Tempo de leitura: 2 minutos

José Carlos Almeida

O Rei durante show em Itabuna (Foto José Carlos Almeida).

Aquele dia chuvoso de dezembro de 2000, mais precisamente o dia 03, definitivamente entrou para a história de Itabuna. Naquele dia, nada menos que o Rei Roberto Carlos se apresentou aqui, pela terceira vez nesses 50 anos de carreira. Foi um show emocionante em vários aspectos. O principal foi a tensão dos fãs, que não tinham certeza se o show iria ou não acontecer. A incerteza explica-se pelo fato de que aquele seria um dos primeiros shows de Roberto Carlos após a perda da esposa Maria Rita, falecida quase um ano antes (19 de dezembro de 1999).
O último show de Roberto Carlos antes da perda ocorrera em 26 de novembro daquele ano, no interior de São Paulo. Depois da morte de Maria Rita, Roberto Carlos reservou-se, e não aparecia mais em momento algum fora de casa. Mas, com muita insistência dos amigos mais próximos, que alegavam que uma turnê era tudo de que Roberto precisava para se recuperar da perda, finalmente no dia 11 de novembro de 2000, ele iniciou a turnê “Amor sem Limite” em Recife (PE).
Após a dramática estreia, em que Roberto Carlos não conseguia conter as lágrimas em alguns momentos, o show seguiu por várias cidades do Nordeste: Fortaleza (23/11), Natal (24/11), João Pessoal (25/11), Maceió (28/11), Aracaju (30/11), Feira de Santana (02/12) e… Itabuna (03/12).
Foi no estacionamento lateral do Shopping Jequitibá que os milhares de fãs puderam desfrutar de um dos melhores shows que a cidade já presenciou nesse seu primeiro século de vida. Pouco antes do show, a chuva – que ameaçava o brilho do evento – parou e por volta das 20h começou aquela inconfundível introdução instrumental que marca todos os shows, um mix de antigos e novos sucessos, com clímax na introdução de Emoções. E lá está ele, todo de branco e azul: o Rei tomava novamente o microfone para soltar sua voz na terra do cacau.
Ainda fragilizado, Roberto Carlos chorou pelo menos 3 vezes durante o show, principalmente na música Amor Sem Limite, durante a qual apareceram várias fotos de Maria Rita no Telão. Difícil apontar os melhores momentos em um show como esse, tão histórico, tão importante e tão musical. Não faltaram as obrigatórias, como Detalhes, Outra Vez etc.
LEIA A ÍNTEGRA NO PAPA JACA

0 resposta

  1. De lá para cá, lá se vão quase 11 anos completos, pois estamos em setembro de 2011, …!!!
    E se o povo de Itabuna quiser assistir a um show de qualidade, num espaço para GENTE, terá que continuar improvisando, rezando para que não chova, pois a cidade não dispõe de um espaço adequado, que se respeite, para realização de eventos, …!!!
    O referido local – o estacionamento laeral – hoje em dia, mais parece uma pista de cross, dado o número incontável de buracos. Uma vergonha para o Shopping, …!!!
    Até hoje, aqui em Itabuna, os shows ainda são feitos em locais mais propícios para animais, tais como lameiros, pastos, e por aí vai, …, mas os preços cobrados são de Canecão para cima, …, e os abestalhados, tal qual uma manada, pagam, alegres e satisfeitos, …!!!
    Quando eu digo que para o nosso “Povo Gabriela”, que nasceu assim, cresceu assim, será sempre assim, e vai morrer assim, não muda, não evolui, tudo continua exatamente da mesma forma, …, ainda há quem ache ruim quando eu comento, …!!!
    Vamos esperar mais onze anos e tocaremos no assunto novamente, …!!!
    E eu aposto que as coisas continuarão como estão, …, ou piores, …!!!
    Então, até 2022, …!!!
    Quanto a Rei Roberto Carlos, ele merece locais mais dignos para fazer os seus shows, …!!!
    O mais recente, foi em Jerusalém, …!!!

  2. É o Rei. Rei de que mesmo? LUIS GONZAGA é do baião. Roberto Carlos da repetição. Há mais de 30 anos canta as mesmas músicas. Só a Rede Globo que o considera Rei prá ganhar audiência.

  3. Concordo com Sérgio Oliveira Itabuna não tem um local adequado para espetáculos e nós eternos acostumados, conformados com a situação aplaudimos. Há muito tempo Itabuna não tem um grande show, só aberrações de pagodes, axé e arrocha, sempre no meio do pasto. Aliás, Itabuna está virando terra de ninguém sem nenhuma atividade cultural, enquanto isso Ilhéus ganha disparado nesse quesito e não adianta achar que é porque o governo não concluiu o teatro e centro de convenções, isso contribui mas não é decisivo.
    Em Itabuna não há políticas voltadas para a cultura, veja o exemplo da FICC, que serve apenas de cabide de emprego para aliados do prefeito, não possui projetos para a finalidade que foi criada.
    Sendo assim, triste Itabuna, uma cidade que viveu grandes momentos culturais vive hoje no ostracismo e na escuridão.

  4. não assistir fiz parte do movimento para boicotar esse show. essa armação da globo para justificar a matança de Israel ao povo palestino. Jesuralém pertence ao povo Palestino.

  5. Rei da Repetição? Quanto ignorância, Deus Meu. Poucos são os artistas no mundo que tanto têm suas músicas cantadas por tantas vozes, as maiores e principais vozes de um país. Reverência a um Rei.

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkk esse sergio é porrada certa!!!!
    adoooooooooooooro seus comentarios sergio vc diz tudo que gostaríamos de dizer seja o porta voz do povo sofrido da sofrida região rica;.;;; as maiores favelas das cidades do interior é itabuna……… um bando de abestalhadosssssssss
    uma politica de enrricar os espertos da politica municipal só sabem se locupletar e banana pros macacos abestalhados dos grapiunasss a região toda tem os mesmo costumesssss só enchergam o proprio umbigoooooooooooo
    luluuuuuuu

  7. Filipe deve ser fã da músicas atuais….
    O rei sempre tem lançamentos e, claro…. o que é bom tem que ser repetido, ou alguém quer esquecer DETALHES, CAVALGADA, EU TE AMO, NOSSA SENHORA, JESUS CRISTO, DE QUE VALE TUDO ISSO, meu calhambeque, dentre outras.
    É por isso que a violência anda crescendo, ou vocês acham que as músicas da maioria dos shows não são indicativas para a violencia?

  8. Inveja quando não mata aleja, ninguém nunca viu o Roberto metido em nenhuma patifaria, o cara jamais fez publicidade de bebidas alcólicas ou cigarro, com certeza vocês gostariam que o REI estivesse sempre ao lado dos narcotraficantes como muitos atletas, atores e cantores, vão procurar o que fazer cambada de atoleimados, voces continuam levando suas vidinhas mediocres endeuzando assassinos sanguinários como guevara, fidel, hitler, stalin e mais um montão de patifes terroristas, o muro de BERLIN e a união soviética cairam faz tempo e voces continuam com essa cantilena de que tudo de errado que acontece no Brasil a culpa é da REDE GROBOOO, quando é no resto do mundo a culpa é sempre DUSAMERICANO, tenho é muita pena de voces e dos seus familiares que só ficam ouvindo essa cantilena, conheço vários desses que nutrem essa tal obsessão anti-americana e anti tudo, mas sempre que tem uma oportunidade se manda para os EUA com crise ou sem crise. Aproveito para sugerir aos ilustres anti-tudo, que existe um livro escrito por um ex-comunista que se salvou dessa paranoia ainda em tempo de prestar um bom serviço a umanidade, o título do livro é “A OBSESSÃO ANTIAMERICANA” do escritor Jean François Revel.

  9. Eu Tbm estava neste show. E realmente Roberto Carlos é esta simpatia, e eu espero em breve Itabuna, Ilhéus, pois é muitas emoçoes!!!!
    Ilhéus hoje tbm foi uma vergonha o show de Patati Patatá,marcado para as 16 e começou as 17 um sol quente e muito calor,as crianças naum merece isso 55.00 o ingresso camarote para uma criança de 02 anos para ficar exposta ao sol
    ninguém merece!!!!!

  10. RESPOSTA: Fala sério né LUCIANA!!Como pode concordar com uma besteira dessas que esse Sérgio fala, tudo bem falar da politicagem em Itabuna,concordo, mas concordar com uma chacota de muito mal gosto com relação ao Roberto Carlos é demais.Tudo bem que cada um tem seu gosto,e devemos respeitar, mas vamos considerar que Roberto Carlos realmente é um cara como poucos, que não contribui para a má influência dos nossos jovens e nem para as misérias da atualidade que vem acontecendo, como é comum as músicas e artistas que só fazem apologia ao crime, sexo, violência, defamação das mulheres, etc… Esse tipo de coisa vcs devem achar o máximo não é?! Vamos admitir que as maldades da nossa atualidade tem sua parcela de culpa atribuida à pessíma influência da mídia e de certos tipos de “artistas”!!!

  11. Esse povo que fala mal de um cantor como Roberto deve realmente adorar esse tipo de música atual que só serve para deturpar e influênciar mal nossos jovens e crianças!!!
    Que Brasil de “diversidades”, vamos filtrar melhor a qualidade das coisas que expõem nossa cultura!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *