Tempo de leitura: 2 minutos

Cartões inválidos, passagem com valor dobrado, atrasos nas linhas são alguns dos problemas enfrentados pelos usuários de ônibus desde a implantação do Itabuna Card, no último dia 28.
Rogério Sales mora na Urbis IV e diariamente leva a filha para estudar numa escola situada no Fátima. “Vou para o ponto às 6h e só consigo pegar ônibus às 6h45min”. A demora é justificada: “os ônibus passam cheios e os motoristas não param”. Segundo Rogério, a filha chega à escola às 8h, mas a aula começa 7h30min. “Eles tiraram o ônibus que fazia a rota Urbis IV-Califórnia e Urbis IV-Monte Cristo”.
O usuário Leonardo Barreto reclama de outro problema: “o cartão da minha filha estava carregado, mas ao tentar passar pela catraca, deu como inválido”, disse ele. Pelo menos 30% dos cartões apresentavam esta falha e os passageiros só conseguiam viajar se tivesse dinheiro em espécie. De acordo com funcionário da Associação das Empresas de Transporte Urbano (AETU), o problema está sendo corrigido desde ontem.
Moradora do Parque Boa Vista, Jaqueline Souza lamenta a retirada de linhas do bairro. “Somos obrigados a fazer o cartão se quisermos andar de ônibus, mas a demora continua. Antes tínhamos três linhas para o bairro. Agora só tem linha direta para o centro comercial e a parte alta ficou sem ônibus e não sabemos mais os horários”.
O sistema de integração apresenta falhas, também, porque o estudo detectou que 90% dos passageiros usam o ônibus de casa para o centro da cidade. Como várias linhas de integração não estão atendendo à demanda real de passageiros, muitas são as reclamações de demora nos pontos de ônibus.
O usuário que enfrentar problemas com o sistema de integração deve acionar o telefone 0800-284-1655 ou (73) 3215-1655 para fazer reclamação ou até apresentar sugestões para o sistema implantado pelas empresas e a prefeitura.

0 resposta

  1. Sou morador do São Caetano, e por aqui não tenho do que reclamar em relação aos ônibus. Mas confesso que Prefeitura/Settran/AETU fizeram – com o perdão da palavra – uma merda na distribuição das linhas. Retiraram algumas linhas, deixando enormes vazios. A solução é simples para o problema: Retornar com as linhas de ônibus antigas, mas manter o Itabuna Card.

  2. Valha-nos, Deus. O açodamento com que o projeto foi tocado, improvisadamente e sem nenhuma informação ao usuário, é responsável por estas falhas que logo, logo serão calamidade. Faltou um adequado plano de mídia, treinamento de pessoal pelas empresas e de fiscais pela prefeitura.
    O que seria a única ação reconhecida da Settrans, que ninguém sabe nem onde fica, se tornou fiasco. Aliás, o secretário Mello, parece este o nome dele, está escondido onde mesmo? Ninguém sabe o que faz sua senhoria no decurso da atual gestão municipal. Tomara, apareça até o final.

  3. Toda e qualquer mudança causa impacto. Acho que as pessoas devem ter calma e se informarem sobre as mudanças. Acho que se o sistema é moderno e vem sendo bem executando em outras cidades aqui também vai dar certo, é só questão de tempo… Esperamos que em curto tempo e acredito nisso, pois, de qualquer forma, é visível o empenho do secretário Wesley Melo e da AETU.

  4. Esse é um projeto que dá certo quando se tem uma estrutura formada e toda projetada com pontos decentes de tranbordo, com sistema integrado informatizado para leitura dos cartões na transição de passageiros,maior frota de ônibus que possa atender a necessidade da população, principalmente nos horários de pico…..da forma que estão tentando instalar aqui é difícil, eu moro no Jaçanã e o ônibus demorou 20 minutos.
    Cadê a promessa de 0:07 minutos?
    Vamos rever esse processo que algo não se encaixa,afinal o valor da passagem compenssa.

  5. Bom demais pra ser verdade. Já era de se imaginar que um governo trapalhão como esse não conseguisse implantar um sistema de transporte que beneficiasse a população,tornando a vida das pessoas mais fácil, como se vê em grandes capitais, a exemplo de São Paulo e Curitiba, onde o sistema funciona muito bem. Isso é a marca registrada do governo Azevedo: ATRAPALHADO.

  6. Itabuna não tem estrutura para este serviço, onde está o terminal? Os atuais governantes, todo dia inventa uma nova estratégia para arrecadar mais verbas para seus próprios bolsos.

  7. Este itabuna card so fez atrapalhar a vida dos itabunenses e moradores do BAIRRO DE FATIMA E REGIOES PROXIMAS pois o unico onibus q passava de hora em hora BC-32 SANTA INES]SAO SEBASTIAO LINHA DE ONIBUS CACHOEIRA foi RETIRADO da linha e colocado como onibus na parte central da cidade ou seja sao caetano jaçana centro comercial etc.. isso eh um absuurdo a unica linha de hora em hora foi retirada…itabuna esta um total descaso, os moradores do bairro estao impacientes com a situaçao.O ITABUNA CARD so fez piorar o que ja estava muito ruim.

  8. Aqui para gente .. q didática mais ralé foi essa aprovada pela AETU?
    Se quiserem me contratar para fazer um vídeo explicando e postar no youtube estou a disposição, pois do jeito que tá e essas placas que não dizem nada, estão deixando a população a ver poeira.
    Façam propaganda invistam melhor criem soluções melhores para esse problemão criado nas linhas..
    Cadê os ônibus com mais frequência segundo foi dito?
    É brincadeira nesse velho Brasil se vai implantar qualquer novidade, núnca é avaliado o risco a população, dizem: vamos fazer e pronto!!
    Vamos analizar um outro aspécto melhor, se esse é o melhor porque não está funcionando?

  9. o sistema está caótico, na rua são sebastião no bairro de fátima passava apenas um ônibus: santa ines av. ilheus via são sebastião, de hora em hora apenas, agora retiraram esse único ônibus, dificultando e muito as pessoas que moram nesse trajeto. além disso, os ônibus demoram muito para passar, sobretudo os para califórnia que sempre estão lotados.
    não há conforto e nem respeito aos passageiros. a empresa tem que entender que não existe ônibus apenas para o centro da cidade ou shopping, mas para bairros com diversas ruas que não são atingidas pelo sistema de transporte. itabuna card não passa de um fiasco e enganação.

  10. Esse MAL PROJETO, só tem causado transtornos a população que infelizmente depende do transporte coletivo da cidade de Itabuna, que já era um caos total e agora piorou 100%, como já não basta o preço absurdo do valor da passagem, agora quem tem cartão e o bairro onde mora não tem transporte direto para seu local de trabalho tem que pagar DUAS passagens para ir,mais DUAS para voltar, mais DUAS para retornar do almoço e mais DUAS para retornar para casa no final do expediente. Quer dizer no fnal das contas quem PAGA DOBRADO SOMOS NÓS, PARA ENCHER AINDA MAIS OS COFRES DOS RESPONSAVEIS POR MAIS ESSA DESORDEM DE TANTAS QUE NOSSA CIDADE JÁ TEM. GENTE VAMOS NOS MOBILIZAR, RECLAMAR EM TODOS OS VEICULOS DE IMPRENSA E DENUNCIAR NO MINISTERIO PUBLICO, PARA VER SE TOMAM UMA PROVIDENCIA, PARA QUE ESSA SITUAÇÃO SEJA RESOLVIDA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.

  11. Só gostaria de saber como fica a vida de usuários que pagam em dinheiro? Terei que pagar 2 vezes? posso fazer o transbordo? Como???? Até os visitantes da cidade terao que fazer cartoes e se programar com antecedencia para carregar o cartão e
    poder sair de casa? Alguém pode explicar????

  12. Marcelino, é o secretário de agricultura? Se for,não pode opinar pois está no mesmo barco.Nada que esta prefeitura fez até agora é digno de elogio. Para se implantar um novo sistema, primeiro estudam as viabilidades de acertos e não esperar que as pessoas adequem. A não ser que seja um projeto piloto para experiência. Se não for, teria que dar certo desde o primeiro dia da execução. As pessoas já sofrem muito por aqui com tantos problemas, agora mais este. Acordem gestores!

  13. o sistema é inteligente, mas só o sistema….
    1° são miguel sem cobrador: aumenta o tempo no percurso
    2° boicote dos proprios motorista
    3° pouco fiscal de transporte
    4° faltou informações aos clientes e esclarecimentos
    5° escala dos horarios feita de forma errada
    6° peguei o Ônibus no Novo Horizonte, PASMEM: – Saída: 8:12 (Novo Horizonte); – Chegada: 8:55 (Catedral)
    EU AVISEI AO FISCAL DE TRANSPORTE…AH… O ONIBUS AINDA IA PARA O JAÇANÃ … ITABUNA CARD JA NASCEU “MORTO”…
    PENA QUE O SISTEMA ERA PERFEITO, MAS SÓ QUEM QUERIA QUE DESSE CERTO ERA EU E OS MORADORES DE BAIRROS MANOEL LEAO, NV HORIZONTE… CLASSES MAIS POBRE… QUE PENA

  14. CADÊ OS DEZ ÔNIBUS QUE TERIAM NA LINHA DO JAÇANÃ?
    MEU DEUS EU PASSEI 0:50 MINUTOS NO PONTO DEFRONTE AO ITÃO DO SÃO CAETANO AGUARDANDO UM ÔNIBUS, ISSO É UM ABSURDO,QUANDO O COLETIVO VEIO ESTAVA SUPER LOTADO,DESREPEITO TOTAL COM OS USUÁRIOS…..PRECISAMOS DE UMA SOLUÇÃO URGENTE,AFINAL DE CONTAS A PASSAGEM É UMA DAS MAIS CARAS.

  15. EU TENHO OBSERVADO QUE JÁ ESTÃO DE VOLTA ALGUMAS LINHAS,QUE HAVIAM SIDO EXTINTAS,SERÁ QUE OS ÔNIBUS QUE FALTAM NO JAÇANÃ ESTÃO NESSAS LINHAS?
    PELOS ATRASOS ACREDITO QUE A LINHA DO JAÇANÂ NÃO TENHA MAIS QUE 04 ÔNIBUS.

  16. A verdade é que essa prefeitura que aí esta so pensa nos empresarios, e ninguem absolutamente ninguem dessa corja de nomeados tem preparo para administrar uma mudança como está, a verdade é que Itabuna não tem distâncias que justifiquem o preço que nós pagamos por um transporte público que anda em vias de péssimo estado(que o diga o bairro Jd. Primavera onde a passagem parece um Rally) de consevação que ajuda ainda mais a andarmos em ônibus cada vez mais desconfortaveis, também não tem distâncias que obriguem a tomada de dois onibus, se hovesse essa necessidade real de fazer um transporte publico aos moldes de uma metrópole por que fazer a integração somente no mesmo sentido da linha e nao na cidade toda, essa reposta eu respondi no começo pq esses despreparados que estão não pesam na população.
    É triste ver a cidade entregue a pessoas no minimo tão incompetentes que não são capazes se quer de escolher uma boa equipe, ou mesmo que sejam tem as obrigações politicas de nomear fulano ou ciclano, e a população em segundo plano, sempre aguentando, reclaman mas ninguem age! precisamos nos organizar, parar de vender voto, pois cada vez mais nossa cidade fica na retaguarda de outras que a pouco tempo atrás eram menores que a nossa!
    abracos a quem tenha parado pra ler essas insastifações e se concordam vamos discutir nos organizar, denunciar tirar os incapazes que ai estao.

  17. Desse jeito vou falir!!!
    TRABALHO E ESTUDO NO BAIRRO LOMANTO E ESTOU PAGANDO DUAS PASSAGENS PARA IR E MAIS DUAS PARA VOLTAR. OU SEJA, O CARTÃO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO COMO DEVIA. LIGUEI PARA EMPRESA E ELES NÃO RESOLVERAM NADA.

  18. Quero ver se a população e os estudantes não irá se manifestar contra esse roubo implantado para nós q andamos de onibus…como teremos mais COMODIDADE e MENOS ESPERA se fazemos o PERCUSSO com 1 ONIBUS e agora o MESMO PERCUSSO com 2 ONIBUS…ISSO É UM ABSURDO UM ROUBO!!!!!!!!
    VAMO BUSCAR EXPLICAÇÃO DAS AUTORIDADES E REITERAR AS ROTAS ANTIGAS!!!!!

  19. Se retiram a ZONA AZUL para OS RICOS de carrão
    tem q tirar esse SISTEMA para os POBRES…
    ninguem desse governo olha pro pobre soh q encher o bolso
    dos donos de onibus e deles tbem roubando de qm precisa mais!!

  20. Eu avisei que isso não daria certo. Gente, a questão é de PLANEJAMENTO. Não houve e pelo jeito não haverá, visto que essas pessoas da prefeitura são fracas demais, não tem profissional e nem sabem utilizar os recursos. Quiseram empurrar de todo jeito como “presente” pra cidade. Tudo da noite pro dia é lógico que não daria certo. A frota é a mesma, os funcionários pelo jeito não estão preparados, não tem estação de transbordo, ENFIM ESTAMOS PERDIDOS!!!
    Não há fiscalização. Passaram o tempo todo sem falar nada, implantam o sistema, os usuários todos perdidos, e só depois que vão educar as pessoas. Vala-me Deus! Sem contar que bastaria fiscalizar e obrigar as empresas a cumprirem com suas obrigações, horários, arrumassem os pontos. Podiam aumentar a frota e renovar a atual, pois já está velha e zuadenta. Mas ñ, o mais fácil mesmo é liberar reajustes, e esse projetinho vai piorar pois quem ñ aderir ao cartão, quem ñ for daqui, quem vier das cidades circunvizinhas e demais outras situações continuarão NA MERDA.

  21. Isso aqui está uma situação precária!
    A corda arrebentou no mais fraco. Literalmente…
    A cidade só cresce em injustiças e falcatruas.

  22. O sistema esta uma verdadeira bosta , perdi o horário do trabalho por que os ônibus agora estão deimorando de passar no ponto… o melhor que vcs tenha a fazer , é voltar ao antigo sistema , caso ao contrario vamos começar a andar a pé e não vão ganhar dinheiro nenhum…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *