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Do Política Etc:

Do alto do trio elétrico de Ivete Sangalo, o ídolo teen sertanejo Luan Santana proclama que sua maior admiração ao povo baiano se deve ao fato deste ser “um povo patriota”. O garoto confundiu patriotismo com a defesa veemente dos valores locais, o que em alguns casos poderia ser definido como bairrismo. Patriota é quem tem amor pela sua pátria e, desde que façamos um favor ao artista e consideremos a Bahia como nossa pátria, está tudo bem.

O “patriotismo” baiano se revela exacerbado neste carnaval, em que muitas vozes se levantaram contra a proteção conferida pela Rede Globo à folia carioca. Sobrou também para a Band, que este ano deu mais espaço ao Carnaval de Recife, e até para o SBT de Seu Sílvio. O baiano, por assim dizer, se arretou.

Na TV, zapeio em busca de algum canal que mostre algo sobre o Carnaval da Bahia. Paro na TVE, onde o destaque foi a belíssima festa do Pelourinho, uma homenagem aos velhos carnavais, na qual até criança curtia músicas como Chão da Praça e Vida Boa. Bem diferente da música que diz: “Lex Luthor e Coringa roubou o laço da Mulher Maravilha”. Gilberto Gil tenta ser delicado, mas há uma ironia no ar: “não se pode exigir que esse povo se atenha à norma culta”.

Do Pelô, emanam belos acordes. “Olhos negros tu és tentadores/ Às multidões encantou…”. Encantava o público diminuto da TVE, pois a maioria assistia à guerra do bem contra o mal nos circuitos Dodô e Osmar. O bem, encarnado pela Mulher Maravilha e pelo Superman. O mal, por Lex Luthor, Coringa e a Rede Globo.

O responsável pelo marketing do Itaú, banco que apoiou o carnaval soteropolitano, reclamou da pequena exposição da festa. Acha que ela está se restringindo à posição de evento regional, quando deveria ter dimensão nacional.

Eu, humildemente, acredito que antes de se discutir a dimensão do carnaval baiano, é preciso encontrar uma definição para a festa, debater se ela evoluiu ou se está regredindo. Parece discurso saudosista, mas a verdade é que a coisa está feia e, sinceramente, às vezes dá vergonha.

Já não vou a carnavais há muito tempo, mas participar de uma festa para ouvir músicas como uma da banda Chicabana (um Chiclete com Banana made in China), que diz “E você me adoraaaaa/ E me acha f#%daaaaa”, é demais, não dá.

Está na hora do Carnaval da Bahia se reinventar e os Levanoiz da vida precisam ter a humildade de ouvir os artistas que fizeram esse estado ser reconhecido por sua riqueza cultural. Menos discurso de vítima e mais esforço para transformar essa esculhambação que aí está em um produto digno de ser mostrado ao mundo.

Por enquanto, a beleza fica por conta da autêntica e espontânea alegria do povo baiano, que tem festa no espírito. Baiano pula e dança até com baticum de panela, mas o som que se ouve hoje é de doer.

Ricardo Ribeiro
ricardoribeiro@pimentanamuqueca.com.br

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  1. “Menos discurso de vítima e mais esforço para transformar essa esculhambação…”

    Falou bonito!!

    Esculhambação ainda é um termo bem superficial e educado…

  2. Se a música fosse: “Superman was weak, the penguin played Kryptonite, Lex Luthor and Joker, Wonder Woman stole loop.”, ai seria lindo…

  3. Ah que nada, as emissoras deviam pensar o seguinte: “quem está em casa não quer ver carnaval na Tv” por dois motivos: ou está quebrado ou não gosta, não tem opção nos canais abertos, só mostra carnaval seja de Recife, Salvador ou Porto Seguro!!

  4. É lamentável….mas do jeito que ta indo vai se confirmar o que foi dito naquela ocasião que “o baiano só toca berimbau porque só tem uma corda”.

  5. Baiano não fala “arretado”, e sim “retado”.Se você é daqui, pra que essa autocaricaturização?

    Quanto ao Carnaval em si: ele é rico e diversificado, e seria bom que a Globo não distorcesse os fatos para tentar mostrar que isso aqui resume-se à compra de abadás caros.

    Outra coisa: Carnaval é uma festa que mobiliza o corpo.Se as músicas conseguem mobilizar o corpo e fazer o povo dançar, ótimo.

    Além do mais, singularizar o fracasso do Carnaval como sendo um fracasso baiano é forçar a barra.Faz séculos que o Carnaval carioca não tem uma letra boa (sempre os mesmos clichês), que o samba virou uma marcha acelerada, mas ninguém o ataca.O que não faz ter o monopólio nacional da mídia, hein?

    Acho que falta ao baiano mais orgulho de si e menos vontade de abaixar a cabeça perante os outros.Deixemos de ser provincianos deslumbrados.

  6. Concordo com o texto, só queria frisar que a chicabana (um rascunho do chiclete) canta, não é de autoria delees. é uma versão da roqueira baiana Pitty. E como na maioria dos casos, essas versões rídiculas acabam por estragar asa músicas…

  7. Concordo em parte com o que foi dito no texto. O carnaval de Salvador caminha para a mesmice. Precisa, urgentemente, ser reformulado. O folião não se atém a essa perspectiva, mas a sugestão é mais do que válida.

  8. A música baiana hoje é um lixo.Os Chicletes da vida já deram o que tinham que dar. Só muda a letra, a música é sempre a mesma, quando não é pior.

    Aposentadoria neles.

  9. Concordo com a opinião de que o estado da Bahia deverá se concentrar na autoria de canções educativas e que valorizem cada vez mais o ser humano. O povo está precisando de música não só para dançar, mas para aguçar os ouvidos, que são cada dia mais encalçados pelas letras musicais sem maior cabimento.

  10. esse trecho que vc colocou da chicabana não é na verdade uma música da pitty???

    no mais, assino embaixo. carnaval na bahia passei quando era bem criança. desde meus 15 anos, minha saga eh fugir daqui nessa epoca.

  11. Aqui no RS o que se falou sobre o Carnaval da Bahia num telejornal foi de arrasar. Mostraram várias cenas de pancadaria e concluíram com a frase final : “- Esse é o carnaval da Bahia!” Acho que foi no Balanço Geral da Record.

  12. Pimenta,

    O carnaval baiano esteve sendo transmitido em muitos sites e portais, por exemplo, MSN, Uol, Terra e teve um piloto no Youtube que teve mais de onze milhões de acessso. No domingo de carnaval, a audiência da Globo nas duas primeiras horas de folia, estava em a 15 pontos em SP, ou seja, nessa hora, na capital paulista, apenas oitocentos e setenta mil televisores estavam ligados em SP na Globo, outros no mínimo, estavam viajando, outros dormindo, vendo outros canais e na Web, penso.

    Na medição de segunda, o Ibope, esperto como sempre, não mostrou os índices de SP, mas mostrou o do Rio, pois o carioca, como o baiano, também acompanha o carnaval de casa. Então, não vamos saber qual foi o índice da capital paulista que é uma referència nacional.

    Não há dúvida de que a Globo está queimando o carnaval baiano. Mas não é só a Globo, o fato é que o carnaval do Rio ia mal das pernas e eles tiveram de tirar o carnaval de rua das cinzas. Para issso, o governo do Rio a Globo agem em conjunto, pois os números do turismo no Rio no carnaval, têm sido inflados pelo governo e pela divulgação das Organizações Globo. Moro no Rio e na Zona Sul e sei que o maior fluxo de turismo no Rio é durante o Reveillon. O fluxo não é o mesmo no carnaval, para você ter uma idéia, no andar do prédio em que moro, há cinco apartamentos para temporada, durante o Reveillon é pouco o período que fica algum vazio, mas durante o carnaval é pouco o período que tem alguém.

    O que a Globo faz? Todos os blocos que saem são mostrados no jornal dos Marinho a multidão, mas atenção, desconfie dos números, viu? Eles sempre inflam. Não pense que havia dois milhões de pessoas no desfile do Bola Preta, isso é coisa do governo e da Globo, para fazer chamariz.

    A Avenida Rio Branco onde a Bola desfila tem dois quilômetros, na Rio Branco que dá acesso ao Aterro está a Cinelândia, o Bola estava na Cinelândia e na Rio Branco, eles disseram que tinham dois milhões de pessoas. Detalhe, o Galo da Madrugada com um milhão meio de pessoas sai, com 26 trios elétricos, 40 orquestras de fanfarra. A Bola tem uma banda com menos de cinqüenta músicos.

    Não acreditem nos números divulgados, são sempre números absolutos para impressionar. Na tomada aérea do Galo, você vê o Recife Velho e o Recife antigo tomados de gente, num percurso muito maior do que os dois quilômetros da Rio Branco. Mas este é o trabalho de resgate de divulgação da Globo, ela não vai permitir que o Rio fracasse com o seu carnaval..

    O que eles fizeram? Assim como o governo de PE, pegou a Band para transmitir o desfile do segundo grupo no sábado à noite e tirar a imagem do carnaval da Bahia nos dias do carnaval carioca. Mas o fato é que o carnaval da Bahia, não aparece na Globo mas o seu tempo em portais e tvs são maiores do que a Globo.

    O chororó, é porque vocês estão acostumados a serem pautados pela Globo como telespectadores e se não forem vistos lá, ta ruim. Ora, se é assim que for realmente verdade, qual a o caminho para você telespectador que não gostou disso?

    Pense, atente para os programas além do que sua mente está bitolada e veja se vale a pena assistir a uma tv em que o Brasil não é visto da forma como deve ser. Se você for capaz de ser um telespectador atento, como você foi no carnaval, ou seja, você não se viu. Não foi mostrada a sua cultura, seja ela chula em algumas músicas, seja ela bela em algumas agremiações carnavalescas. Se você não se viu, é porque há pessoas que estão insatisfeitas com de alguma forma ou não, com aquilo que a sua cultura representa. Ou seja, como produto, o carnaval baiano é muito mais rentável.

    Ele é mais aceito do que o carnaval de Escola Samba que a Globo exalta, mas exalta por audiência, não por mudar a vida daquelas pessoas. O carnaval baiano que é tão criticado, o discurso do carnaval democrático que dizem que a Bahia não faz, também está por trás disso. Eu queria saber qual o carnaval que não tem custo? O que dizer do governo subsidiar as Escolas de Samba? O que dize dos bonecos de Olinda terem a mesma coisa? O que dizer da ajuda aos blocos afro, que sempre reclamam que é pouco? Enquanto os blocos de trio buscam patrocínio privados?

    Até parece que é barato colocar um trio na Avenida. O que é melhor é que cada carnaval tem a sua característica, mas o baiano acaba pagando um preço maior, porque tem uma intensidade maior de jovialidade, é o carnaval nacional, mesmo sem as luzes da Globo.
    Sim, é nacional., porque quando termina o carnaval, são os artistas da axé que farão as micaretas Brasil afora, não são os bonecos de Olinda nem as Escolas do Rio.

    A micareta que era tipicamente baiana saiu das fronteiras baiana e ganhou o Brasil. Os artistas baianos tão criticados trabalham o ano inteiro, tão criticados por apresentarem o mesmo dos mesmos, estão há mais de vinte anos convivendo com isso. Se não fosse um produto tão bem de ser vendido, o Itaú não veria os espaços que devem ser conquistados.

    Os números do carnaval baiano falam por si, você pelas imagens da TV de que não são coisas infladas para impressionar, mas é que de fato a cidade coloca mais de dois milhões de pessoas que vão as ruas a cada dia da folia. Isso o torna o maior carnaval do mundo que, por razões internas de bairrismo, publicidade e disputa idiotas, que todos poderiam sair ganhando com o turismo, até o prefeito do Rio, a semelhança do que fez Recife nos anos noventa, quer proibir de tocar axé.

    Ora, você sabe algum samba-eredo dos últimos dez anos de alguma escola do Rio ou São Paulo? Alguém fora de seus estados cantaria como sucesso de carnaval como era no passado? Não, mas alguém saberia cantar uma música boba de carnaval, por exemplo, o hit Liga da Justiça. São as músicas de axé que são cantadas há mais de vinte anos. Você já viu que a Globo para dar uma levantada todo ano mostra marchinha no fantástico?

    Pois é, tenta de todas as formas ressuscitar o carnaval de rua do Rio, porque sabe que o carnaval da Sapucaí só atrai os cariocas e alguns paulistas que vêm para cá para curtir a praia no carnaval, porque São Paulo é onde tem a maior leva de pessoas que viajam no carnaval. Mas há uma vantagem da Bahia e Recife em relação ao Rio nisso aí, há muitos nordestinos e filhos destes que viajam para o NE de dezembro a junho. O carnaval terminou para o resto do país, mas para os baianos, sobretudo seus artistas, está apenas começando, porque até julho eles terão suas agendas a serem cumpridas.

    Há, também, a questão da Globo com o Clube dos 13 que ela rachou para impedir a Record de ter chance de levar, se ela começar a queimar a Bahia, como já está fazendo, tem chance de negociar com o Corinthians e este, que a planta sequer saiu do papel, conseguir fazer seu estádio, pois até nisso os nordestinos, alguns para não ofender ninguém, se deixam pautar pela Globo, pois a transmissão do campeonato carioca para o NE sempre prejudicou os times daí, afinal, sempre existiram apenas Flamengo e Corinthians o que, a opção por estes dois, os demais times são coadjuvantes, pois aparecem apenas em jogos televisivos quando jogam com estes dois ou ocasionalmente.

    Está na hora de se falar mais sobre isso no país, para que as coisas comecem a mudar. Do contrário, vão sempre querer bancar o esperto com seus apresentadores sempre sorrindo. Ou agir como sempre agiu, ou seja, no morde e assopra. Agora ela tentou queimar a Bahia, depois quando vir seu Audiência despencar por estas bandas, vai começar a fazer programas que mostrem a Bahia, sempre sorrindo os seus apresentadores. Mas quando chegar o carnaval, a TV Bahia preparará uma série de reportagens negativas, como fez agora, para tentar minar mais uma vez. E, como sempre, nós baianos pagaremos o pato.

  13. adorei o texto. eu também fiquei em casa assistindo a transmissão pela tve. que deu um banho na transmissão. é preciso sim rever o carnaval da bahia. segundo pesquisa 85% da população de salvador e folião pipoca. tem que acabar com a tentativa de se torna cada vez mais o carnaval de salvador em carnaval comercial.

  14. Outra coisa também, quando se fala de carnaval, para tentar derrubar, é sempre o carnaval baiano que não inova. Ora, mais inovado do que isso, só mesmo a cada ano com as próprias inovações, blocos sertanejos, Djs, atrações internacionais, apesar de eu entender que com o Youtube transmitindo ainda não temos a dimensãod o alcance disso, pois apenas como piloto mostrou mais de onze milhões de acessso. Detalhe, ao longo do ano estes vídeos serão imensamente acessados. Mas isto ajuda a Bahia melhorar mais e mais seu carnaval o que a dá uma experiência fantástica em festa de rua, inédita no país pelo número de pessoas nas ruas todos os dias. Em seis dias de folia com mais de dois milhões de pessoa nas ruas, teremos mais ou menos sem números absolutos, mas tão somente pelo tamanho da folia que pode ser visto de helicóptero, pois há dois anos as pessoas pagam para sobrevoar os vinte quilômetros de folia, então não é mentira que circulam mais de dois milhões de pessoas nos três circuitos oficiais e os carnavais de bairro.

    Portanto, se temos mais ou menos mais de dois milhões de pessoas nas ruas, em seis dias de festa, temos mais de onze milhões de pessoas que vão repetidamente às ruas. Não é pouca coisa, isso gera toda essa pendenga que vemos e que a Globo entrou para tentar derrubar. Cabe aos baianos ficarem atentos e se darem conta disso. Discutirem este assunto em casa e observar mais esta emissora, pense além do que ela te mostra. Eu sei que os baianos tem um juízo de valor muito interessante. O povo carioca tem muita gente boa, é brasileiro como todos nós, não esqueçam de que o Rio foi colonizado pela população de mercenário que veio de Portugal com Estácio de Sá para expulsar os franceses e este, estando aqui, levou gente da capitânia de São Jorge dos Ilhéus, Porto Seguro e Espírito Santo, ou seja, foram originariamente gerado pelo invasor com estes elementos. Há, portanto, protobaianidade.

    Não esqueçam de que o samba foi trazido par Rio pela diáspora baiana; o samba, que tem origem num passe do ijexá para chamar Iansã, trazido por tia Ciata e outros.Não fiquem irritados com os cariocas,são pessoas simpáticas e sei que vocês não ficarão, mas atentem para a Globo, pois ela pratica um capitalismo selvagem e se encontrar espaço para derrubar ela vai derrubar.

    Atentem para isso, a política é sempre morder e assoprar, há gente lá que se acha no direito de pautar a vida do país por aquilo que eles pensam. Assistam seus jornais, mas não parem apenas no que eles dizem, mas perguntem a vocês mesmos, por que eles dizem e vejam se a realidade condiz com o que é afirmado. Vocês têm senso par isso.

    Ela quer derrubar, mas não esqueçam que vocês são os únicos que podem impedir e no íntimo, sabem como. Mas mais uma vez ratifico, olhem além do que eles mostram e desconfiem, desconfiem sempre da notícia que eles estão dizendo, porque há provas suficiente em várias reportagens de que não são tão confiáveis como mostram ser. Mas à pela manhã, à tarde e à noite, você verá apresentadores de esporte, programas e telejornais, sorrindo para você como se fosse seu íntimo, como se estivesse sentado ao lado do sofá da sua casa e batendo um papinho amigo.

    Mas veja realmente se ele é íntimo, se a notícia é verdadeira, se a vida de glamour da novela será alguma vez paupável em sua vida. Se for, você está no caminho certo; se não for, acorde porque essa não é a sua realidade, nem de milhares de cariocas, mas uma realidade fictícia que tenta pautar a vida dos brasileiros por quarenta anos.

  15. As duras críticas as músicas baianas tem sido constantes. Isso não desmerece nem faz da Bahia um Estado esquecido no período carnavalesco. Fato.
    Ainda assemelham o carnaval dos dias atuais aos das duas, três décadas passadas… época essa, em que o trio estava sendo descoberto e os grandes nomes do Axé, MPB e por aí vai eram aplaudidos pela burguesia e oprimidos pela ditadura.

    Os Caetanos, Gilbertos, Chicos e Franciscos,naquela época eram apenas ‘cantores’, ao contrário de hoje em dia que como diria Faustão: “São Monstros de seus gêneros musicais.”

    Além do mais… Não foram as músicas que mudaram,elas apenas se adequaram a nova realidade. Uma realidade tão viva e constante no dia-a-dia não só do Baiano, mas do povo brasileiro.

    Aos que não ‘Kicam na latinha’, ‘desce com mão no t…co’, ‘chora na minha’ entre outros podem continuar ouvindo chicos e francisco, relembrando o passado ‘morto’ no presente ‘vivo’.
    VIVA A BAIANIDADE NAGÔ!!!

    Aos que criticam a BAHIA contentem-se ao som de Elba Ramalho, Alceu Valença e as velhas marchinhas.

  16. Na Bahia conversa-se muito e gosta-se muito de papear sobre o cotidiano, tentem colocar essa conversa no cotidiano, não falem com raiva, mas falem como bons observadores da vida que vocês são, ou seja, explorem o João Ubaldo e Jorge Amado que há em cada baiano para ver o cotidiano e análise isso fazendo como sempre, seus juízos. Se não for bom caia fora, não dê audiência, se não faz diferença, assista. Mas não esqueça de que a economia baiana depende muito disso, ainda que alguns ganhem mais ou menos. Mas o fato é que o carnaval que gera emprego coladinho com o turismo, bomba a economia baiana. Prova, disso o número divulgado pelo IBGE que mostrou que o emprego cresceu em janeiro e fevereiro na Bahia, exatamente por conta do verão que traz imensamente o turismo.

    E vamos entrar na campanha para a Bahia sediar a abertura da Copa, gente.

  17. Os números da folia na rede hoteleira estão aqui. Vou continuar torcendo para que o carnaval seja divulgado mais e mais no Youtube, pois tenho a convicção de que o Brasil e a Bahia sairão muito bem com esta transmissão, temos tudo para melhorar o índice de estrangeiro no país. Não esqueçam de que a praia do Porto da Bahia é a terceira praia mais bela do mundo considerada por europeus e americanos. E a Bahia por escolha dos leitores do NYT é o destino preferido dos americanos. O que precisa ser feito é melhorar isso par que seja feito de maneira certa. Não pode ficar brigando com Globo, ela se acha dona de pautar o país, mas a internet é maior do que a Globo, vamos nos atentar para isto, ainda que no Brasil o acesso seja considerado iniciante.

    http://www.itapoanonline.com/portal/plantao/noticia.aspx?nid=122200

  18. Mesmo com a proteção da Globo com o carnaval do RIO..ou a Band com o Carnaval de recife..

    TODO MUNDO quer vir para o carnaval de Salvador..
    circule em qualquer estado e verifique..

    O carnaval de Salvador não diminuiu, as politicagem rolou por baixo dos panos para melhorar na promoção dos eventos locais..
    ele tava crescendo tanto que a politica interviu..

    a BAND recebeu patrocinio pesado do governo de pernambuco..

    a Globo é a mais bairrista de todas..

  19. a Globo com um grade espaço para o carnaval do Rio, exigindo aos BBBs usarem a camisa daquela festa..enfim

    Agora uma coisa que me irritou mais uma vez neste carnaval é ver as TVs entrevistando os cantores..como Folião eu não gostaria, pq o meu bloco parou e paga-se caro por isso..

    as Tvs tinham que se limitar a transmitir o evento e não entrevistar, mostrar documentarios sobre a vida dos mesmos, etc..

  20. Zelão diz: – São só alegorias

    Ricardo;

    Objetivo como sempre, você com esse comentário análise, conseguiu se superar e até romper as “amarras de simpatia (risos),” que por vezes o prende ao governo petista do governador Jaques Wagner, governo que foi quem mais “chiou” com o que rotulam como “menosprezo da TV Globo” para com o carnaval baiano e, até mesmo um desprestígio para com a Bahia, o que pode ser, conforme o discurso governamental, mais uma das “forças ocultas” a se manifestar contra os interesses baiano.

    Absolutamente correto no “tom” e na “forma” os seus comentários atingem diretamente o ponto nelvrágico deste governo, que tem se mantido através da mídia, vendendo ilusões, nem sempre carnavalescas.

  21. Prezados,
    Acredito que há, no carnaval de Salvador, um modelo diferente dos outros e viável, tanto que é copiado em vários lugares.
    Mas aí há uma coisa: desde que a fórmula “trio-pipoca-cordão-axé” é copiada em todo lugar (em alguns tanto que foi até proibido), por que as pessoas deixariam seus lugares para virem aqui se têm coisa semelhante em casa? Creio que a resposta seria “aqui fazemos melhor”…
    Será que fazemos? Há Ivete (que é um show de/em pessoa), Gil e tantos outros consagrados, mas os principais sucessos hoje são de nível tão baixo (artístico e moral) e tão repetitivos… Está mais para “evitável” que “apreciável”.
    Eu até investiria um pouco do meu tempo assistindo Armandinho, mesmo tocando as mesmas músicas de sempre, com a maestria de sempre, mas os que têm sido colocados como as “atrações do ano” estão muito abaixo até mesmo da “Nega do Cabelo Duro” de tempos atrás…
    Não se tem inovado. Não invisto meu tempo nisso nem pela TV.
    Pagar passagem, hospédagem e até abadá, então, muito dificilmente, mesmo que tivesse sobrando.
    E não adianta reclamar. As emissoras só vão mostrar flashes das grandes atrações. Jamais as horas seguidas dos desfiles da Mangueira, Portela e companhia… Vai-se discutir e elaborar sobre o quê?
    A fórmula das escolas de samba do Rio é mais batida, mas é sempre um show de nível artístico internacional. É um velho sempre renovado. É a nossa Disney.
    Talvez seja pela disputa. A única disputa que tivemos em Salvador é a propagada, sabe-se lá se real, disputa Ivete-Cláudia Leite (parece-me mais fococa de Caras, Contigo e outras publicações do tipo).
    Podemos disputar com isso? Sim, mas temos que inovar (esta palavra está meio batida, mas acho que é isso mesmo), e investir em qualidade.
    Senão, pára de se incomodar e espernear.
    Essa, claro, é apenas uma impressão de alguém que não é artista ou do meio artístico. É uma simples opinião de ex-folião.

  22. Todo ano depois do carnaval alguem faz um texto pseudointelectual sobre as musicas do carnaval, fala serio.

    A musica é divertida e alegre como nossa Bahia, não temos e nunca vamos ter só musicas cultas.

    tenho orgulho da diversidade desse estado… um estado que tem de Dorival Caimy, Gil, Raul… ao parangolé, levanoiz que nem vc menciounou.

    É muita diversidade, para quem quer ouvir e refletir e para quem quer se divertir.

    Isso é Bahia !

    Tenho orgulho de ser baiano e dar beleza que é o carnaval da Bahia.

    Temos que valorizar o nosso, e não ficar criticando de forma preconceituosa e intempstiva.
    Deixa esse julgamento preconceituoso para o pessoal do sudeste.

    Abraços, e prox vez vai atras de um trio na Barra Ondina ou então no campo grande pra vc ver o que é o carnaval da Bahia.

  23. Caro Ricardo,
    as mídias hoje não se limitam à TV, pois o fenômeno internet – olha aí vocês como prova – se consolida cada vez mais. O carnaval da Bahia já teve dias melhores, concordo, mas não enfraqueceu tanto assim e há bastante soluções que estão sendo discutidas, como a volta com força total ao circuito Osmar e a utilização da cidade Baixa (essa ainda em estudo). Em relação às músicas, também não gosto desses pagodes ridículos ( o único que vi e aprovei foi o Chuá-Chuá,do Psirico), mas luto pelo direito das bandas tocarem o que quiserem. Essa sempre foi a tônica do carnaval baiano. E o interesse da Globo por Recife é que a Globo de lá é deles (a da Bahia é concessão) e a do Rio, também, então não têm que dividir patrocínios com as afiliadas. E lembre-se que carnaval é festa do improviso, da galhofa, do riso. E ficar “regulando” isso vai de encontro aos desejos de Baco. Aquele abraço!

  24. Parabenizo o site “apimentado”, saúdo o Ricardo, pois sempre fui meio..digamos…frio ao ler suas “mal traçadas linhas”, mas desta vez foi sublime, forte e inspirador…enfim, algo que deveria ser publicado, impresso e distribuído, pois retrata de forma direta e objetiva os estado escabroso de nossa cultura.
    Boa sorte ao Ricardo, espero que continue nesta linha de informação nos deixando com sede do próximo artigo.

  25. Uma coisa que eu sugeriria ao pessoal da Saltur, me parece que o prefeito não está agradando mesmo, haja vista as críticas de Daniela em cima do Trio.

    Mas com o Youtube, é preciso contratar atrações internacionais como já tem feito, mas atrações que sejam mais conhecidas, por exemplo, Shakira, Aguilera, R Martin. Enfim, sejam latinos ou não. O carnaval precisa contratar essa gente de peso, haja vista a visibilidade do Youtube.

    A música baiana é critiva inovadora, ritmista sempre dialoga cria e recria, um carnaval que é o maior nacionalmente e que agora parte para o internacional, precisa trazer atrações de peso.

    Seria bom lembrar que o bom da axé se deu por baianos que sempre levavam suas fitinhas cassete para SP, foi lá que o show de Daniela chamou a atençao no MASP.

    Hoje nos shows que são feitos do Brasil lá fora, são os músicos da axé que estão lá para celebrarem, em sua maioria, não que não tenham outros, mas eles fazem a maioria disso.

    Portanto, com os gigantes americanos chegando, com um mundo globalizado, por ser conhecido lá fora como é o Olodum e Brown, seria bom convidar astros da música business, isso deve ser feito com antencedência. Quem vem aqui apreciar o carnaval, vai curtir este astro, vai ver a divesidade musical e a Bahia vai dialogar com o ritmo caribenho e americano que tem suas origens na cultura negra. Já dialoga com a África, dialoga com os EUA no turismo étnico, o Olodum começou esse diálogo com Michael e Simon, Margareth dialogou com David Born, mas é preciso dialogar, a axé penetra todos os segmentos, o carnaval baiano é o único que consegue isso em termos sociedade internacional.

    O carnaval do Rio é bonito, mas mulheres seminuas não alcançam a todos, tem alcance imensamente maior no homem,não em todos os segmentos. Mas sobretudo na cultura que é criada no Brasil que as revistas e tvs mostram e o quanto os cinegrafistas exploram mostrá-la nos desfiles, para prender a audiência, claro.

    Mas as sociedades internacionais não são todas iguais, há alcances que o carnaval de salvador chega e o carioca não. Portanto, está mais do que na hora de começar a dividir o palco com atração de peso, pois os artistas baianos precisam ser lançados lá fora. São eles que fazem o carnaval do país. Ontem, Ivete ganhou disco de ouro pelo dvd Madson Square Garden, 500 mil cópias vendidas em tempos de pirataria. Significativo, diga-se de passagem.

    Divulgar o internacional casadinho com atrações de peso, levam os artistas baianos cada vez mais além de suas fronteiras. E, uma vez eles lá, bom para a Bahia, pois ganha a economia, ganha o trabalho de quem está envolvido nisso. É preciso pensar nisso com antecedência. Não vamos ficar discutindo internamente, o espaço já está conquistado, é preciso conquistar o mercado que chegou e já mostrou que é interessante, pois apenas piloto, foram mais de onze milhões.

    Vamos pensar e agir gente, vamos tirar o país dessa condição que chegou o turismo. É preciso pensar internamente, mas é preciso pensar externamente. Portanto, contratar uma atração de peso com antecedência, pois essa gente tem agenda cheia. Já pensou contratar o U2, Stones? Sei lá, alguém de peso. Inúmeras revistas especializadas falarão sobre isto, a turnê é sempre divulgada, a pessoa chega com antencedência, traz um monte de turista. Está na hora de se lançar para o mundo. Isso que é importante

  26. Música baiana, em estado de imbecilidade

    Pagode baiano usa expressões chulas, palavrões que são reproduzidos por crianças, adolescentes e jovens, e que empobrecem a cultura e reforçam a idéia de um estado analfabeto.

    Quando alguém pronuncia a palavra analfabetismo na Bahia, e se essa declaração parte de um acadêmico, branco ou da elite, parece tratar-se de racismo, discriminação e ódio.

    Quando dizem que o som do berimbau é simplório, e que qualquer um pode reproduzi-lo sem maiores conhecimentos instrumentais, por possuir apenas uma corda, logo diriam, é mais um que odeia as raízes baianas, suas influências e sua cultura. Isso já ocorreu na Bahia e deu muito pano pra manga.

    E quando dizem que a música baiana está cada dia pior, e que o pagode não passa de mais um sonoro palavrão multiplicado por milhares de incautos, ignaros e estúpidos, certamente repetiriam, trata-se de mais um a ver-nos como sub raça, desinformados e inconformados.

    Pois é. E quando essa declaração parte de um pardo, de origem negra e indígena, e que cursou apenas o segundo grau? Aí, certamente dirão, trata-se de um oportunista, um comunicador frustrado ou de alguém que não conseguiu galgar os seus objetivos.

    Pois bem, esse rodeio, meio despretensioso, mas importante, é para falar do grau de imbecilidade a que chegou a música baiana, principalmente ao pagode aqui produzido e consumido. Não falo do Axé, que apesar da mesmice, não usa palavrões nem ridiculariza a Bahia como Estado analfabeto.

    Como estudei numa das escolas mais influentes da Bahia, principalmente nos anos 50 e 60, o Colégio Central, participei da coletânea poética em homenagem ao sesquicentenário da instituição, fiz teatro e poesia nas ruas de Salvador, pronunciar algumas palavras (ões) e gestos obscenos da música baiana é assinar embaixo aos que dizem da Bahia no Brasil afora, a de que é um povo mal educado, e que só gosta de balançar o bundalelê.

    E vendo de perto, em algumas coberturas jornalísticas Bahia adentro, chego a interrogar-me quanto às minhas origens. E chego a duvidar que tivemos em nosso berço um Raul Seixas, um Castro Alves, um Wally Salomão, um Jorge Amado – que mesmo produzindo alguns palavrões, nunca foi um turpilóquio, e tantos outros que enalteceram e alguns que ainda enaltecem e fazem lembrar que tínhamos uma cultura.

    Mas, quando vou ao Campo Grande, e ouço Caetano Veloso dizer que Xanddy é lindo e que ele é uma das novas expressões culturais da Bahia chego a duvidar que sou baiano de verdade, daquele que comeu tripa seca e farinha de rosca pra não morrer de fome. E acho Caetano uma das maiores expressões da música mundial, apesar de requentar vez ou outra alguma música que no passado foi considerada brega.

    Aí me conformo e vou ouvir um pouco de Xangai, onde, entre as suas pérolas, fez o ABC do preguiçoso, que endossa a tese dos sulistas de que o baiano só é gente até o meio dia. E então o que será o baiano durante a tarde? É uma legião de trabalhadores, cujo estigma de preguiçoso foi amplamente difundido pelos meios turísticos, uma forma de falar da tranquilidade, da “maresia” e do sossego baiano.

    O saudosismo aflora e me remete à década de 1980. Lá, até 1985, os shows em Salvador, no projeto verão, no Centro de Convenções da Bahia, eram bastante disputados. No palco, Gil, Caetano, Milton, Beto Guedes, Barão Vermelho e tantos outros que arrastavam multidões. Na Barra, shows com Morais Moreira, Luis Caldas e Armandinho com A Cor do Som, encantavam e lotavam a praia.

    Retorno ao meu trabalho de coberturas de eventos com música baiana, e lá, estampada em minha frente, uma multidão de 20, 30 mil pessoas numa avenida. As meninas, os meninos, dançam como se tivessem sido libertados naquele instante. Mais parece um balé de zumbis, daquele extraído dos filmes de terror das décadas de 70 e 80. Ou então em um orgasmo coletivo, algo do tipo promovido por um César ou qualquer outro Calígula da nossa imaginação.

    E em uníssono, eles repetem as frases, os refrões e fazem todo o gestual obsceno para completar o enredo empobrecedor. E o vocalista da banda grita, berra e pede para que todos ecoem aos quatros cantos; “Aponte o corno aí, diga que é corno”. E todos riem, como num circo, mas deveriam chorar ao debruçar a cabeça no travesseiro.

    A grande maioria desempregada, deseducada e pobre. Desiludida pela face cruel do ensino que lhes oferecem nas escolas públicas, entregam-se aos bailes horrendos como se fossem a última ópera da vida deles. E se entregam de corpo e alma à missão.

    Os maiores patrocinadores da música baiana no interior são as prefeituras, que gastam somas vultosas em festas, micaretas, aniversários e inaugurações, contratando bandas que em nada enriquecem a cultura popular, em detrimento do folclore, das raízes de cada cidade e de sua história. E lá se vão tubos e mais tubos de dinheiro público pelo ralo.

    E voltam para casa sem saber um verso de Vinícius de Morais, sem ter-se envaidecido em ser brasileiro ao ouvir Pixinguinha, em ter-se delirado com os versos não menos preguiçosos de Dorival Caymi, em ter-se deleitado com a sonoridade de Bethania e Gal, ou ter-se maravilhado ao som poético de Gilberto Gil. “Esses moços, pobres moços, ah, se soubessem o que eu sei”, disse Lupicínio Rodrigues em uma de suas canções imortalizada na voz de Gilberto Gil.

    E aí vão me perguntar o que tenho feito para mudar o que já está construído. Nada. Sinto-me impotente. Apesar de radialista de profissão, jornalista por paixão, não consigo convencer ninguém do contrário. A música baiana vai continuar tocando assim durante muito tempo. Mas um dia acaba. Lutar contra o mercado é muito difícil. É uma máquina de fazer dinheiro a qualquer custo. E ninguém está preocupado com a educação, com a cultura, com o folclore. A mídia baiana enaltece, enobrece, escancara esses palavrórios como deuses. Até que duas meninas aparecem decapitadas numa esquina qualquer. De quem é a culpa?

    Vanderley Soares
    radialista/jornalista DRT 5892
    Editor do Jornal Gazeta dos Municípios/Alagoinhas-Ba

  27. O carnaval de Salvador é de fato a maior festa popular de rua do mundo. Parabéns aos comentários de Fernanda e ao Ricardo pelo texto, mas tenho que discordar contigo ao dizer que o Carnaval deve-se se reiventar, meu nobre, a cada ano o carnaval é reiventado, Os trios já não são mais os mesmos, os circuitos inovando a cada ano, os camarotes são um espetáculo aparte, os cantores que reclamam tanto de suas repetições, de suas baixarias, estão a cada dia inovando.

    Novos Hits embalando o povo, não só Axé, mas o típico pagodão, samba de roda, de mesa, arrocha, reggae, sertanejo, cantores internacionais, eletro, dj’s é uma mistura de ritmo que só a Bahia consegue ter, isto é invejado por quem quer que seja, é só fazer um pesquisa simples no sul e sudeste, os mesmo são loucos para passar ao menos um dia na magia desta cidade.

    O carnaval de Salvador é capaz de gerar riquezas(circular dinheiro) em todos as classes sociais, do catador de latinhas aos mega-empresários de blocos, e este impacto é antes, durante e após o carnaval.

    Tenho orgulho da Bahia ter uma festa como esta, rica em cultura e desenvolvimento financeiro.

  28. É isso mesmo sr. Ricardo, precisa dar um basta em tanta imoralidade, não se há respeito nem com as musicas e como tambem a coreografia, é uma vergonha, tem que se ter pelo menos um pouco de censura, pelo amor de Deus!!!!

  29. rpz, é feriado demaissss!!! vcs deviam estar falando da “esculhambação” de o país parar por tanto tempo pra apreciar a “esculhambação” aqui ou aculá.
    Fica o protesto!!

  30. Quem é que vai parar em plena avenida para analisar letra de música de carnaval.
    Já diz o ditado:
    A música não é para se entender é para sentir.
    Neste momento de empolgação o que basta é o ritmo e isso nós temos de sobra!
    Em relação a Globo ela já não assusta.
    O que está destruindo o Carnaval de Salvador são os preços dos abadas estão caros de mais.
    Eu acho que existe uma bolha nesses valores.

  31. Para quem acha que o carnaval ou a letra das músicas estão em baixa basta perceber que os outros estados copiam o carnaval de Salvador o ano todos nas famosas micaretas. Aposentar bandas como Chiclete com banana que arrasta foliões em todo Brasil? o grande problema é que existem pessoas que por mais que as músicas tem letra insistem em falar que bom era antigamente com olha a cabeleira do zezé, temos que observar que as coisas evoluem e temos grandes nomes do carnaval ainda, como exemplo essa grande banda acima citada, com belas letras. Vamos parar de ficar pensando só que o passado era bom e tal, claro que concordo também com a mediocridade das letras dos pagodes da vida

  32. Otimo o texto sobre o gosto duvidoso das composicoes musicais do axe baiano, tanto as letras pornograficas e a pobreza da musicalidade. Nao acrescenta em nada. Pra quem citou cantores como Caetano, Gil, Gal Costa etc, vale lembrar que eles representam o fino da MPB. Nao tem nada a ver com essa carencia musical, que vive a musica baiana. Ademais, se vc nao sabe, qdo foi criado esse novo ritmo que cadenciou o carnaval baiano na decada de 80 com Luiz Caldas, Sarajane, banda reflexus etc, alem de propiciar letras interessantes, tinha um ritmo um swing, muito gostoso de se dancar. Nao era essa batucada horrivel que infelizmente temos que ouvir forçosamente pois alem de ser de muito mal gosto ainda se ouve alto durante o ano todo. Mas, pra vc que gosta, deve ser muito interessante vc asistir sua filha, sua mae, sua esposa dançando na “boquinha da garrafa com o Kuduro ao mesmo tempo que rala a tcheca no chão” deve ser uma cena linda e vc com aquele som bem alto que daqui a um tempo seus ouvidos vao reclamar, dançando no meio de um monte de marmanjos e, vc requebrando com a bermuda baixa mostrando a regada da bunda. Que beleza! Isso e carencia. Eh melhor procurar um analista amigo seu. Franca

  33. Muito ótimo os textos da Fernanda e do Leandro Cardoso, que “liquidou a fatura”.

    Em tempo, segue os números da audiência da Globo. E lembrem-se Globo e Record são duas doenças desse país.

    Transmitidos pela Globo, os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio registraram médias de 10 (domingo) e 12 pontos (segunda).

    GLOBO (sexta):

    Mais você – 7
    O clone – 19
    Malhação – 22
    Araguaia – 26
    Ti-ti-ti- 34
    Insensato coração – 36
    BBB – 31
    Globo repórter – 24
    Carnaval de São Paulo (23h17m às 6h) – 11

    GLOBO (sábado):

    Estrelas – 13
    Caldeirão do Huck – 16
    Araguaia – 21
    Ti-ti-ti – 30
    Insensato coração – 28
    BBB – 22
    Carnaval de São Paulo (22h30m às 6h) – 12

    GLOBO (domingo):

    Esquenta – 11
    Domingão do Faustão – 16
    BBB – 16
    Fantástico – 18
    Desfile das Escolas de Samba do Rio (20h57m às 6h) – 10

    GLOBO (segunda):

    Mais você – 8
    O clone – 16
    Malhação – 18
    Araguaia – 23
    Tit-ti-ti – 31
    Insensato coração – 32
    Desfile das Escolas de Samba do Rio (21h10m às 6h) – 12

    GLOBO (terça):

    Mais você – 8
    O clone – 19
    Malhação – 24
    Araguaia – 27
    Ti-ti-ti – 33
    Insensato coração – 35
    BBB – 25
    Amor & sexo -14

  34. é verdade.
    depois que a bahia exportou um tal de” Ó PAÍ Ó “, o que deve se esperar dessa nossa cultura.
    é muito ridículo.
    e ainda se torna um filme. milagre não levaram pra o festival de canes. eles levam tudo quanto é merda pra lá.
    me poupem viu.
    olhe o nivel de músicas na avenida em salvador.
    pouca cultura mesmo.

  35. Se essa é nossa realidade (Leva Noiz, Arrocha, Psirico – Meu Deus,desde quando isso e música, isso é no máximo sonoridade elevada! – )então não vislubro nehuma luz no final deste túnel de horror! E a maioria se sente à vontade com esas hecatombes, pois se encontra num nível de cosciência equivalente, ou seja, nível de pitú!!!!!

  36. Oque me deixa mais espantado são as mulheres, que dançam ao som de músicas ridículas que as esculacham chamando as mulheres de vagabundas etc, fico pensando esses caras que fazem essas músicas devem odiar as mulheres, mais o pior de tudo são elas que se derretem ao som miserável dessas porcarias, tocadas principalmente na BAHIA. Onde esta a cultura desse povo?

  37. Paremos de valorizar a Carnaval Paulista e Carioca. Vamos puxar a sardinha para o nosso lado. Afinal somos baiano, ou pelo menos a maioria. Além do que somos o Melhor Carnaval do planeta e o que da mais lucro.

  38. @Franca

    veja so.
    >Sarajane: “vamos abrir a roda, enlanguescer, ta ficando apertadinha por favor, abre a rodinha”
    >Luiz Caldas: “pega ela ai, pega ela ai, pra que, pra passar batom, que cor, de violeta, na boca e na bobhecha”

    Depois me fale se o duplo sentido ja não existia desde àquela época? se vc pensar em qualidade de letra, o negocio começou errado!

    mas se vc pensar que do mesmo jeito o Harmonia do samba tem musica com baixa qualidade de letra, eles tem outras com boa qualidade musical tb.

    > Reflexus: a unica que cantava musicas de protestos e musica sobre a raça negra e a cultura baiana.

  39. o modelo do carnaval da Bahia da certo..senão pq todas as tvs transmitem e lucram.. pq todas as marcas querem exibir sua marca no carnaval da Bahia.

    Pq todos os estados querem copiar o modelo de micareta da Bahia?
    Pq o trio eletrico faz sucesso onde passa?

    Estive em MG em outros carnavais e quando se fala em carnaval por la, fala em musica da Bahia..

    Pq Pernambuco proibiu tocar musica Baiana no carnaval deles..pq estava dominando tudo..

    o modelo não ta gasto..o problema e a visão dos sulistas que vendem o carnaval como competição (melhor cantor, melhor musica, etc) e como Blocos caros!

    Bloco sempre existiu, desde a época das mortalhas..mas não é so isso..nunca vi as tvs mostrando a pipoca ou mostrando os blocos afro..

    Nunca via BAND mostrando o famoso encontro de trios na praça castro alves!

    e o carnaval da Bahia não é como o do Rio que tem votação de “melhor bloco”..

    isso é coisa deles e para eles!!!!!!!

  40. eu acho engraçado o carnaval de salvador é uma falsidade grande vejam só ,é uma exaltação aos negros blocos ligados ao movimento afro e tudo mais de bla bla .Agora vejam a falsidade la mesmo na capital é coisa rara ver um negro trabalhando nas lojas dos shopings alias so na limpeza nas TVS que figem gostar do carnaval os apresentadores tudo branquinhos ou seja este é o BRASIL uma grande PIADA .Musica bahiana ja morreu ha muito tempo hoje é so isso saudades dos anos 80 e 90 faz 12 anos que não sei o que carnaval alias pra mim ja acabou so resta a saudade

  41. funk,forró,etc…tem letras um pouco de duplo sentido tambem né.
    CARNAVAL,e para dançar.e ninguém faz melhor do que a bahia.tanto que agora começa as micaretas pelo BRASIL todo.
    inveja sete pecados capitais.

  42. Só pra registrar após tanta polêmica. O Luan Santana disse que os baianos são patrióticos porque carregavam as bandeiras da Bahia. Mal sabia o garoto q as bandeiras eram “DO BAHIA, O TRICOLOR DE AÇO”. QQ um q tenha visto na TV ou estava em Salvador pode comprovar como foi um sucesso nesse carnaval a bandeira do Bahia, agora de volta à elite do futebol brasileiro. Algumas tinham a marquinha do Bloco Camaleão do tb tricolor Bel Marques. Mas ele não deixa está cem por cento errado, pois a “Nação Tricolor” é realmente muito “Patriota”. Bora BAÊÊÊAAAA.

  43. Perfeita sua crônica! Perfeita!…Eu sou carioca e desde pequeno eu ouvia minha mãe e os mais velhos dizendo que o carnaval de rua do Rio estava agonizando e quase morrendo. E é verdade, estava mesmo!
    E hoje, lendo seu texto, eu pude concluir que a razão pela qual o povo foi se afastando das ruas foi justamente o fato de a festa ter perdido sua característica mais atraente: Deixou de ser “FAMÍLIA” !
    Sim, agora eu lembro que ouvia as pessoas reclamando que não podiam mais brincar nas ruas, porque só cantavam músicas de duplo sentido e que ninguém mais se fantasiava, só para poder exibir mais seus corpos e, consequentemente havia mais sacanagem; sem contar as brigas frequentes!
    Por conta disto, todos fugiram para os bailes dos clubes.O grande problema é que lá a sacanagem tb estava presente!
    Com isso, o carnaval carioca passou a se resumir aos desfiles das escolas de samba!
    Só que com o monopólio da Globo, as outras emissoras ficaram sem ter o que mostrar do carnaval, foi aí que a Band passou a mostra o carnaval da Bahia ( se não me engano, houve um acerto financeiro com o governo baiano) e ocarnval de Salvador passou a se projetar nacionalmente, conseguindo, até, entrar pro livro dos recordes, como o maior carnaval do mundo!
    Acontece que, não sei porque razão, o carnaval carioca, nos últimos 5 ou 6 anos, resolveu dar uma de Phoenix e ressurgiu das cinzas!
    No início, foram, apenas, os blocos tradicionais, depois foram surgindo outros e mais outros. Quase chegou a mil, mas quando este prefeito atual, o Eduardo Paes, assumiu, há 3 anos atrás, ele deu logo um “puxão na linha da pipa” e limitou a quantidade de blocos na cidade.
    E isto precisava mesmo ser feito. Só para vc ter uma ideia, o Cordão do Bola preta, que, há5 anos atrás, não chegava a ter nem 90 mil foliões; hoje, arrasta mais de 2 milhões!
    Outros blocos chegaram a 500 mil , como o Monobloco. O bloco da Preta Gil que começou, se eu não me engano, este ano, arrastou 200 mil!
    Mesmo antes da folia começar, ainda em janeiro, os blocos já começam a arrastar centenas de milhares de pessoas pelas ruas da cidade, nos finais de semana!
    Eu não sei quantas pessoas brincavam nas ruas há 5 atrás, mas não deviam ser muitas. Mas, há dois anos atrás, a prefeitura divulgou que foi algo em torno de hum milhão e, no passado, já pulou para 2 milhões e meio ( foi quando o Rio voltou a entrar pro GUINESS como o maior carnaval do mundo)e este ano esperavam 3 milhões, só que, agora, estão divulgando que 4 Milhões de pessoas brincaram o carnaval nas ruas do Rio, este ano!
    ISTO É DE ASSUSTAR, N ÃO É!
    A impressão que se tem é a de que se o prefeito não tivesse tomado aquelas medias para controlar o numero de blocos, esse número poderia ser ainda maior.
    É por isto, que a prefeitura do Rio já anunciou que para o carnaval de 2012 vai tomar medidas drásticas para diminuir os blocos de rua e, com isso, espera impedir que o carnaval carioca cresça ainda mais ; caro contrário, poderá haver um colapso na infraestrura.
    O turismo, por exemplo, foi outro setor que surpreendeu. As autoridades estavam esperando 750 mil turistas na cidade, mas o número chegou a hum milhão! Sendo que destes, 400 mil eram estrangeiros ( cerca de 16 vezes maior do que o número de turistas estrangeiros em Salvador)
    E ano que vem , com certeza, deverá se ainda maior, pois o carnaval do Rio tomou as páginas dos principais sites de jornais, revistas e tv do mundo inteiro.
    E por incrível que pareça, sabe o que foi mais elogiado pelos turistas que visitaram o Rio ? A SEGURANÇA? Não é maravilhoso? Poxa, pra mim , esta foi a melhor parte!
    Depois, eles elogiaram a cidade, o povo e a organização.
    Eu sei que o meu texto pode parecer meio que bairrista ou até mesmo ufanista, mas garanto que não é esta minha intenção, embora admita que sinto um grande orgulho de ver a capacidade que o povo fluminense/carioca têm de se reinventar!
    Por outro lado, me preocupa também a dimensão que esta festa está tomando. Até agora, as pessoas só têm brincado e as famílias voltaram a frequentar os blocos, mas se continuar a crescer nas mesmas proporções que tem crescido nos últimos anos, há de chegar num ponto onde as autoridades perderão o controle e a festa poderá descambar para um lado não muito agradável!
    E é isto que eu tô notando que está acontecendo com o carnaval de Salvador. Além de ter se tornado altamente comercial, ele deixou de ser povão, família.
    Porque, senão, me responda uma coisa: Nos blocos de Salvador há espaço para uma pessoas madura,idosa ou criança brincarem com segurança? Eu não sei, não conheço, mas pelo que vejo pela tv, só há jovens pulando que nem pipoca, empurrando uns aos outros de um lado ao outro !
    Sem contar que as músicas são horríveis.
    Semana passada, quando o prefeito do Rio proibiu tocar axé nos blocos cariocas, algumas pessoas criticaram.
    Outras defenderam o carnaval soteropolitano, dizendo que o carnaval carioca era muito chato, com aquelas escolas cantando a mesma música o tempo todo.
    Só que a qualidade de um samba enredo fica anos luz à frente de um “REBOLATION” da vida, não acha? Comparem letra e melodia de uma e de outra!
    Aí vem a eterna teoria de conspiração da Globo que diz que ela é manipuladora. A cantilena da vez é a de que ela dá mais espaço ao carnaval carioca e menos às outras praças!
    Ora bolas, ela mostra aquilo que o povo quer ver. Não pode passar pela cabeça de ninguém que ela deixaria de mostrar o desfile das escolas de samba, para mostrar o carnaval de Recife ou de Salvador, que já estavam sendo mostrados por duas outras emissoras. Aliás, mostrando o carnaval do Rio, a Globo teve 4 a 5 vezes mais audiência do que as outras duas emissoras que estão mostrando o carnaval baiano e pernambucano juntas!
    E por falar em reclamar, eu não vi autoridade nenhuma do Rio reclamando dessas emissoras, vc viu?
    Em contrapartida, até um senador baiano mandou carta pra a direção da Globo reclamando…Ridículo, não acha?
    Garanto a vc que se pudessem, outras emissoras tb mostrariam o desfile do Rio. Prova é disto, que a Band interrompe as transmissões do carnaval baiano e pernambucano para transmitir o …GRUPO DE ACESSO do Rio!
    E olha, ano que vem, o SBT pode nem voltar a transmitir, pois a audiência foi muito fraca! Ele teve prejuízo.
    E é isto, eu espero que, em vez de ficarem chorando, as autoridade baianas arregacem as mangas e procurem soluções para reinventar o carnaval de Salvador, antes que sua fórmula canse, seus artistas não consigam mais atrair tantos turistas e ele passe a agonizar com o do Rio agonizou durante décadas!
    Se isto acontecer, o fluxo de turistas do carnaval baiano, que é composto por paulistas, 29%, e carioca, 18%, tende a migrar para o carnaval carioca, também.
    Carnaval baiano: REFORMULAÇÃO, JÁ!

    Obrigado!

  44. Pimenta, peço permissão par dar uma rsposta as duvidas do seu leitor FERNANDO.

    FERNANDO:
    Seria vc um desses “patriotas’ que o cantor Luan Santana se referiu? Acho que sim!
    Vc se recusa a aceitar o óbvio, nem que para isto tenha que criar fórmulas mirabolantes para provar sua teoria da CONSPIRRAÇÃO!
    Eu poderia rebater ponto a ponto de tudo o que vc disse, mas já escrevi um texto enorme para o Pimenta e não quero me alogar mais!
    Só vou pontuar algumas coisas:
    Quanto à audiência,os pontos que vc se referede SP, são usados como referência. O mercado publicitário aceita como base para calcular a audiência nacional.
    Portanto, 15% de audi~en cia em SP, corresponde a 900 mil residências

  45. FERNANDO, eu li alguns comentários e vi que vc é uam pessoa totalmente UFANISTA…Vc fica se ligando em pesquisas feitas por sites que apontam esta ou outra localidade como sendo preferida por seus leitores…ORA, MEU AMIGO, NÃO SEJA CAIPIRA!….RSSS…DESCULPE, NÃO QUERO LHE OFENDER, MAS VC T3EM UMAS BOBEIRAS..DIZER QUE A BAHIA TEM A TERCEIRA PRAIA MAIS BONITA DO MUNDO, SEGUNDO SITE TAL E QUE É O DESTINO PREDILETO DE AMERICANOS, SEGUNDO O NYT…RSSSSSSS…..NA BOA, VC JÁ SE DEU AO TRABALHO DE PROCURA NO GOOGLE OS TÍTULOS INTERNACIONAIS DO RIO?
    SÓ PAR CITAR ALGUNS: A MELHOR CIDADE DA AMERICA LATINA ( ESTADOS UNIDOS); A MELHOR CIDADE DO MUNDO ( REVISTA WALLPAPER – INGLATERA); O POVO MAIS SIMPÁTICO DO MUNDO ( NOVE ANOS SEGUIDOS);O CÉU MAIS AZUL DO MUNDO; A MELHOR FESTA DO MUNDO ( REVEILLON ) O MAIOR CARNVAL DO MUNDO ( GUINESS BOOOK); A PRAIA MAIS LINDA DO MUNDO ( INTERNAUTAS DO MUNDO TODO);O MELHOR HOTEL DO HEMISFÉRIO SUL ( COPACABANA PALACE); O PRINCIPAL DESTINO DO HEMISFÉRIO SUL; A CIDADE MAIS FAMOSA DA AMERICA LATINA; CRISTO REDENTOR, UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO E MUITAS OUTRAS QUE SE VC QUISER EU CATO NO GOOGLE E COLOCO TODOS OS LINKS AQUI….

    AGORA, POSSO FAZER UMA PERGUNTA: SE OS AMERICANOS PREFEREM VISITAR A BAHIA, PORQUE, ENTÃO, ELS ACABAM VINDO PRO RIO?…SERÁ QUE PEGAM O AVIÃO ERRADO?…KKKKK

  46. Outra coisa, FERNADO, o Youtube só mostrou o carnaval de Salvador, porqeu a produtora da IVETE ZANGALO fechou esse contrato com eles. NÃO FORAM ELES QUEM QUISERAM.
    E TEM MAIS, VOU REPETIR: O CARNAVAL DO RIO SÓ NÃO É MOSTRADO POR OUTRAS MÍDIAS, PORQUE A GLOBO TEM EXCLUSIVIDADE!…ELES BEM QUE QUERIAM… E A MAIS UMA COISA< A BAND ENTROU NUMA CONCORRÊNCIA PARA PODER TRANSMITIR O GRUPO DE ACESSO, NINGUÉM OBRIGOU ELA A NADA!…ELA QUE COMPETIU E GANHOU O DIREITO, VIU?
    O CARANAVAL DE SALVADOR É TÃO BOM, QUE A REDE TV PARA DE TRANSMITIR PARA MOSTRA O GALA GAY DO RIO!….KKKKK
    Em relação ao turismo, bem, se vc m ora no Rio, vc deve ter notado que a cidade vira uma torre de babel, durante os dias que antecedem o carnav al. Só em um dia, chegaram 40 mil turistas eplo do Rio ( isto é um recorde nacional)!
    O Rio é apontado pelos órgãos internacionais como o principal destino turistico do HEMISFÉRIO SUL!
    Enquanto o Rio recebeu 1 milhão de turistas, sendo 400 mil estran geiros, Salvador receu 500 mil turistas nacioanis e 25 mil estrangeiros!
    A ocupação hoteleira teve 96% de ocupação. Agora, é lógico que hum milhão de pessoas numa cidade do tamanho do Rio e que tem uma rede hoteleira muito maior do que acapital baiana, vai lotar menos do que os 500 mil que foram a Salvador! Concorda? S´para ilustrar, se vc mora n uma cobertura e convida cem pessoas para uma festinha, vai ficar com a casa menos cheia do que seu vizinho que mora numa quitinete e convida 20 pessoas para uma festa!

  47. BAIANO, pelo amor de Deus, não é porque alguma coisa representa o passado que, necessariamente, esteja ultrapassada; assim como algo atual não pode ser considerado uma evolução, só porquê veio depois. Fosse assim, a música clássica estaria enterrada, sepultada e devidamente esquecida!
    Outra coisa, vcs gostam de encher a boca par dizer que a boca para dizer que o carnaval da Bahia é copiado por todo o Brasil e blá, blá, blá…Ah, na boa, vc conhece um carnaval mais copiado do que o do Rio de Janeiro? Sim, porque existem escolas de samba em quase todas as cidades do Brasil e em vários paises. O carnaval paulista, mesmo, é cópia fiel do carioca ! Para nós é motivo de orgulho e não de reclamação!
    Vcs baianos tratam o carnaval como se fosse uma coisa do outro mundo. Reclamam que a emissora tal só dá visibiliade ao carnaval do Rio, mas vcs deveriam se dar por muito satistfeitos, porque há 15 ou 20 anios atrás, nem se falava em carnaval baiano aqui no RIO. No máximo no carnval de Recife ou Olinda…A única vez que aparecia alguma notícia de Salvador era no noticiario e pronto.Não existia trnsmissão como há hj em dia.
    Se vcs reclamam agora, queria ver se tivessem vivido há 20 ou trinta anos atrás. Eu lembro que a Globo e a Manchete exibiam o desfile do Rio ( só do rio, SP era uma porcaria, nem transmitiam)…E as outras emissoras mostravam os grades bailes do carnaval carioca. Durante o dia eram os desfiles de fantasias de lux0o;Enfim,era só carnval do Rio. SÓ! O tempo todo, em rede nacional…Aí o governo da Bahia contratou a rede bandeirantes para transmitir o carnval baiano e aos poucos foi ganhando mais visibilidade!Agora vcs querem obrigar a gente a gostar de axé music, como se fôssemos obirgados a gostar!
    Fala sério!
    Só para vcs terem uma ideia como a Bahia não tinha mercado, todos os grandes artistas dessa época vieram para o Rio de Janeiro! A própria M aria Bethâ nia disse uma vez em uma entrevista, que quando veio para o Rio de Janeiro disse para a família: “EU VOU PAR O BRASIL”
    Vcs, agora, reclama de boca cheia. Seus cantores já podem continuar morando aí e ter uma carreira nacional.
    O Rio tem projeção nacional, sim. Tem proj eção internacional, também! Querer competir com a cidade do Rio até pode, mas não será falando mal da cidade, nem negando seus valores que vão conseguir alguma coisa!
    Não adianta, nenhuma cidade brasileira jamais conseguirá ser mais famosa ou atrair mais a atenção do mundo do que o Rio de Janeiro…DESISTAM!
    Dia 16 de abril irá estrear no mundo inteiro o filme de animação “RIO”…Este filme dos mesmos produtores de “A ERA DO GELO”. A expectativa é a de que bata o recorde de público em todo o mundo! E em uma das sequências do filme se passa justamente durante o carnaval Carioca!…Então vc já viu, né? Se já era famoso, vai ficar mais ainda!

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