Tempo de leitura: < 1 minuto

Jaciara Santos
Em 1980, repórter do hoje extinto Jornal da Bahia, eu acompanhava visita do então governador Antonio Carlos Magalhães às obras de construção da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, na Península Itapagipana, uma das áreas de Salvador que, à época, simbolizava a pobreza extrema na cidade. O templo, em estilo contemporâneo e com acabamento em tijolinho aparente, foi construído em três meses para ser inaugurado pelo Papa João Paulo II, quando de sua primeira visita à Bahia, em julho daquele ano.
Estava bem próxima ao governador, quando ele respondeu com uma cotovelada à pergunta de uma repórter da TV Itapoan, do seu arqui-inimigo Pedro Irujo. Não recordo o que a moça perguntou ao velho mandatário, mas jamais esquecerei a expressão dele: imperturbável, manteve no rosto o característico sorriso com que costumava obsequiar seus seguidores. Jovem e inexperiente – não passava de uma “foca”, como se diz no jargão jornalístico – fiquei chocada com a cena. Na categoria, o sentimento era de indignação. Protestamos, lançamos manifestos, vociferamos contra o estilo truculento do governante, que usava a força para tentar calar a voz da imprensa, num claro atentado às liberdades democráticas.
A roda do tempo girou. Ano passado, no finalzinho do segundo mandato, o presidente Lula que adquiriu popularidade por conta de sua relação amistosa com a mídia, engrossou a voz. Sem cerimônia, começou a cuspir no prato em que comeu anos a fio.
Leia texto completo.

0 resposta

  1. NÃO ACREDITO!!!!! É UMA MIRAGEM?????
    ATÉ QUE EM FIM UM TEXTO SENSATO NA BAHIA DE MEU DEUS!!!!
    NINGUEM SE PERGUNTOU O PORQUE QUE NEM A UNE NEM A CUT APARECERAM NOS PROTESTOS CONTRA A CORRUPÇÃO NO 7 DE SETEMBRO…
    ASSIM COMO BOA PARTE DO JORNALISMO OS MOVIMENTOS DITOS SOCIAIS ESTÃO TODOS DEVIDAMENTE REMUNERADOS PELO GOVERNO FEDERAL!!!
    O PT DESCOBRIU UMA FORMA MAIS EFICIENTE DE CENSURAR A IMPRENSA: A VERBA ESTATAL!!!!!!!!!!!!!
    O QUE ESSES SUB JORNALISTAS NÃO SABEM É QUE ESTÃO AMARRANDO A CORDA NO PROPRIO PESCOÇO!!!
    FRANKLIM MARTINS LIDERA OS ESFORÇOS PETISTAS PARA QUE HAJA UM CONTROLE A MIDIA E CONTA COM O APOIO DE GENTE COMO DIRCEU E LULA!!!
    QUANTO A POBRE BAHIA… WAGNER JA MOSTROU COMO O POVE DEVE SER TRATADO E ITABUNA QUE O DIGA!!!!

  2. Cuidado com a liberdade de imprensa
    Ao ler a matéria da senhora Jaciara Santos percebi comparações equivocadas entre o perfil político do ex-governador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (ACM) com o do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (LULA, principalmente no que se refere ao trato com a mídia. Senão vejamos:
    Foi dito que o “Lula ganhou popularidade por conta da relação amistosa com a mídia”. ERRADO. Havia clima de desconfiança quando a maior liderança do PT chegou ao poder. O sucesso da política econômica, os avanços na área social através de políticas para diversos segmentos da sociedade garantiram popularidade ao Lula.
    Foi dito que o Lula engrossou a voz contra a mídia. ERRADO. Foi criticado o excesso da mídia. O ex-presidente sempre defendeu publicamente a apuração rigorosa dos fatos. Mas em nome da liberdade de imprensa, para a população, o acudado era sempre apontado com culpado. Muitas vezes gastava-se semanas e mais semanas tentando convencer a população que determinado homem público acusado de envolvimento em atos de corrupção, era culpado.
    Em nome da liberdade de imprensa questiona-se a regulamentação da mídia. A intenção é passar para a população que é uma tentativa de silenciar a mídia. Para contrapor a esse artifício perigoso, Lula e também Dilma tem que endurecer o discurso e não pode ser mal interpretado e comparado com governantes com passado de truculência.
    Portanto, “talvez” de modo velado, nas comparações entre ACM e LULA estão impícitas tentativa de mostrar que a imprensa pode tudo e os governantes têm que concordar com tudo o que se publica sob pena de acusação de censura à mídia.
    Ailson Oliveira
    Professor da UNEB

  3. O texto é bem escrito mas bastante insidioso. A jornalista, como boa parte da categoria, sai em defesa dos patrões. Marco regulatório não significa censura, não. Quem usa desses argumentos o faz com intenções de criar um coro de desinformados.
    Jaciara Santos, a jornalista autora do texto, recorre a um episódio condenável para tentar igualar intenções. As bazófias e ameaças de ACM sempre são usadas como referência para colocar todos os políticos que condenam os abusos da imprensa no mesmo patamar e que se aproveitam muito mais da liberdade de empresa, que da liberdade de imprensa.
    A cara jornalista esqueceu de dizer que trabalhou muitos anos no Correio da Bahia e lá serviu a liberdade da empresa de escrever e caluniar quem bem entendesse. Nesse tempo a imprensa já era livre, mas todos os jornalistas do jornal de ACM, o truculento, eram obrigados a calarem em nome da liberdade da empresa, a mesma (liberdade) que hoje ela vem defender nesse artigo.
    O que se quer regular é a liberdade de calúnia, de monopólio, do exercíco da força opressora daqueles que se acham o primeiro, ou que ordem seja, poder.

  4. Zelão diz: – “Falem bem ou mal, mas falem de mim”
    O que difere do posicionamento do PT de hoje para o PT de outrora é apenas o poder. Fora dele, o PT gozava da imprensa de modo quase que geral, as benesses do “companheirismo cúmplice” dito de esquerda, sem jamais ser criticado. Valia o discurso socialista que propugnava por reformas e combatia acirradamente o “neo-socialismo” que andava de mãos dadas com o capitalismo selvagem.
    Era moda dar voz as críticas feitas por Lula. Fazia parte do modismo intelectual, propagar e reescrever os discursos do movimento operário que pregava a revolução do trabalho contra o capital.
    No poder, conquistado em grande parte com o apoio da mídia, o PT se rendeu rapidamente aos encantos do “capital” que tanto combatia. Aprendeu rapidamente, que viesse de onde fosse o capital era o seu maior aliado para manter o poder: – “Nunca nesse país, o capital foi tão bem remunerado como agora.”
    A decepção ideológica da grande imprensa nacional com o PT, fez cair a máscara da “democracia populista.” A imprensa ganhou até um novo título: – “Imprensa denuncista.”
    Agora o PT já não esconde suas mágoas com a imprensa e parte para o revide. Quer colocar mordaça sob a desfaçatez de “regulamentação da mídia,” que outra coisa não é; se não uma forma de censura institucional, buscando o fortalecimento dos veículos alinhados com o governo.
    O que difere os métodos de ACM dos do PT, não é a truculência, que por ACM era utilizada de maneira pessoal e aberta, enquanto o PT utiliza-se de formas sub-reptícias de esmagamento, via o poder institucional e político.

  5. A diferença entre ACM e Lula é que ACM não respondia às perguntas idiotas.
    Já Lula é o próprio.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

  6. O SR TICO É UMA RARIDADE!!! PRA COMEÇAR ELE SE ANUNCIA COMO TICO E NO FINAL ASSINA COMO “PROFESSOR DA UNEB”!!!!
    MAS ISSO É O MINIMO SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO AS IDEIAS DO BRAVO…
    O PT EM SEU CONGRESSO APROVOU MEDIDAS QUE “REGULAM” A MIDIA E BLA BLA BLA!!!
    EU TE PERGUNTO: SE REALMENTE NÃO É CENSURA, PORQUE ESSA RESOLUÇÃO LOGO APOS A MATERIA QUE MOSTRAVA O GABINETE SECRETO DE DIRCEU???????
    PORQUE DILMA RECUSOU QUALQUER PROPOSTA QUE AMEACE A LIBERDADE DE IMPRENSA, SE SEGUNDO O SR “TICO” NÃO HOUVE ESSA INTENSÃO???
    QUEM FARIA PARTE DESSE CONSELHO DE JORNALISMO QUE O PT PROPOS????
    QUANTO AO RELACIONAMENTO AMISTOSO EU SÓ LE DIGO QUE LULA ADORA A IMPRENSA LIVRE DESDE QUE CONCORDE COM ELE!!!
    SÓ UM ALIENADO NÃO PERCEBE QUE A CORRUPÇÃO É A MARCA DESSA GESTÃO: MENSALÃO, BANCOOP, PREVI, SANGUESSUGAS, ALOPRADOS 1 E 2, ERENICE, TRANSPORTES, DNIT, VALEC, TURISMO, DIRCEU, CASO PALOCCI, DINHEIRO NA CUECA E O QUE É PIOR É QUE AINDA TEM UMA BANDO DE SEGUIDORES CEGOS!!!!!
    QUANTO AO SR “SEIXAS”… DESISTAM!!!!!!

  7. “MUDAM-SE AS LATAS MAS AS SARDINHAS CONTINUAM AS MESMAS, OU PIORES”
    PT: “Odeio censura! Por isso, vou censurar você!”
    Em atitude totalmente hipócrita e em nome de um suposto princípio que repudia, repele e barra qualquer tentativa de censura e restrição à liberdade de imprensa, PT quer total controle e censura em blogs, jornais, livros, TVs, rádios, etc. Com isso eles (LULAS/DIRCEUS) acham que conseguirão ludibriar os 41 % que não cairam no canto da sereia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *