Tempo de leitura: < 1 minuto

Gerson Marques lamenta contratempos em operação nas praias

Causa perplexidade ao secretário de Serviços Urbanos de Ilhéus, Gerson Marques, a atitude do Ibama e da Polícia Ambiental, que por duas vezes apreenderam equipamentos utilizados numa operação de limpeza das praias do município. A alegação para as apreensões é de que, além do lixo, as caçambas e pás-carregadeiras também retiram areia das praias.
Como vê certa dificuldade em fazer a separação entre o lixo e alguma areia que inevitavelmente o acompanha, Marques não sabe de que forma poderá resolver a situação e lamenta as dificuldades criadas na operação de limpeza. “Nas duas vezes em que ocorreram as apreensões, nós tivemos que mobilizar advogados e conseguimos liberar os equipamentos, mas isso não evitou a perda de tempo e os embaraços ao trabalho”, observa.
Nesta sexta-feira, 27, a operação ocorria nas praias do Malhado e do Marciano, quando o pessoal do Ibama apareceu querendo levar os equipamentos. Dessa vez, tudo foi resolvido com uma conversa e o trabalho continuou, apesar da chateação.
“Nós perguntamos o que seria pior: tirar um pouco da areia ou deixar o lixo na praia”, afirma Gerson Marques. Caso o Ibama queira esclarecer essa dúvida, o blog está aberto às explicações.
 

0 resposta

  1. -TALVEZ SEJA FALTA DO QUE FAZER QUE ESSE PESSOAL DO IBAMA QUEIRA ATRAPALHAR O SERVIÇO DA PREFEITURA QUE É DE GRANDE UTILIDADE PÚBLICA PARA POPULAÇÃO, OU QUEM SABE ESTA AREIA QUE SAI JUNTO COM O ENTULHO, FAÇA FALTA NA HORA DO ALMOÇO DELES.
    -ENQUANTO ELES COAM MOSQUITO, ENGOLEM ELEFANTES.

  2. Há equívoco por parte dos comentaristas com relação à ação do IBAMA, acho que vocês deveriam observar que a cidade de Ilhéus tá um caos. A função constitucional do IBAMA e a preservação dos recursos naturais e essa função nenhum outro órgão vem cumprindo tão bem….. Se o lixo na praia chegou a esse ponto de precisar a utilização de pás-carregadeira para retirá-lo é porque o município foi omisso e deixou acumular……. se a limpeza é necessária era deve ser constante isso evita o acumulo. Quanto às grosserias ditas não merecem resposta por parte do IBAMA local e de seus servidores…… Há não sou servidor do IBAMA me orgulharia muito……

  3. Senhor Itamar
    Ainda que a Prefeitura mande retirar o lixo das praias de meia em meia hora, haverá um momento em que o lixo só poderá ser retirado com equipamentos pesados.
    Ou o senhor se esquece que há dias em os rios trazem toneladas de resíduos para o mar? Que o destino final desses resíduos – pela ação das marés -, são as praias!?
    Nesse caso, penso que o pessoal do IBAMA está querendo “aparecer”
    Espero que um dia o senhor possa realizar seu sonho de fazer parte do IBAMA. Quem sabe o senhor consegue mudar alguma coisa por lá! Especialmente a maneira dessa “pitecada” pensar e agir!
    Souza Neto

  4. Cabe ao Orgão preservar nossos ben naturais… a prefeitura sempre sai de vitima sempre que é pega de calças curtas. É obrigação da prefeitura fazer a manutenção da limpeza e nao deixar acumular o lixo, que por sinal está acumulado na cidade inteira, bas ta dar uma volta na cidade e notar a preplexidade dos turistas que chegam nos navios. Os estrangeiros principalmente. Para quem não sabe, brasileiro é tido como porco porque joga lixo no chão. E ainda aparece um ignorante que diz: “se eu colocar o lixo no balde os garis nao terão trabalho.”
    Ora, façam-me um favor… analisem as situações antes de criticar um dos poucos orgãos honestos e decentes que temos nesta cidade.
    Parabens á equipe do IBAMA.
    P.S.: tambem nao sou funcionaria publica.

  5. Desde 05 de dezembro de 2.011, ECOCITY Soluções Ambientais, contratada pela SANEPAR para o saneamento das praias do Paraná, já retirou mais de 240 toneladas de resíduos em toda a orla. A operação, coordenada pelo Diretor da empresa, Roberto Façanha, é a maior ação ambiental já realizada no Estado e uma das maiores do Brasil.
    Diáriamente, 61km de de praias são percorridas por mais de 150 funcionários contratados pela empresa, todos moradores do litoral, que recolhem resíduos orgânicos e recicláveis, com a ajuda de DUMPERS, veículos multiuso com caçambas com capacidade de até 2 toneladas. Essa coleta seletiva, tem o apoio de 1.200 tambores de 200 litros que foram espalhados por toda a orla paranaense, criando uma grande atmosfera de cidadania e respeito ao meio ambiente. Além disso, são distribuídas ECOTUCAS, cinzeiros não descartáveis de uso pessoal, sacolas biodegradáveis e gibis com dicas sobre meio ambiente para a garotada.
    Durante a noite, a ECOCITY utiliza 6 máquinas saneadoras de areia, com a mesma tecnologia utilizada nos E.U.A. e na Europa, que peneiram a areia, retirando bitucas de cigarro, cacos de vidro, canudinhos e outros resíduos que ainda estão na areia. Esse trabalho, realiza também um saneamento pelo processo de aeração, reduzindo em muito a presença de bactérias, parasitas, fungos e outros microorganismos causadores de problemas de pele e doenças intestinais que atacam principalmente crianças e idosos.
    O trabalho da ECOCITY, tem sido destaque nos principais jornais, rádios e na WEB, destacando a ação inclusive em outros países do mercosul e da Europa. Até 29 de fevereiro, toda a equipe da empresa estará a disposição da população do Paraná atendendo as cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
    Ecocity Soluções Ambientais
    http://www.ecocityverao.com.br
    http://www.wix.com/ecocitybrasil/ecocity

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *