando
    Ilheus/Ba

  9. ROTUNDA.

    A solução para este “trôço” da rodovia BR415, seria a criação de uma ROTUNDA. Com isso os motoristas que veem nos dois sentidos, abrandariam a velocidade para contornar a mesma ou seguir em direção aos Mercados. Sem contar com a facilidade dos utentes destes H. Mercados.

  10. Essa area precisa de Quebra molas – SENTIDO ILHEUS/ITABUNA esse colocado alguns metros antes das entradas das lojas de atacado e ITABUNA/ILHEUS, sendo que esse seja colocado antes da saida do semi anel de quem vem pelo Los pampas, assim os veiculos transitariam em baixa velocidade nesse trecho o que evitaria acidentes absurdos provocados por imprudencia. Tambem para coibir ainda mais a velocidade a colocação de radares, ja que os nossos motoristas respitam mais as sinalizações quando sentem que o seu bolso pode ser mexido

  11. Zelão diz: – Põe na conta!

    Os usuários da BR 415 – trecho Ilhéus a Itabuna, podem aguardar “um pouco mais” pela solução dos problemas.

    Para quem já esperou acreditando nas “promessas” de duplicação do trecho daquela rodovia, pode “continuar” esperando e acreditando, que assim que a “promessa se cumpra,” os problemas que hoje ceifam vidas e patrimônios dos usuários, serão resolvidos. Enquanto isso; é continuar esperando e acreditando.

  12. Soluções simples à espera de projeto? Vamos fechar por 30 minutos a rodovia. Em menos de dois dias teremos projeto e ação. A solução mais viável é a dos quebra-molas nos dois sentidos e placas de sinalização. Para isto precisa de projeto? Cadê o resultado dos impostos que pagamos anualmente para a manutenção de rodovias? Acredito que se a população se mobilizar em protesto, o governo fará a sua parte. Vamos fechar a Rodovia amanhã por 15 minutos, como alerta.

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