Tempo de leitura: < 1 minuto

Como o secretário municipal da saúde, Geraldo Magela, anda falando em reestruturar o setor em Itabuna, vale a pena começar a dar uma boa olhada no Departamento de Atenção Básica. Grande parte das unidades, inclusive de PSF, encontra-se abandonada, em estado deplorável. Em muitas, os usuários são obrigados a ficar em salas de espera desconfortáveis, com estofado em frangalhos.

Na unidade básica de saúde Roberto Santos, no bairro Santo Antônio, a situação é das piores e não se resume apenas ao desconforto. Há também problemas que põem em risco a vida dos pacientes, como é o caso do acondicionamento incorreto das vacinas.

Quem trabalha em saúde sabe que as vacinas devem ficar em compartimentos refrigerados, com temperatura controlada. A sala onde os pacientes são imunizados deve, de preferência, ter ar-condicionado.

Pois nada disso ocorre no posto Roberto Santos, onde nem termômetros funcionam direito. Guardadas em ambiente desse tipo, as vacinas podem simplesmente não fazer qualquer efeito em quem receber a aplicação, o que é grave.

0 resposta

  1. NÃO TEM COMO ITABUNA RECUPERAR A PLENA,ESTÁ TUDO SUCATEADO,SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER,A SITUAÇÃO É DE CALAMIDADE PÚBLICA,QUANTO AO HOSPITAL DE BASE SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO,ENTREGAR AO ESTADO.

  2. O prefeito de Itabuna não se importa com nada disso, o que ele quer é ficar mais rico do que já é, e sua turma, como Rolemberg, Pinheiro, Joelma, e muitos outros só pensam em seu próprio umbigo.
    Não é só o Roberto santos, mas tmb a Nova Califórnia, Alberto Teixeira Barreto, Csu, Lourdes Alves, Lavignia Magalhães, João Soares, Moise Hage, Jacinto Cabral, Ricardo Rosas, Ubaldo dantas, João Monteiro, e muitos outros estão nessa mesma situação e ainda mais piores, coisas pequenas e simples como um concerto em uma cadeira odontológica, que tinha vários meses sem funcionar pois uma simples mangueira não estava saindo água, odontologos? E tem um cara chamado pastor Amorim? Pastor? Acho melhor vc sair da igreja pq vc está sujando o nome de Deus perante todos os evangélicos de Itabuna, e vc Amorim por onde andas que não ver esse necessidades nas unidades. Pois como diz o PREFEITo vc é responsável pelas unidades e agora vc responde o que, vai dizer que o prefeito tmb n te dá condições de trablaho ou assumir que é imcompetente? Odontologos e Médicos Ah!!! alguns não trabalham a anos, não por culpa deles e sim da prefeitura que não abastece as undiades com medicação e material para procedimentos, licitações? existem, mas ninguém consegue entender para onde o material vai. Será que está sendo extraviado? Ou existiu mesmo licitação?
    Medicação para pacientes continuo? Ahhh, a Medicil que o diga.
    Pacientes morrendo por irresponsabilidade e irregularidades de muitos que simplismetne cruzam os braços e não entregam a medicação mes a mes pq simplismente o prefeito não tem compromisso e nem credibilidade com nada.
    Ai vc se perguntam: – Será que o prefeito sabe disso tudo?
    Eu respondo: – Sim, se ele não souber dos problemas da cidade onde ele governa então ele nós responda pra que veio.
    pois vc não merece respeito muito menos credibilidade.

  3. ainda esse papo de voltar a plena?

    o que tinha de ser feito é fechar a secretaria de saúde de Itabuna, fechar a câmara de vereadores, fechar também o ministério público, fechar o hospital de base e outras coisas mais.

    E de quebra fechar o setor dos cartórios nas av. nações unidas que não presta um serviço à população.

    alguns ainda querem anexar Ilhéus (tulha e salobrinho) à Itabuna..hahaha..

    Mas Itabuna ainda não esta perdida, podemos ser anexados por Salvador. Virar o Cabula 25, pois assim o governo do estado investe ou melhor invade o “bairro” e começa a arrumar a casa.

    Ate agora só promessas do prefeito Azedo e do Governador Wagner. Ate quando?!

  4. Isso sem falar no péssimo atendimento. NUNCA VI MÉDICOS E ATENDENTES TÃO MAL EDUCADOS. Abre o olho secretário.
    Somos tratados aqui com descaso e falta de RESPEITO.

  5. SR. PIMENTA, APROVEITO ESTE ASSUNTO PARA FAZER UMA DENÚNCIA E PEDIR PARA VC E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CONSTATAR O QUE EU ESTOU FALANDO.
    NÃO É SÓ OS VIVOS QUE VIVEM A PENAR NOS POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS DESTA CIDADE, OS MORTOS TAMBÉM, EXPLICO;
    QUALQUER PESSOA QUE VIER A FALECER EM SEU DOMÍCILIO, A FAMALÍA FAZ UMA VIA CRUCIS, E DE JOELHOS, PARA CONSEGUIR UM MÉDICO QUE QUEIRA DAR UMA DECLARAÇÃO DE ÓBITO PARA QUE O SEU ENTE-QUERIDO SEJA VELADO E ENTERRADO DE FORMA DIGNA. SABE PORQUE ISTO ACONTECE, SIMPLESMENTE PORQUE A SEC. DE SAÚDE “DOENTE” DE ITABUNA NÃO CRIA O “SVO” QUE PODERIA SER FEITO PELOS MÉDICOS DE PLANTÃO DO SAMU.
    -SE QUISEREM OBTER MAIS DETALHES PROCUREM OS AGENTES FUNENÁRIOS E ELES PODERÃO COM CONHECIMENTO DE CAUSA, DAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MAIS ESTE ABSURDO QUE ACONTENCE EM NOSSA CIDADE.

  6. O caos da saúde em Itabuna é fruto de falta de administração e desvio de recursos. Querem tapar o sol com a peneira e tentam induzir para parte da imprensa leiga na matéruia que tudo é por culpa do municipio não está gerenciando a plena. Em Itabuna existe um pleno descaso com a saúde!

  7. Zelão diz: – Outras “Mazelas”:

    (Primeiro a grana, depois a gente vê!)

    Sem resolver os graves problemas do atendimento básico da saúde a cargo do município, ou ao menos apresentar um projeto consistente de recuperação, o secretário Magela, empenha-se com afinco, para “engordar” as contas da sua secretaria, com as verbas da “Gestão Plena.”

  8. A saúde de Itabuna nunca esteve boa, e só agora explode estes comentários…será qu em 2008 esta bom, e em 2004 que m se recorda?.Secretário Geraldo a população de Itabuna sabe os problemas que esta enfrentando e resolvendo, sabemos que nada acontece da noite para o dia são 10 anos de muito descaso por todos os governantes que passaram,acreditamos na decisão acertada quando o prefeito Capitão Azevêdo o trouxe para gerenciar a saúde de Itabuna,as mudanças estão acontecendo simunidades estão sendo reformadas melhorando o atendimento.e a plena, com certeza virá mesmo com a torcida contra de muitos que não precisam ser atendidos pelo sus em nossa cidade.

  9. DÁ UMA PASSADINHA NO ANTIGO “SESP”.
    TANTO PARA OS USUÁRIOS QUANTO PARA FUNCIONÁRIOS É DE SE TER NOJO DE UM LUGAR COMO SE ENCONTRA LÁ,NÃO SEI COMO SE TEM ATENDIMENTO DE VIGILÂNCIA SANITARIA E NÃO TEM PENA DOS PACIENTES QUE SÓ PODE SER TRATADO LÁ E DOS FUNCIONÁRIOS QUE TEM QUE TRABALLHAR EM UM POSILGA.
    PASSEI POR LÁ,HOJE FAZ 8 DIAS FUI BUSCAR MEDICAÇÃO FIQUEI COM NOJO DA SUJEIRA E DO FEDOR,TIVE PENA DA FUNCIONÁRIA POIS A SALA SÓ TINHA SUJEIRA E FEDOR DE MIJO,E QUANDO VAMOS TOMAR MEDICAÇÃO TEM QUE SER DE PORTA FECHADA.
    TEM ANOS QUE NÃO REFORMA O AMBIENTE,MAS FICAR COM PISO IMUNDO,ARMÁRIOS DE POEIRA,FEDOR DE MIJO DENTRO E FORA,É UM ABSURDO SR PIMENTE.

    SE O DO CENTRO TÁ ASSI IMA GINE DOS BAIRROS…COITADOS

  10. Desconfio que esse Pedro seja o responsável pelos serviços trceirizados de manutenção das Unidades de Sáude de Itabuna. Neste caso percebo que ele tem que ser defensor do Geraldo MAZELA e da atual situação da saúde em Itabuna, uma vez que fatura mensalmente um bom valor referente as despesas e nós não percebemos os impactos de suas obras nas unidades, ou seja, pra ele que está ganhando tudo maravilha “o momento é PLENO” E para o povo que sofre “Um pleno descaso com a saúde”.

  11. Cada um comenta como quiser,mas o fato é que há mais de 10 anos que a saude ta ruim e só piorando,na epoca de Geraldo também nao tava boa, e ele perdeu a eleição pra fernando mais por causa disso, tinha mais propaganda do que serviços de saude, quando fernando entrou em 2005 botou um tal de Zé Henrique que inpistiou tudo,fez um péssimo serviço e foi demitido por Cuma que nolugar botou o contador Jesuino que se esforçou mas nao deu conta do rombo deixado que foi demais e saiu com a pecha da perda da plena, que se o conselho de saude tivesse fiscalizado da forma que deveria, a plena teria sido perdida antes de Jesuino entrar.

    Conheço o que esta acontecendo e nao vai resolver da forma que esse pessoal pensa, porque chegou a hora do conselho de saude agir com responsabilidade e o governo de azevedo só quer a plena pra botar a grana na mão e aumentar o cabide de emprego.

  12. Cadde o setor de Atenção Básica do município?? Ate onde eu sei tem uma diretora que ganha um anota preta mas nem pisa na prefeitura.. RECEBE PRA FICAR EM CASA…. enquanto isso o povo paga a duras penas o descaso da gestão de Azevedo e sua corja.
    E NÃO ESPEREMOS MELHORAS POIS NÃO HÁ COMPETENCIA PARA REFORMULAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS CONSISTENTES..
    é assim gente ganhando direinho pra ficar em casa.. e quem tiver dúvidas vá ate a atençaõ básica e pergunte onde está a diretora..!!!
    PARABÉNS AO SÁBIO SECRETÁRIO SOLLA QUE FAZ UMA GESTÃO COLEGIADA E NÃO SE CORROMPE.. QUEM DEVE DECIDIR É O POVO ATRAVÉS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.. POIS É O POVO QUEM SOFRE COM TUDO ISSO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *