Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registra aumento de homicídios em 2011 (Foto Geraldo Borges).

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou nesta quinta (26) os dados oficiais da criminalidade na Bahia. A estatística da SSP revela o que todo itabunense constata facilmente no noticiário: cresceu o número de homicídios dolosos em Itabuna.
O município registrou 147 homicídios em 2010 ante 157 mortes violentas em 2011, crescimento de 6,8%.
Com estes números, sobe para 76,21 o percentual de homicídios por 100 mil habitantes em Itabuna. O percentual considerado “aceitável” pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é menos de 10 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes.
O percentual itabunense é superior até o de Feira de Santana, que registrou 379 homicídios no ano passado e atingiu percentual de 67,67 mortes violentas por 100 mil habitantes.
De acordo com a SSP, o número de homicídios caiu 5.5% em 2011. A queda da taxa de homicídios ocorre pela primeira vez nos últimos dez anos.

0 resposta

  1. Diário n. 646 de 27 de Janeiro de 2012
    CADERNO 3 – ENTRÂNCIA INTERMEDIÁRIA > ITABUNA > 2ª VARA DOS FEITOS DE RELAÇÃO DE CONSUMO, CÍVEL, COMERCIAL E FAZENDA PÚBLICA
    JUÍZO DE DIREITO DA 2ª VARA DOS FEITOS DE RELAÇÃO
    DE CONSUMO, CÍVEL, COMERCIAL E FAZENDA PÚBLICA
    JUIZ DE DIREITO: GUSTAVO SILVA PEQUENO
    ESCRIVÃO: EDILSON ALVES DOS SANTOS
    Expediente do dia 26 de janeiro de 2012
    0000303-34.2012.805.0113 – Ação Civil Pública(–31)
    Autor(s): Ministerio Publico Do Estado Da Bahia
    Reu(s): Alisson Cerqueira Rodrigues, Clovis Loiola De Freitas, Eduardo Freire Menezes e outros
    Decisão: Isto posto, com base nos elementos fáticos e fundamentos acima descritos, bem como no poder geral de cautela, defiro parcialmente os pedidos em caráter liminar para determinar:
    1) A busca e apreensão dos livros contabéis da empresa MOZAICO FÁBRICA DE RESULTADOS – ME, conforme especificado no item ‘f”, da fl. 50.
    2) O afastamento temporário dos demandados Clóvis Loiola de Freitas, Roberto Tadeu Pontes de Souza e José Ricardo Mattos Bacelar, do exercício do mandato de Vereadores da Câmara Municipal de Itabuna/BA, pelo prazo de 90 (noventa) dias, para salvaguardar a efetiva instrução processual, sem prejuízo do direito ao recebimento integral dos proventos do cargo, assegurado pelo artigo 20, parágrafo único, da Lei nº 8.429/92.
    3) A indisponibilidade dos bens pertencentes a Alisson Cerqueira Rodrigues, Clóvis Loiola de Freitas, Eduardo Freire Menezes, Antônio José Pinto Muniz, José Rodrigues Júnior, Kleber Ferreira da Silva, Roberto Tadeu Pontes de Souza, Rui Barbosa Silva, José Ricardo Mattos Bacelar e Mozaico Fábrica de Resultados – ME, como forma de assegurar o integral ressarcimento dos danos causados ao erário, limitando-a ao montante de R$ 564.000,00 (quinhentos e sessenta e quatro mil reais).
    Conforme já mencionado, o pedido de quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos será apreciado após oferecimento da resposta preliminar.
    Expeçam-se os respectivos mandados de busca e apreensão, para cumprimento na forma dos artigos 842 e 843 do CPC, inclusive, se for o caso, requisitando auxílio policial para o cumprimento da medida.Oficiem-se aos Cartórios de Registro de Imóveis desta Comarca e ao DETRAN/BA, para que bloqueiem os bens porventura existentes em nome dos demandados, até o limite do valor acima nominado. Oficie-se também a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, solicitando que comunique tal indisponibilidade aos demais Registros de Imóveis.
    Cientifique-se o Presidente da Câmara de Vereadores deste Município, para os devidos fins.
    Notifiquem-se os réus para que apresentem defesa escrita no prazo de 15 (quinze) dias (art. 17, §7º, Lei nº 8.429/92), observando, se for o caso, a regra do artigo 191 do CPC.
    Cite-se de o Município de Itabuna/BA para que, querendo, ingresse no feito, na forma do artigo 6º, §3º, da Lei nº 4.717/65.
    Intimem-se o autor e os réus, de forma pessoal.

  2. O ESTADO PRECISA INTERVIR, COM A FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA, COM AS FORÇAS ARMADAS, COM O EXERCITO, A POPULAÇÃO DE ITABUNA ESTÁ PRECISANDO DE SEGURANÇA, ESTAMOS TODOS A MECER DE BANDIDOS E FACÇÕES RIVAIS, EM MEIO DE TIROTEIOS, ROUBOS, HOMICIDIOS.
    ESTAMOS COM MEDO, AFINAL DE CONTAS NÃO SE CONSEGUE DISTINGUIR QUEM É BANDIDO OU CIDADÃO,A EXEMPLO DO BAIRRO BANCO RASO,QUE NO PASSADO ERA UM LUGAR TRANQUILO, HOJE ESTÁ SENDO POVOADO POR BANDIDOS E TRAFICANTES,QUE TROCAM TIROS A QUALQUER HORA E TRAFICAM O DIA INTEIRO.

  3. O porque dessa situação:
    Não temos verdadeiros governantes á décadas, se é q um dia tivemos;
    Devido a falta desses governantes as escolas públicas chegaram ao fundo do poço, produzem apenas delinquentes, em sua grande maioria;
    Os pais, estão esquecendo que a educação base vem de sua casa, que o melhor amigo do filho é ele mesmo e que este é fruto do seu desleixo ou da sua atenção!!!

  4. “As pessoas só sentem necessidade de reivindicar algo quando esse algo interfere na sua harmonia diária, ou seja, pra que lutar por segurança enquanto todos os meus entes estão bem, porque lugar por educação se sei ler e escrever, porque lutar por saúde se estou com uma saúde de ferro. As pessoas devem e merecem que se importem uns com os outros, enquanto o individualismo prosperar no pensamento de cada um, nunca haverá uma coletividade movida em prol de um todo muito maior do que imaginamos existir e alcançar”.
    #ficaadica

  5. Esta é a grande obra que JW (johnnie waker) vai deixar para a Bahia, o crime cresce porque o governador tem uma policia fraca e o trafico de droga se espalhou pelo municípios menores. Como a droga não é produzida no Brasil também devemos colocar a culpa no governo federal.
    A companheirada perdeu o jogo da violência.

  6. Sem dúvidas, este é mais um dos efeitos perversos da doença vassoura de bruxa, trazida e espalhada por bandidos em nossa região. Miséria estimula drogas e criminalidade.
    Os autores do crime continuam impunes, zombando da nossa sociedade!….

  7. Diante de casos como o do assassino do policial, supostamente assassinado por vingança, por policiais, menos de 24 horas após ter sido solto, eu pergunto:
    Quantos assassinatos ocorridos em Itabuna foram perpetrados por policiais, …?!?!?!
    Todo mundo sabe que há um grupo deles que age com a famosa “mão de gato”, …!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *